Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Moradores reclamam de mato alto em vários pontos da cidade

abril 12th, 2019 · 8 Comentários

Foto: Iago Almeida

O mato alto em vários locais e bairros de Varginha estão gerando reclamações de moradores da cidade. Praças, calçadas, lotes e até mesmo locais públicos estão sendo tomados pelo mato e, segundo alguns moradores, a reclamação é constante mas, não tem solução.

Leitores do blog enviaram fotos e reclamações de alguns pontos na cidade em que é possível ver o mato alto, gerando transtornos aos pedestres. Além disso, em alguns locais, animais peçonhentos estão aparecendo devido a grande quantidade de mato, o que se torna um perigo à população.

Confira a matéria completa clicando no título

Na Avenida Manuel Vida, no bairro Urupês, o mato está tomando conta da calçada, o que faz com que o pedestre atravesse pela rua.


Foto: Carolina Lima

No bairro Novo Tempo, vários moradores estão reclamando da aparição de animais peçonhentos e da alta quantidade de mato no local.


Foto: Jota Júnior

Eles reclamam ainda que a Prefeitura ‘esqueceu’ o bairro e trata o local com descaso. “O Novo Tempo está esquecido pela Prefeitura de Varginha, assim como Carvalhos e Cruzeiro (do Sul), muito bichos como cobra e aranhas. Tenho uma filha de 3 anos, cobra cascavel já parei a 2 metros quando vi atravessando o trio que liga o Novo Tempo com o Carvalhos. Aranha já matei várias dentro de casa, é um descaso total com nossa família aqui!”, disse um morador.

Os moradores reclamam ainda que há falta de cuidados com o entorno de prédios públicos recém-inaugurados, como a Creche, o Crás, o Play Grounde e, principalmente, o Posto de Saúde.

As Avenidas que ficam no entorno do Via Café Garden Shopping, um dos locais mais frequentados da cidade, também estão sendo alvos de muitas reclamações.

Foto: Iago Almeida

Varginhenses e visitantes reclamam da falta de calçadas e faixas de pedestres na Avenida Otávio Marques de Paiva, próximo aos bairros Canaã e Jardim Petrópolis. A maior reclamação é que para atravessar a avenida, bastante movimentada, é preciso passar pelo mato ou dar uma enorme volta até a entrada do Shopping.

Foto: Iago Almeida

Na Pista de Skate, localizada atrás da Rodoviária, mais matos. Além de muito danificada, a pista está tomada pelo matagal, o que deixa o local ainda mais perigoso e frequentado por usuários de drogas que querem se esconder da PM.

Falta também limpeza na pista pois, muito lixo toma conta do local. Na tarde da última terça-feira (3), o aluno do 5º período de Jornalismo do Unis, Iago Almeida, esteve no local para registrar o mato e ouviu de um morador próximo ao local que “só tirando fotos para a Prefeitura cortar o mato”.

Foto: Iago Almeida

Nos bairros Campos Elíseos, Jardim Europa e Jardim Zinoca, a reclamação também é constante. A Avenida Santo Afonso, que dá acesso aos bairros, vive tomada por matos em torno do córrego que se encontra no local.

Além disso, ao lado do córrego não há segurança e sequer calçadas para que os pedestres atravessem a avenida. Vários acidentes já foram registrados no cruzamento com a Rua Delfraro Anselmo, onde o mato alto, muitas vezes, tampa a visão dos motoristas.

Nesta semana, o mato está sendo cortado no local, mas segundo moradores, dura apenas alguns dias até o crescimento do mesmo para os problemas retornarem

Foto: Iago Almeida

A Praça Dr. Neylor Salles Gontijo, antiga Praça das Nações, localizada próximo ao Sebrae, também foi registrada com muito mato.

Nota da Prefeitura

Em contato com a Prefeitura, fomos informados pela assessoria de comunicação que “as demandas já foram encaminhadas ao setor competente para incluir na programação de Capina e Poda. Frentes de trabalho estão percorrendo a cidade diariamente a fim de atender a todas as reclamações. Com relação a região do Novo Tempo e Carvalhos, na última semana, ocorreu um Mutirão da Limpeza, de onde foram retirados do bairro Carvalhos, 12 caminhões de material inservível e 25 pneus usados”, informou a nota.

