Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Puxão de orelha: prefeito pede melhor gerenciamento na saúde

junho 12th, 2013 · 40 Comentários

reuniao gestores saude

Foi durante encontro com cargos de confiança da Secretaria de Saúde. Antônio Silva disse que na campanha eleitoral, a saúde era a maior reclamação nas pesquisas. Ironicamente é o setor que recebe mais recursos, 27%. Mais do que a Educação (25%). Apesar dos investimentos, continua sendo o setor com mais recursos. “Completando cinco meses de governo, percebi que a Ouvidoria Municipal continua ‘assediada’ por questões de saúde. Recebi reclamações de falta de papel higiênico em banheiro de policlínica. Um senhor me procurou na porta da minha casa. Estava preocupado porque não tinha rivotril, era uma sexta-feira e ele precisava do remédio no final de semana. Descobri que o médico não tinha bloco de receitas, mas havia receituário na Secretaria de Saúde. Episódios como esses nos levam a crer que o maior problema é o gerenciamento, falta eficiência”. Clique no título para ler a matéria completa.promo amor de viagemO prefeito disse que os gestores da saúde, chefes de setores e policlínicas, devem se antecipar ao problema. “Não é possível que um gerente de policlínica deixa acabar remédio ou papel higiênico”.
Esta foi a primeira reunião com chefes de setores. O prefeito disse que vai se reunir com cargos de confiança de todas as secretarias e autarquias. Iniciou pela Secretaria de Saúde pela quantidade de problemas apresentados no setor.
Depois do puxão de orelha, Antônio Silva falou um pouco de outros setores. Ao final, o prefeito explicou que a reunião foi realizada depois de receber reclamações do setor. “Temos que aproveitar as críticas (Algumas publicadas no Blog do Madeira e Folha de Varginha). Às vezes são mais sinceras do que elogios. Sinal de que alguma coisa está errada. A Ouvidoria envia as críticas, sugestões e denúncias para os secretários. Quando a pessoa vai até a porta da minha casa, sinal que já esgotou todas as formas de tentar resolver o problema.
E citou um pensamento: “Não adianta despachar o papel, mas sim resolver o assunto. Não adianta apenas assinar o processo. Tem que correr atrás para ver se o documento está tramitando e o problema será solucionado”.

Tags: Política

40 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Ana lucia // jun 17, 2013 at 9:07 PM

    UPA ficou mto bem equipado, mas falta funcionários especializados. Falta um bom curso de atendimento e capacitacao para a chefe na ala feminina. Presenciei discussão da chefe com familiar de paciente. Tive uma péssima impressão do hospital. O cargo que ela ocupa, deveria ser para uma pessoa mais educada .

  • 2 ricardo // jun 17, 2013 at 5:32 PM

    Infelizmente, a saúde está um caos. Sabemos que é um problema nacional e precisa de gente competente para administrar. Sabemos que nosso Prefeito é excelente, mas, enquanto os cabides continuarem, nada vai mudar. A Sec. Saúde tem cargos de confiança que não sabem o que estão fazendo lá, tem uma senhora lá, que é educada, menos mal, mas só está recebendo o salário, não faz nada. A outra, servidora da época do P.T, continua turista, vai lá de vez em quando passear e também recebe seu bom salário (cargo de confiança). E os concursados eficientes continuam só trabalhando para os chefes incompetentes. Isso precisa ser mudado. Precisamos de atitude e coragem do atual Prefeito.

  • 3 MelhoriasJá // jun 17, 2013 at 12:04 AM

    Parabéns prefeito! É de gente assim que precisamos no governo

  • 4 ronaldo siqueira // jun 15, 2013 at 4:43 PM

    Dia primeiro de junho José Vitor vitima de acidente faleceu pela madrugada no HPB.O corpo foi levado para Três Coraçoês pois até o meio dia nâo tinha um legista para liberar o corpo . Realmente e um descaso principalmente com os familiares DA VÍTIMA e com a populaçâo . FICA DE OLHO TONINHO !

  • 5 ronaldo siqueira // jun 15, 2013 at 4:34 PM

    Mês passado fui consultar na poli do Sion . O medico chegou atrasado em uma hora e meia.E quando chegou parecia um mágico,conseguiu atender 12 pacientes em 22 minutos.Eu mesmo nem cheguei a sentar tal era a pressa dele ir embora.Se continuar assim pode ir para o livro dos recordes!!!

