Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Aeroporto de Varginha se torna regional e deve ampliar leque da aviação no Sul de Minas

junho 5th, 2017 · 14 Comentários

aeroporto

Mudança colabora para projeto de ativação do transporte aéreo de carga e reforma do aeroporto

O Aeroporto Municipal de Varginha, Major Brigadeiro Trompowsky, começou a alçar novos voos. O aeroporto que deverá o ser o primeiro do Sul de Minas a operar voos de cargas, passou a ser regional. Antes municipal, agora é intitulado Aeroporto Regional Major Brigadeiro Trompowsky. A mudança no nome, acarreta uma série de possibilidades para o espaço, que poderá agora receber mais investimentos e ter o leque de opções de voos ampliados, caso haja necessidade ou intenção. A mudança foi solicitada pelo vereador Leonardo Ciacci, em comum acordo coma prefeitura municipal e já foi aprovada pela ANAC. 

Primeira cidade do Sul de Minas com transporte aéreo de carga-  A mudança no nome do aeroporto, também vem a calhar com os projetos para o transporte aéreo de carga na cidade. O projeto que vem sendo buscado pela prefeitura, em parceria com a empresa BH Aiport, Sebrae-MG e Azul Linha Aéreas, caminha para um desfecho. Na próxima semana, a prefeitura deverá se reunir com a Azul Linhas Aéreas para definir a regularização dos voos de carga. De acordo com informações, a empresa estaria tendo dificuldades para colocar em circulação a aeronave que faria os voos de carga na cidade. Se trata de um ATR72, que transporta até seis toneladas.

De Minas por Minas- O transporte aéreo de cargas tem grande representatividade não só para Varginha, mas também para todo o Sul de Minas. A partir do transporte na cidade, a intenção é que municípios da região deixem de transportar várias mercadorias pelo transporte rodoviário e pelo aeroporto de Guarulhos/SP; “A intenção é que essas cargas sejam transportadas em Minas. Porque hoje, essa receita financeira, deixa de ser arrecadada em Minas e é arrecadada em São Paulo, a maioria. Com a ativação do transporte aéreo aqui, esse cenário muda”, explica o Diretor do Aeroporto, Rogério Evaristo.

Reforma e ampliação do aeroporto- Outro projeto trabalhado paralelamente no aeroporto de Varginha, é a reforma e ampliação do mesmo. O projeto, faz parte do Programa de Plano de Investimento e Logística – PIU, lançado em 2014 pelo Governo Federal. A reforma deverá de contemplar a ampliação da pista de pouso e decolagem, implantação aparelhos eletrônicos e novos sistemas no aeroporto como, Papis e EPTA – Estação de Proteção de Transporte Aéreo (se trata de uma estação eletrônica). O projeto contempla também a ampliação do terminal, que atualmente entre os voos tem capacidade para comportar até 1.000 pessoas e com a reforma deverá comportar até 3.000 passageiros entre um voo e outro.

Atualmente a Azul Linha aéreas é responsável pelos voos operados na cidade.  O atendimento a passageiros utilizam as rotas Belo Horizonte/Varginha e Varginha/Belo Horizonte. Com capacidade para 70 passageiros, a aeronave turbo-hélice ATR-72-600 opera durante três dias da semana. Varginha conta ainda, com os voos fretados, que fazem parte do “Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo” -Prima, do Governo Estadual, que atende outras 11 cidades mineiras.

arena da pelada futbeer

Tags: Destaque · Utilidade pública

14 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Caio César // jun 8, 2017 at 10:04 AM

    Varginha de novo na frente, devagar vai retomar seu papel de líder no Sul de Minas, questão de tempo. Pouso Alegre está perdendo o folego, até Extrema esta deixando peazinho para trás.

  • 2 Pedro // jun 7, 2017 at 4:17 PM

    Não se iludam , a outorga para Aeroporto regional já foi concedida para Poulo Alegre em 2014. Vejo o linck: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/05/secretaria-concede-administracao-de-aeroporto-regional-a-pouso-alegre. Chupa Varginha, vocês estão muito atrasados, KKKKKK.

