Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

O dia a dia das “Meninas do Industrial” até o quarto lugar no Mundial de vôlei

junho 29th, 2018 · 6 Comentários

No dia 24 de maio as atletas do Colégio Industrial (Escola Estadual Domingos de Figueiredo), que representam Varginha nas competições oficiais de vôlei, quase não acreditaram: venceram a forte equipe de Santa Catarina, formada toda por atletas de, no mínimo, 1,85 de altura. A vitória por 26 a 24 (de virada), 25 a 13 e 25 a 15 mereceu toda a comemoração por dois motivos: o campeão nacional disputaria, alguns dias depois, o Mundial, na República Tcheca. Segundo: as atletas de Santa Catarina praticamente vivem apenas para o esporte. Todas já estavam com passaporte pronto para disputar o mundial.

A equipe de Varginha era o azarão. Apesar do esforço, talento e técnica, a atleta mais alta tem 1,85 metro. “Quando ganhamos, comemoramos muito, muito. Aí já pensei: como que nós vamos pro mundial?”, lembra o técnico André Pereira. Sem o passaporte, foi preciso acionar a Confederação Brasileira de Desporto Escolar que, por sua vez, solicitou o documento provisório para todas as atletas. Foi o tempo de arrumar documentação, autorizações dos pais, patrocínio (por sorte, a equipe tem uma carteira de 19 empresas que acreditam no esporte e, principalmente, no potencial das atletas e do técnico).

A prefeitura arrumou a van para ir até o aeroporto de Guarulhos, no dia 31 de março. Depois de uma longa viagem até Dubai, espera no aeroporto, conexão, chegaram na República Tcheca. As partidas foram disputadas na cidade de Brno (“Bernô”), de 2 a 10 de junho. A competição reuniu 31 delegações. André não conseguiu levar auxiliar técnico. O que dificultava um ponto primordial: eles ficavam sabendo do horário da partida pouco antes do início. Isso só mudou quando as equipes afunilaram (a partir da conquista para as oitavas de final).

O primeiro dia de jogos foi 3 de junho, com uma boa estreia: as meninas do Industrial venceram a Letônia por 2 sets a zero, parciais de 25 x 9 e 25 x 12. À noite, apresentações culturais dos países participantes, na confraternização de abertura do mundial. Mais resultados: A E.E. Deputado Domingos de Figueiredo venceu a Eslováquia por 2 sets a 0, parciais de 25 x 18 e 25 x 12. No terceiro jogo das meninas, a partida foi contra a Dinamarca. Mais uma conquista na República Tcheca: 2 sets a 0 com parciais de 25 x 21 e 25 x 13. No dia 5 de junho, mais apresentações culturais entre os 28 países que disputaram o mundial. Cada delegação apresentou costumes culturais de seu povo. A delegação brasileira arrasou com samba.

Festa das nações: cada delegação mostrou um pouco do seu país

“O que impressiona é que, em qualquer lugar que você vai, se estiver com a camisa do Brasil, é bem recebido. E todos (afirma, enfático), queriam trocar de camisa com nossas atletas”, conta André. Na quadra, as atletas também brilharam na partida contra o Chipre, vencendo por 2 sets a 0, parciais 25 x 12 e 25 x 10. Com o resultado, o Brasil avançou na competição e garantiu vaga nas quartas-de-final com a Grécia, no dia 7 de junho, quinta-feira, às 7 da manhã (a gente estava acompanhando, do lado de cá).

Mais um merecido dia de descanso: na quarta-feira 6 de junho, os organizadores promoveram uma visita às atrações turísticas da cidade de Brno. A tradutora contou a todos a história do país e da cidade. No dia seguinte, a grande partida: o Brasil derrotou a Grécia por 2 sets a zero e conseguiu figurar já entre as quatro melhores seleções do mundo! Na sexta (8/6), o desafio contra a forte equipe da Alemanha, cuja atleta mais baixa tem 1,90m (a atleta mais alta de Varginha tem 1,85m. As outras, entre 1,65m e 1,70m). A Alemanha ganhou, mas ganhou apertado: parciais de por 2 sets a 1, parciais de 25 x 22, 20 x 25 e 25 x18.

Resultado: as “Meninas do Industrial” voltaram para casa como a quarta melhor seleção de vôlei do mundo, título disputado por 28 países.

Parabéns às atletas, comissão técnica e empresários que apostaram no talento delas!

Tags: Esporte

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Josiane serafim // jul 1, 2018 at 11:41 PM

    Brasil 1×0 México

  • 2 teo // jun 30, 2018 at 8:03 PM

    Gostei também do texto, descrevendo o dia-a-dia da trajetória desde a conquista da vaga até um fantástico quatro lugar mundial. Parabéns!

  • 3 teo // jun 30, 2018 at 7:57 PM

    Parabéns as meninas do Industrial, o modelo de incentivo ao esporte estudantil praticado em varginha deveria ser seguido por outras cidades… é um sucesso!

  • 4 O Caipirinha // jun 29, 2018 at 6:40 PM

    Uai sô; Eu fiquei mais satisfeito com esta meninas la do Colégio Industrial. Duque se o Brasil ganha a Copa do Mundo. Parabéns pro seis meninas.

  • 5 rubão // jun 29, 2018 at 4:02 PM

    impressionante como a atleta mais alta de varginha cresceu 5 cm em menos de 1 mês

  • 6 rubão ladeira // jun 29, 2018 at 3:59 PM

    impressionante como a atleta mais alta de varginha cresceu 5 cm em menos de um mês

    NOTA DO BLOG: Hahaha, cochilo meu, Rubão. Corrigi. Valeu!

Deixe um Comentário