Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginha é a 5ª cidade com economia mais desenvolvida em MG, informa Sebrae

dezembro 12th, 2018 · 96 Comentários

Varginha, Pouso Alegre e Itajubá são as cidades do Sul de Minas que apresentaram as melhores colocações no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL. O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados e variáveis responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local. As informações estão disponíveis para consulta no site do https://www.isdel-sebrae.com/

O ISDEL é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “Elas possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

Clique no título para mais informações.

O ISDEL posiciona os territórios em uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o ISDEL considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo.

Em relação aos estados, Minas Gerais (ISDEL 0,395) aparece em oitavo lugar, atrás de São Paulo (0,538), Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436), Rio Grande do Sul (0,434), Paraná (0,428]) e Espírito Santo (0,401). “O ISDEL não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas.

No ranking das cidades mineiras mais bem posicionadas estão: Belo Horizonte (ISDEL 0,576), Contagem (0,488), Uberaba (0,472), Juiz de Fora (0,465), Varginha (0,458), Nova Lima (0,446), Sete Lagoas (0,445), São João del Rei (0,443), Divinópolis (0,441) e Pouso Alegre (0,436).

A expectativa é que o ISDEL seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais. Para saber mais sobre o ISDEL acesse o site do Sebrae Minas.

Posição das maiores cidades do Sul de Minas no ranking ISDEL:

Varginha: 0,458 (5ª posição em MG)

Pouso Alegre: 0,436 (10ª posição em MG)

Itajubá: 0,427 (12ª posição em MG)

Três Corações: 0,417 (21ª posição em MG)

Poços de Caldas 0,407 (32ª posição em MG)

Lavras: 0,398 (40ª posição em MG)

Alfenas: 0,388 (57ª posição em MG)

Tags: Economia

96 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cidadã Indignada // jan 25, 2019 at 8:45 AM

    “Para Mário”, realmente o “Você conhece o Mário?” foi de uma infelicidade muito grande em seu comentário. Logo abaixo comentei que não sou daqui, mas trabalho aqui e amo essa cidade! Assim como eu, muitas pessoas vem das cidades vizinhas (Três Corações, Três Pontas, Elói Mendes e outras) pra ganharem seu pão aqui, ou pq na nossa cidade não tem emprego ou pq aqui sobra emprego. O Sr. Mário, até hj não se tocou que Varginha é como se fosse os EUA, onde a maioria de seus empregados são de fora pois seus patrícios, não gostam dos serviços braçais e de limpeza, daí a oportunidade de brasileiros irem pra lá lavar pratos , fazer faxina e ficarem ricos, pois os americanos gostam de outro tipo de serviço! Varginha é a mesma coisa. Quem faz todo o serviço braçal de pedreiros, domésticas, aux. de serviços gerais , a maioria vem de outra cidade pra fazer! Então, não generalize que só vem gente que não presta pra cá!

  • 2 Filomena // jan 24, 2019 at 1:08 PM

    Pessoal desculpa se eu ofendi alguém, na verdade Varginha é uma cidade muito boa sim. Eu estava passando por alguns problemas pessoais e fiz comentários preconceituosos. Desculpa a todos.

  • 3 Filomena // jan 24, 2019 at 12:54 PM

    Peço desculpa a todos, eu tinha levado um chifre no meu companheiro por isso estava criticando muito a cidade de Varginha. É que a amante dele mora aqui na cidade, por isso eu estava com raiva.

  • 4 Filomena // jan 24, 2019 at 10:57 AM

    Peço desculpa a todos, eu tinha levado um chifre no meu companheiro por isso estava criticando muito a cidade de Varginha. É que a amante dele mora aqui na cidade, por isso eu estava com raiva. Me desculpem.

  • 5 Meu nome é Roberto // jan 23, 2019 at 6:28 PM

    Só explica uma coisinha para mim, porque o Shopping de Varginha com 120 lojas abertas tem o maior movimento do Sul de Minas, quanto o de Pouso alegre tem 32 abertas e agoniza, troca de dono para ver se melhora e nada. Falar que o movimento é das cidades vizinhas em Varginha? Mais Pouso também tem as cidades vizinhas. Varginha tem capacidade para suportar mais um shopping de grande porte, quanto a Pousinho só fracasso.

  • 6 Não conheço nenhum Mario // jan 22, 2019 at 3:09 PM

    Realmente Varginha é uma cidade diferente.
    O povo come sardinha e arrota caviar com salmão.
    Cara tá com prestação atrasada do carro e fica pagando pau, passando na frente dos barzinhos com o som alto.
    Fazendeiro reclama que café não dá dinheiro e compra cdaminonete zero.
    ô povo mitido!!!!!!!!!!!!

  • 7 Você conhece o Mário? // jan 22, 2019 at 12:04 PM

    Me expressei mal. tenho amigos nascidos em Campos Gerais.
    Quis falar das pessoas que vem de outras cidades para Varginha. Muita gente é boa pessoa.
    Mas Varginha CONTINUA SENDO ÓTIMA MADRASTA.
    Basta ser de fora, falar mentira e já sai na capa das revistas da cidade… se bem que tem que pagar também.
    Mas Varginha é excelente prá engolir goela abaixo qualquer um que vem prá cá…
    Um abraço a todos os cangerês que moram em Varginha e aqui constituíram família e seus empreendimentos de sucesso.

  • 8 Para o "Mário" // jan 22, 2019 at 9:45 AM

    Prezado “Mário”, seu comentário foi de uma infelicidade sem precedentes
    O senhor (senhora?) foi preconceituoso, xenófobo racista e ignorante.
    Saiba que algus dos melhores empresários de Varginha são de Cangerê. Políticos,empresários, balconistas, atendentes, saqueiros, pessoa que vieram para Varginha para trabalhar. O que parece não é bem a sua praia
    perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto….

  • 9 Você conhece o Mário? // jan 22, 2019 at 8:18 AM

    Prezada Filomena,
    Prá mim você não passa de um traveco mal resolvido que não saiu do armário.
    Deve trabalhar na Controrno ou na perimetral de Pouso Alegre.
    com certeza nasceu em Campos Gerais e fica falando mal de Varginha por inveja.
    esse é um dos problemas de Varginha. A ralé da região vem tudo prá cá. Pior que muita gente dá certo, porque as pessoas de vem de Varginha não conhecem seu passado…
    Varginha: péssima mãe, ótima madrasta!!!

  • 10 Filomena // jan 20, 2019 at 5:43 PM

    Varginha é a primeira cidade NO RANKING DAS QUE Se ACHAM, mas que no fundao só é a primeira de baixo para cima,kkkkkk….

  • 11 METRÓPOLE // jan 18, 2019 at 10:06 AM

    Se formos medir o progresso das sete maiores cidades do Sul de Minas, pela idade podemos ver que Varginha é a caçula. E é destaque sempre, está entre as treis maiores, economia forte, destaque em qualidade de vida, citada por vários órgãos e entidades como a principal cidade da região. Classificação por idade das sete principais cidades:

    1º – Itajubá – 199 anos
    2º – Lavras – 187 anos
    3º – Pouso Alegre – 170 anos
    4º – Passos – 160 anos
    5º – Alfenas – 150 anos
    6º – Poços de Caldas – 146 anos
    7º – Varginha – 137 anos.

    Obs: Extrema que vem com um crescimento vertiginoso, tem apenas 117 anos, enquanto Três Pontas parada no tempo com 250 anos.

  • 12 METRÓPOLE // jan 17, 2019 at 4:56 PM

    Uma competição saudável, isto mesmo as cidades do sul de minas vive um momento ímpar de desenvolvimento. Varginha teve seu momento entre os anos 60 e 70, depois Poços nos anos 80 e 90 e anos 2000 Pouso Alegre. Agora vem Extrema, que passa de uma simples cidadezinha, para derrepente brigar com as grandes, e prometendo deixá-las para trás. Varginha perdeu a liderança, mais continua no trajeto, aja visto que a duplicação da rodovia 491 que liga Varginha a Fernão Dias está saindo, o crescimento vertiginoso do Aeroporto que passa a ser Regional (prestes a ser elevado a De Cargas), Porto Seco em desenvolvimento, universidades em destaque como o UNIS, o parque industrial aumentando, o Centro de Eventos Regional chegando, detentora do único Centro Administrativo do Sul de Minas, Regional do SAMU, a Cooperativa MINASUL triplicou de tamanho, as redes de Televisão instaladas na cidades (Globo, Record, SBT, Cultura), o melhor e mais movimentado Shopping Center da região, e os órgãos, revistas e estudiosos colocando Varginha em classificações de destaque de desenvolvimento, faz com a cidade continue brigando positivamente pelo progresso do rico Sul de Minas. Agora qual será a próxima cidade a mostrar sua cara não se sabe? Santa Rita, Três Corações, Lavras, São Gonçalo do Sapucaí, Bambuí?? Adoro o Sul de Minas!

    Ainda falando do crescimento de Varginha faltou destacar ainda as grandes Redes Supermercadista que estão vindo como: Mart Minas e Carrefour, fora as já instaladas Bretas, ABC, Mineirão(Grupo EPA) e BH. E as pequenas redes regionais: Maioline, Alvorada, Maxsul e Unissul fortalecendo o comércio da cidade, e atraindo clientes de toda região.

  • 13 Cidadã Indignada // jan 15, 2019 at 2:12 PM

    Sou tricordiana mas ganho meu pão aqui em Varginha e amo! É minha cidade tbm! Fico feliz por estar em 5º lugar! Enquanto umas filós (tecido de cobrir defunto), vivem de favor aqui em Varginha e cospem no prato que comem! Vaza Filó!

  • 14 Alegrinho Irritado // jan 14, 2019 at 11:01 PM

    Varginha votando a ser a “Princesa do Sul”.

  • 15 Caio César // jan 11, 2019 at 10:53 AM

    Três Corações (minha cidade) está de Parabéns, ficar 21º em minas, à frente de Poços, quase entre as 20 melhores cidades, não é para qualquer um não.

    Varginha: 0,458 (5ª posição em MG)

    Pouso Alegre: 0,436 (10ª posição em MG)

    Itajubá: 0,427 (12ª posição em MG)

    Três Corações: 0,417 (21ª posição em MG)

    Poços de Caldas 0,407 (32ª posição em MG)

  • 16 VARGINHA É MAIOR DO QUE SEUS POLÍTICOS // jan 11, 2019 at 9:33 AM

    Não adianta chorar.
    Varginha vai continuar sendo a cidade com melhor crescimento no Sul de Minas.
    Organizado, sustentável, sem rompantes de crescimento desordenado.
    Graças a deus temos o filtro de cidades como Pouso Alegre e Extrema, onde ficam os primeiros aventureiros que buscam melhores condições de trabalho e vida em Minas.
    Pode colocar qualquer prefeito meia-tigela em Varginha. Desde que ele não gaste mais do que arrecada (como o atual), pode ser um político de cabecinha pequena, que não sai do gabinete para buscar novas empresas. Elas vêm atrás de Varginha.
    Por aqui vão continuar passando pessoas que precisam de atendimento no INSS, Ministérios, Regionais de Educação, Saúde, etc etc etc…
    A CIDADE É MAIOR DO QUE SEUS POLÍTICOS.
    VARGINHA É A PRINCIPAL CIDADE DO SUL DE MINAS.
    SMJ, obrigado.

