Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]com.br

“Meu coração quer cantar”: teatro musical será na próxima semana

agosto 9th, 2018 · Sem comentários

O Projeto Jovem Tour 2018, apresenta a comédia musical “Meu coração quer cantar”. Será na quinta (16/8), às 20h, no Theatro Capitólio, em Varginha. Os ingressos custam 60 reais (inteira) e 30 reais (meia). No final do espetáculo, uma pessoa da plateia será sorteada para jantar com o elenco e também haverá uma sessão de fotos e autógrafos. O espetáculo mostra de uma forma bem-humorada sobre a dor e a delícia de se estar apaixonado e brinca com o lado ridículo daqueles que foram flechados pelo cupido. O elenco é formado pelos atores Guilherme Leican (o Artur da novela Tempo de Amar) e Diego Rosa (em participação especial).

PROMO. O BlogDoMadeira sorteará cortesias. Para participar, envie e-mail com nome, RG e telefone para [email protected] e no campo “assunto” escreva: PROMO MEU CORAÇÃO QUER CANTAR.

Para saber mais sobre o espetáculo, clique no título.

banner-loteamento-jardins

Texto/Direção: FRANCIS MAYER
Roteiro Musical: GUILHERME LEICAM/FRANCIS MAYER
Direção Musical: LUCAS CORRÊA
Produção Musical: DANIEL COUTO

Coletânea de textos para um espetáculo solo-musical (Caetano Veloso, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa e Ferreira Gullar)

Elenco
GUILHERME LEICAM (o Artur da novela “TEMPO DE AMAR”)
DIEGO ROSA (em participação especial)

SINOPSE – O espetáculo mostra de uma forma bem-humorada sobre a dor e a delícia de se estar apaixonado e brinca com o lado ridículo daqueles que foram flechados pelo cupido. A dramaturgia do texto utiliza citações de como poemas de grandes autores se transformaram em canções de sucesso. Esse enredo é pretexto para que GUILHERME LEICAM tente investigar em suas canções as razões que levam aqueles que se deixam contagiar pela paixão e acabam traídos pelas armadilhas do amor a continuarem a investir nas ciladas do coração. O grande público gosta de música romântica. Especialmente aquelas que fazem sangrar o coração. Tipo separação, abandono, traição.

O roteiro está cheio delas. Os compositores dizem que a desilusão é combustível clássico para as músicas. O espetáculo é costurado por números musicais que se encaixam organicamente na narrativa, tipo “Amor & Música”. “MEU CORAÇÃO QUER CANTAR” reafirma a opção do diretor Francis Mayer na produção de musicais, iniciada com “ANGELA MARIA – LADY CROONER”, encenada com sucesso no Rio de Janeiro. No palco, presenciamos o embate do anti-romântico (DIEGO ROSA) e do apaixonado inveterado (GUILHERME LEICAM). Esse confronto se concentra nos próprios personagens. E não entre eles, mas consigo mesmos. A estrutura narrativa é sofisticadamente simples. O autor começa citando a letra da “Canção de Protesto” de Caetano Veloso para questionar os espectadores sobre a eterna fixação dos compositores em escreverem tantas canções de amor. E vai mais longe na provocação quando cita o poema “Todas as cartas de amor são ridículas” de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa). Assim sendo, a eterna luta entre o “bem” e o “mal” se estabelece. Mas, o “happy end” é garantido. Quando não houver mais fé nem esperança, o amor sobreviverá.

Em 1h20 de espetáculo, temos o privilégio de acompanhar um roteiro de várias canções que se transformaram em sucessos inesquecíveis. Mas que um dia foram poemas, como exemplo: “Marcha” de Cecília Meireles se transformou na romântica “Canteiros” na voz de Fagner, e o comovente poema “A Via Láctea” de Olavo Bilac virou a belíssima “Divina Comédia Humana” na voz de Belchior.

