Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Crise do café se tornou insustentável

junho 25th, 2013 · 1 Comentário

Café_FiemgCom mais de 20% da safra colhida, cafeicultores de todo o país reclamam da falta de recursos e de políticas de renda para escoamento da produção de forma organizada e economicamente viável. O diretor da FAEMG e Presidente Comissão Nacional do Café da CNA e Comissão Estadual de Café de Minas Gerais, Breno Mesquita, classifica a situação como “insustentável”. Clique no titulo para continuar lendo.

“O Governo não aprovou até hoje o Funcafé, o que era pra ter acontecido um dia depois do Plano de Safra. Existe muita promessa, mas o que vemos, infelizmente, é uma enorme morosidade em uma safra que está sendo colhida. Não estamos tendo acesso ao recurso que nos pertence e que foi gerado por nós, que trabalhamos e nos mantivemos na cafeicultura. Estamos buscando empréstimos a juros caros para nos manter numa atividade que está nos propiciando hoje um prejuízo de mais 100 reais a saca dependendo da região. Foram liberados 3 bilhões de reais, mas esses recursos não se destinam apenas ao produtor. A indústria terá acesso, a exportação terá sua fatia e as cooperativas também. No final, pouquíssimos produtores terão acesso a esse recurso porque não têm garantia para dar”.

Tags: Café

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 MelhoriasJá // jun 26, 2013 at 12:54 AM

    Minha opnião é que os cafeicultores do sul de minas (ou Brasil em geral) estão acostumados com o governo passar a mão na cabeça!

    Você ve muito desses cafeicutores que estão reclamando andando de caminhonetes financiadas com recursos pra colheira, plantio, etc..

Deixe um Comentário