  • 6 Imagine // jun 14, 2013 at 12:34 PM

    Tá passando da hora mesmo, de fazer uma faxina nessas Policlínicas e PSF’s! Uns não tem médicos disponíveis, outros faltam receituários e medicamentos, os responsáveis não tem interesse nenhum em ajudar ou orientar as pessoas que até a essas Unidades, se deslocam, carentes de orientação e informação. Pessoal com má vontade de atender, jogam a bomba pra outros setores. Tá uma farra! Prefeito, confio em Deus, primeiramente e no Sr. pra por ordem na casa!

  • 7 Reclamação tem solução // jun 13, 2013 at 9:52 PM

    Todos os locais com atendimento à saúde existe um responsável.
    Por que quando falamos de um problema somos incapazes de procurar na policlínica , na secretaria de saúde , na UPA ou no hospital os responsáveis pelos setores e fazermos a reclamação, sugestão ou elogio?
    Muita coisa pode ser resolvida de uma forma simples e rápida. Vamos ajudar a mudar Varginha?

  • 8 Camila // jun 13, 2013 at 9:50 PM

    O PSF do bairro Padre Vitor é uma vergonha. As agentes de saúde não mostram nenhum interesse a respeito da queixa dos moradores do bairro. Um descaso total!

  • 9 joao barbosa silva // jun 13, 2013 at 8:37 PM

    boa noite , poucas palavras basta ele sabe o que fazer , parabens

  • 10 Novo aqui. // jun 13, 2013 at 8:12 PM

    O culpado de plantão é o PT. kkkkkkkkkk

  • 11 ana maria // jun 13, 2013 at 7:24 PM

    EM CONSULTA NO PSF DO BAIRRO DOS PINHE IROS , DOUTORA MANDOU QUE EU PROCURASE UM MÉDICO PARTICULAR, PORQUE PELO SUS A CONSULTA IA DEMORAR UNS TRES MESES.

  • 12 cidadão // jun 13, 2013 at 5:47 PM

    Como cidadão coerente e desejoso de ver minha cidade novamente bem administrada, com mais industrias para gerar empregos, com as policlinicas funcionando a contento (mais medicos e remedios essenciais à disposição da população), com mais dinheiro circulando pelo comercio, com a prefeitura acertando suas contas (depois dessas safadas e “rapinosas” administrações petistas…) eu só tenho que parabenizar os eleitores que votaram no Toninho Silva e como eles aguardar tempos melhores. Prezado prefeito, não dê atenção às aves de rapina que torcem para isso não dar certo, nós estamos torcendo firmemente prá que se resolva da melhor forma possivel! Acima de tudo, nós sabemos que para sanear as finanças municipais, criminosamente dilapidadas, leva certo tempo, e não é duma hora prá outra que isso se consegue ! Vai em frente, prefeito, Varginha conta com sua honestidade, coerencia politica, responsabilidade e alto tino gerencial, sobejamente demonstrados nas outras suas gestões. O resto, ora o resto é o resto…, isto é, descontentes petistas que perderam suas boquinhas politicas e tiveram seus interesses contrariados! Vamos em frente que atrás vem gente, segundo um conhecido adagio popular!

  • 13 Camila // jun 13, 2013 at 5:38 PM

    Realmente precisa melhorar, porque é desanimador precisar da saude pública desta cidade, teria que dar bons exemplos, espero que não fica só em palavras e que melhore, falo isso por mim, e principalmente pelas pessoas que mais precisam, que estão doentes e que ficam nos bancos do hospital bom pastor e UPA e não tenham o atendimento merecido, pagamos altos impostos, e votamos acreditando que futuramente as coisas melhorem, peço ao Senhor prefeito que cumpra mesmo o que cumpriu e que a saúde, e assim como outros serviços da cidade sejam melhorados e todas os cidadãos dependente de sua classe social possam usufruir e poder ter orgulho do que é oferido para nós.

  • 14 junior // jun 13, 2013 at 3:53 PM

    Falta mesmo gerenciamento principalmente na secretária da saúde sou usuaário do TFD e sinceramente estou com medo desse atendimento os motorista que fazem as viagens naão tem tempo para desacansar . Mês passado mesmo fui para sorocaba o motorista não estava aguentando de sono e ouvi ele falando com outro no cel tinha acabado de chegar em Varginha (21:30) e ia sair novamente as (02:00) ninguem aguenta isso. Madeira é bom você fazer uma matéria sobre isso antes que aconteça um acidente grave.

