Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Eleitores que não votaram ou justificaram ausência terão título cancelado

maio 11th, 2017 · Sem comentários

título de eleitorEntre os prejuízos, o eleitor pode ser impedido de assumir cargo público.

Eleitores brasileiros que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições terão cancelamento automático do título de eleitor entre 17 e 19 de maio. A irregularidade desse documento pode impedir o cidadão a obter passaporte ou carteira de identidade, ter dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, receber salários em função de emprego público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial  e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além de não poder votar.

Em Minas Gerais, segundo o último levantamento divulgado em abril pela Justiça, 175.020 eleitores não cumpriram o prazo. “Em Varginha, 876 eleitores e em Carmo da Cachoeira (município abrangido pela 281ª ZE) 72 eleitores terão o Título cancelado por ausência às três últimas eleições”, afirmou o chefe do cartório eleitoral de Varginha, Raimundo Nonato Silva.

Regularização
Para regularizar a situação o eleitor deverá fazer seu agendamento eletrônico por meio do site da Justiça Eleitoral: www.tre-mg.jus.br ou pelo fone 148 (Disque-Eleitor). Depois, basta comparecer no cartório eleitoral, no dia e hora marcados, com um documento de identidade com foto, comprovante de endereço (dos 3 últimos meses), título de eleitor (se ainda o possuir) e comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação da multa. A multa é de R$ 3,50 por pleito. Somente a pessoa consegue regularizar o próprio título.

De acordo com Raimundo, a suspensão da inscrição é revertida com a quitação da multa, pedido de transferência de cidade ou revisão. Somente o eleitor que passou 6 anos com o  título cancelado perde o número e precisa realizar nova inscrição.

Os eleitores podem consultar a situação do título no seguinte endereço: www.tre-mg.jus.br.

Alerta
A Justiça Eleitoral informa que não envia mensagens sobre esse assunto, por exemplo: seu título foi cancelado, clique aqui para regularizar”. Estas mensagens são vírus e podem danificar seu aparelho/computador.

Fonte: Lilia Maria Carvalho – MTB 15.992 MG (Chalfun Advogados)
10 medidas contra corrupcao

Tags: Política · Utilidade pública

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário