Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Cerveja artesanal de Varginha leva prata em Tiradentes

maio 7th, 2019 · 11 Comentários


A cerveja artesanal Clepf, feita em Varginha em uma Nano Cervejaria caseira, ficou em segundo lugar no TremBier Festival, um dos mais famosos concursos de cervejas artesanais para caseiros do país, realizado em Tiradentes.

Foi nesse fim de semana. Mais de 150 cervejas disputaram.

O concurso foi registrado na instituição americana Beer Judge Certification Program – BJCP, e contou, em sua organização, com a colaboração da ACervA Mineira.

A cerveja Clepf Bier é fabricada por Anselmo Elias Clepf Paiva, de Varginha. Ele disputou com uma APA (American Pale Ale, foto abaixo). Uma cerveja clara, refrescante e lupulada. Fácil de beber, com sabor e aroma cítrico.

American Pale Ale

Anselmo também fabrica outros tipos, como American Blonde Ale, Weiss Bier, Russian Imperial Stout, Irish Red Ale (foto abaixo), IPA, Califórnia Common, American Wheat e Altbier.

Cada uma com características próprias. A Russian, por exemplo, tem o maior teor alcoólico, 8,7%. A Weiss é a cerveja de trigo. A IPA tem um sabor mais amargo e um teor alcoólico mais elevado, perto de 6,5%.

Cervejaria caseira

Anselmo faz cerveja há 3 anos, para consumo próprio e para amigos. Pretende continuar com produção pequena, para não perder qualidade.

Fermentador

O processo de produção de cerveja exige muito estudo e dedicação e leva praticamente dois meses. Começa com a mostura, como o Anselmo explica: “É o cozimento do malte, de onde é transformado em mosto, o caldo açucarado. Leva umas 7 horas. Depois passo o mosto para o fermentador, onde fica 5, 6 dias fermentando. Depois tem a maturação e o processo de resfriamento até zero grau, o Cold Crash que é a clarificação da cerveja. A fase no fermentador leva 21 dias. Depois engarrafo. Antes de colocar a cerveja, adiciono 5 gramas de açúcar (uma calda de açúcar que se chama primming) por garrafa de 600 ml. O fermento presente na bebida está vivo e consome o açúcar, gerando CO2 que vai carbonatar a cerveja, gerando gás e formação de espuma”.

Ufa! Parabéns pela paciência e pelo prêmio.

Tags: Gastronomia

11 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Fernando Mitidieri // maio 9, 2019 at 2:16 PM

    Conheço muito e aprendi boa parte do que sei em produção de cervejas artesanais com os irmãos Clepf! Anselmo e Fabrício sempre mentores classe A!
    Parabéns Anselmo pela pontuação e dedicação em sempre produzir cervejas com qualidade! Essa APA é realmente uma das minhas preferidas! Sensacional! Recomendo a todos!!

  • 2 Vinicius Tavares // maio 9, 2019 at 1:35 PM

    Parabéns pelo premio mestres Anselmo Clepf (Clepf Bier) e Fabrício Clepf. Reconhecimento mais que merecido pela dedicação e empenho com que fazem suas cervejas artesanais! São excelentes mesmo, já tive o prazer de degustar. 👏👏👏👏👏

  • 3 marco aurelio // maio 8, 2019 at 10:52 AM

    Adoro cerveja, gostaria de saber o preço desta?estou com agua na boca e aproveitarei para comer um churrasquinho em frente.

  • 4 O Caipirinha // maio 8, 2019 at 10:42 AM

    Uai sô; Eu so amigo deste povo do Clepf. faiz tempu. Achu que eu vou passar la na padaria da dona Erika pra tomar uma garrafa desta cerveja, e apruveitar comer um churrasquinho la no açougue do Lino. Eita pedacinho de Rua Rio de Janeiro. Lugar bão dimais da conta. E ainda tem um restorante do povo do Melico que é bão dimais sô.

  • 5 TEIXEIRA // maio 8, 2019 at 8:44 AM

    Reconhecimento mais que merecido, para uma cara que tenho o costume de chamar de Mestre, pois está sempre disposto a ajudar e compartilhar o conhecimento cervejeiro. Parabéns Anselmo!!!

  • 6 AL // maio 8, 2019 at 7:52 AM

    O jeito é fazer amizade com o Clepf pra poder tomar essas cervejas!

    Parabéns pelo prêmio!

  • 7 Jarbas Honório // maio 8, 2019 at 7:31 AM

    Parabéns Anselmo e Fabrício!!!!
    Sabemos da dedicação e empenho para chegar na qualidade de todas as cervejas produzidas por vocês.

  • 8 SUGESTOR // maio 7, 2019 at 10:21 PM

    Parabéns Anselmo. Excelente resultado!

  • 9 ROBÉRIO Damasceno Júnior // maio 7, 2019 at 10:10 PM

    Estão de parabéns, já provei seu kit , Fabrício me mandou, estavam excelentes todas que provei… abração p os “clepf”.

  • 10 Ronaldo Luiz Lopes // maio 7, 2019 at 8:22 PM

    Parabéns aos produtores da Clepf Bier pelo reconhecimento e pela matéria, muito bem produzida!

  • 11 Anselmo Elias Clepf Paiva // maio 7, 2019 at 5:44 PM

    Marcus, te agradeço pela matéria. Ficou espetacular!
    Com esta matéria você está contribuindo com a divulgação de uma modalidade de produção Artesanal que começa crescer muito em nossa cidade. Faço parte de uma confraria que é a ConCerVa, Confraria dos Cervejeiros de Varginha. Contamos hoje com 133 membros dentre os quais temos produtores já antigos, produtores iniciantes e aprendizes. Nossa ideia é difundir a cultura cervejeira e compartilhar conhecimento cervejeiro.
    Contamos sempre com seu apoio!
    Obrigado!

    NOTA DO BLOG: Opa, nós que agradecemos. Parabéns pelo resultado!

Deixe um Comentário