  • 3 Varginhense prá frente // jun 6, 2017 at 2:07 PM

    Eu não disse? A enxurrada começou… são dos famosos habitantes da cidade onde ( lembram-se do cidadão debochado ?) “basta uma chuvinha qualquer para entupir o centro e exalar um odor caracteristico, fétido e nauseabundo ???”

  • 4 Carlos // jun 6, 2017 at 10:08 AM

    Com um shopping para moscas, e um ” Airport International” bosta alegre tem mesmo o que comemorar, só que não !!!! kkkkkkk

  • 5 Ambrósio // jun 6, 2017 at 1:59 AM

    Sempre vejo a notícia que a Azul tem 3 voos semanais pra Bh, mas quando vou comprar só encontro voos segunda e sexta, 2 voos. Quanto a esse voo do governo estadual parece brincadeira. Voar naquele teco-teco e pagar 500 reais !!!!!

  • 6 Cidadão Varginhense // jun 5, 2017 at 5:37 PM

    Mais uma vez, saímos na frente de Pouso Alegre!!! Mais alguns anos e nosso PIB será maior que o de PA.

    Fora que a cidade é muito mais aconchegante!.

  • 7 Tatu-pe // jun 5, 2017 at 5:25 PM

    Notícia que os Varginhenses ouvem a décadas. Estranho, pelo que eu entendi só dependia de uma mudança no nome?! E a azul já não opera com a mesma aeronave que agora diz encontrar dificuldades para colocá-la em operação? ! Quisera Deus que esta novela tenha agora um final, é feliz, claro. Tenho minhas dúvidas.

  • 8 E.T Pensador // jun 5, 2017 at 5:25 PM

    Grande M.
    Mas aposto que os caipiras daqui vão ficar cheios de pompa… ridículo!

  • 9 Pedro // jun 5, 2017 at 3:21 PM

    Aposto que é tudo mentira, matéria para encher jornal, mais um blefe dos Varginhenses.Sem comentários. Afffff………………..

  • 10 Pouso Alegrino com Orgulho // jun 5, 2017 at 2:24 PM

    Grande m****. Mudou só o nome, mais isso não quer dizer que o aeroporto É regional. Só mudou o nome, vocês conseguem entender isso?

  • 11 Varginhense prá frente // jun 5, 2017 at 1:34 PM

    Ótima noticia para Varginha e todo o sul de Minas. Foi dada a arrancada inicial para transformar nosso aeroporto em opção para todo o sul mineiro no tocante ao transporte de cargas mais rápido e mais economico para a região. De parabéns nosso vereador Leonardo Ciacci pela iniciativa coroada de sucesso. Aguardem, meus prezados blogueiros…, logo vai começar (já começou… kkkkkk….) a enxurrada de maledicentes pouso alegrinos , os quais vão entupir o blog com suas criticas eivadas de ataques histericos … Cuidado, pouso alegrinos…o despeito em demasia faz mal para o coração e pode até causar infarte fulminantel…. kkkkkkkkkkkkkkk………………..

  • 12 Cidadã pra lá de debochada // jun 5, 2017 at 10:38 AM

    Vai começar a saga (rixa) Varginha x Pouso Alegre em 5…4…3…2…1!

  • 13 critico // jun 5, 2017 at 10:23 AM

    Complicado esse titulo com a matéria.
    A operação dele nao se tornou regional, apenas o nome. E o mais interessante ainda nao conversaram a Azul ? Ta de brincadeira ?

  • 14 PAPI BABI GRAFI // jun 5, 2017 at 10:01 AM

    Ué, e o Airport Internacional de pouso Alegre?? Mas uma vez, a cidade que beira a Fernão Dias, vai ficar vendo os Airbus Rodoviário, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um Comentário