Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

IDH: o índice que faltava

julho 31st, 2013 · 50 Comentários

neblina-varginha-2013

Em 1995 o então prefeito Aloysio Ribeiro de Almeida comentou, durante entrevista coletiva, que a partir dali, as potencialidades de uma cidade não seriam mais medidas pelo número de empresas ou multinacionais, mas sim pela qualidade de vida oferecida ao cidadão. Aloysio se referia aos índices positivos àquela época nas áreas sociais, como saúde, educação e esporte. Estava certo. A melhor cidade para se viver é aquela que oferede qualidade de vida. Que também significa emprego.

Naquele ano e nos anos seguintes, a Varginha ainda se destacava como pólo econômico-financeiro. Empresas como Standard e, alguns anos depois, Walita, se firmavam como alguns dos maiores empreendimentos da região.

Treze anos depois, em 2008, sai a notícia que o varginhense já desconfiava. Clique no título para ler o texto completo.chevroletpremiadoMais de uma década de estagnação fez com que a Princesa do Sul não fosse mais… a Princesa do Sul. Varginha, até então a maior cidade do Sul de Minas perdia espaço econômico para Poços de Caldas e Pouso Alegre. As cidades vizinhas despontavam com mais indústrias, mais regionais dos governos estadual e federal, mais desenvolvimento. A principal cidade do Sul de Minas passava a ostentar o título de terceira.

À Varginha restava, ainda o título da qualidade de vida, pelos alardeados índices sociais de educação, creches, saúde etc.

Agora sai o índice que desmente tudo isso.

Varginha está em quarto lugar no IDH, índice de Desenvolvimento Humano. Perde para Itajubá, Lavras e Poços de Caldas. O IDH é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida. São dados referentes a 2010.

O pior é que isso não foi surpresa para ninguém. Quem acompanhou os investimentos na cidade nos últimos anos, viu que Varginha não acompanhou as cidades vizinhas. A falta de investimentos em mais de uma década fez com que Varginha passasse de primeira para terceira. No caso do IDH, passou de primeira para quarta cidade no Sul de Minas. E o pior, periga perder espaço para cidades menores, como Lavras, Itajubá, Extrema. Estas cidades receberam investimentos reais nos últimos 12 anos. Enquanto isso, Varginha recebia a Samsung (que fechou as portas e ganhou o terreno), a usina de biodiesel que não funciona, a montadora de motos que nunca abriu as portas.

Tags: Economia · Política

50 Respostas Até Agora ↓

  • 1 LAVRAS // ago 10, 2013 at 12:12 AM

    Conheço varginha há alguns tempos atrás muitas pessoas saiam de lavras para fazer compras em varginha desde comercio,saúde,supermercados etc..
    Mais de uns 10 anos pra cá lavras não perde em nada para varginha pelo contrario em alguns setores estamos bem a frente como educação por exemplo que eleva o nome de lavras para o país todo.

  • 2 DoutorX // ago 7, 2013 at 9:05 AM

    Para curar certos males fisicos que afligem o ser humano, às vezes é necessário tomar medidas drásticas. O doente clinico Varginha, após uma doença que estava se tornando crônica,se recuperou , graças ao eleitor que tomou a atitude correta, e foi o suficiente para espancar o mal e a recuperação está se processando.
    O doente clinico Brasil, também definha com uma doença insidiosa, que tende a aniquilar o outrora gigante saudável e cheio de vida… Não sou médico mas entendo que em certos casos basta cortar o mal pela raiz que tudo se resolve. Em ambos os exemplos os doentes terão os males afastados definitivamente, basta a população querer ministrar o tratamento adequado!
    Varginha encontrou a terapêutica correta e está se recuperando, quanto ao Brasil, depende muito dos seus filhos ajudarem a corrigir o mal: basta afastar esse partido corrupto, que está secando as fontes vitais de vida e impedindo que o doente seja tratado adequadamente: em 2014 teremos eleições para presidente novamente. BASTA O ELEITOR QUERER DAR UM CHEGA PRÁ LÁ NA DOENÇA QUE AFLIGE NOSSO PAIS E PRONTO! Estará resolvido o problema, o doente vai se se restabelecer rapidamente!

