Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • UNIFENAS_Vestibular_2022_Banner_970x140
  • 2021 – banner – fadiva novembro
  • 2021 – banner – prefeitura compromisso novembro
  • covalub-topo-maio-2021

Sobre os políticos presos

dezembro 6th, 2013 · 19 Comentários

josé-Genoino(Texto publicado na Folha de Varginha da semana passada)

Não comentei nada sobre a prisão dos políticos acusados de comprar votos de parlamentares. Esperei a reação dos políticos, da imprensa, dos leitores. Por todo lado o primeiro sentimento foi passional. Muita histeria e demagogia dos dois lados. A começar pela imprensa. A Revista Veja apresentou uma capa pra lá de previsível: A lição dos corruptos. Isso vindo da mesma revista que escondeu o nome de José Serra na matéria sobre o superfaturamento do metrô. Do outro lado da banca, a Carta Capital ignorou solenemente a prisão dos petistas e mostrou, na capa, uma rã ameaçada de extinção. A manchete: Aguenta firme. Referia-se ao animal, mas poderia muito bem ser uma mensagem subliminar de apoio aos petistas presos.
Comprar apoio político com dinheiro público é uma ação que existe no Brasil desde o Império. Só não havia sido flagrado pela justiça. E isso ocorre em todas as esferas, nacional, estadual e municipal. Quem não ouviu falar de voto do Legislativo comprado com veículos Gol, quando o carro acabara de ser lançado?
Não questiono a ação da justiça, em relação ao processo que decidiu pela prisão dos mensaleiros. Até porque não há o que se discutir, quando a ação chegou ao ponto mais alto do sistema legal brasileiro. O que se pode discordar é por que o mesmo não aconteceu até hoje com políticos de outros partidos.
Poderia ter acontecido com qualquer partido. Principalmente aqueles fisiológicos, que historicamente grudam no governo independente de quem seja o governo. Mudam de nome, mas não saem de perto da caneta oficial. Uma pena que aconteceu justo com o PT, partido que representava uma esperança para a maioria da população brasileira, até pela trajetória política de seu líder, Lula. Antes de ser eleito.
O PT poderia ter feito história quando chegou ao poder, se continuasse com seus ideais políticos de combate à corrupção. Infelizmente se tornou mais do mesmo.

blog_animado (1)

Tags: Política

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Fóra Petralhas // dez 14, 2013 at 10:05

    A obrigação das pessoas democratas, num pais esculhambado politicamente falando, é escrever e participar nos blogs, na internet, nos facebooks, enfim, da forma que for possível… ajudando a revelar a verdadeira face dos petralhas de plantão, que ao contrário das pessoas bem interncionadas, não dormem de touca, não!
    Amanhã, se não acordarmos a tempo… a vaca vai pro brejo, e aí será tarde demais! Urge que todos acordem e protestem contra esse desgoverno que está arrastando o Brasil para a falência e para a transformação social num sistema idêntico a Cuba, Venezuela… E nós não podemos aceitar isso, por tanto temos que reagir enquanto é tempo, falando, escrevendo, denunciando… em tudo que é meio de divulgação, custe o que custar!
    Depende de cada um de nós assumir essa atitude e reagir democraticamente contra os malfeitos dum governo irresponsável e capsioso.., cuja intenção maior é a perpetuação no poder e na conservação de suas regalias políticas!
    Não importa se o texto às vezes é um tanto longo, ACONTECE QUE SÃO TANTAS AS MARACUTAIAS A SEREM DENUNCIADAS E TORNADAS PÚBLICAS, QUE A CULPA NÃO É DE QUEM ESCREVE! A CULPA É DOS POLITICOS IRRESPONSÁVEIS E DA SUA AÇÃO CONTINUA E PREMEDITADA PARA ILUDIREM A BOA FÉ E A INGENUIDADE DA POPULAÇÃO !
    E por enquanto, se me permitirem, FÓRA-PETRALHAS !!!

  • 2 Cidadão // dez 13, 2013 at 08:46

    Neste domingo, 8/dez./2013, tomei conhecimento do lançamento do livro “Assassinato de Reputações – Um crime de Estado”, cujo autor é Romeu Tuma Junior, que foi Secretário Nacional de Justiça do governo Lula entre 2007 e 2010. O autor é filho de Romeu Tuma, já falecido. É um livro Bomba, que vai ajudar a mostrar a verdadeira face dos petralhas…. sórdida canalha a serviço das mais imorais e maquiavélicas práticas políticas contra adversários, principalmente o PSDB…
    No livro, Romeu Tuma Junior revela os detalhes do ESTADO POLICIAL PETISTA. Segundo ele, o partido petista usa o governo para DIVULGAR DOSSIÊS APÓCRIFOS E PERSEGUIR ADVERSÁRIOS. Ele tem documentos e quer falar no Congresso, e diz mais que LULA FOI INFORMANTE DA DITADURA E O CONTATO ERA SEU PAI, ENTÃO CHEFE DO DOPS!
    Daqui conclamo os fanáticos e aloprados defensores do sistema petista a lerem mais, a procurarem revistas e artigos isentos do ranço político dos petralhas… afim de conhecerem “as verdades verdadeiras”… sobre episódios que aconteceram em nosso pais. Preparem-se… cuidado com as emoções e o coração… AS VERDADES SÃO ESTARRECEDORAS!!!
    Depois não venham com as velhas e esfarrapadas desculpas dos fanáticos militantes do JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista) que é mais uma armação dos partidos de oposição… para tentar combater o Pt… (um parêntesis: são eles os próprios malfeitores e se proclamam vitimas…)!!!…???…

  • 3 Cidadão // dez 13, 2013 at 00:05

    Estou acompanhando todo o movimento sobre a repercussão do lançamento do livro “Assassinato de Reputações”, do ex-delegado Romeu Tuma Jr., sobre a participação do ex-presidente Lula como informante (denunciante, dedo-duro, alcaguete…) da ditadura militar. Afinal de contas Lula colaborou com a ditadura?
    E daqui lançamos nossa pergunta democrática ao ministro José Eduardo Cardoso: A DENÚNCIA DE TUMA JUNIOR NÃO É NEM ANÔNIMA NEM APÓCRIFA. O MINISTRO, DE ACORDO COM SUA OBRIGAÇÃO, VAI OU NÃO VAI MANDAR INVESTIGAR?
    NÓS BRASILEIROS, COMO CIDADÃOS DEMOCRATAS AGUARDAMOS SUA FUNÇÃO INVESTIGATIVA! OU SERÁ QUE A LEI SÓ VALE PARA OS AMIGOS ??? PRÁ QUEM NÃO É AMIGO , NADA ?
    Deixe de hiprocrisia e tome a iniciativa que o caso requer e segundo suas proprias palavras, É APENAS UM CUMPRIDOR DA LEI!!!

  • 4 Fóra Petralhas // dez 12, 2013 at 17:31

    LULA DA COMISSÃO DA VERDADE?

    Tuma Jr: acusações a Lula
    O PPS acaba de protocolar (12-12-13, 15hs.) um requerimento na Comissão da Verdade para que Lula seja ouvido pelos conselheiros. O motivo é o relato de Romeu Tuma Jr. em seu recém-lançado Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado.
    O deputado Rubens Bueno fundamenta assim o seu pedido:
    – Há uma acusação feita nesse livro contra o ex-presidente Lula que é referente ao período da ditadura militar (…): o ex-presidente teria sido informante do seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, junto ao Dops, famoso órgão repressor de movimentos políticos e sociais (…). Trata-se de um fato que precisa ser investigado pela Comi.
    (da Internet, 12-12-13, 15h.)

  • 5 IN OFF // dez 11, 2013 at 22:55

    Ufa!!! Texto longo..cansa!!! Nem leio!!!
    Eu hein!!!!!