  • 15 eu!! // jun 13, 2013 at 2:52 PM

    É muito facil vim aqui e falar que funcionario publico é incompetente,antes de ver o que eles passam para estar ali te atendendo,trabalho na saúde só nao vou dizer aonde mas a realidade é que estamos em numero INSUFICIENTE de funcionarios com sobrecarga de serviço e horas Extras, isso ninguem vê, agora as pessoas querem chegar e ter um atendimento de primeira,a causa nao é o funcionario vai procurar saber pq algumas coisas acontecem, não somos burros nem idiotas!
    Mas isso nao é problema só daqui não enquanto as pessoas não lutarem com convicção e com coerência pelos seus direitos basicos vai ser isso mesmo, a copa está aí todos felizes, gastos exorbitantes, mas fazer o que é a felicidade geral da nação e o resto é isso que vemos no Blog todos os dias, e nao adianta culpar o funcionario publico não, que nós coitados já sabemos não temos um pingo de valor mesmo!!!

  • 16 augusto // jun 13, 2013 at 2:48 PM

    não caia no mesmo erro que seu antecessor, toninho.
    principalmente na saude ele nomeava pessoas sem o minimo conhecimento a começar pelo secretario que nunca cumprimento nenhum funcionario concursado.
    vamos nomear gente comprometida, com conhecimento e boa vontade, sendo assim vai melhorar.

  • 17 Rebeca // jun 13, 2013 at 2:10 PM

    O prefeito está de parabéns!!
    Eu fui tomar a vacina da gripe em uma policlinica aqui de Vga e quando fui usar o banheiro tinha fezes na tampa do vaso, o povo em vez de manter limpo aquilo que é dele também parece um monte de porcos…E pelo visto já fazia muito tempo que ninguem da limpeza passava por lá…

  • 18 CIDADÃO NÃO BOBO // jun 13, 2013 at 1:58 PM

    Tem gente elogiando a boa vontade do prefeito como se fosse um ato de outro mundo. Isso é obrigação dele observar e saber o que está acontecendo. Com disse o Kiko candidato, ele não vai conseguir sucesso no gerenciamento com tanta gente incompetente e sem comprometimento na saúde, com as devidas exceções, que são poucas. A prefeitura só tem gente de partido deles e não comprometidas com a cidade. A equipe da saúde, de gerenciamento é péssima. Ele deveria ir também nas escolas e principalmente nas creches pra ver o nível das coordenadoras, orientadoras e serviçais. É só fofoca, leva e trás e mal gerenciamento. Um desmando total. Mas olhem a equipe. Só querem fazer politicagem. Acorda Toninho, vá a luta, faça um governo transparente de verdade e coloque algumas pessoas que sabem e querem fazer por Varginha. Pare de perseguição porque aqui se paga tudo. Aliás, agora não seria um bom momento para se fazer um CEI no CDCA como o Verdi sempre quis? Que tal acabar com o cabide de emprego lá e outros desvios como o Verdi sempre quis e não tinha peito de fazer? Vamos lá senhores vereadores, parem de colocar nomes em ruas e pedir votos de pesar, fiscalizem as creches e escolas para verem a realidade que nunca está como os números que apresentam. O povo está cansado de ser tapeado. Dá-lhe Carlos Costa!

  • 19 PROFESSORA // jun 13, 2013 at 1:30 PM

    Os Profissionais da Educação aguardam, anciosamente, uma oportunidade como esta. PROBLEMAS não faltam!

  • 20 monica // jun 13, 2013 at 1:22 PM

    Aconteceu comigo mesma coisa quanto ao atendimento no PSF do Rio Verde.O médico nem olhou na minha cara e nem tinha receituário para meu remédio. Perguntou se tinha plano de saúde e mandou que os procurasse.É meu direito como cidadã, que paga um dos mais altos IPTUs de Varginha e impostos afins, ser atendida pelo PSF e onde bem quiser. Esses médicos deveriam ter mais humanidade e compaixão, senão, peçam para sair…

  • 21 revoltada // jun 13, 2013 at 1:20 PM

    Esses PSF são cabides de empregos, começando pelos Médicos, e ai os funcionários todos, elas fica de bla bla, as consultas são repidas e quando tem horarios, pq semana de olhar pressão Arterial não tem consulta, a médica fica pra la e pra ca,

  • 22 revoltada // jun 13, 2013 at 1:12 PM

    Estava com muita dor na perna, fui na UPA, cheguei la fui atendida por um médico que estava totalmente cansado, abrindo a boca direto parece que nem tinha dormido a noite, ele nem olhou minha pressão arterial, sai de la com muita dor, fui direto no pronto Atemdimento do Hospital humnitas, chegando lá a pressão arterial estava altissima, é dor era do nervo asiático, conclusão pra que serve a Upa, pois os médicos nem olha á pressão ARTERIAL

  • 23 marco antonio reis // jun 13, 2013 at 11:17 AM

    ESTE E O PREFEITO QUE CONHECO SEMPRE FIRME EM UMA ADMINISTRACAO PARABENS

  • 24 Revoltada // jun 13, 2013 at 10:54 AM

    Nao e de hoje que sabemos que falta gerenciamento em varios setores da prefeitura, trabalho la a mais de seis anos e vcs nao tem ideia das ordens que recebo absurdas e vc percebe que o gestor nao tem a minima ideia do esta pedindo sendo que devia ser a pessoa que mais entende do assunto. Um absurdo!!! Gostaria de saber qual criterio seria para dar esses cargos de confianca pois ja estou cansada de ser mandada por incompetentes.

  • 25 Kiko Candidato // jun 13, 2013 at 10:15 AM

    Ue Sr. Prefeito não dise que ira colocar pessoas comprometidas e preparadas para administrar a prefeitura, disse ainda que iria fiscaliazar e acompanhar o trabalho dos subordinados. Agora as estão tendo que ir a sua casa para reclamar, isso mostra falta de preparo do prefeito e da equipe dele. Partidarismo esta tomando conta da prefeitura isto é uma vergonha que continua se perpetuando em nossa cidade.

  • 26 varginhense // jun 13, 2013 at 9:49 AM

    Parabéns, prefeito municipal. Essas suas atitudes de administrador público tarimbado, honesto e eficiente, já eram esperadas. Nós sabemos sobejamente que muita coisa precisa ser corrigida na máquina municipal de Varginha. Temos plena certeza de que nossa cidade, antes mal administrada, cheia de problemas acumulados durante longos 12 anos está desaguando em um final feliz. Como milhares de outros cidadãos varginhenses, desejamos o melhor para nossa cidade e temos certeza de que ela agora está nas mãos certas. Continue assim, prezado prefeito, sem frescura politica, sem pressa e sem demagogia, corrigindo o que precisa ser corrigido e valorizando sempre as iniciativas corretas e necessárias para a nossa ex-princesa do sul ! E apenas salientando: A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO . Na vida publica isso é muito importante, sendo que os mais afoitos sempre terminam mal.

  • 27 Usuária do Sistema de Saúde // jun 13, 2013 at 9:25 AM

    Fui à UPA há duas semanas atrás, devido à dores abdominais fortíssimas. Passei por um clínico geral que tinha um péssimo semblante, isso já me preocupou… O mesmo quando foi examinar meu abdome me fez chorar de dor, tamanha a grosseira. Por Deus fui encaminhada para um profissional jovem de comportamento exemplar. Nos banheiros de lá não haviam sabonete para lavar as mãos, tive que ficar internada e nem no banheiro da internação tinha sabonete. Fui transferida para o Bom Pastor sem aviso, no susto, quando fui fazer um exame lá, por lá tive que ficar. Aí a coisa ficou preta. Dividi o quarto com mais 3 pessoas com doencas diferentes, em 2 dias não vi ninguém fazer limpeza e vi os enfermeiros usando o termômetro sem limpá-lo em todos os pacientes daquele quarto. Não deixei que usassem em mim, desconfiei que nem o cobertor eles trocavam. Durante este tempo também não recebi a visita de nenhum médico e se eu não saísse andando correndo atrás de soro a minha veia fechava, o banheiro fedia. No sábado então… descobri que os médicos precisam cumprir 6h, independente do horário que cheguem. Bonito, né, você lá morrendo e ninguém para dar assistencia, se o bendito “profissional” quiser chegar só à noite, que você fique junto às traças, sujeira, vírus e sei lá mais o quê há naquele ambiente. Eu juro… dá vontade de administrar aquele lugar, as pessoas estão sendo tratadas como coisas num porão sem luz, isso triste, desumano e feio.

  • 28 Antonio // jun 13, 2013 at 9:15 AM

    Fiquei muito satisfeito com a postura do Prefeito. Passa boa vontade, comprometimento e liderança. Realmente, gerenciamento é tudo. Mas concordo tb, como já exposto, que muitas vezes o funcionário da Unidade faz a solicitação, mas por problemas não sei se na própria secretária ou no setor de compras, o produto não chega.

  • 29 lcp // jun 13, 2013 at 9:13 AM

    deixa quem ta afim de trabalhar e manda embora quem nao quer,o prefeito tem que acabar com esse negocio que na prefeitura o sevidor pode fazer o que quer,atender com mau vontade.para min prefeitura tem que ser igual empresa se nao ta afim de trabalha manda embora porque la ta cheio de gente folgada.oooo turminha folgada.

  • 30 Servidor // jun 13, 2013 at 8:46 AM

    Tá ai o resultado dos CPC’s 🙂

    Obrigação politica/partidária acaba com qualquer bom prefeito.
    Chefes dos mais “competentes” foram jogados na SEMUS.

    …e que Deus nos ajude!

  • 31 negão // jun 13, 2013 at 1:51 AM

    falando nisso, mas uma coisa, precisei de atendimento médico a duas semanas, atrás, fui na UPA, foi atendido duas horas depois, da chegada, por as médicas, sim isso mesmo, médicas, estavam enrolando, teve uma que o paciente saiu da sala, ela fechou a porta e ficou 30 minutos, enrolando la dentro, exatamente 30 minutos, depois chegou um senhor, gritando de deres, foi um descaso com ele, a coordenadora dos papéis teve que chamar a atenção da “Dr. a” para o senhor ser atendido, a verdade que nem foi ela que atendou e sim uma outra médica que tava de plantão. eu ia filmar toda situação, mas me senti acuado pelo PM que estava no local. Acho que deve ter uma fiscalização maior, nosso prefeito mandar fiscais disfarçado para ver a situação, e tomar providências.

  • 32 Perturbador // jun 13, 2013 at 12:34 AM

    O gerenciamento da Saúde ainda continua infestado de boçais

  • 33 Ricardo // jun 12, 2013 at 10:39 PM

    Pela primeira vez vejo algo positivo partindo do prefeito. Reconhecendo que esta com problemas devido a deficiência em gestão. Isto é um começo para melhorar algo. Ficaria muito feliz se reconhecesse que a falta de eficiência também esta em muitos outros setores além do da saúde. Exemplo da limpeza publica e manutenção sinalização da cidade.

  • 34 Torcedor // jun 12, 2013 at 10:02 PM

    Realmente tinha receituário médico, fui ate um psf e recebi um papel reaproveitado carimbado pelo psf como receituário…qto ao papel higiênico não seria incompetência do setor de compras da prefeitura?Me desculpe Sr prefeito mais está transferindo a culpa para as pessoas quer trabalham na área da saúde, que além da maioria das vezes escutarem o que não deviam de alguns pacientes mal educados e trabalharem em condições nada boas, ainda tem que levarem a culpa?Me desculpe mais a falta de eficiência ta vindo de cima…

  • 35 elena // jun 12, 2013 at 9:56 PM

    PARABÉNS SR. PREFEITO!!
    É UMA VERGONHA PARA SEU ASSESSOR O SENHOR TER QUE TOMAR A FRENTE!
    ISSO É SERVIÇO DELE (A) , PARA NÓS MUNÍCIPES É UM ORGULHO TER UM PREFEITO QUE OUVE O POVO PESSOALMENTE!

  • 36 minha familia // jun 12, 2013 at 8:29 PM

    tomara que não esquece de olhar para o salário dos técnicos da área da saúde pois esta abaixo de sua categoria!!!

  • 37 beto // jun 12, 2013 at 8:07 PM

    È isto aí prefeito, este é o caminho; tire os incopetentes.

  • 38 diario de um vampiro // jun 12, 2013 at 7:50 PM

    e isso ai

  • 39 Rezende // jun 12, 2013 at 6:33 PM

    Parabéns Sr. Prefeito. Essas pequenas atitudes são válidas para uma mudança radical na forma de administração da máquina publica. O melhor em tudo isso é o respeito e atenção ao povo.

  • 40 Luiz Antonio Nogueira // jun 12, 2013 at 6:05 PM

    Concordo plenamente com o senhor Prefeito. Só que não é só na saude e nem responsabilidade só dos funcionarios.

Deixe um Comentário