Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Colégio Marista Varginha lança “Campanha pela Valorização da Vida”

maio 25th, 2017 · 1 Comentário

Na manhã da última sexta-feira (19), o Colégio Marista Varginha realizou o Encontro de Formação com os estudantes do Ensino Médio sobre “A valorização da vida”. O evento foi iniciado com um momento de oração, que, por meio de uma encenação, fez os educandos refletirem sobre a importância de dar valor ao que a pessoa é e não ao que o paradigma das redes sociais propõe. Depois disso, a Orientadora Educacional Evian Andrade Melo, apresentou alguns resultados de uma pesquisa feita sobre as características sócio emocionais dos estudantes maristas do Ensino Médio.

O Encontro também contou com a participação da Psicanalista Paula Regina Pereira Ribeiro, do Professor Plínio Marcos Carvalho de Veras e do ex-aluno Talles Carvalho Elizei, em que juntos participaram de um bate-papo sobre os desafios dos adolescentes na atualidade. De acordo com a Psicanalista, um desses desafios é o Bullying. “A pessoa que sofre o Bullying precisa de carinho e atenção, mas quem comete precisa ainda mais, pois geralmente essa pessoa é infeliz”, afirmou. Segundo Talles, as pessoas precisam viver mais para si e menos para os outros. “Quando percebi que não precisava da autoafirmação dos outros eu me senti uma pessoa bem melhor e mais feliz”, ressaltou o ex-aluno, que hoje não possui mais redes sociais e, também por isso, se considera mais feliz.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de acompanhar o depoimento de vida de Lucas Souto de Miranda, que mesmo com suas limitações físicas conseguiu superar as dificuldades da vida e hoje é um músico realizado e feliz. Depois de todos os depoimentos e reflexões feitas, os educandos tiveram que encontrar razões para viver e apresentá-las aos demais de forma criativa, por meio de paródia, música, dança, declamação de poemas, encenação, entre outras.

banner-faceca-vestibular-2semestre-2017

No final do Encontro, o Colégio realizou o lançamento da “Campanha pela Valorização da Vida”, que contará com a ajuda das turmas do Ensino Médio para sua realização. A campanha consiste em propor desafios para os educandos de maneira que, por meio delas, eles consigam divulgar e desenvolver ações sobre como valorizar a vida. O slogan da campanha é “Agarre-se aos bons motivos. São muitas as razões para sorrir”. Além de tentar alcançar o maior número de estudantes e jovens sobre o assunto, a campanha também visa combater ações atuais sobre a depreciação da vida.

Entre os desafios que as turmas terão que cumprir estão, criar um vídeo para ser postado no Facebook do Colégio; realizar “Blitz” nos portões de entrada, criar uma paródia para ser tocada no sinal; fazer as orações no som durante uma semana, realizar “Blitz” de mobilização no semáforo e ainda escrever uma redação sobre a “Valorização da vida” para, posteriormente, uma delas ser escolhida e postada no site do Colégio.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Janayna Silva Santos Lopes Reis, o Encontro de Formação, aliado à Campanha de Valorização pela Vida, quer provocar os jovens para se amarem e se aceitarem mais. “O Encontro de Formação, como projeto de articulação pedagógico-pastoral, convida os estudantes a ampliarem o espaço da sala de aula para se envolverem em discussões, dinâmicas, debates e vivências que possibilitem o protagonismo, a integração entre estudantes de outras turmas e educadores, o desenvolvimento de valores e a construção do pensamento reflexivo sobre a temática abordada. ”, destaca. (Com informações da Ascom Colégio Marista de Varginha – Por Thayane Nery Torres)

taxa_serviço_500x150px

Tags: Cotidiano · Educação

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Ferreira // maio 26, 2017 at 5:22 PM

    Excelente iniciativa!

Deixe um Comentário