Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • UNIFENAS_Vestibular_2022_Banner_970x140
  • 2021 – banner – fadiva novembro
  • 2021 – banner – prefeitura compromisso novembro
  • covalub-topo-maio-2021

Presidente da Frente de Prefeitos não vê pacto federativo sair do papel

abril 11th, 2017 · Sem comentários

encontro prefeitos 110417
Em meio a crise que passam a economia nacional e os governos federal, estaduais e municipais, dificilmente o pacto federativo sai do papel. A previsão é do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, justamente um dos principais interessados no assunto. Ele presidiu, hoje (11/4), um encontro regional de prefeitos em Varginha, no Hotel Jaraguá. A Frente coletou reivindicações de cidades do Sul de Minas para apresentar no Encontro Nacional de Prefeitos, de 24 a 28 de abril, em Brasília.

Para Márcio Lacerda, o encontro nacional servirá mais para os prefeitos apresentarem boas experiências de gestão (mostrar as prefeituras que conseguiram equilibrar as contas) e pressionar o governo federal. “Mas não será um movimento de ‘pires na mão’. Vamos fazer com que cada prefeito mobilize seus deputados e pressionar o governo a olhar os municípios com mais atenção”.

encontro prefeitos em vga 110417

O pacto federativo, aproveitando a Semana Santa, é igual cabeça de bacalhau. O federalismo só existe nas páginas da Constituição, com a União abocanhando 55,6% do total do PIB, Estados com 25,1% e os Municípios com 19,3%, segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB) é ferrenho defensor de um novo pacto federativo: “É essencial para manter o equilíbrio das contas estaduais e municipais. É no município que o cidadão mora, é ali que ele é atendido”. São os municípios que praticamente custeiam a maior parte dos serviços básicos oferecidos à população, como educação, saúde, transportes e segurança. E recebem a menor parte dos impostos arrecadados.

Mas vai falar isso para o presidente…

anuncio-blog+Helder+CTCVertebral

Tags: Política

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário