Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – marcus@blogdomadeira.com.br

Estudantes protestam contra corte do MEC; Bolsonaro chama manifestantes de “idiotas úteis”

maio 15th, 2019 · 24 Comentários

Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) foram às ruas na manhã desta quarta-feira (15/5).

Se reuniram em repúdio ao contingenciamento financeiro aplicado pelo presidente da República nas instituições de ensino federal.

Os estudantes da Unifal se reuniram no campus no início da manhã e saíram às ruas durante a manhã com cartazes e faixas com frases de protesto. Os alunos chegaram ao centro da cidade por volta das 11h.

Duas escolas estaduais paralisaram totalmente em Varginha: Brasil e Aracy Miranda.

Parcialmente: Conservatório, Polivalente, Antônio Correia e Selma Bastos.

O presidente Bolsonaro está nos Estados Unidos. Em entrevista a jornalistas, ele disse que bloqueia verba da educação porque precisa.

Com sua fala direta e elegância peculiares, chamou os manifestantes de “idiotas úteis e imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”.

“É natural, é natural. Agora… a maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada”.

De acordo com a Comissão de Mobilização em Defesa da Universidade Pública, o objetivo é mostrar para a população sobre a importância do ensino, da pesquisa e da extensão e sobre o quão prejudicial para as universidades está sendo o ato de Jair Bolsonaro. “A nossa mobilização busca mostrar para toda a população varginhense o que produzimos dentro de nossos institutos. Projetos de extensão, atividades culturais, dinâmicas em grupo e aulas públicas serão do alcance de todos”, diz a nota.

Tags: Educação · Política

24 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cidadão brasileiro // maio 20, 2019 at 1:34 PM

    Prezado Renan, a sua indagação me parece a mais sensata: “Pq as universidades públicas tem que ser gratuitas para filhinhos de papai? Pq não podem contribuir para a manutenção financeira das instituições?” Plenamente de acordo, e os pobres que se danem, não é mesmo? Uma triste realidade essa nossa brasileira, aqui quem é pobre que se vire…infelizmente. O certo seria o estado dar mais condições para o aluno pobre poder estudar. Em paises de primeiro mundo isso não ocorre, quem quer estudar tem o aval e a ajuda do estado. E tenho dito! Quem sabe o atual presidente não esteja pensando em sanar essa triste lacuna brasileira?

  • 2 Jessyca // maio 20, 2019 at 10:31 AM

    Os que mais reclamam sobre a manifestação são aqueles que nunca pisaram em uma universidade federal. Ex aluna do CEFET, ex aluna da UNIFAL! Saída de escola publica! O choro é livre. Seu ódio pela universidade publica começou quando? Quando você não conseguiu passar e entrar nela? Por que o maior orgulho de uma escola, é ter um aluno que era seu em uma Federal, de um pai, é ter um filho em uma Federal?

  • 3 Aga eme // maio 17, 2019 at 2:06 PM

    Aqui, neste caso dos protestos dos alunos riquinhos…, a hipocrisia fala mais alto: como o nome próprio indica, escola pública é para todos, sem discriminação de recursos econômicos prá mais ou menos…, porém, no nosso Brasil, infelizmente, o que fala mais alto são as posses de cada aluno, quanto mais pode sua família, mais chance o riquinho tem para cursar esta ou aquela faculdade pública… porém, na realidade, são os que mais “chiam e protestam” quando se chega aos finalizandos, que é o que acontece com o que nós estamos presenciando neste instante pelo pais afora, mais o reforço daqueles que estão sempre contra as atitudes dum governo que se diz realmente democrático. Esta é a mais pura verdade, queiram ou não queiram aceitar aqueles que saem pelas ruas com bandeirolas e um monte de besteiras escritas, na realidade apenas retratam a mais pura hipocrisia . O coitado do aluno pobre, cujos pais tem que trabalhar arduamente o dobro para conseguir o dinheiro para pagar a mensalidade das tais ESCOLAS PARTICULARES, já que nós sabemos que tem dificuldades para conseguirem vaga nas tais escolas públicas, e são os mais sacrificados e mesmo assim não estão chiando, como os riquinhos… !!! Pasmem-se os que aqui defendem esses movimentos pelo pais a fora, numa demonstração hipócrita e irreal do nosso pais onde os ricos são minoria e os pobres maioria absoluta ! Observem pelo aspecto e pela apresentação desses tais jovens, todos muito bem vestidos, podem se dar ao luxo de perderem tempo desfilando besteiras pelo pais afora, ao passo que aqueles realmente interessados em estudar, não podem se dar ao luxo de se perfilarem pelas ruas para protestar, se faltarem aos seus empregos… no dia seguinte serão despedidos sem apelação!!! E aí, meus prezados … como é que nós ficamos?
    Daqui mando um voto de parabéns ao nosso presidente Bolsonaro, eleito pela maioria esmagadora do eleitor livre e democrático, que optou por querer mudar nosso sistema secular de hipocrisia e de falta de democracia para todos, não apenas para quem tem mais posse ou mais dinheiro à sua disposição e dos seus filhos em idade de cursarem essas tais escolas pública: esses tais que tem mais recursos econômicos é quem devem pagar a mais, (QUE CURSEM AS TAIS FACULDAS PAGAS E PARTICULARES) ao passo que numa democracia real o direito é também daqueles cujos pais são menos favorecidos pela posse maior de recursos econômicos à sua disposição e da sua prole !!! Aqui em nosso pais tupiniquim… essa poliltica está mudando, e esse é o pensamento do nosso atual presidente: O DIREITO É PARA TODOS, TANTO PARA QUEM TEM MAIS DINHEIRO À DISPOSIÇÃO QUANTO ÀQUELES QUE TEM QUE TRABALHAR MAIS DURAMENTE PARA DAREM CHANCE PARA SEUS FILHOS PODEREM ESTUDAR NESSAS TAIS ESCOLAS PÚBLICAS!!! E TENHO DITO ! Na nossa modesta opinião, o certo seria o pagamento da mensalidade de cada aluno deveria ser proporcional à sua maior ou menor capacidade de fazer face ao pagamento mensal do mesmo. Assim, quem pode pagar mais, que pague mais, ao passo que o aluno com muito mais dificuldade para pagar mais, que pague menos: a meu ver, esse pensamento é defendido por todos os que se dizem realmente democratas sinceros e realistas. Na realidade, falando o português claro e límpido…, o direito seria os riquinhos pagaram uma mensalidade equivalente às suas reais possibilidades econômicas e os menos favorecidos, apenas pagarem um valor mínimo, condizente com sua real possibilidade de fazer seus pagamentos! Esta, na realildade, seria a aplicação da verdadeira democracia, o direito aplicado duma forma realista, mais humana e mais condizente com as nossas potencialidades como pais democrata e mais humano. Os alunos riquinhos, que frequentem as tais faculdades particulares pagas, de acordo com sua possibilidade econômica. Deixem os alunos menos favorecidos cursarem as tais faculdades públicas e pagas pelos recursos públicos.E TENHO DITO !!! Ou então, que chiem menos e deixem de ser inocentes uteis para forças políticas do contra e que já deram prova de sua falsidade e de suas perversas intenções políticas num passado remotíssimo, não é mesmo ?
    Será que essa não é a intenção de mudar as regras do jogo democrático do atual presidente eleito pela maioria esmagadora do eleitor brasileiro ?
    Terminando. Um pais onde a classe mais abastada é muito menor, e a maioria da população é muito maior é pobre e portanto com muito mais carências para conseguir sob reviver, então optamos para que a democracia seja mais humana e complacente com nossas verdadeiras realidades com um pais continental, cheio de muita riqueza para alguns e de muita pobreza e carência para a maioria da população brasileira!

  • 4 AL // maio 17, 2019 at 7:01 AM

    Olha o nível dos ‘estudantes’ de hoje:

    ●Faço economia, Paulo Guedes mentiu para vcs kkkk e a irmã dele, Elizabeth Guedes, é diretora da ANUP, pesquisa o que é isso…

  • 5 CRITICO // maio 16, 2019 at 2:47 PM

    Se existe uma massa de manobra nesse pais, com certeza são os BOLSOMINIONS.

