Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginha x Três Corações: 100 anos de rivalidade no futebol sul mineiro

fevereiro 5th, 2016 · 2 Comentários

Boa Esporte e Tricordiano revivem, neste sábado (6/2) rivalidade história entre Varginha e TC

Duelos entre duas cidades começou em 1915

No próximo sábado (6/2) veremos mais um confronto entre times de futebol das cidades de Varginha e Três corações pelo campeonato mineiro. Em 2016 os representantes são Boa Esporte e Clube Atlético Tricordiano, que se enfrentaram apenas duas vezes ainda no ano de 2011, mas essa história fica para depois.
VEC 1915O início do futebol profissional em Varginha foi no ano de 1915 e já naquela época tivemos o primeiro confronto entre os times de Varginha e a cidade vizinha. Em 1916 foi disputada em Três Corações a Taça Independente entre as equipes do Athlético Foot-Ball Club e Varginha Sport. Segundo o pesquisador Dilson Braga conforme a reportagem de João Liberal no jornal “O Momento” datado de 30 de Janeiro de 1916, o Atlético TC fez 1×0 e o jogo acabou aí (muita confusão após anulação de um gol do time de varginha). A imprensa tricordiana noticia que o resultado foi 2×0.

Flamengo de Varginha
Passados os anos o time que faz o varginhense suspirar até hoje é o Flamengo de Varginha que fez memoráveis confrontos com o Atlético Tricordiano. O BlogDoMadeira destaca um torneio “Melhor de Três” entre o Flamengo e o Atlético de Três Corações no ano de 1979. No primeiro jogo o time de Varginha perdeu por 2 a 1, vencendo o segundo confronto pelo mesmo placar. A terceira partida que gerou muita discussão entre as diretorias que queriam jogar em seus domínios foi disputada em Varginha mas uma surpresa foi preparada pelos visitantes. Quando o Galo entrou em campo, percebeu-se grandes reforços como o craque da época César ex-Palmeiras, Paulo Borges e Paraná. A renda foi recorde e os visitantes venceram por dois a um.Flamengo de Varginha 1988 campeão

O ex-jogador Vandir Petrin relata que enfrentou muitas vezes o Tricordiano e diz que nunca perdeu no confronto. Em 1980 ele fez parte daquele time que deixa saudades aos varginhenses.
tricordianoO cronista esportivo e hoje vereador Henrique Lemes conta ao BlogDoMadeira que pontualmente as partidas tinham início às 15h30 na década de 70 e 80 e quando as duas equipes se encontravam, era certeza de grande público, cofre cheio e confusão entre torcidas. “Em Varginha, ao meio-dia em ponto a torcida rubronegra partia da estação ferroviária rumo a Três Corações, numa viagem pelos históricos trilhos margeando o Rio Verde a bordo do expresso, uma locomotiva, rumo ao Estádio Elias Arbex. Dentro dos vagões, quando o trem passava na porta do estádio apitando, a torcida de Varginha inflamada gritava,’Um, dois, três, o Atrético é ‘fregueis’. Aí meus amigos, era só pedra que voava rumo à composição”, lembra.
VECVEC
Em 2002 retoma as atividade o Varginha Esporte Clube. Mas a sina de freguês continuava. De 2005 até 2010 foram 9 confrontos com 6 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória do time varginhense. Em 2009 o VEC precisava vencer o Tricordiano para sonhar com a classificação para a segunda fase da segunda divisão do estadual, mas quem levou a melhor foram os visitantes por 3 a 1 no Estádio Rubro Negro em Varginha. Depois disso um amistoso em 2010 acabou empatado. Naquele jogo o gol que daria a vitória ao VEC foi anulado pela arbitragem após constatarem que a bola passou pelo lado de fora. Os visitantes deixaram o campo sob orientação da Polícia Militar que precisou conter os ânimos.
ituiutaba_sobe_02Ituiutaba e Boa Esporte
Mas em 2011 com a vinda do Ituiutaba Esporte Clube para Varginha a história mudou. O Ituiutaba virou Boa Esporte e começou sua trajetória de retorno à elite do estadual e depois teria o desafio de disputar pela primeira vez a série B do Brasileiro. Naquele ano foram dois confrontos, uma vitória do Boa Esporte jogando em Varginha por 2 a 1 e um empate em Três Corações por 1 a 1. No jogo na casa do adversário, um empate era o suficiente para garantir o acesso e não foi nada fácil. O atacante Flávio Torres abriu o placar para o time da casa no início da etapa complementar e Thiago Carvalho zagueiro do Boa Esporte, concluiu de cabeça o escanteio e empatou o jogo levando ao delírio centenas de torcedores que foram ao Elias Arbex torcer pelo time.

Passados quatro anos deste confronto o Atlético Tricordiano conquistou seu acesso à elite do estadual em 2015 e agora as equipes voltam a se enfrentar em Varginha. Quem será que vai levar a melhor? Vamos ver no próximo sábado 6 de fevereiro no Melão em Varginha mais um confronto que ficará na histórica rivalidade destas cidades.

boa esporte x tricordiano (500 x 298)

Tags: Esporte

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 marcos batista // fev 5, 2016 at 8:41 AM

    O melhor de todos estes confrontos existiu nas décadas de 1970 quando o Flamengo de Varginha tinha um time imbatível. Tanto que o Cruzeiro e o Atlético Mineiro tinha medo de jogar aqui em Varginha pois sábia que a parada era torta. Muitas saudades dos confrontos entre Flamengo X Atlético Tricordiano , Flamengo X TAC (Três Pontas), Flamengo X Caldense e etc. com era bom ir ver esses confrontos na rua Paraná.

  • 2 Paulinho // fev 5, 2016 at 7:26 AM

    excelente recordação do glorioso futebol de Varginha!!!

Deixe um Comentário