  • 17 METRÓPOLE // jan 11, 2019 at 9:22 AM

    Ainda falando do crescimento de Varginha faltou destacar ainda as grandes Redes Supermercadista que estão vindo como: Mart Minas e Carrefour, fora as já instaladas Bretas, ABC, Mineirão(Grupo EPA) e BH. E as pequenas redes regionais: Maioline, Alvorada, Maxsul e Unissul fortalecendo o comércio da cidade, e atraindo clientes de toda região.

  • 18 METRÓPOLE // jan 11, 2019 at 9:02 AM

    Uma competição saudável, isto mesmo as cidades do sul de minas vive um momento ímpar de desenvolvimento. Varginha teve seu momento entre os anos 60 e 70, depois Poços nos anos 80 e 90 e anos 2000 Pouso Alegre. Agora vem Extrema, que passa de uma simples cidadezinha, para derrepente brigar com as grandes, e prometendo deixá-las para trás. Varginha perdeu a liderança, mais continua no trajeto, aja visto que a duplicação da rodovia 491 que liga Varginha a Fernão Dias está saindo, o crescimento vertiginoso do Aeroporto que passa a ser Regional (prestes a ser elevado a De Cargas), Porto Seco em desenvolvimento, universidades em destaque como o UNIS, o parque industrial aumentando, o Centro de Eventos Regional chegando, detentora do único Centro Administrativo do Sul de Minas, Regional do SAMU, a Cooperativa MINASUL triplicou de tamanho, as redes de Televisão instaladas na cidades (Globo, Record, SBT, Cultura), o melhor e mais movimentado Shopping Center da região, e os órgãos, revistas e estudiosos colocando Varginha em classificações de destaque de desenvolvimento, faz com a cidade continue brigando positivamente pelo progresso do rico Sul de Minas. Agora qual será a próxima cidade a mostrar sua cara não se sabe? Santa Rita, Três Corações, Lavras, São Gonçalo do Sapucaí, Bambuí?? Adoro o Sul de Minas!

  • 19 Varginhense alegre e felicíssimo da vida // jan 10, 2019 at 3:07 PM

    Lendo e observando as opiniões dos diversos blogueiros, uns puxando a sardinha pro lado de P.Alegre…, outros que defendem os valores e as qualidades latentes de Varginha como detentora de prêmios, de citações pelo Sebrae, por outras entidades nacionais…, eu me reservo o direito de emitir minha opinião. Segundo o jornal Gazeta de Varginha, do dia 10 de janeiro de 2019, à pag. 04, consta o seguinte:
    CONCURSO DA PREFEITURA DE VARGINHA terá provas nos dois domingos 20 e 27 de janeiro. Segundo o jornal, foram realizadas 15.193 inscrições. Pergunto: se a Prefeitura de Varginha fosse um péssimo empregador… não haveria tantos candidatos, não é mesmo? Agora, desejo perguntar aos comentaristas de P.Alegre, será que aí na sua cidade está havendo essa quantidade de interessados, após a reportagem ao vivo da EPTV mostrando seu prefeito de pires na mão e anunciando demissões de concursados?

  • 20 Xeretar é proibido? // jan 10, 2019 at 2:53 PM

    Segundo a lenda grega, a fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em combustão e, passado algum tempo ressurgia das próprias cinzas.
    A cidade de Varginha é um retrato moderno da lenda da mitologia grega da Fênix… Nossa cidade já teve vários períodos de crescimento, alternando outros períodos de inanição, em seguida ressurgia igual a fênix, com outros períodos de desenvolvimento e de crescimento… Se nós tivéssemos tido a sorte de termos continuadamente gestores políticos atuantes e interessados em não deixar a peteca cair, nos periodos de inanição pública, nossa cidade hoje seria sem duvida nenhuma o carro-chefe da região sul-mineira… Porém, apesar dos pesares a cidade está novamente entrando num periodo de desenvolvimento, haja visto as citações de mérito recebidas em 2018, tais como o prêmio do 5º lugar no Indice SEBRAE de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL), sendo que Varginha é a 5ª. cidade em MG e 1ª no sul de Minas .
    – Varginha recebeu também a nota 9,15 no Ranking da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (período de avaliação de 9 de julho a 14 de novembro de 2018), segundo a Controladoria Geral da União (CGU); Varginha possue um aeroporto atuante, com pista de 2100 metros de extenção , toda asfaltada, Major Brigadeiro Trompowsky o qual recebeu, também, do Ministério dos Transportes , a classificação como Regional A (essa categoria tem potencial de desenvolvimento), e recebeu também oferta de empréstimos federais para ampliá-lo ou melhorá-lo, a juros baixíssimos e prazos longos. A estrada que liga nossa cidade até a rodovia Fernão Dias recebeu duplicação em 10 quilômetros do através de verba do estado de M.Gerais, faltando 8 kms. para o termino das obras. Mas, apesar dos pesares, nossa cidade continua sendo o peão do sul , mesmo sem ocupar os primeiros lugares que certos blogueiros acham que são da maior importância… kkikikikiki…..mas apesar disso, anotem: apesar disso, nossa cidade continua sendo sede de varias autarquias de mineiras e nacionais, aqui instaladas, e continua sendo o centro da mesorregião aqui no sul de Minas, equidistante das 3 principais capitais do pais: São Paulo, Rio de Janeiro e B.Horizonte, atraindo prá cá inclusive… curiosos em saber mais detalhes sobre o caso ET, conhecido no mundo inteiro através de estudiosos dos prováveis relatos sobre os estra-terrestres.. . Varginha possue também diversos armazéns de café de empresas nacionais e internacionais que aqui compram e negociam para paises os mais diversos o melhor café produzido nas principais cidades cafeeiras sul mineiras e que daqui é exportado através do nosso Porto Seco .
    Estávamos numa fase de inanição como a Fênix, porém fatos surgidos conforme relatos acima…, tudo indicam que novamente a cidade está ressurgindo das cinzas e caminhando a uma nova era de crescimento e de desenvolvimento. Quem duvida, que tenha um pouco de paciência e aguarde o decorrer do ano de 2019, afinal está apenas iniciando. Vamos torcer para os negativistas e os pessimistas de plantão mudarem seus conceitos e aguardarem esses novos tempos. E quem viver, meus amigos, verá. Quanto aos pousotristinhos de plantão… vamos deixá-los contando suas vantagens: até o final de 2019, vão cair do cavalo, quando Extrema vai faturar o 1º lugar no ICMS e outros quejandos… kikikikiki….. Meus prezados pousoalegrinhos, QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR… KIKIKIKIKI……

  • 21 Xeretar é proibido? // jan 10, 2019 at 2:37 PM

    Segundo a lenda grega, a fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em combustão e, passado algum tempo ressurgia das próprias cinzas.
    A cidade de Varginha é um retrato moderno da lenda da mitologia grega da Fênix… Nossa cidade já teve vários períodos de crescimento, alternando outros períodos de inanição, em seguida ressurgia igual a fênix, com outros períodos de desenvolvimento e de crescimento… Se nós tivéssemos tido a sorte de termos continuadamente gestores políticos atuantes e interessados em não deixar a peteca cair, nos periodos de inanição pública, nossa cidade hoje seria sem duvida nenhuma o carro-chefe da região sul-mineira… Porém, apesar dos pesares a cidade está novamente entrando num periodo de desenvolvimento, haja visto as citações de mérito recebidas em 2018, tais como o prêmio do 5º lugar no Indice SEBRAE de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL), sendo que recebeu a nota 9,15 em 9º lugar em Minas Gerais, no Ranking da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (período de avaliação de 9 de julho a 14 de novembro de 2018), segundo a Controladoria Geral da União (CGU); Varginha possue um aeroporto atuante, com pista de 2100 metros de extenção , toda asfaltada, Major Brigadeiro Trompowsky o qual recebeu, também, do Ministério dos Transportes , a classificação como Regional A (essa categoria tem potencial de desenvolvimento), e recebeu também oferta de empréstimos federais para ampliá-lo ou melhorá-lo, a juros baixíssimos e prazos longos. A estrada que liga nossa cidade até a rodovia Fernão Dias recebeu duplicação em 10 quilômetros do através de verba do estado de M.Gerais, faltando 8 kms. para o termino das obras. Mas, apesar dos pesares, nossa cidade continua sendo o peão do sul , mesmo sem ocupar os primeiros lugares que certos blogueiros acham que são da maior importância… kkikikikiki…..mas apesar disso, anotem: apesar disso, nossa cidade continua sendo sede de varias autarquias de mineiras e nacionais, aqui instaladas, e continua sendo o centro da mesorregião aqui no sul de Minas, equidistante das 3 principais capitais do pais: São Paulo, Rio de Janeiro e B.Horizonte, atraindo prá cá inclusive… curiosos em saber mais detalhes sobre o caso ET, conhecido no mundo inteiro através de estudiosos dos prováveis relatos sobre os estra-terrestres.. . Varginha possue também diversos armazéns de café de empresas nacionais e internacionais que aqui compram e negociam para paises os mais diversos o melhor café produzido nas principais cidades cafeeiras sul mineiras e que daqui é exportado através do nosso Porto Seco .
    Estávamos numa fase de inanição como a Fênix, porém fatos surgidos conforme relatos acima…, tudo indicam que novamente a cidade está ressurgindo das cinzas e caminhando a uma nova era de crescimento e de desenvolvimento. Quem duvida, que tenha um pouco de paciência e aguarde o decorrer do ano de 2019, afinal está apenas iniciando. Vamos torcer para os negativistas e os pessimistas de plantão mudarem seus conceitos e aguardarem esses novos tempos. E quem viver, meus amigos, verá. Quanto aos pousotristinhos de plantão… vamos deixá-los contando suas vantagens: até o final de 2019, vão cair do cavalo, quando Extrema vai faturar o 1º lugar no ICMS e outros quejandos… kikikikiki….. Meus prezados pousoalegrinhos, QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR… KIKIKIKIKI……

  • 22 Analítico // jan 10, 2019 at 2:10 PM

    Xeretar

    parabéns pra vc

    vc deve ser memo uma assumidade nos assuntos do blog

    parabéns mesmo por ser convicto e viver nessa maravilha de cidade e ter grandes e ótimos amigos

    desejo a vc o melhor dentro das possibilidades e o que vc mereça ….

    contnue assim

    logo passará ….

  • 23 Xeretar é proibido? // jan 10, 2019 at 1:28 PM

    Teo… nosso professorinho de escola rural… tem obsessão por PIB… kikikiki…, não aceita o fato de que sua cidade das mil maravilhas vai perder o 1º lugar no Pib para Extrema… kikiki…. caia na real, meu prezado nerd…, isto é fato mais do que certo, aguarde o fim de 2019… vai ter que aceitar sua cidade perder o cetro do PIB no sul de Minas… kikiki… sabe prá qual cidade? PRÁ EXTREMA…. SEU NERD…. KIKIKIKI……

  • 24 Xeretar é proibido? // jan 10, 2019 at 9:33 AM

    Nosso professorinho reconhece que é burrice sua continuar tripidiando sobre as boas coisas que estão acontecendo na cidade de Varginha, que ocupa indiscutivelmente o centro da mesorregião no sul de Minas . Decisão inteligente, meu caro… finalmente você saiu da suas posição de nerd e resolveu encarar e aceitar essa realidade. Quanto à cidade de Extrema, meu caro, anote: continuarei fazendo meus comentários sobre essa pequena mas progressista, bem administrada cidade situada no extremo sul das Minas Gerais, candidata a assumir a posição de liderança econômica na região. Abraços e passe bem, meu prezado professorinho. Desisão acertada, pode crer! Kikikiki….
    Quanto às observações do blogueiro Otimista, endosso plenamente seus comentários. O signo da cidade de Varginha é, indiscutivelmente , sua posição privilegiada, no sul de Minas: equidistante das 3 maiores cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Repito suas palavras maduras, acostumado plenamente com nossas realidades sul mineiras e nacionais: “Estamos no meio da muvuca, não tem como deixar de passar dinheiro aqui.”

  • 25 Otimista // jan 10, 2019 at 8:35 AM

    O que salva varginha é sua localização. Pode ser qualquer político, a cidade sobreviveu ao MTT. Até pessoas desconectadas da atutalidade e modernidade podem administrar nossa cidade. Estmos no meio da muvuca, não tem como deixar de passar dinheiro aqui.

  • 26 teo // jan 9, 2019 at 9:05 PM

    E depois dessa minha constatação de hoje que a Princesa do Sul tem hoje um PIB menor do que tinha a dois anos atrás… Me recuso a continuar esse debate sobre a quinta cidade mais desenvolvida do Sul de Minas… Podem replicar, treplicar à vontade, que eu estou fora…

  • 27 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 7:28 PM

    O blogueiro todo ouriçado (será que entende a comparação com o ouriço?…) tenta sair pela tangente… após insultar outros blogueiros, tentando depreciá-los … comparando suas cidades com a 2ª. maior cidade do estado de S.Paulo… (pelo amor de deus…), quanta ignorância e petulância na cabeça desse analfabeto metido a inteligente… , pelas expressões trata-se dum pobre coitado…, metido a intelectual… mas pelo que tudo indica…, não passa dum infeliz acomplexado… peão de boiadeiro…, a quem pedimos desculpas aos demais companheiros de labuta… pelo colega imaturo e no lugar errado…, fedendo e precisando dum bom banho, após um dia árduo de trabalho…

  • 28 teo // jan 9, 2019 at 7:21 PM

    Observei melhor os números do PIB de Varginha e no último ano, 2016, o PIB voltou ao nível de 2013, caiu abaixo de 2015 e 2104… Isso se reflete no número de empregos que a cidade gerou… quase nada… se isso não preocupa o BLOG nem os comentaristas daí, será que os varginhenses desempregados estão satisfeitos com o fato de Varginha ser a quinta cidade mais desenvolvida de Minas Gerais… Então nas próximas eleições votem novamente em quem não gera PIB (que só recua), nem emprego, mas garante a cidade nos patamares mais elevados dos índices de desenvolvimento do SEBRAE.. Isso merece reflexão…

  • 29 teo // jan 9, 2019 at 6:40 PM

    Agora o recado é para o Madeira, será que o PIB de Varginha cair de 2015 para 2016 não é fato relevante para uma matéria especial do blog… afinal jornalismo sério não é só contar os fatos bons, mas noticiar principalmente o que é problema, para a população ficar ciente e refletir melhor na hora de votar… Já chega a EPTV que em relação à Varginha é super tendenciosa…

    NOTA DO BLOG: boa sugestão, teo!!!

  • 30 teo // jan 9, 2019 at 5:05 PM

    E quanto a tão falada infra-estrutura de Varginha, que eu sempre soube realmente ser muito boa, estou decepcionado…. Depois de muitos anos sem visitar a cidade, fui hoje visitar um parente residente aí… que caos, a entrada é um tumulto, porque enquanto aqui em Pouso Alegre construíram dois viadutos e muitas rotatórias, aí ainda são semáforos… o trânsito simplesmente não anda…
    Na hora de vir embora, como estava no Jardim Andere, peguei a rua Belo Horizonte para cruzar a av. Princesa do Sul e pegar uma paralela para sair, a tal paralela, tem crateras imensas, impossíveis de se desviar, achei tão absurdo que resolvi olhar o nome da rua… rua Joaquim Paraguai, me desculpem, mas isso aqui já não tem mais aqui em Pouso Alegre.
    Tem enchente no centro quando chove, sim, vai ser resolvido logo, não sei, mas acho que quem critica Pouso Alegre não visita a cidade a muitos anos, porque apesar dos inúmeros problemas, que não são poucos, a gente percebe que estamos melhorando ano a ano, mas o que vi aí em Varginha é o contrário… a cidade era realmente muito boa e está um caos…

  • 31 teo // jan 9, 2019 at 4:54 PM

    Para encerrar essa conversa sobre PIB, basta olhar três reportagens da EPTV, onde mostra a evolução do PIB nos três últimos anos:
    a) de 2014 a 2016, último ano publicado, o PIB de Pouso Alegre cresceu 15,10%, enquanto o de Extrema foi de 14,19%, portanto apesar do grandes crescimento do PIB de Extrema, o crescimento de Pouso Alegre ainda é maior.
    b) Extrema ultrapassou Poços de Caldas foi porque o PIB de Poços caiu de 6,503 Bi para 6,117 Bi, comparando o PIB de Extrema de 2016 com o de Poços de 2015, o de Poços seria maior.
    c) Não foi só o PIB de Poços que recuou, o de Varginha também, isso a reportagem da EPTV sempre tendenciosa não mostrou, mas se compararmos duas reportagens da mesma emissora de datas diferentes fica fácil perceber… o PIB de Varginha de 2015 era de 4,609 BI e do de 2016 foi de 4,482 Bi, recuando em 127 milhões… esta é a cidade em quinto lugar em desenvolvimento, e a pesquisa do SEBRAE também é com dados de 2016… Como confiar numa pesquisa que coloca uma cidade em que o PIB recuou em quinto lugar em desenvolvimento…

    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/12/pib-sobe-nas-maiores-cidades-do-sul-de-mg-apesar-de-queda-no-estado.html

    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/12/pib-sobe-nas-maiores-cidades-do-sul-de-mg-apesar-de-queda-no-estado.html

    https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2018/12/19/extrema-ultrapassa-pocos-de-caldas-e-assume-2a-posicao-entre-os-maiores-pibs-do-sul-de-minas.ghtml

  • 32 Varginhense feliz e de bem com a vida // jan 9, 2019 at 1:14 PM

    Conforme noticia já divulgada aqui no blog…, pelo Jornal Oficial do Municipio de Varginha, do dia 31 de Outubro de 2018, Varginha vai com justiça sediar o Centro de Convenções, aqui no sul de Minas, tão aguardado e esperado por todos nós que acreditamos na potencialidade de nossa cidade no âmbito de sua mesorregião. Afinal de contas, essa escolha é mais do que merecida e atende aos interesses politicos e econômicos dessa região sul-mineira da qual nossa cidade ocupa o centro. A Prefeitura Municipal de Varginha está estudando a area para construção do Centro de Convenções e brevemente isso será divulgado.
    Como cidadão varginhense eu me sinto muito feliz e de bem com a vida…, já que merecidamente nossa cidade recebe essa noticia com alegria e muita satisfação. Aliás, isso é mais do que merecido e justo, nossa cidade é realmente o centro duma mesorregião, da qual ela ocupa o centro.

  • 33 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 11:21 AM

    “Esse suposto comentarista é prolixo e redundante como ninguém… acho que é a terceira, ou quarta ou quinta vez que escreve as mesmas coisas sobre Extrema… que lá está crescendo muito, com certeza, mas se vai ultrapassar P.A… quem sabe?…” Enfim… pelo menos nosso professorinho está na dúvida “mas se vai ultrapassar P.Alegre…… QUEM SABE? “ Toda dúvida, meu prezado, é sinal de incerteza, não é mesmo?
    Meus comentários: Segundo o secretario de Desenvolvimento de Extrema, Adriano Carvalho, para alcançar a segunda colocação, Extrema subiu degrau por degrau no ranking, que teve inicio em 2009, quando a cidade estava na quinta colocação. “Nós temos para 2019 formalizados R$ 1. Bilhão em investimentos empresariais. Então nós acreditamos que é uma conta lógica, até o final dessa gestão, Extrema será o maior PIB do Sul de Minas.”
    Em apenas 9 anos, Extrema conseguiu a façanha de subir da 5ª. para a 2ª. posição! Isso, no nosso modo de enxergar as coisas, maduramente, chama-se TENACIDADE. Não duvidamos que vai ultrapassar P.A. em pouco mais de 1 ano.
    Plenamente de acordo prezado secretário, Extrema é bem o retrato do mineiro, que devagar, mas confiante e trabalhando em silêncio… consegue milagres e coisas palpáveis e reais… nunca sonhos mirabolantes duma noite de verão…

  • 34 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 9:11 AM

    Respondendo ao escrevinhador que se julga jornalista e que só rabisca bobagens e impropérios bem próprios de sua péssima educação… Varginha, meu prezado… está muito acima de suas maledicências e referências próprias de peão de boiadeiro… : são inúmeras referências elogiosas sobre nossa Eterna Princesa do Sul de Minas recebidos no ano de 2018, pelo SEBRAE, pelo Ministério dos Transportes… etc… Não vamos enumerá-los aqui, em outra oportunidade, sim, e vamos apresentar as razões por que nossa cidade tem recebido essas citações e esses prêmios. Aguarde, seu peão de péssima redação, fugiu do grupo escolar, meu prezado…???…

  • 35 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 8:57 AM

    O professorinho de escola rural… está incomodado pelo fato deste blogueiro aqui se referir à cidade de Extrema pela terceira, ou quarta… ou quinta… não será pela milésima vez ? !… Isso demonstra claramente que está seriamente preocupado pelos fatos narrados com relação à pequena cidade de Extrema (apenas 35 mil habitantes…) estar crescendo demasiadamente acima do normal e levando industrias e mais industrias para seu município … Vai se acostumando, meu caro…, os tempos são outros…, segundo o ditado popular (ele é fã de ditados e fábulas de La Fontaine…) – AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA, hein? – e como tenho citado aqui…, REITERADAMENTE.,.. kikikikiki….. em no máximo 1 ano e meio, sua cidade das mil maravilhas cederá lugar à Extrema… Quem diria, hein?… kikikiki….