    è impressionante a lavagem cerebral que tiveram.

    Eles nao aceitam um equivoco, um erro, um nada que possa ser errado do novo governo. Estao piores que a militancia do PT.

  • 6 Alexandre // maio 16, 2019 at 1:16 PM

    A educacao no Brasil e toda errada, uma das piores, por exemplo, os que entram na federal pelo ENEM, sendo que a nota de quem estudou em escolas particulares são bem maiores, sendo que grande maioria tem condições de pagar por uma particular , cara rouba a vaga do pobre que estudou em escola publica a vida inteira que sempre foi sucateada , mesmo no últimos governos, que esses idiotas funcionais tanto defendem. Grande maioria aqui que trabalha não defende esses idiotas pois trabalham muito pra bancar esses encostados do Estado que ficam servindo de massa de manobra de sindicalistas e partidos socialistas. E os comentários aqui a favor dessa bagunça, maioria nem o nome tem a coragem de colocar, ta com medo do que defende? Socialismo nunca deu certo aceita ai. Menos Estado e mais Liberdade.

  • 7 Cidadã Indignada // maio 16, 2019 at 10:58 AM

    Protesto de estudantes que não estudam (ficam no celular o tempo inteiro), composto por professores que não dão aula (militam pelo seu partido), idealizado por pensadores que não pensam, promovido pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES que não trabalham!
    Aí fica a pergunta: O Brasil é um espelho? Pq aqui é tudo o inverso!

    Resumo da manifestação de ontem:
    69% Lula livre
    30% Ficar atoa e Vandalizar
    1% Cortes na educação
    Tá tudo “SERTO”!

    E não querem ser chamados de IDIOTAS ÚTEIS!

  • 8 Edgard Ximenes Machado // maio 16, 2019 at 9:43 AM

    Conquistamos através do regime democrático a liberdade de expressão manifestação consignados em nossa Carta Magna.

    O Presidente Bolsonaro muitas vezes é impulsivo em suas entrevistas e responde o que na telha: ” São uns imbecis úteis”. A repercussão é negativa, evidentemente…

    Enquanto isto o Ministro da Educação contradiz:
    “São medidas patrióticas que tem objetivo equacionar os restos a pagar (despesas empenhadas) não pagas no exercício de competência subordinadas a LRF.

    E agora Bolsonaro ? tinha uma pedra no caminho… (Carlos Drummond).

  • 9 marcio // maio 16, 2019 at 8:50 AM

    Foi um tiro no pé, os estudantes aceitaram ser usados como fantoches pelos sindicatos, agora vão ter que correr atras mesmo, coisa que não fizeram nos ultimos 16 anos.

  • 10 marco aurelio // maio 16, 2019 at 8:47 AM

    não foi protesto de estudantes, foi ato politico realizado por sindicalistas, esquerdistas, psolistas, mst e a turma do quanto pior melhor.

  • 11 Indignada!!! // maio 16, 2019 at 7:38 AM

    Deixa eu ver se entendi! Escolas de base protestando? Protestando o que? a Verba retirada das universidades (que não forem comprovadas) serão utilizadas nela! Acorda meu povo, vcs estão sendo fantoches de bandido de estimação. Pronto falei!

  • 12 Junior // maio 16, 2019 at 12:08 AM

    A resposta está na suas entrelinhas!!

  • 13 Nome // maio 15, 2019 at 11:53 PM

    O choro é livre, não passou em federal e fica falando essas coisas… dor de cotovelo no mínimo kkkkk
    ● direito adquirido e previsto em lei
    ● educação não é um favor, eu pago com o meu tributo
    ● caso vc seja dono de alguma faculdade particular, que visivelmente corre atrás das federais, entendo vc defender essa patifaria. Caso contrário meu amigo, melhor não encher o saco…
    ● A gasolina esta 5 reais e a população vai ficar brigando entre si? Faz sentido para vc? Para vc, direita liberal, esta bom o mercado do jeito que esta? Vai ficar regulando educação? Com esse papo fraco e feio de esquerda e direita?
    ●Faço economia, Paulo Guedes mentiu para vcs kkkk e a irmã dele, Elizabeth Guedes, é diretora da ANUP, pesquisa o que é isso…
    ● esse corte é só para fazer pressão nos políticos para aprovar a reforma que esta previlegiando a parte dos donos de grandes empresas, se vc recebe salario ao invés de pró-labore melhor ficar esperto

  • 14 Patrick // maio 15, 2019 at 9:45 PM

    Esse pessoal aí não trabalha?

  • 15 AL // maio 15, 2019 at 8:41 PM

    Se fossem úteis, estariam estudando em vez de protestando.

    A hora aula (que pagamos pra eles) custa caro.

  • 16 Marcelo // maio 15, 2019 at 8:40 PM

    Tem que cortar mesmo!
    Talvez assim sobre alguma coisa para os professores de escolas da rede pública de ensino médio:fundamental

  • 17 Novo Aqui // maio 15, 2019 at 6:37 PM

    À estes que deixaram comentários chamando os ALUNOS de idiotas, bandidos, etc. O protesto é para ter uma FORMAÇÃO melhor, o que é um problema para quem era militar na ditadura, quando se punia, as vezes com a morte, todo tipo de contestação. Mas agora chego a conclusão que o presidente também tem a sua “massa de manobra”, os seus idiotas úteis. Faltam 03 anos, 07 meses e 15 dias e contando.

  • 18 Ronan // maio 15, 2019 at 6:13 PM

    Pq as universidades públicas tem que ser gratuitas para filhinhos de papai? Pq não podem contribuir para a manutenção financeira das instituições? Para os pobres reais, pouco resta, pq a escola básica eh péssima…..essa eh a realidade. Parem de querer que o Estado banque tudo, inclusive roubalheiras de reitores que mamam com o erário publico. Por último, sabiam que em média 76% dos gastos dessas universidades sao com pessoal (supersalarios são comuns para pouca produção).

  • 19 Eduardo F A Mendes // maio 15, 2019 at 4:53 PM

    TAÍ MAIS UMA PROVA DA BALBURDIA. HOJE, 4A. FEIRA BRABA, AO INVEZ DE ESTAREM NO TRABALHO OU NAS SALAS DE AULA, ESTÃO FAZENDO BAGUNÇA E DESORDEM. O MITO TERIA TÁ CERTO! CORTE A VERBA QUE VAI DIMINUINDO A BALBURDIA. FOI ASSIM COM O PÃO COM MORTADELA. GRAÇAS À DEUS ACABOU.

  • 20 Cidadão brasileiro // maio 15, 2019 at 4:50 PM

    Só vão entender daqui uns 30 anos ou mais… quando amadurecerem, criarem juizo em suas cacholas ou mesmo após casarem, terem filhos e forem obrigados a trabalhar duro na vida para poderem pagas suas contas em dia e dar assistência às suas familias… !!! Por enquanto… quem paga suas contas e sua manutenção são seus papais e suas mamães… Amadureçam, jovens inocentes e manipulados por esquerdotas irresponsáveis e vagabundos…

  • 21 Luiz Gustavo // maio 15, 2019 at 4:47 PM

    Engraçado, esta gente que se agromeram nestas manifestações de esquerda tipo sindicatos, MTST, Sem Teto, Sem Vergonha etc, são todos parecidos uns com os outros. Parecerem aqueles bandos que se formam em arrastões no Rio. Gente esquisita uai!

  • 22 Otávio // maio 15, 2019 at 4:09 PM

    Inocentes usados como massa de manobra de esquerdopatas.

  • 23 Gizele // maio 15, 2019 at 3:56 PM

    Só queria saber cadê os Bolsomínions agora. Não queria ter que dizer, mas, falta de aviso não foi.

  • 24 Eduardo F Nunes // maio 15, 2019 at 3:47 PM

    ESTÃO MAIS PARA MASSA DE MANOBRA DE SINDICATOS OU “IDIOTAS INUTEIS”

Deixe um Comentário