Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – marcus@blogdomadeira.com.br

Pausa para o cafezinho – Prêmio Ernesto Illy – illycaffè

abril 16th, 2019 · Sem comentários

Por Lilian Trigolo  

O 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, realizado no último dia 04 de abril, foi marcado por momentos de grandes emoções e excelência em todos os detalhes.

anuncio-doce-aroma-redacao

Em discurso de abertura na Cerimônia, o presidente da illycaffè  Andrea IIy , comentou sobre o atual momento da cafeicultura,  intensificando  o conceito de qualidade sustentável , pilar da empresa e trabalhado por ela junto aos seus fornecedores com muita tecnologia, inovação e boas práticas.

Também foi lembrado  aos presentes sobre a campanha Half a Cup que por ocasião foi lançada no  Dia Internacional do Café em 1º de outubro de 2018, para apoiar o papel das mulheres nos países produtores de café. Uma bela  iniciativa dedicada as mulheres que trabalham em toda a cadeia de fornecimento do café, valorizando e fortalecendo o papel da mulher na cafeicultura. Na sequência, Andrea Illy anunciou a 1ª edição do Prêmio Ernesto Illy Mulheres do Café. Deixou para à sua irmã Anna Illy, minutos depois, fazer a esperada revelação da primeira ganhadora.   

A iniciativa concedeu a Pryscilla Shimada de Assis uma bolsa de estudos integral para a edição 2020 do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy, em Trieste, na Itália.

Foram divulgado os vencedores da edição nacional do concurso  com os melhores cafés arábica que irão representar o Brasil na categoria internacional em Nova York :Elmiro Alves do Nascimento (Cerrado Mineiro), José Pedro Marques de Araujo (Matas de Minas) e Carlos Alberto Leite Coutinho, de Brasília – DF, e outros vencedores nas demais categorias do prêmio Ernesto Ily .

VENCEDORES  DO PRÊMIO ERNESTO ILLY-CATEGORIAS:

REGIONAL

Centro-Oeste
Campeão: Carlos Alberto Leite Coutinho (Brasília-DF) 
Vice-campeã:  Cristiane Zancanaro Simões (Cristalina-GO)

Cerrado Mineiro
Campeão: Elmiro Alves do Nascimento (Presidente Olegário-MG) 
Vice-campeão:  Nilton Toshio Yamaguchi (Rio Paranaíba-MG)

Chapada de Minas
Campeão: Luis Manuel Martins da Silva (Angelândia-MG) 
Vice-campeão:  Mansur e Pimenta Agronegócios (Água Boa-MG)

Matas de Minas
Campeão: José Pedro Marques de Araujo (Manhuaçu-MG) 
Vice-campeão:  Luiza Araujo Miranda (Araponga-MG)

São Paulo
Campeão: Maria Lucia Andrade Taramelli (São Sebastião da Grama-SP)
Vice-campeão:  Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP)

Sul de Minas
Campeão: Rovilson dos Santos Andrade (Botelhos-MG) 
Vice-campeão:  Katia Cristina Melo Reis (Cabo Verde-MG)

Sul
Campeão: Orlando von der Osten (Cornélio Procópio-PR)

FORNECEDOR DO ANO
Gláucio de Castro (Patrocínio – Cerrado Mineiro)

CLASSIFICADOR DO ANO

1º lugar nacional – Hugo Passos Swerts Junior (Sul de Minas)
2º lugar nacional – Augusto Cesar Freitas de Souza (São Paulo)
3º lugar nacional – Ronaldo Cypreste (Cerrado Mineiro)

Foi uma noite linda e inspiradora, uma grande honra e gratidão pela possibilidade de estar presente nesta premiação pela segunda vez, presenciando a alegria e satisfação de cada cafeicultor por ter seu trabalho reconhecido, muito orgulho. E a empresa illycaffè pelo trabalho incrível, sendo uma referência no mundo do café, oferecendo o autêntico café espresso, produzido com os melhores grãos  ao redor do mundo, tenho uma profunda admiração e respeito, por todo o conceito, Know- how, história, arte, inovação e de toda paixão envolvida  dentro de cada xícara de café produzida pela illycaffè.

Sobre a illycaffè              
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

*Lilian Trigolo-Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Fonte:  http://illy.com.br/ e ADS Comunicação

Imagens:illy

Tags: Café · Pausa para o cafezinho

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário