Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • UNIFENAS_Vestibular_2022_Banner_970x140
  • 2021 – banner – fadiva novembro
  • 2021 – banner – prefeitura compromisso novembro
  • covalub-topo-maio-2021

Pouso Alegre poderá ganhar aeroporto internacional de cargas

agosto 23rd, 2013 · 52 Comentários

aero internacional PAA cidade vizinha de Pouso Alegre poderá ganhar um aeroporto internacional de cargas em 2014. A notícia foi divulgada pela EPTV. A construção deve começar em abril do ano que vem com um investimento de cerca de R$ 400 milhões. A empresa que vai construir e administrar o aeroporto só espera a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para começar os serviços. aero PAEste seria o primeiro aeroporto particular a ser construído no Brasil. A liberação do governo ainda não saiu porque no Brasil ainda não existe uma lei específica para a construção de aeroportos particulares. Clique no título para ler a notícia completa.banner picanha na pedra

A área escolhida (segunda foto) para a construção do aeroporto tem cerca de seis milhões de metros quadrados e fica no bairro rural Curralinho, na zona rural de Pouso Alegre. Pelo projeto, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas. A pista de pouso terá três quilômetros e 45 metros de largura, que tem capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões, e uma área de manutenção mecânica.

A empresa que vai construir e administrar o aeroporto pertence à multinacional B Square, responsável pela construção de um aeroporto em Dubai, nos Emirados Árabes e da reforma de outro em Miami, nos Estados Unidos.

“A região de Pouso Alegre representa um nível de crescimento muito importante, muitas indústrias estão chegando lá, em termos de logística, a cidade fica no corredor entre Belo Horizonte e São Paulo, o que é muito interessante”, disse o presidente da empresa responsável pela obra, Fábio Bendaña.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Raphael Prado, o aeroporto de cargas vai atender uma demanda regional e também nacional. A implantação do aeroporto ajudaria a reduzir por exemplo, o custo de produção de empresas que precisam de peças importadas.

“Esse aeroporto vem para desafogar um pouco Guarulhos, Viracopos, e isso vai gerar empregos e muita riqueza para a região. Assim que o projeto chegou a Brasília, faltaram alguns documentos, algumas plantas, que a empresa já protocolou. Nós temos uma pessoa da prefeitura para acompanhar todo o processo de perto. Em 60 dias ele deve ser aprovado e as obras devem começar no início do ano que vem”, disse o secretário.

Tags: Economia · Política · Sul de Minas

52 Respostas Até Agora ↓

  • 1 XYZ // out 10, 2013 at 14:58

    Está tudo tão quieto…..

  • 2 Resposta // set 17, 2013 at 20:51

    http://www.jornaldiariopa.com

    Edição 17 setembro 2013

    Até que enfim solução

    Aeroportos municipais deverão ser privatizados
    Diz governo do estado de minas

    Aeroporto regionais como o,de POUSO ALEGRE e outras cidades menores receberão investimentos e serão entregues a iniciativa privada o mesmo devera acontecer com ommaior do Sul de minas vga entregue a privatização …… Até que enfim enxergaram a solução de serviços de qualidade só quem faz é a privada igualmente às rodovias privatizadas….

    Quanto ao AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGAS o de POUSO ALEGRE, ou melhor do,sulde minas, já tem iniciativa privada interessada, dinheiro projeto, área, demanda e localização…..AGUARDAMOS ANCIOSOS PELA HOMOLOGAÇÃO DA ANAC que deve neste próximo mês dar o aval ao PROGRESSO total do,Sul de minas

    Aguardem otimistas, pessimistas, invejosos, doídos e doidos em geral…….

  • 3 Resposta // set 17, 2013 at 12:20

    Lulu, lala, leve, lili, Horacinho, Roberto, joses e delirium e outros e outras….

    Jornal dai de vga

    http://www.varginhaonline.com.br/coluna/exibe_artigo.asp?codigo=1803

    E veja o em.com.br procure por potências do Sul de minas

    Vga tem seu lugar na sua regional

    Agora a maior e melhor só o futuro vai mostrar
    Podem falar o que quiserem, mas PA deixou de ser provinciana a mais de 10 anos e nos próximos 10 se consolida como a metrópole regional economica e logistica do Sul de minas

    Poços será sempre a grande turística da REGIAO
    Vga a cidade forte nos meios de comunicação porque o café vai quase todo pro REDEX guaxupe
    Extrema polo de grandes marcas industriais como kopenhagem BAUDUCCO panasonic barry celebaut e outras

    Cada na sua e com sua força e todos no Sul de minas

  • 4 Resposta // set 17, 2013 at 12:08

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/09/16/internas_economia,449354/veja-as-cidades-mineiras-que-prosperaram-na-tormenta.shtml

    Veja Lulu que desde 2008 a crise assolou muitos países e poucas cidades cresceram e se enriqueceram…….. Aguarde novos índices de ICMS, pib e outros dados

    Advinha quais cidades do Sul de minas sao consideradas potências……….l

    O ET que apareceu e que talvez nem tenha vindo realmente que é 99,999999999% de mentira nunca mais voltou ….

    Agora grandes industrias e investimentos chegaram e chegarão. Ao Sul de minas

  • 5 verdade // set 16, 2013 at 22:46

    grande lulu

    para quem acreditou em ET , voce não pode criticar ninguem. TELHADO DE VIDRO.
    perdeu otima oportunidade de ficar calado.

  • 6 XYZ // set 16, 2013 at 12:49

    Não sei se foi o Tadeu ou outra pessoa que tinha comentado a um ano atrás, que um grupo empresarial tinha comprado uma fazenda em Pouso Alegre para construir um grande empreendimento na área de logística.

    A questão principal é que a área já está comprada. O dinheiro existe. Só falta a liberação da ANAC.

    Tem gente que diz que a liberação será dada em outubro, e anunciada no aniversário da cidade. Vamos aguardar.

  • 7 LULU // set 16, 2013 at 10:25

    Pelo que pude notar o pessoal de Pouso Alegre também acredita em Papai- Noel.

  • 8 Vovô do Horácio // set 15, 2013 at 15:10

    Tadeu,

    Quanto desespero? Inveja, eu diria!

  • 9 olhar de fora // set 15, 2013 at 11:25

    O aeroporto é “internacional” de cargas, ninguém vai descer em SP.

  • 10 Tadeu // set 14, 2013 at 13:12

    Quanto desespero de alguns aí com esse aeroporto. Empreendedores batem a porta da cidade, compram uma fazenda inteira para o empreendimento, dispõe 400 milhões para tal e a gente pode dizer o que mais? Inviável? E ainda tem os ventos que sobram a favor em Brasília, não se esqueçam que o prefeito é do partido da tia….

  • 11 XYZ // set 14, 2013 at 08:35

    Pesquisando na internet sobre o aeroporto de cargas em Pouso Alegre, olha o que achei em outro site de Varginha (em uma coluna):

    Disputa crucial

    Autoridades do Governo de Minas e do Legislativo estadual e federal confirmaram, nos bastidores, que se o aeroporto de cargas de Pouso Alegre realmente sair primeiro que o de Varginha, há grande possibilidade de, no futuro, o Porto Seco que hoje esta em Varginha, precisar se deslocar para Pouso Alegre. A medida seria o caminho natural, se Pouso Alegre tornar-se um forte centro industrial e de distribuição de cargas, deixando Varginha e Poços de Caldas a “comer poeira” nesta área. Segundo informações apuradas pela coluna, a construção do aeroporto de Cargas de Pouso Alegre seria uma Parceria Público Privada – PPP, que já contaria com no mínimo R$ 250 milhões em financiamentos de governos e principalmente de empresas privadas. Já o aeroporto de cargas de Varginha, que seria mais fácil e barato de construir, necessitaria de bem menos recursos, porem não contaria com o mesmo apoio privado no seu financiamento, dependendo única e tão somente dos recursos estatais.

    http://www.varginhaonline.com.br/coluna/exibe_artigo.asp?codigo=1803

    Minha opinião:

    O pessoal de Varginha está desesperado com o crescimento de PA.

    Quanto ao porto seco acho que é possível ter dois no sul de minas. O de Varginha para transportar/despachar café. O de Pouso Alegre para transportar/despachar produtos industriais.

    Obs: no triangulo mineiro tem porto seco em Uberlândia e Uberaba. Por que no Sul de minas não pode ter em Pouso Alegre e Varginha.

  • 12 XYZ // set 14, 2013 at 08:14

    Delírio invejoso de Vga

    Pouso Alegre tem aeroporto sim e será reformado.

    Já o segundo aeroporto, que será privado, e de cargas, é novo e moderno, não é igual ao antigo e antiquado de Varginha.

    O aeroporto de cargas de PA será construido pela iniciativa privada, sem politicagem.

    E preste atenção ET sem noção.
    O aeroporto de cargas de PA será pra movimentar mercadorias entre a região de PA e OUTROS estados e países. Não é para transportar mercadorias via aérea entre PA e SP. Aliás SP, Campinas e Vale do paraíba poderão usar o aeroporto de PA também, já que é perto e as rodovias são ótimas.

  • 13 Resposta // set 13, 2013 at 22:36

    Completando e complementando…..

    O aeroporto de cargas não fará escalas em nenhum AEROPROTO daí o motivo de desafogar os aeroporotos de cumbica e Viracopocos…….

    Vôos destes aeroportos serão transferidos em parte, para os futuros aeroportos de cargas que serão implantados no Brasil……. E em POUSO ALEGRE será estratégico pois a REGIAO Sul mineira tem o vale da eletrônica, extrema e as multinacionais de PA e regiao serao as principais
    benefiadas…… Porém todo o estado de MG se fortalecerá com este empreendimento ……..

    BSQUARE
    existe área viável 6 milhões metros quadrados em planalto
    Verba privada 400 milhões de reais
    Empresa privada interessada no projeto
    Demanda de serviços item FUNDAMENTAL
    DHL logística ALEMÃ-AMERICANA que já opera na MULTINACIONAL UNILEVER ………

    O que mais será preciso??????????????????

  • 14 Resposta // set 13, 2013 at 20:20

    Chega de delirium……

    Os aviões 747 boieng terão voos transatlântico e por PA redistribuirão as mercadorias….. O aeroporto será internacional e namorara escala criatura ET….

    Isso fará desafogar em parte os aeroportos de cumbica e VIRACOPOS ……

    A região Sul mineira terá em 2016 um moderno e internacional aeroporto cargas para servir santa Rita polo tecnológico ITAJUBA extrema e outras cidades do Sul de minas inclusive a pujante
    PÁ….

    E servirá ao estado de minas e ao Brasil……

    Aqui grandes multinacionais
    INDIANA
    AMERICANA
    CHINESA
    PORTUGUESA
    INGLESA
    E industrias nacionais………

    Não existirá escala SP até PA
    É UM AEROPROTO INTERNACIONAL PRIVADO

  • 15 AEROPORTO - CARGAS ? // set 13, 2013 at 08:54

    Isso é a maior utopia que já ouvi. Uma aeronave de grande porte, não decola de P. Alegre e desce em S. Paulo. ( impossivel, peso de combustivel e carga ! ). kkkkk

  • 16 DELÍRIO P. ALEGRE !! // set 12, 2013 at 09:38

    Só mesmo moradores ( alguns ), que habitam em uma cidade que não tem Aeroporto, é que pode ter absurda idéia, que uma aeronave de grande porte, podería decolar de P. Alegre ( carga pesada, mais combustivel, e aterrissar em S. Paulo ), que inocencia pueril. Leiam e aprendam sobre aeronaves, antes de escreverem barbaries.

  • 17 Juca juquinha // set 11, 2013 at 20:09

    Juca juquinha de onde vc é criatura??????

    Como empresas americanas como o BSQUARE não descobriu vc? Tres corações ou até vga?????

    Centro por centro BRASÍLIA ganha de todas kkkkkkkkk lá só mora quem ganha mais de 5 mil e a media é 30 mil

    Talvez a BSQUARE faça um grande aeroporto de cargas padrão internacional lá.

    Porque será que ela escolheu PA??????
    Gente mais sem noção não é mesmo Juca?????

  • 18 juca // set 10, 2013 at 21:31

    – O que significa estar no centro do sul de minas? Nada! Centro por centro TC é muito mais interessante, pois tem a Fernão Dias na sua porta!

    – Fábrica de eletrônicos, bom quem não sabe em PA tem a Braview chinesa, a coreana KMex, a italiana Screen Service e a genuínamente pousoalegrense Ideal e a maioria opera em 3 turnos. Fabriquinhas…fabriquinhas….

  • 19 Vovô do Horácio // set 10, 2013 at 14:45

    Madeira, por favor, posta o comentário!

    kkkkkk, como diria o Chaves: Ai que burro, dá zero pra ele!!!

    Ô Robééééérrrtooooo… Cê é parente do Zé Geraaarrrddooo?

    Melhor localização: vocês estão a 300 km de BH
    Pouso Alegre está a 200 km de SP, apenas a maior cidade do país. E mais, a diferença de vocês para nós em relação a BH não chega a 100 km…

    Vocês tem porto seco? Legal! Mas, opa… queda de 96% nas exportações??? Estão preferindo o porto de Santos? Ihhh… Redex de Guaxupé??? Ai, ai ai… PIB secando???

    Bom, se considerarmos a sua comparação com os outros países da América Latina, com certeza eu poderia comparar também os índices de alfabetização e qualidade de vida com a localização privilegiada de PA e também a geração de empregos cada vez maior por aqui… Aliás e a Samsung, quantos empregos está gerando ai? Não, pera… E a montadora de motos, não, pera de novo…kkkkkk

    Quanto a infraestrutura, Pouso Alegre só recebeu apenas a módica quantia de 17 milhões do PAC do Governo Federal para a Dique II, fora os 22 milhões de indenização da Copasa para obras no município… Sem contarmos a duplicação da MG 290, ponte duplicada da BR 459 entre outras coisinhas mais… Aliás, falando em ponte, e a ponte de vocês? Cuidado que uma hora vai cair hein!!! kkkkkkkkkkk… Aqui tem a mais moderna estação de tratamento de esgoto de MG, foi mal, viu! kkkkkkkk

    Ah, mais uma coisa, é mais que notório o seu recalque, a sua dor de cotovelo, pois o aeroporto é um investimento PRIVADO!! PRI-VA-DO, ou seja, não temos que ir de pires na mão pedir pro governo. Aqui o que vale é localização, tendências de mercado, geração de empregos, renda, aumento de indústrias, etc, etc, etc…

    Vocês são os maiores e melhores em que? Ah, já sei! Viver de PIB passado (2010!!!), café alheio, que o diga Três Pontas, Guaxupé, Boa Esperança, etc… Viver de lendas do ET… kkkkkkkkkkkkk…

    Ahhhh, mas vocês tem o BOA… Seria uma pena se alguém disser que é de Ituiutaba e que há rumores de que possa ir embora daí no final desta temporada. Então, aproveita que aí é a “maior economia, ou como vc diria, potência do Sul de MG” e vai ver os jogos do BOA… Ah, antes que vc venha falar qualquer coisa sobre Pouso Alegre não ter conseguido que o Nacional de Nova Serrana viesse pra cá, eu digo que nós não precisamos de pão e circo… Aqui emprego temos a rodo e um belíssimo de um shopping para nos divertimos aos finais de semana… Ah, num esquece de me convidar pra inauguração do ViaCafé em 2015, 2017, 2020…kkkkkkkkkkkkkkkk

  • 20 verdade // set 9, 2013 at 08:15

    GRANDE ROBERTO.

    SORTE NOSSA A B SQUARE NÃO TER CONSULTADO VOCE. SE NÃO TERIAMOS PERDIDO TAL INVESTIMENTO.
    QUEM SABE O PROXIMO IRÁ CONSULTA-LO

  • 21 olhar de fora // set 8, 2013 at 11:09

    Ninguém pode desmerecer que Varginha sempre esteve na vanguarda pois tinha exelentes políticos e a mentalidade de ser a melhor sempre, enquanto os políticos das outras cidades temiam perder o contole pelo progresso. o centro de varginha de fato é diferente, moderno e chique. mas eles esquecem que pra continuar atraindo empresas vão precisar em primeiro lugar duplicar a rodovia que é horrivel e perigosa ou entao construir uma segunda rodovia na linha desativada do trem até a fernao dias. Varginha conseguiu sobressair Tres corações que é a dona do trecho da Fernão Dias, e Tres Pontas que reinvindicou primeio o porto Seco por ser grande produtora de café. Mas o aeroporto não vai conseguir convencer de sua superioridade e tirá- lo de PA. Varginha não é a capital do sul. não existe essa ideia pra quem é de fora ou pra quem mora na região de PA ou Poços de Caldas.

  • 22 Vovô do Horácio // set 6, 2013 at 09:29

    kkkkkk, como diria o Chaves: Ai que burro, dá zero pra ele!!!

    Ô Robééééérrrtooooo… Cê é parente do Zé Geraaarrrddooo?

    Melhor localização: vocês estão a 300 km de BH
    Pouso Alegre está a 200 km de SP, apenas a maior cidade do país. E mais, a diferença de vocês para nós em relação a BH não chega a 100 km…

    Vocês tem porto seco? Legal! Mas, opa… queda de 96% nas exportações??? Estão preferindo o porto de Santos? Ihhh… Redex de Guaxupé??? Ai, ai ai… PIB secando???

    Bom, se considerarmos a sua comparação com os outros países da América Latina, com certeza eu poderia comparar também os índices de alfabetização e qualidade de vida com a localização privilegiada de PA e também a geração de empregos cada vez maior por aqui… Aliás e a Samsung, quantos empregos está gerando ai? Não, pera… E a montadora de motos, não, pera de novo…kkkkkk

    Quanto a infraestrutura, Pouso Alegre só recebeu apenas a módica quantia de 17 milhões do PAC do Governo Federal para a Dique II, fora os 22 milhões de indenização da Copasa para obras no município… Sem contarmos a duplicação da MG 290, ponte duplicada da BR 459 entre outras coisinhas mais… Aliás, falando em ponte, e a ponte de vocês? Cuidado que uma hora vai cair hein!!! kkkkkkkkkkk… Aqui tem a mais moderna estação de tratamento de esgoto de MG, foi mal, viu! kkkkkkkk

    Ah, mais uma coisa, é mais que notório o seu recalque, a sua dor de cotovelo, pois o aeroporto é um investimento PRIVADO!! PRI-VA-DO, ou seja, não temos que ir de pires na mão pedir pro governo. Aqui o que vale é localização, tendências de mercado, geração de empregos, renda, aumento de indústrias, etc, etc, etc…

    Vocês são os maiores e melhores em que? Ah, já sei! Viver de PIB passado (2010!!!), café alheio, que o diga Três Pontas, Guaxupé, Boa Esperança, etc… Viver de lendas do ET… kkkkkkkkkkkkk…

    Ahhhh, mas vocês tem o BOA… Seria uma pena se alguém disser que é de Ituiutaba e que há rumores de que possa ir embora daí no final desta temporada. Então, aproveita que aí é a “maior economia, ou como vc diria, potência do Sul de MG” e vai ver os jogos do BOA… Ah, antes que vc venha falar qualquer coisa sobre Pouso Alegre não ter conseguido que o Nacional de Nova Serrana viesse pra cá, eu digo que nós não precisamos de pão e circo… Aqui emprego temos a rodo e um belíssimo de um shopping para nos divertimos aos finais de semana… Ah, num esquece de me convidar pra inauguração do ViaCafé em 2015, 2017, 2020…kkkkkkkkkkkkkkkk

  • 23 Ilusao // set 5, 2013 at 21:07

    Alberto ROBERTO

    É entediante sua análise …. Vc deve ser de outro planeta viu ET disfarçado de gente kkkkkkkkl

    Cuidado ET também tem coração e pode morrer de infarto agudo do miocardio quando começar as obras do único e maior AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGASDO SUL DE
    MINAS em PA é claro

    Preocup- se em ter um grande shopping, grandes multinacionais, economia diversificada e não em prol do café pois o redes de guaxupe vai dar no que falar…. Queda hoje de quase 100% nas exportações pelo EADI varginha, ouseja BANCARROTA kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Entende isso………..

    AquI AEROPORTO PRIVADO veja G1/Sul de minas aeroporto cargas BSQUARE ou então
    EM.com.br idem reportagem aeroporto internacional de cargas em PA…..

    E vá assistirjogos do BOA numa boa ahahahahahahahahahahah
    Ou então viste o zôo, ou memorial ao ET ou então vá no centro de vga fazer compras lá tem americanas, bobs, MC donald’s, Riachuelo, Renner, Marisa e outras redes de capitais….. Pena qué SONHO kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vá de voos pra SP, BH e RJ vga tem voos diretos pra todas as capitais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 24 ROBERTO // set 5, 2013 at 18:45

    O negócio é simples:ou vai ser aqui em Varginha,ou não dá para ser em cidade nenhuma do Sul de Minas…nós temos a melhor localização estratégica,o Porto Seco e o maior PIB do sul de Minas,seria a mesma coisa de deixar de construir um aeroporto internacional no Brasil,o país mais rico da América do Sul,pra construir na Argentina ou no Chile,que são segundo e o terceiro países mais ricos,da região…em resumo:se o Sul de Minas fosse um país,a capital seria Varginha…o papa,não pode ajudar,mas nosso poder econômico e político vai entrar em ação,Pouso Alegre e Poços de Caldas,nem conseguiram ter asfalto,energia elétrica,esgoto e água tratada direito até hoje como Varginha,pois até hoje,tem ruas asfaltadas com paralelepípedos, e ainda querem aeroporto internacional????….kkkkkkkkkkkkkkk,fala sério!!!Se Pouso Alegre fizer esse aeroporto,nós faremos um melhor e maior,já temos tudo aqui pra isso,estamos anos luz na frente!!!Viu Avô do Horácio…Varginha sempre será Varginha,com crise ou sem crise!!!Se não me falha a memoria ainda somos a cidade mais rica:PIB de US$ 2.000.000.000.00 (dois bilhões de dólares),se fôssemos um país seríamos uma potência!!!

  • 25 XYZ // set 2, 2013 at 13:13

    REPETINDO…..

    O pessoal de Varginha não entendeu que o aeroporto de cargas de Pouso Alegre é para atender as várias fábricas de Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita (vale da eletrônica), Extrema , Cambuí, e até Poços de Caldas (que está mais perto de PA do que de Vrg).

    A região de Varginha tem muito menos indústrias que a região de Pouso Alegre.

    E outra, a empresa já comprou o terreno para construção do aeroporto de cargas em Pouso Alegre. Caso não seja aprovado pela ANAC (o que é difícil de acontecer), algum empreendimento grande na área de logística será implantado lá.

  • 26 Esclarecimento // set 1, 2013 at 19:58

    Primeiro essa Bsquare tem que investir os 400 milhões, para depois pensar em competir com Varginha. Acorda pessoal, tudo que a Bsquare esta planejando fazer, o Grupo Unecom já fez em Varginha e continua investindo pesado em seu empreendimento anexo ao aeroporto. Até 2017 quando a Bsquare planeja, na melhor das hipóteses, inaugurar seu empreendimento, já terá sido investido pelo menos o dobro desse montante no aeroporto de Varginha.

  • 27 XYZ // ago 29, 2013 at 09:01

    O pessoal de Varginha não entendeu que o aeroporto de cargas de Pouso Alegre é para atender as várias fábricas de Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita (vale da eletrônica), Extrema , Cambuí, e até Poços de Caldas (que está mais perto de PA do que de Vrg).

    A região de Varginha tem muito menos indústrias que a região de Pouso Alegre.

    E outra, a empresa já comprou o terreno para construção do aeroporto de cargas em Pouso Alegre. Caso não seja aprovado pela ANAC (o que é difícil de acontecer), algum empreendimento grande na área de logística será implantado lá.

  • 28 Vovô do Horácio // ago 27, 2013 at 15:53

    Roberto, não sei se o sr. leu a matéria, mas o aeroporto é da INCIATIVA PRIVADA, ou seja, será construído com dinheiro de uma empresa, no caso, a BSquare, que fez os aeroportos de Dubai e Miami, sabia disso? Não, então pois é! A vinda dela pra Pouso Alegre se deve a logística, oportunidade de mercado, localização, entre outros, isto é, não foi conquistado na base da politicagem. Além disso, o interesse partiu da empresa, ela procurou pela prefeitura de Pouso Alegre para negociar a sua instalação! Agora, pra ele sair de PA e ir pra Varginha é fácil: Tente convencê-los nas questões que eu mencionei acima e faça a prefeitura cobrir a oferta de 400 milhões de reais que a empresa pagou a prefeitura de PA pra se instalar, comprar terreno e elaborar o projeto entre outras coisas. Vocês podem apelar até pro Papa Francisco que de PA ele não sai… E quanto a questão de que o aeroporto de vocês é mais moderno, equipado, bla bla bla… Voa pra todas as capitais (Eu não sabia que São João del Rei, Resende e Campinas eram capitais…Rs.) já estamos cansados de saber… O que vocês tem que fazer é lutar mesmo pra melhorar o que vocês têm e não ficar tentando agourar as pretensões alheias, ainda mais as que estão quase concretizadas. digo quase, pois falta apenas a ANAC autorizar, o que muito em breve ocorrerá…

  • 29 ROBERTO // ago 27, 2013 at 13:08

    Oh,palhaçada,por que Varginha,vai permitir uma coisa dessas?!Nós temos a melhor localização geográfica da região do Sul de Minas:no meio de São Paulo,Rio de Janeiro e BH…o Porto Seco está aqui,nosso aeroporto esta sendo reformado,nossa pista de pousos,é a melhor do Sul de Minas,com capacidade para descer aeronaves com até 100 passageiros,somos a única cidade da região com voos diários para capitais,então por que que esse aeroporto internacional de cargas vai para Pouso Alegre????Sendo que a mais ou menos 13 anos se esperava-se que viesse para Varginha???Não,não podemos perder essa de jeito nenhum:vamos reunir nossas lideranças,prefeito e vice,deputados estadual e federal,Associação Comercial e Industrial de Varginha,mas o Governo Estadual e vamos lançar um movimento com poder de dissuasão política e econômica e ir agora para Brasília e Belo Horizonte,e trazer esse investimento para Varginha,isto é uma questão de honra para nossa cidade,não demos permitir isso de jeito nenhum!!!…Quem apoia a ideia?!

  • 30 Vovô do Horácio // ago 26, 2013 at 22:04

    Paulo, boa noite! Desculpe, mas discordo da sua opinião. Primeiramente porque dizer que Varginha está mais bem localizada que PA é um equívoco, ela apenas é mais próxima de BH, mas com uma diferença que não chega a 100 Km. Além disso, Pouso Alegre está a 200 km de São Paulo, o maior centro urbano e consumidor do país, além também de estar próxima de outras cidades como São José dos Campos, Campinas, etc… Além disso, é muito mais interessante ter um aeroporto de cargas em PA, pois além da localização privilegiada na Fernão Dias e mais 4 rodovias… Fora ainda que está próxima de grandes pólos industriais e tecnológicos como Itajubá e Santa Rita, cuja produção agrega muito mais valor de carga do que tão somente o café (que deve ser transportado em caminhões e navios devido ao custo do frete) e talvez os produtos que se produzam nas indústrias de Varginha, como a Philips Walita. Resumindo: Pouso Alegre vai ter o tal aeroporto devido a inciativa privada (leia-se BSquare) e pelas questões de comércio e negócios. Tais fatos não desmerecem que Varginha não tenha também um aeroporto de cargas, até porque já possui estrutura para tal, mas para isso, envolveria investimento público, o que poderia levar mais tempo ou até dificultar a obtenção de verbas para as adaptações necessárias.

  • 31 Consultoria Engenho de Negócios // ago 26, 2013 at 16:52

    errata:

    “INVENTAR A RODA: ELA JÁ É REDONDA!!!”

  • 32 Consultoria Engenho de Negócios // ago 26, 2013 at 16:50

    Olá STF.

    Obrigado pelo retorno e comentário.

    Quando mencionei que o pior ainda esta por vir, me refiro a projeção de cenários macroeconômico (Brasil) e microeconômico (Varginha/MG) que tenho acompanhado, sendo:

    – O índice de endividamento das famílias brasileiras, de acordo com pesquisa Datafolha (Abril e Junho/13), encontra-se em 63% !!!

    http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2013/06/endividamento-das-familias-recua-em.html

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1307994-endividamento-das-familias-volta-a-crescer-em-abril-diz-bc.shtml

    Ou seja:
    (Macroeconomia): o fato é que a roda econômica brasileira parou, travou e vem perdendo força desde o início de 2012. Também é fato que agora nos meses finais de 2013 (Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro), temos uma injeção de capital na economia (início dos pagamentos de 13 salários). Daí me pergunto: será que as famílias brasileiras irão as compras ou irão quitar seus débitos???
    — Acredito que irão quitar seus débitos e irão comprar parcelado e empurrando para 2014!!!

    Mas e o início de 2014 (Matrículas escolares, papelaria, parcelamentos de veículos, parcelamentos de terrenos e casas, IPVA, Seguro Obrigatório, Seguro, IPTU, dentre tantos outros tributos e compromissos)??? Como estas contas e tributos serão quitadas?? Empurrar mais frente ??? Aumentar ainda mais a taxa de endividamento??? (a crise europeia começou desta forma, hein!!)

    – (Microeconomia): Já pensando em Varginha, o que nossos representantes políticos, sindicais e de demais instâncias empresariais na cidade tem feito para facilitar, agilizar e criar um ambiente favorável de negócios para a vinda e continuidade dos empresários da cidade ???!!!! (basta observar a METADE das lojas da região central da cidade fechada!!! OU SEJA: O CAPITAL DE GIRO DO COMERCIO DA CIDADE FALIIU = SECOU !!!)

    — O que tenho sentido na pele, é uma PESADA MAO TRIBUTÁRIA, sem dó nem piedade (municipal, estadual e federal) !!!! Ao invés de pensarem em DIMINUIREM IMPOSTOS (a fim de gerar mais investimentos em maquinários, inovação e contratação de pessoal e assim fazer a roda girar novamente), criação de INCUBADORAS DE EMPRESARIAS (como já tem 1 em Itajubá, 1 em Pouso Alegre e 2 em Santa Rita do Sapucaí), CURSOS DE CAPACITAÇÃO, dentre outras atividades, NOSSOS REPRESENTANTES ESTÃO INDO NA DIREÇÃO CONTRÁRIA (indo atrás da velha e esgotada politicagem brasileira)!!!

    NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, NÃO É FEIO OLHAR PARA O VIZINHO (Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí) E COPIAR, E SE POSSÍVEL, APERFEIÇOAR O QUE JÁ FOI FEITO!!! NAO PRECISAMOS INVENTAR A RODA: ELA JÁ QUADRADA!!! VAMOS APERFEIÇOAR???

    Espero ter contribuído para nossa discussão e na sensibilização de nossos homens públicos na cidade Varginha/MG

    Att.

    Rodrigo Faria e Costa
    Consultor de Negócios e Empresário na cidade de Varginha/MG

  • 33 JTF // ago 25, 2013 at 22:59

    Gostaria de perguntar para o sr Rodrigo Faria e Costa – Consultor de Negócios e Empresário , porque disse que o pior está por vir para Varginha, nos três primeiros meses de 2014?

  • 34 Novo aqui. // ago 25, 2013 at 22:13

    Parabéns Tradutor de Notícias, vc fez o trabalho que seria obrigação do jornalista. Muito bom. Mas me lembro de um comentário aqui mesmo de uma outra notícia sensacionalista no clima FLA X FLU, em que um dizia que em Varginha todo mundo acha que somente com política se resolve tudo e na verdade empresário bota dinheiro onde ele vê oportunidade de ter o maior lucro possível, simples assim.

  • 35 Paulo // ago 25, 2013 at 21:37

    Temos que ver a realidade. PA está as margens da Fernão Dias o que favorece e muito a cidade e por mais que Varginha queira, esta é a principal diferença. Para melhorar um pouco esta situação é necessário a duplicação de acesso de Vga para Fernão Dias já ia melhorar bem. Não entendo como Lavras conseguiu isto, duplicar o acesso até a rodovia, e Varginha que tinha prefeito do PT por 12 anos nunca pensou nisto. Quanto as indústrias de tecnologia que muitos comentam que só Itajubá tem, não é bem assim em Vga tem a Coleção uma das maiores fábricas de acessórios de informática do país, tinha a Clone que foi embora, tem a Enermax a segunda marca de estabilizador e nobreak mais vendido no país, alem de pelo menos 4 fabricantes de computadores e tablets. Tem que ver que a região de abrangência de Varginha é muito grande pois tem cidades como Três Corações, Três Pontas, Elói Mendes, Paraguaçu, Campanha e outras, alem de estar mais bem localizada no centro do sul de minas e mais perto de BH do que PA.

  • 36 Rodrigo // ago 25, 2013 at 19:43

    BLA_BLA_BLA_BLa POUSO ALEGRE PODE TER AEROPORTO DE CARGA MAIS SÓ VARGINHA TEM GUARDINHAS FORMADOS PARA VIGIAR AEROPORTO.

    DURMA COM ESSA.

  • 37 Juca // ago 25, 2013 at 17:21

    Para o tradutor de notícias, que sabe de tudo e não sabe nada!

    http://www.bsquare.com.br/portugues/aempresa.htm

    ¨¨Sampa, Campinas, São José dos Campos que nos interessa está há menos de 2 horas! No mais nossos empresários são todos de sampa o que torna muito frequente pousos e decolagens de helicópteros nos dois heliportos do Marquez Plaza diariamente.

  • 38 XYZ // ago 25, 2013 at 14:46

    Para acabar com esse chorôrõ do pessoal de varginha vamos fazer assim:

    Aprovem os dois aeroportos de cargas.

    O de Pouso Alegre , privado, com 400 milhões de investimentos privados. Para atender a região industrial de Pouso Alegre.

    E o de varginha, com recursos públicos federais (governo federal PT). Para atender a região do café de varginha.

  • 39 XYZ // ago 25, 2013 at 14:42

    SITE DA BSQUARE DO BRASIL

    http://www.bsquare.com.br/portugues/index.htm

    SITE (Linkedin) DO CEO DA BSQUARE

    http://br.linkedin.com/pub/fabio-bendana/16/ba3/553

  • 40 Ronaldo Lousada // ago 24, 2013 at 17:59

    Você não se lembra do que aconteceu. O que você lembra se torna o que aconteceu.

  • 41 Ronaldo Lousada // ago 24, 2013 at 17:52

    Existem muitas pessoas, que vivem criticando a cidade de Campanha, que não cresce nem a poder de bomba…..agora!!! o que dizer de Varginha, será que estamos no mesmo seguimento, muito triste de ver a cidade que amo, abandonada e num descaso que da dó, sempre cercada por “políticos” (aves de rapinas) SEMPRE TIRANDO PROVEITO DA SITUAÇÃO….quanto pior melhor, …vamos abrir os olhos, ainda não e tarde, vamos virar a mesa e dar as cartas, como sempre Varginha o fez….sempre dizia em plenário, não adianta construir o progresso de uma cidade em cima de mentiras, vamos deixar de lado esse ET, e vamos arregaçar as mangas, e focar nos pequenos empresários, que amanha poderão ser os grandes empresários do futuro, podendo assim absorver os jovens, com o grande sonho de emprego, cada dia mais difícil, vamos fazer de nossa querida Varginha, uma cidade mais alegre e bonita de se viver…..mesmo estando afastado de Varginha, sonho em ver a nossa cidade em situação confortável, com pessoas alegres e sorridentes por estar morando em nossa Princesa do Sul…..outra coisa que ia me esquecendo, só vamos ter bons políticos, quando não formos mais obrigados a votar, pois só assim teremos o voto consciente, vamos começar essa campanha para não ser mais obrigado a votar…..e que DEUS ilumine a cabeças desses “POLÍTICOS ” e lhes de o discernimento, que, tudo que fizerem contra o povo, será colhido por seus filhos e netos.

  • 42 Renato Silva // ago 24, 2013 at 16:37

    Enquanto aqui em Varginha os políticos continuam fazendo politicagem; briguinhas partidárias por causa de interesses particulares, porque não sabem trabalharem honestamente em prol para cidade. Os representantes da população da cidade de Pouso Alegre demonstram como políticos honestos devem trabalhar em prol para os munícipes. Políticos de Varginha não fiquem com vergonha, aprendem com os representantes de Pouso Alegre, só assim todos varginhenses saíram ganhando.

  • 43 Resposta // ago 24, 2013 at 13:48

    Neila

    Como seus argumentos são convincentes !!!!!!!

    Lá nem tem aeroporto tem!!!!!!

    Vga merece ter um aeroporto de cargas? Onde construir …….. Em cima de algum morro? Vga é cercada por cidades que vivem da produção de café……..

    PA e cercado por cidades da rota tecnológica…. Inúmeras industrias que importam e exportam produtos com valor agregado
    PA tem área disponível dinheiro privado projeto e demanda dos serviços ENTENTE ISSO?
    Aqui há grandes multinacionais como UNILEVER e seu maior centro de DISTRIBUIÇÃO PRA REGIAO SUDESTE. gigante XCMG vários industrias ramo farmacêutico que vende pro Brasil REGIAO de vale da eletrônica ! ITAJUBA e extrema que já tem maior arrecadacao que vga ENTENDEU ALGUNS MOTIVOS ??????
    Café vai de navio pelo Porto de santos e ponto….
    S

  • 44 Tradutor de Noticias // ago 23, 2013 at 22:33

    Democracia é cada um falar o que pensa, mesmo que isso represente uma BOBAGEM atrás de OUTRA. Vamos para dados técnicos:
    1- Pista do Aerop Varginha = 2100 m, atualmente cabeceira deslocada tornando operacional 1500 m, devido à invasao do espaço aereo de aproximacao que o Armazem da Tristao ILEGALMENTE o fez; (pista pronta entao já tem, o armazem vai sair pois já está na justiça o processo). Entao os 2100 metros a torna MAIOR que Aerop .Congonhas (1940 m) e Santos Dumont -RJ (1300 m)

    2- BSQUARE: até tentei pesquisar algo sobre essa empresa que JA TEM a verba para o aerop de cargas de Pouso Alegre. NAO ACHEI NADA x NADA. Alguem tente no Google sobre o que ela já fez em Miami e Dubai…..eu nao vi, nem em consultas com amigos ligados à aviacao nos EUA. Me ajudem aí nessa busca……

    3- Aeroportos devem ser investimentos publicos CONCEDIDOS via licitacao à administracao privada (ex. Guarulhos e Viracopos). Fora isso NAO TEM RETORNO VIAVEL. Desafio alguem apresentar planilha de rentabilidade para isso, sendo que um cargueiro desce facilmente num aeroporto EQUIPADO para operacoes especiais IFR em Guarulhos e sua carga está aqui na regiao de Pouso Alegre com + 3 horas por rodovia.

    4- Uma noticia BOMBA como essa comentada por todos os lados SEM INVESTIGACAO SOBRE SUA REAL VIABILIDADE, (re)elege 1 prefeito, 1 dep estadual, 1 dep federal e ainda atrai muita industria para a cidade……..OU SEJA, JOGADA DE MESTRE plantar isso na mídia. Se nao der certo, há muita burocracia, Anac, etc para se colocar a culpa.

    PESSOAL: vamos começar a questionar o que lemos e ouvir TECNICOS que entendem do assunto. Deixemos o bairrismo e o foguetório precipitado. Desse jeito seremos eternos fantoches acéfalos…..

    Sorte Amigos

  • 45 XICÃO // ago 23, 2013 at 16:47

    turma do blog, em outubro a presidenta dilma vai estar em pouso alegre para inaugurar a dique 2,
    a indústria chinesa o cd da unilever e o lançamento da pedra fundamental do aeroporto.

    http://www.jornaldiariopa.com

  • 46 Consultoria Engenho de Negócios // ago 23, 2013 at 14:14

    Olá Madeira.

    Excelentes reportagens e links simultâneos e comparativos entre as possibilidades de construção dos dois aeroportos industrias em nossa região (em Varginha e Pouso Alegre) !!!

    A conclusão que chego para Pouso Alegre ter avançado bem mais que Varginha nos últimos anos é:

    – As autoridades e órgãos públicos responsáveis pelo município de Pouso Alegre estão fazendo o “feijão com o arroz”. Ou seja, disponibilizando a infraestrutura e condições fiscais necessárias para a iniciativa privada desenvolver e investir nos grandes projetos do município (chegada de inúmeras empresas, construção de shopping, condomínios residenciais, comerciais e industrias, mobilidade urbana com duplicação de vias, dentre outros…)!!!

    – Já as autoridades e órgãos públicos de Varginha, diga-se de passagem que há mais de 12 anos e continuando na atual gestão, NÃO estão fazendo o que lhes cabem e ainda não deixam a iniciativa privada desenvolverem seus projetos !!

    MORAL DA HISTÓRIA: Varginha ainda não entendeu que só irá voltar a se desenvolver com o apoio da iniciativa privada (local, regional e estrangeira), onde esta voltará a investir em equipamentos, recursos humanos e consequentemente gerando mais emprego, renda e tributos!!

    ACORDA VARGINHA!!!!! A CIDADE ESTÁ FALIDA E PIOR AINDA ESTA POR VIR (esperem Janeiro, Fevereiro e Março de 2014)!!!!

    Rodrigo Faria e Costa
    Consultor de Negócios e Empresário na cidade de Varginha – MG

  • 47 MelhoriasJá // ago 23, 2013 at 13:17

    E Varginha, como sempre, ficando pra traz..

  • 48 BSQUARE // ago 23, 2013 at 13:01

    PROJETO PRONTO E NAS MÃOS DA ANAC

    EXISTE VIABILIDADE NO INVESTIMENTO
    ÁREA DE 6 milhões. De metros quadrados
    Próxima a rodovia FERNÃO DIAS
    EQÜIDISTANTE DAS TRES PRINCIPAIS CAPITAIS DO BRASIL
    DINHEIRO PRIVADO 400 milhões de reais
    FORNECEDORA DA MULTINACIONAL UNILVER QUE INAUGURA SEU MAIOR CENTRO DE DISTRIBUICAO PRA REGIAO SUDESTE
    PRÓXIMO DAS CIDADES DA ROTA TECNOLÓGICA IMPORTADORA DE PRODUTOS
    REGIAO QUE MAIS CRESCE E SE DESENVOLVE EM MINAS GERAIS
    APOIO DO GOVERNO FEDERAL DEPUTADO ODAIR CUNHA E AGNALDO PERUGINI
    DIRETOR DA BSQUARE TEM TOTAL INTENÇÃO NESSE EMPREENDIMENTO

    LOGO CAMOS COMEMORAR NOSSO GRANDE AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGAS QUE VAI SERVIR SUL DE MINAS MINAS GERIS BRASIL E O MUNDO……….

  • 49 Analise // ago 23, 2013 at 10:06

    Gente essa história de desafogar guarulhos e VIRACOPOS acabei de ler na reportagem anterior…..o prefeito da cidade vizinha também quer um grande aeroporto de cargas pra também ajudar no desafogamento aéreo…….

    Aki já tem projeto pronto dinheiro em caixa 400 milhões área disponível plana PLATÔ junto à FERNÃO DIAS próxima dos grandes centros consumidores e cidades da rota tecnológica ITAJUBA e santa Rita e da industrial EXTREMA

    Quem leva mais???????????

  • 50 XYZ // ago 23, 2013 at 09:56

    Faz muito mais sentido Pouso Alegre receber o aeroporto internacional de cargas do que Varginha.

    O negócio de Varginha é café, e para seu transporte o certo é usar caminhões e navios.
    Além disso o aeroporto de Varginha teria que receber recursos federais (governo PT) e trocar o piso da pista.

    A região de Pouso Alegre , que inclui Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, tem muito mais indústrias. O transporte aéreo desses produtos industriais se justifica em todos os sentidos.
    Sem falar que é investimento PRIVADO.

    E na esteira do aeroporto de cargas vem porto seco e Polícia federal.

  • 51 Neila // ago 23, 2013 at 09:05

    Varginha é que tem que ganhar! Lá nem Aeroporto de passageiros tem. Piada!!!!!!!!

  • 52 varginha // ago 23, 2013 at 08:02

    entao varginha dançou??

Deixe um Comentário