  • 3 A verdade // ago 7, 2013 at 9:01 AM

    Blogueiros petistas… quanta burrice, leem mas não entendem o que leram e ainda querem discutir o que não estão entendendo nada!!! Leiam o que está bem escrito, muito bem explicado na noticia do blog (não vou repetir aqui, pelo amor de Deus…) São incompetentes mesmo, não passam duma manada de idiotas sem massa encefálica nenhuma! Prezado Marcus, por favor, puxe a orelha destas bestas quadradas, antes de aprovar tais posts …kikikikiki….
    Segundo noticia do blog, Varginha está em quarto lugar no IDH, Indice de Desenvolvimento Humano, perdendo para Itajubá, Lavras e Poços de Caldas. E etc., etc… SÃO DADOS REFERENTES A 2010. E etc., etc…
    A falta de investimentos, ainda segundo o blog, não foi surpresa para ninguém. Quem acompanhou os investimentos na cidade nos últimos anos, viu que Varginha não acompanhou as cidades vizinhas. A FALTA DE INVESTIMENTOS EM MAIS DE UMA DÉCADA FEZ COM QUE VARGINHA PASSASSE DE PRIMEIRA PARA TERCEIRA. NO CASO DO IDH, PASSOU DE PRIMEIRA PARA QUARTA CIDADE NO SUL DE MINAS. E O PIOR, PERIGA PERDER ESPAÇO PARA CIDADES MENORES COMO LAVRAS, IBAJUBÁ, EXTREMA. ESTAS CIDADES RECEBERAM INVESTIMENTOS REAIS NOS ULTIMOS 12 ANOS , ENQUANTO VARGINHA RECEBIA A SAMSUNG (QUE FECHOU AS PORTAS E GANHOU O TERRENO…), A USINA DE BIODIESEL QUE NÃO FUNCIONA, A MONTADORA DE MOTOS QUE NUNCA ABRIU AS PORTAS.
    Em resumo, para não alongar mais o assunto, Varginha não cresceu, não desenvolveu, ficou parada no tempo e no espaço, administrada durante os últimos 12 anos pelo petezinho de meia tigela, que só prejudicou a todos nós, cidadãos varginhenses.
    Terminando. ESTAS SÃO AS VERDADES, NUAS E CRUAS SOBRE VARGINHA NOS ULTIMOS TEMPOS!!!
    Sem eufemismo e sem prosopopéia inutil!!!

  • 4 A verdade // ago 6, 2013 at 12:40 PM

    Dados de 2010, completamente ultrapassados… Estamos já no segundo semestre de 2013… Esses petistas estão no mundo da lua, fora da realidade atual, decorridos que são mais de 3 anos… Enfim, como são ruim mesmo da cachola, vamos dar o desconto … Em breve, Varginha, nas mãos de administradores competentes , cabeça no lugar e não nas nuvens… vai mudar para melhor. Vamos aguardar , temos certeza absoluta disso!

    Prezado analista: favor inutilizar o outro post que escrevi, sobre esse assunto. Obrigado.

  • 5 A verdade // ago 6, 2013 at 11:28 AM

    Dados de 2010, ultrapassados, fora da realidade atual… Acordem, caiam na real, a maioria do povo já está com a cabeça no lugar, deixou de ser fantoche… e em 2014, teremos uma completa reformulação na politica brasileira!
    Finalmente nosso povo acordou, deixem de atiçar o gigante… ele apenas está cochilando, a qualquer hora acorda novamente com força total ….

  • 6 Novo aqui. // ago 5, 2013 at 7:13 PM

    Esse A VERDADE segue a linha “ao invés de curar o doente, ele quebra o termômetro”. Meu caro este índice é formulado pela ONU!!!!

  • 7 A verdade // ago 5, 2013 at 10:03 AM

    Existem blogueiros que confundem alhos com bugalhos… Certos indices não mostram claramente a realidade social e econômica duma comunidade. Varginha está sem gerar empregos há mais de 12 anos… isso é fato público e sabido e devidamente comprovado, basta prestar atenção no numero de falencias e fechamentos de estabelecimentos comerciais, que demonstram sobejamente nossa triste realidade! A população da periferia cresceu mais do que surgiram ofertas de empregos, isto não tem como contestar. Neste caso, prá onde vai a qualidade de vida sem empregos?????……
    Na administração passada, com intenção nitidamente eleitoreira, falsearam-se indices só favoráveis à cidade com nitida intenção de atrair para cá empresas e mão de obra… Atraidos pela falsa propaganda de crescimento e desenvolvimento econômico além dum padrão de vida fora de série… milhares de aflitos à procura de emprego, prá cá vieram e logo constataram a triste realidade: NÃO EXISTIAM NOVOS EMPREGOS, ERA TUDO FANTASIA E PROPAGANDA DO PARTIDO QUE ADMINISTRAVA A CIDADE, COM NITIDA INTENÇÃO DE VALORIZAR NOSSA CIDADE NO CONTEXTO DAS DEMAIS CIDADES SUL-MINEIRAS ! Infelizmente, a realidade aí está, inequivoca e triste, que torna certos indices um demagogo conto do vigario…!!!
    Uma comunidade precisa de empregos para podere oferecer um indice de vida saudável e equilibrado. SEM GERAÇÃO DE EMPREGOS, NÃO ADIANTA NADA QUERER ARGUMENTAR EM TERMOS DE VIDA SAUDÁVEL … É preferivel às vezes um pouquinho de poluição mas com ofertas de empregos à disposição da população . Argumentar em contrario é pura prosopéia, que não convence nem gregos nem troianos…

  • 8 varginhense // ago 5, 2013 at 8:00 AM

    Tem gente que confunde administrar plantação e colheita de café com administrar prefeitura de uma cidade. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Melhor dizendo: são coisas bem diferentes. Enfim, vamos em frente, pois pela prosa entende-se que os petralhas continuam inconformados por terem perdido as boquinhas politicas…. kkkkkkkkkkkkkkkkkk………………………..

  • 9 LULU // ago 4, 2013 at 7:43 PM

    Os leitores do Blog, meus conterrâneos, não entendem nada de IDH. Varginha teve um progresso estupendo. Alguns pequenos defeitos sociais que são fruto das políticas públicas estaduais e federais.

  • 10 LULU // ago 4, 2013 at 7:07 PM

    Ótima a posição de Varginha. Uma das melhores do Brasil. No Estado de Minas nem se fala. Me surpreendeu as posições de Lavras e Itajubá.Merecem. E a cidade de Pouso Alegre? Tão decantada .

  • 11 HFRT // ago 4, 2013 at 10:55 AM

    Realmente fica aqui comprovada que o eleitor não sabe nada, varginhense pelo amor de deus a unica coisa que o atual prefeito não e e EMPREENDEDOR, convém vc rever a vida profissional a fundo dos dois que vc citou… (fica a dica, o pior cego e o que não quer ver)

  • 12 A verdade // ago 4, 2013 at 10:02 AM

    Alguém disse que só a politica não atrai investimentos. Em parte, concordo. P.Alegre cresceu mais do que Varginha, independente de ser governada pelo Pt pelas razões sobejamente conhecidas, Fernão Dias, perto de S.Paulo, etc. Já Varginha, sendo mal governada pelo pt, regrediu. Lá, o partido não atrapalhou, as razões do seu crescimento estão bem apontadas. Já em Varginha, infelizmente, aconteceu o contrario, ou melhor, o partido administrou a cidade, se fez presente e só atrapalhou. Resumindo, P.Alegre e Varginha são situações bem diferentes, cujos resultados ai estão, pra ninguém desconhecer, confundir e misturar as situações. Aqui nós podemos salientar em alto e bom som: o Pt só atrapalhou, excesso de corrupção, empreguismo, politicagem etc. Ainda bem que prevaleceu o bom senso do eleitor, embora acordando tarde, e colocou um ponto final na questão.

  • 13 Novo aqui. // ago 3, 2013 at 7:00 PM

    Como disse Eita, em população Varginha nunca foi a maior cidade, sempre foi Poços de Caldas, e se quem escreveu este texto tivesse consultado o ATLAS BRASIL 2013 na página da PNUD (pnud.org.br) teria visto que Varginha tinha o melhor IDHM entre as maiores cidades do Sul de Minas ( Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, Itajubá, Lavras, Alfenas e Tres Corações) em 1991, era a segunda em 2000 e é a quarta em 2010, a frente de Pouso Alegre que foi citada no texto, mencionei apenas para contextualizar. O IDHM de Varginha subiu 31,6%, o de Poços de Caldas 33,9%, e o de Pouso Alegre 34,1% em 29 anos. Diferenças pequenas que não justificam o sensacionalismo.

  • 14 varginhense // ago 3, 2013 at 1:18 PM

    Concordo plenamente com Odorico Paraguaçu ! Se o Toninho não conseguir resolver os problemas encontrados na prefeitura (dividas herdadas da administração anterior e outras mazelas …) O RENATO PAIVA JAMAIS CONSEGUIRIA SOLUCIONÁ-LOS: considero o Renato uma ótica pessoa,honesto, bem intencionado, porém sem a tarimba adquirida pela experiência e sem o timbre de administrador que fazem parte da personalidade do nosso atual prefeito. EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADOR JUNTO COM HONESTIDADE COMPROVADA, tornam Antonio Silva a pessoa ideal para equacionar esse “tremendo abacaxi” que hoje representa sanear nossa prefeitura e ao mesmo tempo conseguir promover o tão esperado progresso e crescimento que todos nós desejamos! Quem se julgar capaz de apontar soluções e resolver o que nosso ilustre prefeito está tentando, ou melhor: que se acha com o direito de vilependiá-lo, então QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!
    E TENHO DITO!

  • 15 vania // ago 2, 2013 at 8:00 PM

    REALMENTE VARGINHA NÃO SABE VOTAR, ATRASO TOTAL…………………………………………TUDO DE NOVO………………………………………..

  • 16 Odorico Paraguaçu // ago 2, 2013 at 7:41 PM

    RENATO ???????? Oque ele iria fazer?? Melhorar o preço do café???????????? Governar para meia duzia de produtor rural.. Ah para né… No fim desses 4 anos vcs vão ver o grande resultado da administração do toninho.

  • 17 lsso // ago 2, 2013 at 5:14 PM

    RETRATO DE VARGINHA. ULTIMOS 30 ANOS.
    / DILZOM / TONINHO SILVA/ALUSIO/TONIHO/MAURINHO/ MAURINHO/ CORUJINHA. POUCA MUDANÇA.

    MUDAR ERA RENETO PAIVA , VERDADEIRA RENOVAÇÃO NO CENARIO POLITICO , AGORA JA ERA TUDO COMO ANTES.

  • 18 Novo aqui. // ago 2, 2013 at 4:41 PM

    Sr moderador qual é o problema com meu comentário? É semelhante a muitos que vc liberou. Fico com a impressão de que comentários desfavoráveis ao PT vc libera sem problemas, já os outros…

  • 19 eliane // ago 2, 2013 at 1:55 PM

    Eu votei no RENATO PAIVA, empreededor , dinamico, NOVO, realmente varginha não sabe votar. Agora eDilzom e Toninho de novo.

  • 20 vania // ago 2, 2013 at 1:53 PM

    O Brasil inteiro renovou nas urnas, realmente a população teve a chance de renovar com RENATO PAIVA , deixou passar……..

  • 21 heliane // ago 2, 2013 at 1:52 PM

    o comentario do renato jose venga , tem tudo a ver varginha não sabe votar empreendedor e RENATO PAIVA, mas o povo quis o antigo fazer o que…… e dilzom e toninho de novo sem mudar nada…. atraso geral

  • 22 Fóra Stress // ago 2, 2013 at 10:26 AM

    Fóra stress, fora ptzinho (graças a deus que caiu do galho…), fóra blogueiros maldosos e raivosos parecendo mais lobos uivando desesperados pela falta de comida… kkkkkkkkkkkkk…. Eu diria melhor, uivam porque acabaram as cobiçadas boquinhas…
    O stress que estas 3 desastradas administrações me causaram, eu simplesmente fiz uma catarse na base do ou vai ou racha, e aqui estou, sem stress, cabeça boa, pensamentos bons, torcendo para que os atuais administradores consigam corrigir as dezenas de problemas deixados pela cidade… Eu torço para que consigam recuperar tudo o que a cidade perdeu, por falta de visão empreendedora e politica por falta de honestidade publica , ou melhor por falta de administração seria e competente.
    Acima de tudo, agradeço a Deus por ficarmos livres da propaganda enganosa que atraiu prá cá muitos aflitos à procura de emprego e aqui chegando cairam na realidade que era apenas mais um “CANTO DE SEREIA DESONESTO E PROMOCIONAL DUMA FALSA REALIDADE…” Não era nada daquilo, e de repente a cidade se viu entulhada de desocupados em busca de emprego…
    Chega de stress, chega de propaganda desonesta e irreal, chega de promessas que ficam só nas promessas não cumpridas, etc.

  • 23 Eu // ago 2, 2013 at 8:41 AM

    Eu sou eu mesmo, ninguém mais! E continuo reafirmando meus dogmas politicos. PT EM VARGINHA NUNCA MAIS !!! Após esse povinho asqueroso, maledicente e inconsequente do ptzinho murcharem seus argumentos destituidos de logica, de bom-senso e de amor à cidade, Varginha vai finalmente encontrar seu destino a que sempre foi pre-destinada: progresso, crescimento em todos os setores das atividades que geram renda e trazem bem estar e valorizam a vida do cidadão ! E Eu continuo esperando esse momento finalmente retornar : cá estarei sempre com ufanismo e aguardando tempos melhores para a ex-Princesa do Sul. E TENHO DITO , Eu e Eu Sou Eu Mesmo !

  • 24 khj // ago 1, 2013 at 9:08 PM

    Renato, melhora essa redação aí, meu caro. Não dá pra entender seu comentário.

  • 25 JTF // ago 1, 2013 at 8:42 PM

    Caros leitores do blog, Pepê Silva, Lydia Foresti e outros, houve uma mudança nos critérios utilizados para se medir o IDHM, onde o item Educação passou a pesar mais que os demais, Expectativa de Vida e Renda, por isso a mudança de posição entre as diversas cidades e o fato de cidades como Itajubá e Lavras terem se destacado, e também os dados se referem a 2010, muitos dos empreendimentos e investimentos de Pouso Alegre foram após esta data. Mas importante é que nossa região está bem, mas precisamos melhorar mais principalmente no item Educação. Obrigado por sua atenção.

  • 26 // ago 1, 2013 at 8:12 PM

    Sendo que o IDH mede a qualidade de vida dos cidadãos ,não tenho como comentar o que está acontecendo com a educação Varginhense. As escolas municipais estão perdendo seu ensino fundamentalII(6º a 9º anos) e os re3passando para a rede Estadual,além disso os 5º anos que possuíam aulas de Inglês(que ainda é muito pouco,pois no ensino particular inicia-se logo que o aluno ingressa.) vão ,em 2014,ano da Copa,perder suas aulas de Inglês. Isso é um absurdo,estamos andando para trás!!!O que é isso senhora Secretária de Educação,modernize-se,amplie as aulas de inglês para todas as turmas!!!

  • 27 renato jose venga // ago 1, 2013 at 7:59 PM

    Na verdade a meu ver são 16 anos de perdidos que Varginha tem, de retrocesso, e falta de comprometimento, de visão futurista, de falta de iniciativa e planejamento, que provavelmente continuara por mais 4 anos.
    Ficar se justificando que não tem dinheiro em caixa, que não fosse candidato, todos sabiam que a prefeitura esta quebrada.
    Precisamos ter um empreendedor que talvez, tenhamos daqui a 3 anos, se a população assim quiser, porque e notório que Varginha não sabe votar.
    Ha e em tempo, querer comparar as gestões, com os demais é covardia, Madeira;
    de 1970 pra ca tem sempre o antes e o depois de cada governo de Aloysio Ribeiro de Almeida

  • 28 Eu // ago 1, 2013 at 4:41 PM

    Se o blog fosse meu, Madeira, simplesmente eu não publicava certas criticas maldosas e ofensivas, destituidas de bom senso e que mostram claramente a raiva espumando pela boca (cuidado que estamos no mes do cachorro louco…) O Pt é uma tropa de petralhas rancorosos, fascistoides e que só vociferam a má fé e as inverdades do partido. Não aceitam as criticas e tentam impor sempre as suas “verdades mentirosas”. Perdem completamente o bom senso e, quando raivosos são piores do que uma horda de lobos famintos, uivando escandalosamente quando suas “verdades…” são reveladas como mentiras sórdidas e deslavadas!!!…
    Pt em Varginha, NUNCA MAIS!!!

  • 29 Eu // ago 1, 2013 at 11:35 AM

    Creio eu que não é a administração PTista, aqui em Pouso Alegre, o prefeito é o do PT e vem trazendo grandes investimentos, a resposta certa é FERNÃO DIAS, veja o caso de Extrema, resumindo só política não atrai investimentos

  • 30 Lula lá // ago 1, 2013 at 11:00 AM

    Colocar a culpa no PT é não saber o que fala.
    A cidade vem “caindo” desde a década de 1990.

    E outra, se o PT fosse sinônimo de má gestão, Pouso Alegre e tantas outras cidades estariam na pior.

    O problema é quem e não o partido que governou nossa cidade.

    Parte da dívida que aí está não surgiu apenas nos últimos 12 anos. Vem “alastrando” a tempos…

    Passou da hora de clamar por empresas, uma política econômica forte para a cidade. Culpa disso é da população que nunca se organizou para ir em peso cobrar da administração!

    É uma pena ver nossa cidade como está…
    E mesmo assim, ela tem forças!!

  • 31 Thais Tressada // ago 1, 2013 at 10:58 AM

    É isso aí Pepê Silva, matéria totalmente tendenciosa, você colocou os pingos nos “is”. Pô Madeira, que decepção, custava pesquisar um pouquinho mais e fazer uma analise correta e imparcial?

    Varginha melhorou em tudo nestes últimos 12 anos conforme se vê pelo IDH, subiu posições no âmbito estadual e regional….

    Contra fatos não há argumentos.

    Realmente não entendi o post, vc é um cara inteligente e sensato. Como já disse o poeta Cazuza, “suas idéias não correspondem aos fatos”.

    Quero acreditar que foi um surto de sensacionalismo para atrair audiência e polêmica a este espaço democrático que é o Blog do Madeira…

  • 32 AFONSO LIMA // ago 1, 2013 at 10:29 AM

    Lembrando aos leitores do Blog, que os dados desta pesquisa são de 2010. Se fosse dados de hoje, provavelmente teríamos caído algumas posições pois com certeza Pouso Alegre estaria entre as primeiras colocadas, visto que é a cidade que mais cresce e se desenvolve na região. É isso que a administração de 12 anos do PT fez com nossa cidade. Agora não adianta reclamar, é correr atrás e trabalhar muito para reverter esse quadro de recessão econômica do nosso município.

  • 33 Antonio // ago 1, 2013 at 10:23 AM

    Tudo culpa da administração falida do PT! Bem feito para a população que ficou 12 anos votando neles!

  • 34 Felipe // ago 1, 2013 at 9:33 AM

    Muito triste! Acorda VArginha!

  • 35 Simples Simplício da Simplicidade // ago 1, 2013 at 9:18 AM

    Madeira, sou de Santana da Vargem mas moro em Varginha a mais de trinta anos, presenciei o progresso e agora presencio a estagnação de Varginha, os políticos que aqui estiveram preocuparam em mostrar ao Brasil uma cidade que na realidade ela não é, quiseram ostentar e esqueceram de fazer, tivemos um governo surreal,
    preocuparam com ETs, BOAs, etc., estamos colhendo frutos amargos, estamos ‘perigando’ a cair mais na tabela do progresso do sul de minas, infelizmente Madeira!

  • 36 Cidadão varginhense // ago 1, 2013 at 9:09 AM

    Culpa de quem por tudo isso? Alguém ainda duvida ? Pensem melhor e chegarão às respostas do atraso da cidade nos ultimos 12 anoS!!! … Recuperar o tempo perdido ainda é possivel? RESPONDAM OS ENTENDIDOS… OU MELHOR OS PALPITEIROS DE PLANTÃO!!!

  • 37 // ago 1, 2013 at 9:01 AM

    Muito bem colocada a última frase. E aí, vai ficar por isso mesmo? Ninguém vai falar nada a respeito, dar satisfações? Senhores vereadores: dinheiro público não é CAPIM!

  • 38 fernanda // ago 1, 2013 at 8:46 AM

    varginha nao ocupa o 4 lucar mas sim o 6 e acho que daqui para frente e so subir na tabela que vergonha.

  • 39 Eita // ago 1, 2013 at 8:06 AM

    TEXTO COM VÁRIOS ERROS DE INFORMAÇÃO:

    -Varginha nunca foi a maior cidade do sul de minas. Não teria como cair da primeira para terceira.

    – Varginha nunca foi primeira em IDH.

    A diferença de IDH das cidades do sul de minas são mínimas (centesimais). Pouso Alegre, por exemplo, é a sexta do sul de minas e 12º do estado, e está muito bom.

    De resto está certo a nova capital do sul de minas é Pouso Alegre.

    IDH – Minas Gerais

    1 – Nova Lima – 0,813
    2 – Belo Horizonte – 0,810
    3 – Uberlândia – 0,789
    4 – Itajubá – 0,787
    5 – Lavras – 0,782
    6 – Poços de Caldas – 0,779
    7 – Juiz de Fora – 0,778
    8 – Varginha – 0,778
    9 – Lagoa Santa – 0,777
    10 – Itaú de Minas – 0,776
    11 – Viçosa – 0,775
    12 – Pouso Alegre – 0,774
    13 – Araguari – 0,773
    14 – Araxá – 0,772
    15 – Uberaba – 0,772
    16 – Ipatinga – 0,771
    17 – Montes Claros – 0,770
    18 – Timóteo – 0,770
    19 – Barbacena – 0,769
    20 – Patos de Minas – 0,765
    21 – Divinópolis – 0,764
    22 – Ouro Branco – 0,764
    23 – Alfenas – 0,761
    24 – Conselheiro Lafaiete – 0,761
    25 – Sete Lagoas – 0,760
    26 – São Lourenço – 0,759
    27 – Itaúna – 0,758
    28 – João Monlevade – 0,758
    29 – São João del Rei – 0,758
    30 – Pedro Leopoldo – 0,757
    31 – Contagem – 0,756
    32 – Itabira – 0,756
    33 – Passos – 0,756
    34 – Coronel Fabriciano – 0,755
    35 – Formiga – 0,755
    36 – Congonhas – 0,753
    37 – Três Marias – 0,752
    38 – Cambuí – 0,751
    39 – Cataguases – 0,751
    40 – Guaxupé – 0,751

  • 40 Observador Distante // ago 1, 2013 at 6:28 AM

    Em Varginha falta compromisso com a cidade e a sua população, pois o grupo político que domina a cidade independente da sigla partidaria dificulta a entrada de empresas e facilita a saída. Como perguntar não ofende. Qual a política de desenvolvimento econômico do atual prefeito? Quais os benefícios para os empresários interessados em investir na cidade? Membros do atual governo já se reuniram com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico MG em BH? Qualidade de vida representa geração de bons empregos. Infelizmente Varginha esta devendo.

  • 41 Afonso Henrique // jul 31, 2013 at 11:25 PM

    Varginha tem tudo para se tornar uma cidade dormitório. Trabalha-se em Três Corações, Três Pontas, Lavras, etc e mora-se aqui.
    Aí as coisas vão se complicando porque enquanto os moradores vão tornando-se cada vez mais exigentes em relação aos serviços, a Prefeitura vai ficando cada vez mais sem condições de prestá-los, pois as indústrias deixam o dinheiro dos impostos nas cidades onde estão implantadas e não aqui.

    E quem tem culpa por esta situação?
    Os eleitores, com certeza!
    Os prefeitos (e vereadores) que levaram Varginha
    a este marasmo econômico NÃO foram colocados no poder por um general da ditadura, nem pela rainha da Inglaterra e muito menos pelo Bispo da Campanha.
    Eles foram colocados lá pelo povo.
    Tudo faz parte da democracia.
    O problema é que agora queremos bons serviços de uma prefeitura quebrada e não dá para reclamar para o Bispo da Campanha.
    E dá nisso aí citado no artigo.

  • 42 flavio // jul 31, 2013 at 11:24 PM

    como poderemos ter qualidade de vida se temos que pagar um aluguel de 600,00 e ganhar 700,00?varginha cobra muito dos varginhenses e da muito pouco,existe alguma explicacao para os imoveis custar tão caro?ah mas agora foi resolvido a situacão,as imobiliarias tiveram a grande ideia de vender casa de meio terreno(que e moda agora)porque ja aumentaram o maximo que podiam o valor dos imoveis e ai a caixa não aprova,eu acho que nosso prefeito(que eu admiro)deveria proibir de ser aprovado casa com meio terreno,ai quero ver se os valores não caem,queremos moradia!

  • 43 Pereira // jul 31, 2013 at 10:39 PM

    A UEMG incorporou seis fundações do interior e agora é a terceira no Estado, depois da UFMG e UFU. Entre essas fundações: Campanha, Passos e Divinópolis que se tornam instituições Públicas e gratuitas. Varginha era para constar desse tipo de incorporação, mas a sociedade optou por um ensino inteiramente particular, e os alunos tiveram de pagar seus estudos. Eles foram os mais prejudicados. E muitas vezes constatam que os poderes públicos que um dia optaram pelo particular sempre o ajudam com o nosso dinheiro… Não sei o quanto colaboram para o status quo varginhense… Não sei avaliar, se em termos de “demagogia”, a cidade terá sido prejudicada com a opção e ajuda constante ao ensino privado em detrimento do público e gratuito…

  • 44 Ricardo // jul 31, 2013 at 10:08 PM

    Infelizmente não vejo boas perspectivas para Varginha. Cidade esta sem gestão…nem uma simples manutenção de ruas,av,praças esta sendo feito…..tudo colocam culpa na divida da prefeitura….com essa conversa logo estaremos é em 10 lugar…..

  • 45 Lydia Maria Braga Foresti // jul 31, 2013 at 8:47 PM

    Realmente os comentários confundem. A tão decantada Pouso Alegre ocupa no ranking do IDH a 185ª posição contra a 145ª de Varginha.

  • 46 lakj // jul 31, 2013 at 8:18 PM

    Simples. Quem governou Varginha nos últimos 12 anos?? Deixaram a cidade quebrada. Vai demorar até a administração atual fazer caixa para voltar a investir.

  • 47 Carlos // jul 31, 2013 at 6:32 PM

    Aposto que daqui a pouco,vai aparecer um monte de admiradores dos PTralhas ,que são sustentados por esse monte de bolsa esmola que eles dão,para jurar de pé junto que esse indice não é verdadeiro.

  • 48 HFRT // jul 31, 2013 at 6:31 PM

    E vai continuar assim , Varginha precisava de sangue novo, tivemos a oportunidade de ter RENATO PAIVA, agora e toninho e dilzom de novo. ( TUDO COMO A 12 ANOS ATRÁS)

  • 49 Head Coach // jul 31, 2013 at 6:23 PM

    Ainda tem gente achando que a administração do PT foi boa para a cidade.

  • 50 Pepê Silva // jul 1, 2013 at 1:01 AM

    Prezado Madeira,

    Neste “post” você demonstrou extrema parcialidade e má-fé, deturpando números e, mais grave, a realidade, abstendo-se de fazer um levantamento sério e condizente com as estatísticas divulgadas.

    Creio que sua intenção foi apenas e tão somente criar polêmica e estimular uma saraivada de criticas as administrações petistas em nossa cidade, porém desta vez ultrapassou os limites da ética jornalística, do bom senso e do razoável.

    Simples consulta ao Google mostra que no ano 2000 Varginha com um IDH de 0,824 –número muito bom, vale dizer – ocupava o 11º lugar no ranking do IDH de Minas Gerais e o 5º lugar no Sul do Estado, atrás de Poços de Caldas, São Lourenço, Alfenas e Pouso Alegre, conforme “link”:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Minas_Gerais_por_IDH

    No índice recentemente divulgado, passou para o 8º lugar no Estado e para o 4º lugar no Sul de Minas, tendo evoluído em todos os quesitos apresentados, conforme pode ser constatado na ferramenta disponibilizada pelo UOL:

    http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/07/29/idh-dos-municipios.htm

    Vê-se que das cinco melhores cidades sul mineiras de 2000, Varginha foi a única que não perdeu posições, pelo contrário, melhorou, já que São Lourenço, Alfenas e Pouso Alegre foram ultrapassadas por nossa cidade, que por seu turno foi ultrapassada por Lavras e Itajubá.

    A matéria ao invés de citar e focar em 2 ou 3 empresas que infelizmente não deram certo deveria apurar casos de sucesso e prosperidade que há aos montes em Varginha, bem como tratar dos dois maiores investimentos recentes da história de nossa cidade: CEFET e UNIFAL, que trouxeram educação pública de qualidade, gratuita, a nossa gente, preparando Varginha para o futuro, onde irá galgar posições ainda mais elevadas no Índice de Desenvolvimento Humano, pois a educação é a chave para o sucesso.

Deixe um Comentário