Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

UBS da Vila Mendes acumula pacientes do Bom Pastor

maio 2nd, 2017 · 1 Comentário

policlínicaApós várias reclamações sobre o atendimento da recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde da Vila Mendes, o BlogDoMadeira foi ao local. Entrevistou pacientes e funcionários. Foi na tarde de terça. Havia poucas cadeiras vagas. Alguns pacientes disseram que aguardavam ser atendidos há mais de duas horas.

Devido ao fechamento da policlínica do Bom Pastor, que será reformada este ano, os moradores daquela região estão sendo atendidos na Vila Mendes. Uma moradora do Bom Pastor foi à UBS da Vila Mendes pela primeira vez: “Marquei a consulta para 13h, mas é por ordem de chegada e tem apenas uma doutora atendendo. Cheguei era 12h30”, disse a paciente. O Blog acompanhou a espera e ela só foi atendida às 14h40.

Outro paciente que mora no Bela Vista reclamou que estava com seus pais na unidade de saúde desde 13h. Segundo ele, seu pai tem diabetes, estava com início de necrose na perna e precisava de um consulta. “Com muito custo conseguiram fazer um encaixe, que também demorou muito, já que o atendimento é por ordem de chegada. Eu acho um descaso, não só comigo, mas com todo cidadão, porque paga imposto, paga tudo, depende do SUS. Meu pai não tem condução. Tem que pegar dois ônibus, esperar, andar. Também não gostei do atendimento não! As secretárias são educadas, mas não fazem força pra ajudar. Isso aqui, a gente não tá cobrando. Isso aqui é saúde, é a vida de uma pessoa. Eu liguei e foi marcada a consulta para 13h. Aí eu tive que esperar quatro pessoas pra fazer minha ficha e ser atendido”, disse o paciente.

Os demais pacientes tiveram reclamações parecidas, todas no sentido da demora no atendimento.

A enfermeira responsável pela UBS, Patrícia Borges explicou: “A unidade do Pom Pastor veio para cá. Aqui os médicos são os mesmos, a quantidade de funcionários são os mesmos, é a mesma estrutura. Nós ainda não conseguimos colocar as coisas em ordem, pois nós viemos para cá na sexta e na segunda já começou a funcionar, mas até o momento tudo funcionando normalmente. Essa unidade foi feita para o PSF Vila Mendes, mas ele ainda não está funcionando. O que está funcionando aqui é o PSF Bom Pastor”, disse Patrícia.

O enfermeiro responsável pelo PSF do Bom Pastor, Ricardo Rocha falou o mesmo: “Os pacientes atendidos no Bom Pastor, são os mesmo atendidos aqui. De manhã tivemos algumas reclamações, mas foi porque estamos inciando a campanha da gripe. Então, nisso o movimento está grande. A gente vai de acordo com a quantidade de gente que tem chegado, tudo pela ordem de chegada. A unica reclamação que chegou até mim, foi hoje, e por conta da vacina. Não é a demora no serviço, pois os funcionários estão direto, é a demanda que está grande”.

Outro lado: 5 meses na rede particular
De acordo com o secretário de Saúde de Varginha, Mário Terra, o atendimento na UBS da Vila Mendes tem fluído normalmente e que não houve reclamações. “O local tem uma excelente estrutura, bem aparelhado, tem tudo”, disse Mário. Quanto à demora no atendimento, ele esclarece que o local atende pacientes dos bairros Bom Pastor e Vila Mendes e que o número de pessoas pode sim ter aumentado um pouco, mas o atendimento segue normalmente e, que nesses casos, conta com a colaboração de todos, já que será algo provisório. Mário ainda citou exemplos de pessoas que buscaram a rede particular e que teriam atendimento marcado somente para setembro e que buscando a rede pública, conseguiram consultas mais rápidas.

Rreforma – Sobre a UBS do Bairro Bom Pastor, ele comentou que deve ficar pronta dentro de 3 meses. E quando questionado da reclamação de um dos pacientes entrevistados, sobre a falta de ônibus, do Bom Pastor até a Vila Mendes, Mário disse que há linhas de ônibus que passam na Vila Mendes, facilitando a locomoção dos pacientes até lá. (Foto e reportagem: Igor Andrade)

Tags: Destaque · Saúde · Utilidade pública

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 sandra do rocio majdiuk // ago 9, 2017 at 10:57 AM

    Eu odiei o novo local muito ruim alem disto so tem um onibus que passa so de uma em uma hora fora que nao fui bem atendida nem .exame me deram tenho começo de diabete nem exame me deram orivel odiei

Deixe um Comentário