Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pesquisa aponta Varginha como a 5º cidade mais pacífica do Brasil

junho 21st, 2018 · 5 Comentários

Varginha é a quinta cidade mais segura do Brasil. É o que mostra a pesquisa Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros, lançada no último dia 15, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Foram analisados 309 municípios com mais de 100 mil habitantes em 2016, último ano disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Os cinco mais pacíficos, segundo o Atlas da Violência 2018, são: Brusque (SC), Atibaia (SP), Jaraguá do Sul (SC), Tatuí (SP) e Varginha (MG). Os três mais violentos são: Queimados (RJ) e os baianos Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro e Lauro de Freitas.

Clique no título para mais informações.

anuncio gvs3 1

Enquanto os três mais pacíficos tem taxas de morte violenta de 4,8 a 5,4 a cada 100 mil habitantes, nos três mais violentos as taxas sobem para 107,7 a 134,9. A pesquisa considera mortes violentas a soma de agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima.

O estudo analisou indicadores de educação infanto-juvenil, pobreza, gravidez na adolescência, habitação, mercado de trabalho e vulnerabilidade juvenil. Os municípios com menor acesso à educação, com maior população em situação de pobreza e maiores taxas de desocupação apresentam maiores taxas de mortalidade violenta.

A pesquisa chama a atenção para pontos como o comprometimento do político principal (seja presidente, governador ou prefeito) com a vida das pessoas. O prefeito de Varginha, Antônio Silva confirmou que “temos uma educação de qualidade, investimentos muito fortes na área social com programas para idosos, moradores de rua, crianças com necessidades especiais, de inclusão dos deficientes, casa lar para crianças que estão em situação de fragilidade e apesar dos números e resultados serem bons não podemos baixar a guarda e por isso prosseguimos também com outros investimentos em prol da população como a Guarda Civil Municipal que com agentes e novas viaturas atuam para colaborar com a segurança no município, a exemplo do trabalho da PM que tem excelentes programas juntos à comunidade, e de outros segmentos”.

Também o vice-prefeito Verdi Melo comenta o resultado da pesquisa. “Isso vem mostrar, mais uma vez que estamos no caminho certo, investindo na Guarda Civil Municipal, trabalhando em consonância com as Polícias Militar, Civil e Federal, e trabalhando em projetos que despertem a consciência da população para pacificação, para o respeito e para o cuidado com a vida. (Com informações da Ascom PMV)

Tags: Segurança

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 OLÁ CLARICE!!!!! // jun 22, 2018 at 4:38 PM

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk segura? quando? como? onde? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o tráfico de drogas manda na cidade, aqui onde moro a lei so silêncio impera, se vc denunciar um traficante aqui vai pra vala eles ficam passando de carro ou moto na porta da sua casa, te ameaçando, é roubo que não acaba mais, e a violência só cresce nessa cidade.

  • 2 A número 1 // jun 22, 2018 at 12:06 PM

    Kkkkkkkkkk e não é que os pouso-tristinhos já estão dando pitaco, se contorcendo de inveja. Agora começam a falar que é matéria comprada, que é mentirosa, que blá blá blá blá. Sempre que Varginha é apontada como destaque em Minas, no Brasil, são pesquisas de órgãos competentes, grandes revistas, ou seja a lisura é incontestável. Fiquem quietinhos que dói menos, viu pouso-tristinhos.

  • 3 Caio César // jun 22, 2018 at 12:04 PM

    Kkkkkkkkkk e não é que os pouso-tristinhos já estão dando pitaco, se contorcendo de inveja. Agora começam a falar que é matéria comprada, que é mentirosa, que blá blá blá blá. Sempre que Varginha é apontada como destaque em Minas, no Brasil, são pesquisas de órgãos competentes, grandes revistas, ou seja a lisura é incontestável. Então fiquem quietinhos que dói menos, viu pouso-tristinhos.

  • 4 teo // jun 21, 2018 at 8:43 PM

    Parabéns a Varginha e Lavras pelas suas colocações no ranking no Atlas da Violência do IPEA. Mas, analisando os itens do mesmo atlas podemos chegar a diversas conclusões…
    _ O ranking mostra dados sobre Homicídios, Educação, Pobreza, Trabalho, Habitação, Gravidez na Adolescência e Vulnerabilidade Infantil, e se analisarmos veremos que o ranking é somente sobre o número de Homicídios, está em primeiro lugar a cidade de Brusque, que não é a que tem os melhores índices nos diversos quesitos apresentados no Atlas, é a que tem os menores índices de Homicídios.
    _ Comparando pelo mesmo atlas os números de Varginha com os de Pouso Alegre, podemos verificar que Varginha está melhor nos itens Homicídios, Porcentagem de crianças pobres e Habitação (nos dois itens) , total de 04 itens, mas Pouso Alegre está à frente de Varginha em Educação (nos dois itens), Pobreza ( em dois dos três itens), Trabalho (nos dois itens), Gravidez na Adolescência e Vulnerabilidade Juvenil; total de 08 itens.
    Parabéns a todas as cidades sul mineiras, que fazem da nossa região uma das mais desenvolvidas e equilibradas do país.

  • 5 Vieira // jun 21, 2018 at 5:03 PM

    Tem rir de uma Matéria dessa né.

    PQP, Varginha esta uma Bost####.
    Não temos Prefeito.
    Não temos Saúde.
    Não temos Escolas.
    Não temos Segurança.
    Não temos Asfalto que preste.
    Não temos Emprego.
    Não temos Empresas.

    Em resumo, que Matéria mais mentirosa essa.
    Mais manipulada que nota de 1 Real.

    Tem que rir, huahuahhauhuahuaa.

Deixe um Comentário