  • 36 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 8:41 AM

    Meus prezados peões do jornalismo de beira de estrada…, anotem a observação que vou fazer. O 13º salário da prefeitura de Extrema foi pago integral no dia 11 de novembro… e o de vocês ai na cidade das mil maravilhas, quando foi feito esse pagamento? Ou melhor: já foi feito esse pagamento?… Respondam falando a verdade… olha que a mentira tem pernas curtas… kikiki… Por enquanto é só, voltarei em seguida…

  • 37 Xeretar é proibido? // jan 9, 2019 at 7:38 AM

    Nossos hermanos desconversam… saem pela tangente mas… não convencem pelas considerações… kikikiki… Antes eram pousoalegrinhos… hoje são pousotristinhos. Também pudera… em no máximo 1 ano e meio, a cidade de Extrema vai ultrapassar sua ex cidade das mil maravilhas. Caiam na real, meus pousotristinhos, deixem de implicar e apontar falhas que Varginha não possue e verão que as coisas podem mudar prá vocês… kikiki… Podem anotar que são os mesmos fanáticos que escrevem bobagens aqui no blog…, não conseguem se exprimir com lisura, com ética jornalistica, são apenas peões que se metem a comentaristas de meia tigela… kikiki… E parabéns à pequena mas gostosa, progressista, bem administrada cidade de Extrema, atualmente com apenas 35 mil habitantes com com um futuro brilhante à sua frente.

  • 38 AL // jan 9, 2019 at 6:48 AM

    Não entendo essa briga Varginha vs PA.

    São duas cidades subdesenvolvidas, com gente sem estudo e sem cultura (tente contratar alguém bilíngue…), cidades feias, com meia duzia de fabricas que só empregam peão de chão.

    Somando as duas, não da 1/8 de uma campinas por exemplo.

    Fora que o português de vocês é muito, muito ruim.

  • 39 teo // jan 8, 2019 at 7:03 PM

    O ABC que vocês tem aí já está sendo construído aqui, mas o CD do sul de minas já é aqui…

    http://diariodocomercio.com.br/sitenovo/grupo-abc-decide-abrir-nove-lojas-em-minas-neste-ano/

    O MART Minas já está aqui a muito tempo e a UP SIDE também…

  • 40 teo // jan 8, 2019 at 6:53 PM

    Esse suposto comentarista é prolixo e redundante como ninguém… acho que é a terceira, ou quarta ou quinta vez que escreve as mesmas coisas sobre Extrema…. que lá está crescendo muito, com certeza, mas se vai ultrapassar Pouso Alegre… quem sabe? Os investimentos recebidos aqui no ano passado são superiores ao recebidos lá… O importante é que hoje Pouso Alegre é a maior economia do sul de Minas…

  • 41 Xeretar é proibido? // jan 8, 2019 at 5:44 PM

    Meus prezados Hermanos pousoalegrinhos… preparem-se para ler o que apresento pra vocês. Um conselho: tomem relaxantes pro coração antes de ler… São dados oficiais, não podem negar nem tentar desconversar… kikikiki……

    Noticia extraída do jornal Gazeta de Varginha, de 21 de dezembro de 2018, à pág. O6.
    Exrema ultrapassa Poços de Caldas e fica em 2º lugar bi PIB sul-mineiro.
    O município de Extrema ultrapassou Poços de Caldas e assumiu a 2ª posição no ranking dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Sul de Minas. Agora o município está próximo ao maior PIB da região, que pertence a Pouso Alegre. Os dados , divulgados pelo IBGE na semana passada, são referentes ao ano de 2016. O PIB de Extrema agora é de R$ 6.179 bilhões, enquanto o de P.Alegre é de R$ 6.819 bilhões. Segundo a prefeitura, o resultado faz parte de um planejamento estratégico para atrair industrias. Atualmente são 325, com uma população estimada em 35 mil habitantes. “ O crescimento no PIB ele é dado principalmente ao desenvolvimento industrial, à produção do município e ele se desenvolveu nos últimos 28 anos graças ao programa de atração de investimentos, que nós continuamos fazendo todos os dias”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho. Os 5 maiores PIBs do Sul de Minas: 1 – P.Alegre – R$6.819 bilhões; 2 – Extrema – R$ 6.179 bilhões; 3 – P. de Caldas – R$ 6.117 bilhões ; 4 – Varginha – R$ 4.482 bilhões; e 5 – Itajubá – R$ 2.644 bilhões.
    Na contramão de muitas prefeituras, as contas estão em dia no município. Na cidade, o 13º foi pago no dia 14 de novembro em parcela única. Outras empresas ainda estão a caminho na cidade. Em um terreno da cidade, será construído agora um centro de distribuição de uma gigante varejista, com um investimento previsto de 150 milhões. O crescimento do PIB tem refletido diretamente na geração de empregos. Daí é preciso a mão de obra, que nem sempre é conseguida no município. Segundo o comerciante Oscar Brenninkneijer, “Extrema é uma cidade que se desenvolveu muito e ainda está nesse crescimento. Agora, com a retomada dos investimentos no pais, a gente sente que Extrema está continuando a crescer.”
    Para alcançar a segunda colocação, Extrema subiu degrau por degrau no ranking, que teve inicio em 2009, quando a cidade estava na quinta colocação. “Nós temos para 2019 formalizados R$ 1 bilhão em investimentos empresarias. Então nós acreditamos que é uma conta lógica, até o final dessa gestão, Extrema será o maior PIB do Sul de Minas”, completou o Secretário de Desenvolvimento, Adriano Carvalho.
    Atualmente, Extrema tem industrias divididas em l4 setores diferentes. Entre eles, o chocolateiro, responsável pela 4ª. maior produção de chocolates do Brasil e o de e-commerce, que já responde por 12,5 % de todas as compras online do pais.

  • 42 Xeretar é proibido? // jan 8, 2019 at 3:18 PM

    Hermanos pousoalegrinhos… leiam o que apresentei como fatos concretos no outro post… Não é de fatos concretos que gostam?…. kikikiki….
    Vão sorrindo… daqui prá frente o tempo
    prá vocês vai correr adoidado, rápido…
    deixem de sorrir… kikikiki…. OU PREFEREM FUGIR DAS SUAS PRÓXIMAS REALIDADES NUAS E CRUAS, HEIN???… Preferem fugir delas como o diabo foge da cruz, não é mesmo? kikikikikikiki……. Estão preferindo continuar sendo caras de pau, não é mesmo???…. kikikikiki……. aliás, todos nós já sabemos disso… kikikiki…..

  • 43 Xeretar é proibido? // jan 8, 2019 at 3:01 PM

    Nossos hermanos pousoalegrinhos são mesmo de lascar… Apresento fatos… com provas e as realidades que estão acontecendo e desconversam… desconversam como diabo foge da cruz… kikikiki….Mas tudo bem, vou repetir novamente e quantas vezes forem necessárias até que caiam na sua triste realidade: Não aceitam que a cidade de Extrema vai passar sua cidade das mil maravilhas em no máximo 1 ano e meio… kikiki… VAMOS REPETIR:
    Nossos hermanos não aceitam a verdade inexorável que está caminhando a passos largos, dentro de no máximo l ano e meio … (o tempo passou, meus caros…, eram 2 anos…agora é apenas 1 ano e meio…), sua cidade das mil maravilhas, cantada aqui no blog em prosa… (e verso…não são poetas … kikiki…) por profissionais bem (ou mal ) pagos… pela prefeitura local… para ficarem de tocaia aqui no blog… contando vantagens e depreciando nossa cidade de Varginha, Eterna Princesa do sul de Minas: não aceitam que nossa cidade foi laureada por diversos prêmios recentemente, conforme relatos no final de 2018, mas voltando ao tema: Só não aceitam a realidade que todos já sabem: no prazo de no máximo l ano e meio a pequena mas progressista, ordeira, gostosa cidade de Extrema, hospitaleira e bem colocada entre montanhas do sul de Minas, limite com o estado de S.Paulo… é candidata a ultrapassar sua cidade em ICMS, em PIB, em Renda per Capíta… etc. ACEITEM ESSA REALIDADE, MEUS PREZADOS LUNÁTICOS… ESSA REALIDADE É INEXORÁVEL… KIKIKIKIK…. aceitem que dói menos… kikikiki….
    Por enquanto… vão tecendo loas à sua cidade das mil maravilhas… a hora que acordarem do seu sonho megalomaníaco de grandeza … será tarde demais…. aí não vai adiantar “choro nem vela…” parafraseando aquela musica de carnaval… kikikiki….
    Continuem sonhando… um dia acordarão desse sonho fantasioso de grandeza… mas aí já será tarde demais… e vão que aceitar essas novas realidades… Aí… meus lunáticos… não vai adiantar choro nem vela… kikikikiki……
    anos … kikikiki… Caiam na real… prezados hermanos… sua realidade é inexorável… kikikiki….

  • 44 teo // jan 8, 2019 at 12:25 PM

    Enquanto eu apresento dados e fontes, os supostos comentaristas falam, e falam muito….

  • 45 Xeretar é proibido? // jan 8, 2019 at 12:18 PM

    Muito engraçado os pouso alegrinos comentando sobre concurso da sua prefeitura, aqui no blog do Madeira… Como são caras de pau, hein?…
    A blogueira comentarista Cristina Cristina Andrade, aqui no blog… comenta a reportagem sobre a demissão de funcionários concursados na prefeitura de Pouso Alegre:
    “E o prefeito de Pouso Alegre com um pires na mão no jornal da EPTV ? Vai até demissão de funcionários concursados… VERGONHAAAA…. “ (data jan 4, 2019, at 8:22AM.) ………..Kikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikik…………
    COM RELAÇÃO À PREFEITURA DE VARGINHA, NOTICIA URGENTE:
    A Prefeitura Municipal de Varginha abre vagas (121) em cargos de diversas áreas, sendo que as provas serão realizadas nos dos 20 e 27 de janeiro. Os salários variam de R$988,72 a R$ 8.o52,34. As inscrições já começaram… há muitos candidatos (as) inscritos (as), sinal de que os interessados estão muito interessados… Será por que, hein?… kikikiki……

  • 46 teo // jan 8, 2019 at 12:04 PM

    O Porto Seco de Pouso Alegre é bem menor que o de Varginha realmente, porque não é para exportar café, mas produtos industrializados e alto valor agregado e a localização é BEM MELHOR que o daí… é às margens da Fernão Dias, principal rodovia de todo o Sul de Minas, que aliás o cenrtro operacional é aqui….

    http://www.cliasuldeminas.com/

    Arteris Fernão Dias
    Pouso Alegre, Minas Gerais
    Endereço: Rod. BR 381, Km 850,5 – Ipiranga, Pouso Alegre – MG, 37556-338
    Telefone: 0800 283 0381

  • 47 Xeretar é proibido? // jan 8, 2019 at 9:34 AM

    Como são contadores de lorota… São realmente a cópia do locutor da radio portenha, durante a 2ª. Guerra Mundial, que assim se manifestava “Fala a rádio portenha de Buenos Aires… falando para a Argentina, as Américas e para o MMMUÚÚÚÚÚÚUNNNDOOOO…”
    Só sabem e gostam de contar vantagens…”São os melhores, o maior PIB da região sul mineira…, já tem o maior e o melhor aeroporto de Minas…, seu porto seco (sabemos que por enquanto é um portinho molhado à beira do famoso riacho que quando chove entope as galerias do centro da cidade e exala aquele odor caracteristico, por todos conhecido fétido e nauseabundo…) mas já alardeiam que é super moderno … e por aí vai as lorotas mentirosas …
    Só não aceitam a verdade inexorável que está caminhando a passos largos, dentro de no máximo l ano e meio … (o tempo passou, meus caros…, eram 2 anos…agora é apenas 1 ano e meio…), sua cidade das mil maravilhas, cantada aqui no blog em prosa… (e verso…não são poetas … kikiki…) por profissionais bem (ou mal ) pagos… pela prefeitura local… para ficarem de tocaia aqui no blog… contando vantagens e depreciando nossa cidade de Varginha, Eterna Princesa do sul de Minas: não aceitam que nossa cidade foi laureada por diversos prêmios recentemente, conforme relatos no final de 2018, mas voltando ao tema: Só não aceitam a realidade que todos já sabem: no prazo de l ano e meio, no máximo, a pequena mas progressista, ordeira, gostosa cidade de Extrema, hospitaleira e bem colocada entre montanhas do sul de Minas, limite com o estado de S.Paulo… é candidata a ultrapassar sua cidade em ICMS, em PIB, em Renda per Capíta… etc. ACEITEM ESSA REALIDADE, MEUS PREZADOS LUNÁTICOS… ELA É INEXORÁVEL… KIKIKIKIK…. aceitem que dói menos… kikikiki….
    Por enquanto… vão tecendo loas à sua cidade das mil maravilhas… a hora que acordarem do seu sonho megalomaníaco de grandeza … será tarde demais…. aí não vai adiantar “choro nem vela…” parafraseando aquela musica alegre de carnaval… kikikiki….
    Continuem sonhando… um dia acordarão desse sonho fantasioso de grandeza… mas aí já será tarde demais… e vão que aceitar essas novas realidades… Aí, meus prezados pousoalegrinhos… não vai adiantar mesmo choro nem vela… kikikikikikikiki……….

  • 48 Xeretar é proibido? // jan 7, 2019 at 8:23 PM

    Nosso hermano pousalegrinho… kikikiki… o professorinho de escola rural (múúúúúúúú…) não consegue esconder o que vai dentro do seu coraçãozinho…, kikikiki… coitado… está estourando de comoção… não sabe se responde, se fica quieto, se apresenta razões maduras para seu procedimento sui-generis (imaturidade… ), e tenta justificar essa comoção apresentando subterfúgios ocos e vazios que… nós sabemos…, só a razão desconhece… Vamos deixa-lo falando sozinho… igual à sua coleguinha filó… figurinha desgastada e manjada aqui no blog… quem sabe, um dia encontrem o fio da meada e resolvam escrever coisa com coisa… sem ajuda de chavões melodramáticos e assumir aquilo que hoje… não conseguem convencer a ninguém… quanto mais a si próprios…

  • 49 analítico // jan 7, 2019 at 6:14 PM

    Não adianta mesmo
    tem que baixar o nível ak porque os iludidos e frustrados de vaginha que acho que são apenas alguns desse blog

    a virada de PA foi numa linda avenida remodelada com mais de 20 mil pessoas organizadissima a festa
    queima fogos show num espaço do único 5 estrelas do sul de minas se bem
    não usam mais estrelas pra nenhum
    hotel

    a cidade está franco progresso e desenvolvimento
    só ver
    grandes obras agora 2019 remodelação da entrada principal e centro antigo pois temos
    novo centro

    Nossa arrecadação pra 2019 supera todas e quase o dobro de vaginha

    enquanto isso a EPTV mostra festa naquele buraco que é a mina

    nem se compara nem vou falar do nível
    dos frequentadores
    só ver kkkkkk

    uma lástima
    esses bloqueiros que se acham e entram no blog pra tentar fazer o que estou fazendo responder as idiotices que falam

    VCs poderiam ajudar a melhorar a qualidade da cidade vcs que vive de mídia falso como o falso ET falso PIB falso cidade média
    um buraco chamado varginha

    que amarga a quarta colocação de PIB renda per capta nem
    se fala

    Parabéns a PC que fez uma festa linda

    vaginha tem que voltar a crescer e receber investimentos porque senão será ultrapassa por Lavras e Passos e até Itajubá

  • 50 Xeretar é proibido? // jan 7, 2019 at 4:07 PM

    Com relação ainda ao assunto da Eptv…, com permissão do blogueiro Caio Cesar, segundo seus comentários no dia 4 de janeiro de 2019, at 10:59 AM., “…portanto o que está acontecendo com Pouso Alegre? Esta crise financeira, demissões dos servidores, basta dar um chuvisco e a cidade fica inundada (problema que já teria que ter sido resolvido a muito tempo), para onde vai este dinheiro todo? Muito estranho, vocês estão precisando cobrar o prefeito dai, é muito dinheiro sem retorno para os contribuintes de pouso.”

    Como veem, não estamos inventando nada… é assunto que foi motivo de comentários e de chacotas pelos vários blogueiros que aqui frequentam… Aliás, com relação ao chuvisco e a cidade fica inundada… nós o conhecemos de há muito tempo. Contar lorotas, vocês vem aqui blog e esparramam tudo que é lorota, algumas lorotinhas insignificantes… porém, a maioria é tudo lorotona grande, de cair o queixo de qualquer cristão…
    E agora…, como é que nós ficamos? Como estão vendo, não estamos inventando nada, não é mesmo?

  • 51 teo // jan 7, 2019 at 12:19 PM

    Nunca dou a minha opinião aqui… sempre que faço algum comentário, apresento dados oficiais e cito as fontes…. Falar, falar e falar é fácil….

  • 52 teo // jan 7, 2019 at 12:16 PM

    Milhares de pessoas na Festa da Virada promovida pela Prefeitura

    http://www.pousoalegre.mg.gov.br/novo_site/noticia_detalhe.asp?id_not=828

  • 53 Xeretar é proibido? // jan 7, 2019 at 11:44 AM

    A comoção é tanta… kikiki… que nossos Hermanos pousoalegrinhos inventam todo tipo de argumento… mas o mais engraçado é que não convencem a ninguém, nem a gregos ou troianos… nem a eles mesmos… kikikiki… Em resumo: a Eptv mostrou alguns rojões soltados ai no centro da cidade das mil maravilhas, apenas isso, sem multidão nenhuma … ao passo que em Varginha… a reportagem mostrou claramente… fartamente … prá ninguém poder desmentir… a festa da virada com a presença de mais de 10.000 mil pessoas na Praça da Mina… kikiki… Meus prezados Hermanos… a mentira tem perna curta… Quanto à presença do prefeito com pires na mão… kikiki… quem assistiu à reportagem viu claramente o que apareceu e mais a lamuria do seu prefeito… Ou será que a Eptv está forjando reportagens de fatos que não aconteceram?… kikiki… Chega de frescura… professorinho de escola rural…aceita a verdade e não venha aqui com essa prosopopéia oriunda da sua cabeça cheia de tanto ouvir múúúúúúú…

  • 54 Xeretar é proibido? // jan 6, 2019 at 9:47 AM

    Nossos Hermanos pousoalegrinhos são muito engraçados… Quando surge alguma noticia a favor de sua cidade das mil maravilhas… kikikiki…, soltam rojões e aprontam o maior estardalhaço… Agora, quando é o contrário… murcham e ficam caladinhos… Ficam tão comovidos que não conseguir comentar nada… E agora, presados hermanos… a noticia é bem clara e todo mundo já sabe que o seu prefeito deu uma entrevista na Eptv com pires na mão… e etc., não vou repetir… E agora, quais são seus comentários a respeito? REPETINDO… A COMOÇÃO… MEUS PREZADOS… É DE VOCÊS, NÃO É NOSSA… KIKIKIKIKIKI………….

  • 55 teo // jan 5, 2019 at 5:50 PM

    Vai ter concurso agora no começo do ano para a Prefeitura de Pouso Alegre, os salarios estão em dia, o décimo terceiro foi pago antes dos funcionários de Varginha…Foi realizada pela Prefeitura uma mega festa da virada no final de ano…A cidade está limpa, não tem praças com sujeira… e a todo vapor…. é sabido que o Estado deve uma fortuna para as prefeituras mineiras, mas isso não modificou em nada à rotina da cidade,essa tal reportagem que não sei qual é, só repercutiu aí em Varginha…. aqui a vida segue normal, afinal somos a nona cidade que mais arrecada em Minas…

  • 56 Xeretar é proibido? // jan 5, 2019 at 9:19 AM

    A comoção… é da parte de vocês… não nossa… Vocês não conseguem justificar a noticia da Eptv… que mostra seu prefeito com pires na mão, e falando textualmente que vai ter demissão de funcionários concursados… kikikiki… São vocês que estão sem saber como justificar e explicar a noticia transmitida pela televisão… Nós estamos apenas curiosos… ao passo que vocês é que estão com muita comoção… ou melhor, não estão sabendo se justificar aqui no blog… Criem juízo na cachola e expliquem tudo direitinho… sem frescura…. kikikik…

  • 57 Xeretar é proibido? // jan 4, 2019 at 7:43 PM

    A comoção… é da parte de vocês… não nossa… Vocês não conseguem justificar a noticia da Eptv… que mostra seu prefeito com pires na mão, e falando textualmente que vai ter demissão de funcionários concursados… kikikiki… São vocês que estão sem saber o que justificar a noticia gravada… Criem juízo na cachola e amadureçam … kikikiki

  • 58 teo // jan 4, 2019 at 5:28 PM

    Não entendi o que aconteceu só publiquei dados do site do governo do Estado de Mg, e dados atualizados, porque tanta comoção? Não critiquei os estudos que justificam a GRANDEZA DA PRINCESA… não falei mal do shopping, nem do aeroporto fantástico, muito menos do PRIMEIRO PORTO SECO do Brasil…. não entendi o porquê de tanta comoção…

  • 59 Xeretar é proibido? // jan 4, 2019 at 11:32 AM

    Caladinhos… kikikiki.. . Segundo outro blogueiro “E o prefeito de Pouso Alegre com um pires na mão no jornal da Eptv? Kkk… Vai ter até demissão de funcionários concursados….VERGONHAAA…” e aí prezados pousoalegrinhos… não vão se manifestar??? Quando é para depreciar nossa Varginha… surgem aos borbotões, metendo o pau, criticando e aprontando o diabo contra nossa eterna Princesa do sul de Minas… Mássss… quando a noticia é contra sua cidade das mil maravilhas… FICAM CALADINHOS…. kikiki…

  • 60 Caio César // jan 4, 2019 at 10:59 AM

    Pelas informações destacadas pelo blogueiro Teo, os números que Pouso Alegre vem apresentando são de grande relevância, portanto o que está acontecendo com Pouso Alegre?, esta crise financeira, demissões dos servidores, basta dar um chuvisco e a cidade fica inundada (problema que já teria que ter sido resolvido a muito tempo), para onde vai este dinheiro todo? Muito estranho, vocês estão precisando cobrar o prefeito daí, é muito dinheiro sem retorno para os contribuintes de pouso.

  • 61 Xeretar é proibido? // jan 4, 2019 at 9:56 AM

    Tem blogueiros que acabam revelando sua face autentica de complexo de superioridade… sem querer… querendo…, acabam por confessar que se acham os melhores e os mais desenvolvidos aqui no sul de Minas… Prezados, isso chama-se complexo de superioridade… porém, contudo, todavia… se esquecem de que Varginha tem uma infra-estrutura muito mais desenvolvida, conforme os diversos prêmios e citações de entidades como Sebrae e outras…, mostrando as verdadeiras potencialidades da eterna Princesa do sul de Minas. E nem por isso ficamos aqui blog contando vantagens…, soltando foguetes , rojões e com isso querendo mostrar que somos superiores às demais cidades vizinhas… Nós, varginhenses somos comedidos e autênticos, não precisamos contar vantagens, nossa cidade tem uma infraestrutura superior às demais, e mesmo assim não ficamos na posição de prima-dona no sul de Minas, diferente do caso de outra cidade que tem complexo de superioridade extravasada por seus comentaristas, que agem iguais ao locutor da rádio portenha, durante a 2ª. guerra mundial que assim se expressava: “Fala a rádio portenha de Buenos Aires…, falando para a Argentina…, para as Américas e para TODO O MUNNNNNDDDDDOOOOOO….”
    Sem mais comentários… klikikikiki…..

  • 62 Xeretar é proibido? // jan 4, 2019 at 8:55 AM

    Nosso professorinho… de escola rural (múúúúúúúú….) não perde tempo em vir aqui neste espaço livre prá azucrinar a vida dos blogueiros varginhenses … contando vantagens ultrapassadas da sua cidade das mil maravilhas … Aí na sua cidade onde basta uma chuvinha de verão prá entupir as galerias subterrâneas e exalar aquele odor caracteristico…. fétido e nauseabndo… não tem blog? kikikikiki….. Não seja mal educado… responda com delicadeza sem apelar, viu?… kikikiki….

  • 63 teo // jan 3, 2019 at 7:34 PM

    Transferência de Impostos a Municípios

    Pelo valor total dos impostos transferidos aos municípios, Pouso Alegre ocupa o 9º lugar dentro do estado de Minas Gerais…

    Período: Janeiro/2018 a Dezembro/2018

    Dados atualizados em: 03/01/2019

    http://www.transparencia.mg.gov.br/transferencia-de-impostos-a-municipios

  • 64 teo // jan 3, 2019 at 7:11 PM

    Transferência de Impostos a Municípios – Período: Janeiro/2018 a Dezembro/2018
    Dados atualizados em: 03/01/2019 – Em milhões de reais
    Município ICMS IPI IPVA Total
    POUSO ALEGRE 122,800 2,350 25,720 150,890
    EXTREMA 115,024 2,200 5,362 122,588
    P. DE CALDAS 83,678 1,607 30,986 116,273
    VARGINHA 59,403 1,104 22,155 82,663

    http://www.transparencia.mg.gov.br/transferencia-de-impostos-a-municipios

    São dados oficiais, do site do estado de MG atualizadíssimos… para observação e reflexão

    Agora não estamos falando mais de PIB…

  • 65 Xeretar é proibido? // jan 3, 2019 at 2:16 PM

    Gostei do puxão de orelhas que o blogueiro mandou para as filomenas da vida…, para os que vem aqui constantemente azucrinar os blogueiros varginhenses que não tem nada a ver com a cidade de P.A.: como o blog é de Varginha, não somos obrigados a aturar provocações de comentaristas de outras cidades, que aqui vem provocando contando vantagens e só vantagens da sua cidade… Aquietem-se, sejam mais racionais, menos provocativos e respeitem quando varginhenses vem aqui respondendo à essas infantis e irresponsáveis provocações. Isso posto, experimentem mudar de tática…, sejam menos bélicos, respeitem os direitos de blogueiros varginhenses… e verão como as coisas mudarão em I00 por cento. Falou, prezado blogueiro ?

  • 66 METRÓPOLE // jan 3, 2019 at 11:42 AM

    Pessoas incultas que não entendem estudos realizados por entidades respeitadas e idôneas, baseadas em fatos, comparativos com países de primeiro mundo e de destaque no planeta, que já passaram por processos parecidos como nos USA e Europa. São pessoas que não acrescentam nada, que não entendem nada, falam pelos cotovelos. Eu não estou aqui para denegrir a imagem das outras cidades do Sul de Minas, até porque acho importante que todas se desenvolvam, e acrescentem positivamente a região, mas Varginha tem um papel importante e relevante para o desenvolvimento para o estado de Minas, e desde que foi fundada, a cidade mostrou vestígios de Feeling para os negócios, investimentos, progresso, a cidade por si só gera essa tendência de crescer, de atrair, mesmo que se depare com governos que não saibam aproveitar essa qualidade. Portanto é um estudo importante onde destacaram Varginha, por representar muito bem o que está acontecendo com muitos municípios médios do Brasil. Portanto o que eu quis foi justificar porque Varginha se destaca, ao ponto de ser a primeira cidade em desenvolvimento econômico no Sul de Minas e a quinta no estado de Minas, e não ficar de mi mi mi. A cidade é importante sim, cresce sim, e é destaque no país. Leiam o estudo, quem quiser entender o porque. E parem com comentários infundados e desmiolados.

    http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais/ST_Sessoes_Tematicas/ST%201/ST%201.7/ST%201.7-05.pdf

  • 67 Analitico // jan 3, 2019 at 11:18 AM

    Na verdade a maioria dos comentários refletem um complexo de inferioridade desses niks falsos

    Estamos numa nova era de conciliação de busca por progresso e ordem verdadeiros e a maioria bairrista vem ak colocar suas frustrações em dados
    ou números
    vivemos em
    cidades
    ruas casas

    não vivemos no porto seco no aeroporto ou na polícia federal ou mesmo dentro de uma pequena emissora de tv

    a cidade vive com
    gente satisfeita ou não

    somos da mesma região do mesmo estado do mesmo país e do mesmo planeta e parecemos que somos diferentes sendo que somos do pó e a ele voltaremos

    começou 2019 e começaram as igonorancias maledicências

    quem é melhor que quem ????

    quem vive com PIB no bolso
    ?

    quem
    vive na cidade sem problemas ?

    O blog permite e o usuário não entende joga lixo na rua mesmo por isso ainda somos terceiro mundo quiçá segundo daqui a décadas …..

  • 68 Xeretar é proibido? // jan 2, 2019 at 3:46 PM

    Vou repetir mais uma vez, gostosamente, a matéria do blogueiro Eu Aqui: “Varginha tem a seu favor estar no centro do sul de Minas e ser a cidade Polo com maior população dependente. Se pegarmos num raio de 100 klm. a população que depende de Varginha dá de 2X da região de Pouso Alegre e 4X da Região de Poços. Este é o segredo do sucesso de Varginha.” Aliás, o próprio Ministerio dos Transportes valoriza o fato de Varginha ser o centro duma microrregião com alto poder aquisitivo como Alfenas, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Coqueiral, Eloi Mendes, Fama, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçú, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Thomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Querem mais?

  • 69 Xeretar é proibido? // jan 2, 2019 at 3:35 PM

    Por mais que os pousoalegrinhos tentem esconder as verdades sobre sua cidade das mil maravilhas… kikikiki… não conseguem! Veja a menção de outro blogueiro : “E o prefeito de P.Alegre com um pires na mão no jornal da Eptv? Vai ter até demissão de funcionários concursados… VERGONHAAAAA….. “ Quanto à desmiolada fió… com suas “babaquices…”, sem comentários… O trabalho apresentado pelo METRÓPOLE, exposto na XVII ENAMPUR de São Paulo é a base do premio que Varginha ganhou do SEBRAE MG. Recolha-se na sua insignificância… filòsinha retardada e que adóra apanhar do seu cafetão… kikikikikiki…………..

  • 70 Varginhense feliz e de bem com a vida // jan 2, 2019 at 3:21 PM

    Excelente a idéia do prezado blogueiro Metrópole, ao publicar o endereço do primoroso e elucidativo trabalho da Mestranda Helen Ribeiro Rodrigues e da Prof. Doutora Tereza Cristina de Almeida Faria, na XVll ENANPUR/SPaulo-2017: O reflexo da reestruturação produtiva nas cidades médias / o caso de Varginha /MG.
    Vou reproduzir alguns trechos do valioso e elucidativo trabalho.
    “O município de Varginha…, conta com localização privilegiada e estratégica, equidistante das três principais capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em razão de situar-se na região sul do estado de Minas Gerais.”
    “O município possui o Porto Seco Sul de Minas, que consiste em uma estação aduaneira do interior (EADI). Na cidade, existem diversas empresas que atuam na área de comercio exterior, e que trabalham diretamente com serviços de importação e exportação, fator que influenciou grandes empresas multinacionais a montarem unidades na cidade e região, como Phillips-Walita, Phillips Lighting, CooperStander, Coledtek, Plascar, dentro outras, resultando em um total de 5.271 empresas atuantes em Varginha.”
    “No fim da década de 1940, no governo de Getulio Vargas, foi construído o aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, preparado para prestar informações eficientes à navegação aérea.. Suas instalações foram melhoradas em 1951, com a construção do terminal de passageiros que foi reformulado em 1987. A partir dez 1984, com o balizamento do aeroporto (iluminação noturna), a cidade passou também a servir de ponto de convergência e vértice do tráfego aéreo.”
    “A partir da década de 1960, o parque industrial contemporâneo de Varginha começou a tomar forma com empresas como Moinho Sul Mineiro, Café Bom Dia, Polo Films, Plavigor, FL Smidth, Heat Master, CBC-Cia. Brasileira de Caldeiras, Cooper Standard, entre outras…”
    * Nosso Porto Seco, primeiro porto seco a funcionar no interior do pais, foi autorizado pelo governo militar em l978, graças ao trabalho do senador Morvan A.de Resende, natural de Varginha/MG.* (comentário nosso)
    “Recentemente foi construido em Varginha o CIT – Condominio Industrial Tecnologico, um parque tecnológico de propriedade do Porto Seco que tem como propósito abrigar entidades de alta tecnologia e centros de distribuição, tendo dentro da área serviços aduaneiros, transporte aéreo e terrestre, escritórios administrativos e incentivos fiscais..”
    “Em 2012, o Porto Seco Sul de Minas foi transferido para esse Condominio Industrial Tecnologico e o aeroporto da cidade está em processo de elevação de categoria para atender o fluxo cargueiro além de passageiros.” Observação nossa: Recentemente, o Ministério dos Transportes classificou o aeroporto de Varginha como Regional A.
    “Atualmente, o Municipio de Varginha possui seis (6) distritos industriais, sendo eles: Distrito Industrial Claudio Galvão Nogueira : Condominio Walita, Distrito Industrial J.K.: (Interflex, Metalúrgica Varginha, dentre outras), Distrito Industrial Reinaldo Foresti: (P lascar, Café Rio Doce, etc.,) Distrito Industrial Miguel de Luca: (Coleção, KOP, etc.), Condominio Industrial l : (Proluminas, PPPrint, Electroplastic, EcoBrasil, etc.) próximo à Fazenda Experimental do Pro-Café, Condominio Industrial ll : (Leste Minas, Café Rio Doce, UNICAFÉ, etc) e um Condominio Industrial Tecnologico (CIT), pertencente ao Grupo Unecom, que atua junto ao Porto Seco e se encontra no entorno do sitio aeroportuário da cidade. “
    “O espaço delimitado pelos dois ambientes industriais (Cond. Ind. I e ll ): conta com empesas como: Phillips do Brasil Ltda-Divisão Walita, Phillips Lighting, CRW , Wellus Brasil, FBM Transportes Ltda., Nova Página, Trans-Lume, Dexcom, Enermax Sistema de Energia, Armazens Gerais Leste de Minas, entre outras.
    “A rodovia Fernão Dias tem uma importância fundamental na região, pois faz parte do mais relevante eixo rodoviário nacional, interligando os três principais estados do Brasil e da região Sudeste, transformando-se em um corredor de transporte tanto para o mercado interno como para a exportação. “
    “O município de Varginha foi um dos mais influenciados pela rede de fluxos estabelecidos pela BR-381, e passou a polarizar uma série de serviços e industrias, AUMENTANDO O SEU PESO NÃO SÓ NA MICRORREGIÃO DA QUAL É CENTRO, MAS TAMBÉM NA MESOPREGIÃO DO SUL DE MINAS.”
    • Finalizando: O primoroso trabalho da reestruturação produtiva nas cidades média: o caso de Varginha/MG é muito extenso, compõe-se de l9 páginas, sendo que extrai alguns tópicos mais importantes. \Quem quiser le-lo na integra, acessar o endereço citado pelo prezado blogueiro comentarista METRÓPOLE, a quem enviamos nosso muito obrigado pela utilíssima contribuição.