O “Projeto Jovem Tour” – que em 2018 comemora o seu 26º ano de sucesso – sem patrocínio ou lei de projetos de incentivos fiscais – consiste em promover a cultura pelo país levando espetáculos para capitais e interior do país, investindo na formação de novas plateias, inclusive, levando espectadores adolescentes ao teatro pela primeira vez.

O diretor Francis Mayer – dramaturgo/cronista de costumes e experiências juvenis – fotografa o universo e o comportamento dos jovens em sintonia com a sua recepção. Seus espetáculos alcançam o espectador pelo efeito de identificação de sua temática, que reproduz momentos dos relacionamentos teenagers, inseguranças, papel social e idealismo, registro de banalidades e exageros cotidianos da idade das descobertas e tantos outros sentimentos do vocabulário do gênero.

Empatia imediata – A peça busca uma empatia imediata da plateia, oferecendo durante 1h20, um espetáculo sem concessões, contada com um humor sutil e inteligente, em ritmo ágil, com personagens bem delineados buscando uma boa performance dos seus intérpretes. Com pesquisa apurada no roteiro musical, o diretor buscou driblar a caricatura, sem estereótipos, extraindo do elenco um trabalho sensível, sem abrir mão da crítica social contida no texto.

“MEU CORAÇÃO QUER CANTAR” é um espetáculo indicado para o público jovem, uma plateia cada vez mais impaciente, acostumada a ser alimentada pelo ritmo alucinante da televisão e da internet, mas que respeita sua capacidade de raciocínio e reflexão. Ainda que seja também recomendável para toda a família, o desafio é conseguir tocar o público-alvo, porque a missão do teatro não é só formar o público. É formar consciência também. Consciência de que este país deve andar em direção firme nas suas ambições de cidadania, ou seja, financiar iniciativas culturais,
mas também propor uma discussão séria sobre temas contundentes. Não esquecendo que a função do teatro é emocionar, mas é também é entretenimento.

Francis Mayer já dirigiu outros espetáculos para jovens, como: “Os Meninos da Rua Paulo” com Bruno Gagliasso, Erik Marmo, Sergio Hondjakoff, Theo Becker e Thiago Mendonça; “Namoro” com Natália Lage, Renata Castro Barbosa, Juliana Martins e Fernanda Rodrigues; “Se Você Me Ama…” com Danielle Winits, Patrícia de Sabrit, Java Mayam, Paloma Duarte, Jorge Pontual e Nico Puig; “Nó de Gravata” com Luana Piovani, Carmo Dalla Vechia, Nádia Lippi e Felipe Folgosi; “As Meninas” com Bianca Rinaldi, Juliana Martins, Gisele Fraga e Daniela Faria; “Teen-Lover” com Juliana Silveira, Henri Castelli, Mateus Rocha, Vanessa Bueno, Java Mayam, Bruno Gagliasso e Luka Ribeiro, “Zero de Conduta” com Márcio Kieling, Fernando Pavão, Gustavo Haddad, Thiago Mendonça e Pietra Ferrari, “Preciso dizer que te amo” com Fernando Pavão, Ticiane Pinheiro, Rodrigo Phavanello, Roberta Foster e Jonathan Nogueira; “Juventude & Cia.” com Monique Alfradique, Java Mayam, Theo Becker e Daniel Zettel, “Vem Comigo” com Cleiton Morais, Carina Porto, Nicole Puzzi e Rodrigo Andrade; “Falou Amizade” com Paulo Nigro, Pedro Nercessian e Rodrigo Einsfeld, “Os Campeões” com Guilherme Leicam, Julio Oliveira e Paulo Vilela; “Pais & Filhos” com Eduardo Coutinho, Pedro Van-Held e Diego Lagos; “Herdeiros” com Guilherme
Leicam, Maurício Silveira, Eliseu Carvalho e Keff Oliveira e “Os Estudantes” com Lucas Cordeiro, Bernardo Velasco e Rodrigo Dorado.

Produção-Rio
FRANCIS MAYER (21) 9.9968-3918 – email:[email protected]

Tags: Lazer · Promoções

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário