Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

O que muda com o decreto das armas de Bolsonaro

maio 8th, 2019 · 5 Comentários

Ele quer atirar no Rodrigo Maia?

Repórter Carlos Otávio, da Rádio Vanguarda, especial para o BlogdoMadeira

O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde de ontem um decreto que altera as regras para compra, posse e porte de armas de fogo e munições para o cidadão ou cidadã de bem, que quiser ter sua arma para defesa sua, de sua família e sua propriedade.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto em Brasília, Bolsonaro destacou as principais medidas que são:

Permissão para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores portarem a arma de sua residência até um clube de tiro com a arma municiada.

Proprietário rural poderá andar armado em todo o perímetro de sua propriedade.

Quebra do monopólio da importação de armas no Brasil.

Praças das Forças Armadas com dez anos ou mais de experiência terão direito ao porte de arma.

O direito de compra de munições que era de até 50 cartuchos por ano, passará para mil cartuchos por ano.

O próprio presidente da República Jair Bolsonaro disse em seu pronunciamento que o decreto vai “no limite da lei”.

Já o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o decreto assinado por Bolsonaro garante a caçadores, atiradores desportivos e caçadores o direito de “transitar livremente” no país e também “livre para a defesa de sua propriedade e de sua família contra agressão injusta, atual e iminente”.

O decreto prevê também a permissão expressa para a venda de armas de fogo, munições e acessórios em estabelecimentos credenciados pelo Comando do Exército e o prazo de validade do Certificado de Registro das armas passa para 10 anos, como os documentos de posse e porte.

Segundo especialistas, um dos motivo que teria levado o presidente Jair Bolsonaro a assinar esse decreto, seria que o estatuto do desarmamento que entrou em vigor no dia 23 de dezembro de 2003, portanto a 16 anos atrás, de lá pra cá a violência só aumentou, o cidadão de bem ficou desarmado enquanto os bandidos cada vez mais bem armados.

Tags: Política · Segurança

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Otávio // maio 9, 2019 at 11:50 AM

    As estatísticas mostram que crimes praticados com uso de armas brancas (facas) é altíssimo. Então a solução é proibir a faca….

  • 2 Lula lá // maio 9, 2019 at 11:48 AM

    Pessoa de BEM!

    O que é ser uma pessoa de BEM?!
    Quem são eles e elas???

    Eu sou uma pessoa de bem?!
    Quantas vezes eu disse para mim mesmo que se tivesse uma arma dava um tiro naquele filho da mão que não deu a bendita da seta ao virar a esquina…
    Até onde dizer isso seria uma força de expressão ou de fato uma atitude em potencial?!!

    Quantas pessoas de BEM mataram no transito por brigas bobas?!!

    Quantos cidadãos de BEM mataram suas esposas, namoradas ou ex companheiras???
    Basta “dar um google” e ver que em vários casos de feminicídios desse ano, os assassinos se diziam cidadãos de BEM nas redes sociais!

    Quantos “machões” tem espalhados por aí?!!

    Isso para mim foi uma forma do Presidente armar legalmente seus amigos milicianos!

    Poucos conhecem Geraldo Vandré, hoje eu começo a entender seu colapso em não querer saber de nada sobre política e os acontecimentos acalorados do Brasil. Ele de fato é um auto-exilado em si mesmo!
    Se informar hoje é um ato de flagelação…

  • 3 SUGESTOR // maio 8, 2019 at 11:19 PM

    Com esse decreto o índice de violência vai incidir sobre a classe que não se enquadra nele. Ou seja, nós desarmados, seremos os mais prejudicados!!

  • 4 Edgard Ximenes Machado // maio 8, 2019 at 9:59 PM

    Vivemos e convivemos num país onde se correr o bicho pega mas se ficar o bicho come….Se você estiver armada ou armado, o bicho pode até te pegar, mas não vai te comer…(no bom sentido). Convenhamos, neste país me parece que o rico tem medo do pobre o pobre tem medo do miserável e o miserável tem medo da f o m e … Quanto mais rico, mais enjaulado. Meu raciocínio é : Sapiência obidencia consequência.

  • 5 Fernanda // maio 8, 2019 at 5:26 PM

    Esse é nosso presidente. Agora as forças se equiparam, pois esse famigerado estatuto de desarmamento só desarmou as pessoas de bem, enquanto os marginais cada mais armados. PARABÉNS BOLSONARO.

Deixe um Comentário