Capina e Poda

A Prefeitura possui uma equipe de Capina e Poda que roda a cidade durante a semana para realizar a limpeza da cidade. Nesta semana, a Rua Abraão Caineli (Bairro da Vargem), Praça São Charbel, Avenida Santo Afonso, imediações do Memorial do ET e da UPA recebem a limpeza. Também tem equipes no Bairro Rezende, Av. Oswaldo Valadão (Centenário) e Otávio Marques de Paiva, além da Mina do Bairro Campos Elíseos, no Bairro Rezende e na área central.

Capina Pressurizada

A capina pressurizada foi realizada nesta madrugada nas Ruas Monte Castelo, Rio de Janeiro, Tenente Aviador Nogueira Neto, Praça Antonio Pernambuco e linha férrea.

Cidade limpa

A Prefeitura lembra que a limpeza é de responsabilidade de todos e a população é convocada para ajudar a manter a cidade limpa.

A união é principalmente contra os focos de mosquitos transmissores de doenças.

Donos de terrenos devem preservar as áreas limpas, capinadas, muradas e com calçada. É importante que os terrenos não tenham mato para evitar queimadas que além de fazer tanto mal para a saúde da população e também para o meio ambiente é crime.

Comerciantes também devem colaborar com a limpeza colocando o lixo na calçada próximo ao horário do caminhão coletor (não devendo colocá-lo na rua após o veículo passar, principalmente nos finais de semana evitando assim que espalhe). Fiquem atentos à nova programação da coleta do lixo.

As denúncias de casos que podem comprometer a saúde pública podem ser feitas para a Vigilância Ambiental pelo 3690-2230.

Matéria escrita por Iago Almeida Silva, aluno do 5º período de jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas – Grupo Unis.

Fonte: Estudante de Jornalismo Iago Almeida


Tags: Utilidade pública

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 AL // abr 16, 2019 at 8:07 PM

    Podiam cortar as pernas dos políticos e deixar o mato em paz.

  • 2 marcio // abr 15, 2019 at 10:15 AM

    povo só sabe reclamar e filmar, aqui em frente da minha casa tá limpo, pegar numa enxada e trabalhar um pouco não mata ninguem.

  • 3 Servidor // abr 12, 2019 at 6:43 PM

    e enquanto isso… a prefeitura notifica dono de terreno que planta mandioca acusando-o de deixar mato alto. Piada pronta!

  • 4 Eduardo Mendes // abr 12, 2019 at 5:39 PM

    TEM GENTE QUE RECLAMA DEMAIS. DEIXEM O MATO EM PAZ. A CIDADE FICA MAIS FRESCA E BONITA QUANDO BEM VERDE. OS PÁSSAROS AGRADECEM. —- SE MATO FOSSE PERIGOSO, OS MORADORES DAS PERIFERIAS E DA ZONA RURAL JÁ ESTARIAM TODOS MORTOS.

  • 5 Vieira // abr 12, 2019 at 3:38 PM

    Pois, parabens pra quem elegeo o nosso prefeito de Gabinete né.

    E agora nos tomamos no C#####.

    Alem do mato alto, praças destruidas, e poluidas, andarilhos, drogados, Policlinicas faltando medico, Asfalto e so buracos, secretaria da Prefeitura, com mal atendimento.

    E a culpa e de quem, das chuvas, da falta de mão de Obra, ta falta de dinheiro que a prefeitura sempre alega, bom e por ae vai sempre as mesmas desculpas.

  • 6 JOSE LUIZ // abr 12, 2019 at 2:25 PM

    PESSOAL NA AVENIDA CANADA NO CANAÃ, EM FRENTE A QUADRA, TEM AL[EM DO MATO ALTO NA RUA UM MONTE DE RESTOS DE CAPINA FEITAS PELO ZELADOR DO CAMPO E FAZ ALGUM TEMPO.
    COMO VAMOS EDUCAR AS CRIANÇAS A ANDAREM NA CALÇADA SE O MATO ALTO NÃO DEIXA E NESSE CASO HÁ ENTULHOS RETIRADOS DO CAMPO E JOGADOS NA RUA?

  • 7 Tiego Nunes // abr 12, 2019 at 12:24 PM

    Varginha está abandonada à própria sorte. Tem mato brotando até no asfalto.
    E tem mais buraco que rua cidade a fora. QUEIJO SUIÇO sul mineiro.
    “Parabéns” para quem elegeu Toninho Perpétuo!

  • 8 Os inseparáveis: Bala o Ninja & Crazy Dog // abr 12, 2019 at 11:32 AM

    Muitos simples senhores moradores: peguem uma enxada e mãos à obra!

Deixe um Comentário