  • 71 Tiego Nunes // dez 29, 2018 at 6:53 PM

    E o prefeito de Pouso Alegre com um pires na mão no jornal da Eptv? Kkk
    Vai ter até demissão de funcionários concursados… VERGONHAAA

  • 72 Filomena // dez 28, 2018 at 8:54 PM

    Sr. METRÓPOLE! NUNCA VI UM TRABALHO TÃO DESCABIDO E MENTIROSO! FOI VC QUEM INVENTOU ESSAS BABAQUISSES?

  • 73 METRÓPOLE // dez 28, 2018 at 9:50 AM

    Quem quiser entender o porque Varginha foi classificada como a primeira cidade e a quinta de Minas Gerais com maior desenvolvimento econômico, leiam um estudo feito na XVII ENAMPUR São Paulo em 2017, o reflexo da reestruturação produtiva nas cidades médias no Brasil. Um estudo minucioso apresenta uma análise sobre os impactos da reestruturação produtiva no espaço urbano da cidade de Varginha. Vale a pena gastar uns quinze minutos para entender o potencial da cidade em relação a região do sul de minas.

    http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais/ST_Sessoes_Tematicas/ST%201/ST%201.7/ST%201.7-05.pdf

  • 74 pepe // dez 26, 2018 at 2:15 PM

    Piranguinho ganha maior investimentos em 2019, com a grande industria multinacional de PÉ DE MOLEQUE, e vai passar o PIB de todas, aguardem

  • 75 Servidor desmotivado // dez 17, 2018 at 5:29 PM

    Varginha sendo cozida, a fogo baixo…

  • 76 AL // dez 17, 2018 at 7:06 AM

    Esse Vieira tem jeito de quem participou da quadr, digo, administração do falecido e não conforma de ter perdido a boquinha.

  • 77 Xeretar é proibido? // dez 16, 2018 at 1:01 PM

    Conforme prometido estamos retornando às nossas considerações sobre o relato do Ministério dos Transportes, em que Varginha tem à sua disposição a injeção de recursos disponíveis para modernizar seu aeroporto.

    * Continuação da matéria extraída do jornal Gaze de Varginha, de 11 de 12 de 2018. ******
    O PAN apresenta uma nova classificação para rede de aeroportos do Brasil, sendo essa classificação matricial, por função na rede e por porte de operação ou seja cada aeroporto será classificado de maneiras distintas. Com base nessa classificação da rede de aeroportos e na análise de cenários foi possível identificar o avanço da demanda e a necessidade de aumento de capacidade do setor. Dessa forma, o PAN estima uma necessidade de investimentos em todo o pais da ordem de R$ 25.5 bilhões pra os próximos 20 anos. Destes, R$ 22,9 bilhões destinam-se para a infraestrutura aeroportuária, R$ 1,8 bilhão para infraestrutura aeronáutica , e 896 milhões para segurança operacional.
    Partindo-se dessas verbas para investimentos na área portuária, há recursos para beneficiar o setor de aeroportos em todo o Brasil.
    Noticia auspiciosa para Varginha, já que nosso aeroporto está incluído entre aqueles que podem se utilizar de financiamentos a longo prazo para modernizar mais ainda e torna-lo apto para receber até aeronaves do porte de um Airbus A319, que precisa de uma pista de 1.800 metros e largura da pista de 45 metros. Comprimento da pista, já temos, o que será preciso é aumentar sua largura, de 30 metros atuais para 45 metros. Final da matéria do Jornal Gazeta de Varginha, de 11 de 12 de 2018.
    *Terminando minhas pesquisas e minhas considerações sobre assunto de tão grande importância para Varginha e para toda a região sul mineira, nosso Aeroporto Major Trompowsky tem pela frente uma vida próspera e saudável para atender toda a região citada e além de tudo, ajudar nosso Porto Seco, instalado ao lado, para transportar as mais diversas cargas para todo o pais e também, no futuro próximo, para o mundo. Dinheiro para efetuar o que é necessário, existe, capacidade e necessidade para efetuar esse empreendimento, idem. E seja o que Deus quiser. Daqui prá frente , com um Porto Seco monumental e atuante há décadas, com um Aeroporto classificado como Regional A, o término da construção da pista dupla que liga nossa cidade à Rod. Fernão Dias… só Deus pode impedir que Varginha alcance seus designios de cidade destinada a alçar voos modernos de progresso e de evolução e de retornar a ocupar seu papel como cidade líder no sul de Minas.
    Quem viver, verá ! AMÉM .

  • 78 Varginhense feliz e de bem com a vida // dez 15, 2018 at 9:37 AM

    Resolvi escrever estes comentários para tapar a boca desses infelizes do contra aqui no blog que só sabem abrir a boca desdentada e, pior: fedorenta, para falar mal de nossa Eterna Princesa do Sul de Minas!!!
    Como tantos outros felizes e inteligentes varginhenses, comprei l apto. da BRZ Investimentos no seu loteamento nas imediações do nosso Via Café Garden Shopping. Outro dia, ao pagar a mensalidade do apto. por mim adquirido, fiquei sabendo pela vendedora que já foram vendidos 832 apartamentos no referido loteamento, neste ano que está se encerrando, 2018… Já pensaram? A cidade está se desenvolvendo rapidamente em direção a E.Mendes, naquela região onde se encontra o Unis e nosso Aeroporto . São varginhenses que acreditam no potencial de sua cidade e estão aplicando hoje para poderem usufruir num futuro muito próximo! Com isso posto e bem explicado, quero mandar minha mensagem a esses escribas pagos pela má língua de pessoas sem visão e que abrem a boca aqui no blog só para falarem mal da cidade que hoje está novamente mostrando a sua potencialidade em toda a região sul-mineira! Não é propaganda paga pela empresa que fez o loteamento: Varginha é muito maior do que a língua e a maledicência desses infelizes do contra que não acreditam no que está acontecendo: Varginha, com a instalação do melhor shopping da região, com o crescimento do UNIS, com nosso Aeroporto que acabou de receber a outorga de Categoria A do Ministério dos Transportes… e apontando-lhe as alternativas para melhora-lo bem como sugerindo que existem financiamentos à longo prazo para serem aplicados nele, Varginha, se contrapondo aos infelizes do contra, está com possibilidades de novo desenvolvimento sustentável, a curto e médio prazo, À SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO ! Os novos caminho se abrem hoje principalmente resultado da duplicação da rodovia entre Varginha e a rodofvia Fernão Dias.

  • 79 Xeretar é proibido? // dez 14, 2018 at 9:16 PM

    Conforme prometido, hoje vou tratar de um assunto muito sério, a respeito do nosso aeroporto de cargas, como queiram nossos comentaristas da cidade das mil maravilhas….Trata-se do parecer e da aprovação do Ministerio dos Transportes que classifica nosso aeroporto de Varginha como Regional A. Mas, antes, vou tratar do seu porto seco, aí na sua cidade … que você , filó, se referiu a êle como o porto mais movimentado das Américas, pois nossa economia decola, nossa cidade é a mais industrializada do estado…” e tá… tá… ti… tá… tá… tá….
    Filó… em parte eu até concordo com você. Pelo que todos sabemos, o que já existe em sua cidade, é um Posto do CLIA, fazendo de Porto Seco, no momento atual, com 2 pequenos armazéns de carga e descarga, com escritório rudimentar… para atender à burocracia necessária, etc., etc… Mas, Filó… não tem nada de grandioso e nem é o Porto Seco Grandioso como você diz, o qual será o mais movimentado das Américas… filó, acorda, filó, no momento está muito longe disso, caia na real, filó…, no momento atual nossa cidade de Varginha possue o melhor Porto Seco da região, grandioso pelo projeto, com 3 imensos armazéns de carga e descarga, uma modernidade sim de Primeiro Mundo e já funcionando há décadas ! Caia na real, filó…, deixe de contar vantagens e mentiras, se não seu nariz cresce igual o do Pinóquio… kikikiki…… Com relação ao seu Aeroporto de Cargas, tão propalado por você e pelos sonhadores da cidade das mil maravilhas, filó, SÓ EXISTE NA PRANCHETA… kikikikiki…. Em seguida, prezada sonhadora filó… vou tratar do parecer do Ministério dos Transportes que classifica aeroporto de Varginha como Regional A.
    O Ministério dos Transportes divulgou em novembro o mais novo estudo sobre o setor aéreo: O Plano Aeroviário Nacional – PAN, que faz um diagnóstico do setor e prevê a necessidade de investimentos urgentes.
    Nesse estudo, desenvolvido pela Univerdade Federal de Santa Catarina, o AEROPORTO MAJOR BRIGADEIRO TROMPOWSKY, DE VARGINHA, É CLASSIFICADO COMO REGIONAL A. Segundo o documento, prezada filòsinha e prezado Analitico… essa categoria tem potencial de desenvolvimento. Mas continuando, este ano de 2018, o movimento do Aeroporto de Varginha foi de 7.441 passageiros. Segundo o parecer do mesmo Ministerio dos Transportes calcula que poderá, já em 2019, ter um movimento de mais de 170 mil passageiros e mais de l87 mil em 2020. POR ESSA RAZÃO, RECOMENDA O INVESTIMENTO, segundo seu parecer de que nosso aeroporto tem potencial de desenvolvimento. Continuando: Utilizando ainda dados do IBGE, a universidade constata que o aeroporto local de Varginha serve uma microrregião com alto poder aquisitivo como Alfenas, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Coqueiral, Elói Mendes, Fama, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçú, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Varginha. A pista do aeroporto de Varginha tem 2.100 metros de comprimento, totalmente alfaltada e largura de 30 metros, classificada tecnicamente como PCN 26. Duas vezes por semana, a Azul Linhas Aéreas opera aqui dois voos semanais com um avião modelo ATGR72-600 de 70 assentos que precisa de uma pista PCN14, Como nosso aeroporto tem caracteristica de pista PCN 26 tem folga para tanto.
    (matéria do Jornal Gazeta de Varginha, de 11/12/2018)
    * Continua no próximo Post do Blog do Madeira.

  • 80 Varginhense feliz e de bem com a vida // dez 14, 2018 at 9:35 AM

    Não quero ser desmancha prazeres…, analítico…,. porém Varginha tem seu Porto Seco instalado e funcionando há décadas, sendo o primeiro do interior brasileiro a obter autorização para funcionamento: FOI O PRIMEIRO, e isso na época da ditadura militar, lá se vão quantos anos, hein, seu contador de lorotas! Quanto à P.F. nós temos a nossa aqui instalada há tempos… Quanto à Cimed, não nos interessa, temos conhecimento de centenas de reclamações de clientes que compraram alguns produtos que não fazem efeito nenhum nos casos específicos em que são indicados ou receitados! Previsão para investimentos para nossa cidade de Varginha, principalmente após a duplicação da estrada que liga nosso município até a rodovia Fernão Dias: AGUARDEM, ESPEREM… SEUS APRESSADINHOS POUSOTRISINHOS, QUEM TEM MUITA PRESSA, COMO VOCÊS…, COMEM CRÚ, MAL COZIDO E SEM SABOR… KIKIKI…..AGUARDEM…

  • 81 Cidadão realista // dez 14, 2018 at 8:52 AM

    Nossos pousoalegrinos são cópia fiel dos hermanos argentinos: melhores em tudo, porém só aceitam nas boas coisas, porém… nos defeitos , que são maiores do que as qualidades… fogem igual diabo da cruz… kikikiki…. Mas vamos aguardar, segundo o ditado “nada como um dia após outro dia”… ou como dizem os italianos Domani es um altro giorno… Acontece que a experiência da vida nos nos ensina que um dia a casa cai… e como não aceitam… vão se estrebuchar feio no chão… E cá entre nós… sem sermos pessimistas… isso não vai demorar muito… aguardem… kikikiki…..

  • 82 Xeretar é proibido? // dez 14, 2018 at 12:07 AM

    Eis que surge agora uma nova dupla…(de cantores sertanejos, não?… adivinhem…) que vem aqui no blog do madeira entoando cantatas desafinadas em defesa da cidade das mil maravilhas…. kikikikiki….. Surpresa? Não… apenas filòsinha costumeira, que é nossa distração preferida aqui… e analítico… entoando loas desafinadas como se isso fosse a coisa mais importante de sua vida… desafinado, pusilânime… e sem personalidade para enfrentar uma entidade seria como o Sebrae Mineiro ou mesmo procurar raivoso e de nariz em pé para cutucar o Ministerio Público . Foi-lhe sugerido ambas as atitudes, se esquivou, numa prova de que não tem coragem e é apenas um frustrado em defesa daquilo que não tem capacidade para assumir ! Mas tudo bem, vamos ao que nos interessa.
    A filó continua só escrevendo o que lhe mandam escrever, não entende nada do que assina como comentários seus, na realidade não é nada disso, deve receber para fazer a palhaçada que pratica aqui no blog, dando provas de que não lê aquilo que lhe é dirigido, apenas publica… Citamos no outro comentário nosso, a realidade das industrias que estão instaladas no município de P.A.: é a mais evidente e triste realidade; o porque da instalação das industrias em seu município e o que poderá ocorrer futuramente, quando convier aos magnatas industriais encerrarem as suas industrias e se instalarem em outro local. Já citamos aqui no blog quando a fábrica de caldeiras Cia.Brasileira de Caldeiras, que dava emprego para mais de 3.500 funcionários, por não ter seu pedido de duplicação da estrada que liga nosso município à rodovia F.Dias atentido: se mandou de mala e cuia para a cidade de Jundiai, estado de S.Paulo, em 1976… Atualmente, a pequenina cidade de Extrema é séria concorrente para ocupar o lugar de P.Alegre, em no máximo 2 anos. Isto não é fantasia, já é um fato que pode acontecer… e quem viver verá!
    Mas, terminando meus comentários no momento: eu esperava uma resposta mais condizente com a atual situação, de um lado com a filosinha e do outro lado com o blogueiro que assina como analítico. Todos os dois se esquivaram, fugiram da raia, por assim dizer, e mudaram completamente o tom da discussão ou debate, como queiram… No próximo comentário, vou tratar de outro assunto que mostra a capacidade politica e econômica de Varginha, no momento. Aguardem.

  • 83 Censura // dez 13, 2018 at 10:24 PM

    Por acaso a atual Administração Municipal é infinitamente mais ditatorial com os jornalistas do que na época do PT?

  • 84 Filomena // dez 13, 2018 at 8:05 PM

    A Varginha deveria mudar de nome e passar a ser chamada de Quinta, kkkkk, é o máximo que ela consegue ser ,a quinta cidade nisso,naquilo não mais que isso , KKKKKKK…….

  • 85 Filomena // dez 13, 2018 at 7:26 PM

    É isso aí Analítico, esfrega a realidade na cara desses varginhenses que não são de nada,kkkkkkk….

  • 86 analítico // dez 13, 2018 at 3:44 PM

    então fique com os dados pra vc, pois a maior economia do sul de minas tem a seguinte ordem
    POUSO ALEGRE
    POÇOS DE CALDAS
    EXTREMA

    Só listo as 3 maiores cidades industriais do SM
    lembrando que PA recebeu em 2018
    BIOLAB fase de implantação
    Suíça de pães
    e centros de distribuição da CIMED
    inauguração da ACG indiana de cápsulas
    e PA arrecada mais que POÇOS EXTREMA ITAJUBÁ E VARGINHA JUNTAS

    até mais ….
    PORTO SECO já implantado e PF a caminho
    Novos e grandes investimentos em 2019
    aguarde….

  • 87 Xeretar é proibido? // dez 13, 2018 at 2:43 PM

    Não adianta, filó e demais puxa-sacos… o fedor oriundo do entupimento das galerias subterrâneas em sua cidade das “mil maravilhas…”, comprova que sua cidade está vivendo uma fase de exploração pelas industrias de S.Paulo que procuram um lugar onde possam ganhar dinheiro à vontade… sem a pressão do fisco… , com menos burocracia, menos despesas do que gastariam se estivem estabelecidas nos bairrões altamente industrializados da metrópole paulistana…, e como em P.A. ganham mais e com muito menos despesas… e o resto… tudo compensa… Já sei, filó… você não entendeu nada do que leu aqui (será que leu?…) também, pudera, na sua cabeça não cabe nem o bom senso nem o certo e o errado…, o que mandam você escrever, você escreve e mesmo assim, não entende nada do que escreve… Mas, tudo bem… continue assim, escrevendo garranhos e bobagens que não correspondem às realidades da sua cidade das mil maravilhas… explorada pelos magnatas das empresas estabelecidas em sua cidade como disse acima… na maioria paulistas.., pagando pouco por isso e usufruindo muito mais do que sua prefeitura ( petista ainda…), e sem autoridade para proibir o excesso de irregularidades aí cometidas… Entendeu, sua delinquente esquizofrênica e paga para escrever bobagens e tendo que ouvir as verdades sobre sua cidade das “mil maravilhas…” ENTENDEU TUDO, FILÓ ? … KIKIKIKIKI…………

  • 88 Xeretar é proibido? // dez 12, 2018 at 10:31 PM

    Prezado Analitico: os dados são do SEBRAE, uma autarquia tradicional, séria e que não corre atrás de verbas prá sobreviver… Dirija-se ao Sebrae… meu prezado e exija dos ilustres e responsáveis profissionais daquele tradicional Instituto Mineiro, filiado ao SEBRAE Nacional, maiores explicações sobre a divulgação por eles feita publicamente ! Seja macho e chame-os por mentirosos e falastrões se achar que eles são assim… FALOU???… Ou, seja mais direto, dirija-se ao nosso Ministério Público e tome suas providências cabíveis… Volte aqui depois e nos conte como foi o encontro… TÁ? Antes disso… não fique aqui no blog contando vantagens e arrotando arrogancia e braveza… numa democracia é assim que as coisas funcionam e acontecem normalmente!!! Falando o português claro e limpido de Camões… aqui ninguém tem medo de sua braveza e muito menos de sua cara que deve ser bem feia….. kikikikikiki……

  • 89 METRÓPOLE // dez 12, 2018 at 9:59 PM

    Varginha mesmo com governos relapsos, vem se desenvolvendo e com destaque, deixando cidades como Uberlândia, Divinópolis, Pouso Alegre e Poços para trás. Imagina se fosse governada de verdade, seria impossível deter o crescimento desta imponente cidade. E os incomodados, que duvidam da lisura da pesquisa, é fácil processem o SEBRAE, porque é este órgão o responsável pelo resultado.

  • 90 teo // dez 12, 2018 at 8:17 PM

    Parabéns à Varginha! Mas gostaria de entender melhor esse índice, que coloca Uberlândia fora das dez melhores (13ª) e inclui São João del-Rei. E Extrema só aparece em 24ª…

  • 91 Xeretar é proibido? // dez 12, 2018 at 7:10 PM

    Prezado Analitico: os dados são do SEBRAE, uma autarquia tradicional, séria e que não corre atrás de verbas prá sobreviver… Dirija-se ao Sebrae… meu prezado e quebre a cara ao se dirigir aos ilustres e responsáveis profissionais daquele tradicional e responsável Instituto Nacional. Seja macho e chame-os por vigaristas e falastrões como você na realidade é… FALOU???… Volte aqui depois e nos conte como foi o encontro… TÁ?

  • 92 Cidadã Indignada // dez 12, 2018 at 4:21 PM

    Milagre até agora a denominada Filó não dar o ar da graça aqui nos comentários? Será que já tá de férias? kkkkkk

  • 93 Analítico // dez 12, 2018 at 3:54 PM

    varginha à frente de Uberlândia e outras cidades mais ricas maiores e melhores
    me engana que eu gosto……

    POUSO ALEGRE gerou mais de 1000 empregos em saldo positivo em 2018
    varginha apenas 100 e alguma coisa

    PA tem maior PIB ado sul de Minas

    VGH está atrás de PA POÇOS EXTREMA
    PA recebeu mais de 1 BILHÃO em aportes nos últimos anos

    vgh sequer um média indústria

    REVISTA EXAME poe PA em 29 no país em melhor cidade pra receber investimentos

    engraçado está classificação ai

    qual itens avaliados
    quem mediu ???
    são dados aproximados ????
    qual metodologia ?????

    gente poupe nos de discussões vazias e infundadas
    PA desenvolveu muito mais que vgh ultimamente ou melhor nos últimos 10 anos e vgh que vive iludida ainda …UM dia a casa cai …..

  • 94 Bolsomito // dez 12, 2018 at 12:07 PM

    E os antis piram kkkkk

  • 95 Vieira // dez 12, 2018 at 10:38 AM

    Tem que Rir de uma Materia dessa, quanta Mentirada, cade o Desenvolvimento da nossa Cidade, cade os empregos, cade a alta da economia.
    Cade as novas Empresas ????????

    Pelo amor de Deus, Materia para chamariz de Leitores.

    Me Poupe, Varginha esta longe de estar na quinta posição.

    Torço muito sim que nossa Cidade, se desenvolva, que cresça, que gere sempre novos empregos.

  • 96 Bolsomito // dez 12, 2018 at 10:36 AM

    Cadê os puxa-saco de Pouso Alegre ???

Deixe um Comentário