  • 6 Considerações lll // dez 11, 2013 at 15:50

    Materia atualíssima, da Internet
    Os petistas acham que Tuma Junior não é de confiança quando aponta a verdadeira face da canalhada quando ele se mostra disposto a falar tudo o que sabe sobre as intenções eleitoreiras do partido e sua histórica volúpia pelo poder? Não é da confiança de quem, petralhas???… De Lula e da cúpula do Ministério da Justiça, pelo visto, ele era. Tanto que foi nomeado para o cargo de secretário nacional da Justiça, durante governo Lula. Agora, ele decidiu contar o que diz ter visto, ouvido e vivido. E afirma ter como provar as acusações que faz. O mínimo que se pode esperar é que seja convocado para depor na Câmara e contar tudo o que sabe!
    Tuma Junior, na entrevista concedida à VEJA na edição desta semana e, consta, no livro, sugere muito mais do que uma colaboração mediada pela história. Ele fala é de outra coisa: é de ação coordenada com o regime, combinada mesmo. Cumpre investigar, não como quem procura um crime, mas como quem busca a verdade. Eu já ouvi de um ex-alto executivo da Villares e de um ex-membro do então chamado “Grupo 14”, da Fiesp, que o então grande sindicalista e herói das massas e da imprensa negociava com os patrões até as propostas que seriam recusadas. Fazia parte do show.
    Bem, o Brasil tem uma “Comissão da Verdade”, não é mesmo? Que tal chamar o “companheiro” para depor — depois, claro, de uma minuciosa investigação dos arquivos?
    Se Lula foi ou não uma espécie de dedo-duro a serviço da ditadura é matéria de interesse histórico. A questão pode doer na reputação do petismo, mas não se tem muito além disso. O outro pilar do livro de Tuma Júnior é, sim, muito grave. O delegado diz estar disposto a demonstrar que, na Secretaria Nacional da Justiça, foi instado a dar curso a dossiês fabricados pelo petismo contra seus adversários. E cita uma penca de casos.
    Só pra completar, ele ocupava o cargo de secretario do Ministerio da Justiça e afirma ser testemunha da forma como atua a máquina petista de moer a reputaçãdos adversários, seguindo aquela que, há muito tempo, sempre foi a máxima do partido: “Aos amigos, tudo, menos a lei; aos inimigos, nada, nem a lei”.
    Tudo isso e muito mais está tudo contado no livro Assassinato de Reputações, da autoria de Romeu Tuma Junior, a sair já em dezembro, em todo o pais.

  • 7 Cidadão // dez 11, 2013 at 08:46

    É o começo do fim… depois de tantas mentiras, armações criminosas e ardilosas com o propósito de prejudicar adversários políticos… depois de iludir o povo ingênuo com falsos programas que iriam acabar com a fome e a miséria do povo sofrido … mantendo-o manietado através do bolsa-familia (que eu como cidadão tacho de bolsa-esmola… dado ao povo com pérfidas e cinicas intenções…) o petismo está chegando ao fim na vida política brasileira… SERÁ???…
    Daqui prá frente, vão surgir novas evidências e comprovações em numero crescente e devidamente comprovados pela justiça, em forma de ações criminosas e ardilosas contra adversários , através dos famosos dossiês apócrifos para perseguir políticos da oposição.
    Esperem que as novas evidências de malandragem para iludirem e confundirem o povo … a verdadeira face dos petralhas… sórdida canalha a servir das mais imorais e maquiavélicas práticas políticas contra adversários, principalmente do PSDB… está chegando ao fim.
    Nunca jamais a famosa máxima de Abraão Lincoln se mostra tão atual e tão incisiva como agora:
    “ Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por muito tempo; mas não se pode enganar a todos durante todo o tempo.”

  • 8 Considerações ll // dez 10, 2013 at 15:15

    O Ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, discursando durante solenidade do Dia de Combate à Corrupção , disse que “Os verdadeiros símbolos da corrupção no pais não foram presos. Eu diria que está muito longe de termos condenado os símbolos da corrupção no Brasil. Na minha opinião, os símbolos da corrupção no Brasil, os emblemáticos, continuam soltos”, completou o ministro, sem citar nomes…
    Pelo que se deduz das palavras do ministro Jorge Hage, os condenados do mensalão ainda são fichinhas…. existem dezenas ainda soltos, rindo às nossas custas e vivendo nababescamente com dinheiro roubado aos cofres públicos brasileiros e aplicados pelo mundo afóra (ilhas Caimã, Suiça… etc…)
    Eu tenho 4 figurinhas carimbadas, participando dos funerais de Nelson Mandela, na Africa do Sul…, às nossas custas…
    Quem mais se arrisca a fazer uma lista de outros prováveis “Ladrões de casaca…”, para completar a lista do ministro Jorge Hage ???…

  • 9 Considerações // dez 9, 2013 at 09:58

    Diferenças no comportamento dos cidadãos numa democracia americana (é autêntica) e na nossa democracia petista (os politicos fazem o que querem, segundo seus interesses partidários ou particulares… à revelia da lei… aqui é a casa da mãe Joana… )
    Lá,na democracia americana, a justiça funciona, “dura lex sed lex”…, já aqui, na nossa democracia tupiniquim tambem funciona mas… só para satisfazer os interesses do governo que se acha acima de qualquer suspeita e com plenos poderes para fazer o que tem entender “na telha”… kkkkkkkkkkkkk…..
    Será que ainda vamos conseguir igualar as diferenças entre os EE.UU. e a Republica Federativa dos Estados Unidos do Brasil???
    Só Deus sabe…

  • 10 Cidadão // dez 8, 2013 at 10:42

    Nas democracias, todo cidadão tem o direito de saber as verdades sobre os escândalos, as armações de politicos sobre seus adversários e tudo mais sobre o que se passa nos palácios da justiça, na câmara e no senado, assim como nos palácio do governo, etc…
    Muito bem, isso assim posto e bem expresso, vamos ao assunto que interessa!
    Segundo a revista Veja desta semana, nos próximos dias dias sai o livro “Assassinato de reputações – Um crime de estado”, cujo autor é Romeu Tuma Junior, filho de Romeu Tuma, já falecido e secretário nacional de Justiça do governo Lula entre 2007 e 2010.
    Em seu livro, Romeu Tuma Júnior conta o estado policial petista… É de estarrecer, mesmo para os mais incrédulos e os petistas mais fanáticos que acreditam ainda nas “inteligentes e sadias práticas petistas políticas a serviço do pais”…
    O assunto vai mexer com a vida política nacional, tais as revelações as mais estarrecedoras e comprometedoras sobre a pratica das ações as mais sórdidas e criminosas dos militantes e políticos do partido dos trabalhadores… contra adversários políticos !
    O “Livro-Bomba” deve sair já nos próximos dias e pelo que se prevê a primeira edição se esgotará rapidamente…
    Voltaremos ao assunto.

  • 11 Cláudia // dez 7, 2013 at 20:59

    Pois é, Madeira…
    O PT tinha a faca e o queijo nas mãos, na primeira eleição de Lula. Tinha credibilidade e apoio popular. Poderia ter feito muito por todos nós.
    É uma pena ter virado o que virou…
    O PT é responsável direto pela falta de confiança que os brasileiros têm nos políticos em geral. Ele criou a sensação de que todos os políticos são farinha do mesmo saco.

  • 12 Lufido // dez 7, 2013 at 16:07

    Quanto à revista Veja, é preciso conhecê-la de longa data para se tecer algum comentário fundamentado sobre ela. Quem já a lia desde antes da redemocratização, sabe que a publicação sempre questionou o poder de plantão. Eu leio diariamente as principais publicações do mundo, e posso dizer que a Veja é um dos melhores semananários que existem. Quem não a lê, só tem a perder, e muito. Ainda chamo atenção para o espaço editorial contínuo que o semanário dá atualmente ao nosso verdadeiro, maior e mais vergonhoso problema nacional: a péssima educação de níveis fundamental e médio, para os quais praticamente ninguém mais liga. Os especialista que tratam do tema na revista são os melhores, pois apontam corajosamente os grandes responsáveis pelo problema: cada um de nós e os professores, não os políticos. E quanto a acreditar que certa agremiação política resolverá ou resolveria (como o “imaculado PT do passado”) todos os nossos problemas, isso é ser bastante ingênuo. Nenhum partido pode trazer-nos soluções se nós mesmos, no fundo, não estamos nem aí para isso, apenas pensando em nosso próprio e individual bem estar.

  • 13 Lufido // dez 7, 2013 at 15:38

    O PT SAIU NO LUCRO. PORQUE, SE FOSSE NOS ESTADOS UNIDOS, O LULA, O MAIOR E MAIS DESCARADO BENEFICIÁRIO DO MENSALÃO, PEGARIA PRISÃO PERPÉTUA E SERIA EXCOMUNGADO PELA HISTÓRIA DO PAÍS.

  • 14 marcio // dez 6, 2013 at 15:54

    o problema do pt foi se juntar a alguns politicos que todos conhecem a fama, exemplo :
    collor, maluf, sarney e tantos outros.
    queriam o quê, eles só tem votos porque distribuem milhoe de bolsas.

  • 15 Pepê Silva // dez 6, 2013 at 15:30

    Prezado Marcus Madeira,

    Excelente análise. Correta e imparcial, adjetivos fundamentais para a imprensa livre e que infelizmente não são inerentes a todos os veículos de comunicação.

    Parabéns!

  • 16 luiz antonio nogueira // dez 6, 2013 at 11:46

    Foi esquecido um presidente(FHC) que comprou deputados para a prorrogação de seu mandato, o mensalinho mineiro, origem de Marcos Valerio e os deputados mineiros que recebem alugueis tendo muitos imóveis na cidade de BH.

  • 17 Cidadão // dez 6, 2013 at 11:33

    Prezado jornalista, concordo quase que inteiramente com suas opiniões com relação aos políticos presos. Acho que as provas foram mais do que suficientes para o STF chegar à decisão final de condenar os acusados do Mensalão. Concordo também quando afirma que o Partido dos Trabalhadores teve um nascedouro saudável, com um programa justo e ético na defesa dos trabalhadores. Infelizmente, e nisso concordamos também, após a vitória de Lula no primeiro mandato, o partido desvirtuou completamente as suas metas traçadas na fundação do partido e transformou-se num amontoado de aloprados petistas, segundo o próprio Lula e deixou a corrupção dominar as ações dos políticos eleitos. Deu no que deu, denuncias de mal-feitos e desvios de verbas públicas para uso de políticos,denunciados amplamente pela própria imprensa na época e comprovados até pelo MP.
    Quanto ao superfaturamento do metrô de S.Paulo, eu discordo da possível ligação do então prefeito José Serra com o esquema fraudulento de propinas.
    Gilberto Cardoso está extrapolando suas funções de Ministro da Justiça e assumindo uma posição politica, inadmissivel com sua posição, tentando comprovar denuncias anônimas que são fajutas e que não correspondem às verdades. Temos certeza que as “verdades verdadeiras “sobre esse episódio vão vir à tona e mostrar na realidade quem são os culpados. Não defendo político nenhum nesse caso, mas o bom senso e as provas fajutas e mentirosas indicam claramente que houve mais uma armação do Pt para incriminar membros do PSDB, principalmente às vésperas de eleição para presidente. Em resumo, trata-se de mais um complô ardiloso do Pt contra seus adversários políticos! A intenção sabemos claramente qual é: garantir a reeleição da presidente Dilma.
    Como cidadão brasileiro, eu desejo que meu pais supere essa onda de corrupção, de violência, de desvios escadalosos de verbas públicas para proveito de políticos do próprio governo, e repense tudo o que está acontecendo de fraudulento e de imoral no pais. Desejo também que as pessoas de bem consigam atingir o objetivo saudável e esperado pela maioria dos democratas deste pais: a volta do estado pleno de direito salutar para todos!
    Terminando minhas considerações,e repetindo, espero que o pais reencontre novamente seu destino de nação democrática, sem o ranço das idéas e praticas comunistas e os cidadãos de bem possam ter orgulho de trabalhar e lutar por dias melhores e possam deixar como herança um legado grandioso para todos .

  • 18 Lula lá // dez 6, 2013 at 10:28

    A verdade é uma só para a grande mídia.

    Se é o PT, “cana” neles.

    Se é o PSDB, nada a declarar. Tudo se esconde. É com “plumas” que se bate.

    A comparação de exemplos com a VEJA e a CARTA CAPITAL, foi boa. Mas injusta ao meu ver.

    Quem conhece, já teve ou tem acesso a revista VEJA? Praticamente todos os brasileiros.

    Quem já ouviu falar na revista CARTA CAPITAL? Poucos.

    O grau de disseminação da VEJA é MUUUITO maior. Logo existem pesos diferentes para tal comparação.

    Felizmente a CARTA CAPITAL pende ao Partido dos Trabalhadores, isso tende a equilibras as coisas. Tende mas não equilibra. Não equilibra devido a poucas pessoas conhecerem essa revista, que na minha opinião é superior a revista “ÓIA”.

  • 19 j // dez 6, 2013 at 07:47

    Bonito! Gostei de ver o seu texto. Pela primeira vez concordo em gênero numero e grau. Corrupção existe pra tudo quanto é lado. está em nós! Infelizmente… É cultural, e ainda vamos levar algumas décadas para melhorar. Acho que o país melhorou demais, nossos problemas hoje são outros diante dos que tinhamos nas décadas de oitenta e noventa. Precisamos votar bem em deputados e senadores e também em vereadores, isto sim.

Deixe um Comentário