Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – marcus@blogdomadeira.com.br

Varginha Country Fest começa hoje. Sem rodeio

maio 16th, 2013 · 18 Comentários

Foi a polêmica da semana. Os organizadores do Varginha Country Fest, evento que começa hoje (16) e prossegue até domingo no Parque de Exposições reclamaram que a prefeitura não autorizou a realização do rodeio. A festa tem, ainda, shows com cantores sertanejos. Foi a primeira vez que a lei municipal de proteção dos animais surtiu efeito. Ela proíbe a permanência, utilização ou exibição de animais de qualquer espécie em espetáculos e eventos.Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha Arnaldo Botrel O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Arnaldo Bottrel Reis, entretanto, acusou a prefeitura de não ter aplicado a lei corretamente: “Há um artigo que permite  a utilização de animais domésticos em competições esportivas e feiras de exposição, garantido por acompanhamento de responsável. Além disso, a legislação federal, que está acima de leis municipais, garante a realização de rodeios. É um evento que divulga e projeta as cidades onde é realizado”.

antonio silva diplomaçãoO prefeito Antônio Silva (PTB) respondeu pessoalmente em sua página no Facebook. “Sei que uma tradicional empresa de eventos anunciou a realização de um rodeio em nossa cidade. Acontece que no Município de Varginha, no dia 19 de dezembro de 2011, o então Prefeito Eduardo Carvalho (Corujinha) sancionou lei municipal que proíbe a realização de rodeios e espetáculos congêneres em nosso Município”. Não há como a Prefeitura conceder alvará para a realização de rodeio, sob pena de praticar flagrante ilegalidade e ser o Prefeito responsabilizado por isso”.

barryO promotor do evento, Barry Charles (o leitor desculpe pela foto tipo coluna social do Barry, mas era a única que o blog tinha nos arquivos), lamentou a não realização do rodeio, mas confirmou que os shows serão realizados normalmente. Hoje tem Cristiano Araújo; amanhã, Munhoz e Mariano. No sábado, Zé Ricardo e Thiago. E no domingo, João Lucas e Marcelo, com entrada franca em comemoração aos 35 anos da Rádio Vanguarda.

Clique abaixo para ver o pronunciamento completo do Sindicato dos Produtores Rurais e da prefeitura.

bacana-bolsas-anuncio-rodape (470 x 172)

O que diz o sindicato:

O Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha ingressou com mandado judicial, alegando que “lei federal regulamenta a atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional, deixando clara que a prática dos rodeios é atividade lícita que não pode ser proibida por lei municipal”. Arnaldo Bottrel Reis diz ainda que “o Município está impedindo a prática de uma atividade esportiva reconhecida nacionalmente pelo Ministério do Esporte, onde o peão de rodeio é um atleta profissional. A proibição do rodeio configura arbitrariedade ou abuso de poder”.

 

Nota do prefeito Antônio Silva:

“A fim de esclarecer a todos aqueles que gostam ou são apaixonados por RODEIO, senti-me no dever de emitir a seguinte nota:
PREFEITO ANTONIO SILVA FALA SOBRE PROIBIÇÃO DE RODEIO
Sei que nossa cidade carece de opções de lazer. Recentemente, foi anunciada amplamente pela mídia a realização de um RODEIO em nossa cidade por empresa tradicional na promoção de eventos. Naturalmente, isso criou grande expectativa em muitas pessoas que gostam desse espetáculo, para elas considerado uma emocionante opção de entretenimento.
Sei também que em muitas cidades brasileiras acontecem rodeios, sendo o mais famoso o da cidade de Barretos – SP.
Acontece que no Município de Varginha, no dia 19 de dezembro de 2011, o então Prefeito Eduardo Carvalho (Corujinha) sancionou a Lei Municipal nº 5.489 que “institui o Código Municipal de Direito e Bem Estar Animal” cujos dispositivos abaixo transcritos proíbem a realização de rodeios e espetáculos congêneres em nosso Município, conforme transcritos abaixo:
(…)
Art. 4º. É vedado:
(…)
XVI – impor violência ao animal, seja por qualquer meio, que cause dor, sofrimento ou lesão;
(…)
XIX – realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes, rinhas, vaquejadas e touradas ou similares, em locais públicos e privados;
(…)
Art. 46. Fica proibida a permanência, utilização e/ou exibição de animais de qualquer espécie em circos, espetáculos e eventos instalados ou realizados no Município.
A simples leitura de todos esses dispositivos da supracitada Lei Municipal nº 5.489/2011 leva à inexorável conclusão de que não há como a Prefeitura conceder alvará para a realização de rodeio, sob pena de praticar flagrante ilegalidade e ser o Prefeito responsabilizado por isso.
Vale lembrar que o Prefeito não é dono da Prefeitura, mas apenas um gestor que só pode agir em conformidade com a lei, conforme lhe impõe a própria Constituição da República, através do princípio da legalidade inserto em seu art. 37.
Portanto, a decisão da Prefeitura de não permitir o evento, calcada em parecer da Procuradoria Geral do Município, não foi tomada com o fito de prejudicar quem quer que seja, mas apenas de cumprir o que a lei determina”.

Tags: Geral

18 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lorenza Feitosa // maio 21, 2013 at 9:05 PM

    Rodeio é esporte???Só se for de covarde , parabéns prefeito!!!Chega destas barbáries.

  • 2 De olho // maio 17, 2013 at 8:54 PM

    Parabéns, a Prefeitura de Varginha.

    Meus Sentimentos ao Arnaldo Bottrel – de olhonele, não engoli a historia das terras invadidas, por herança.

    Para o Barry, bem feito, ele se acha a ultima bolacha do pacote, coitado perdeu a eleição para Vereador e agora esta tentando correr atras do Prejuízo.

  • 3 Imagine // maio 17, 2013 at 9:01 AM

    Esses que estão reclamando (to falando dos machões), pede pra alguém amarrar o seu escroto, apertar com força e depois puxar pra ver se é bom! Ah, e com alguém montado em cima e com um par de esporas bem afiadas, pra ver se é bom!

  • 4 QUE QUE ISSO ????? // maio 17, 2013 at 8:02 AM

    Evolui Varginha,evolui,até quando vamos ficar
    parados no tempo, discutindo coisas tolas e bobas,
    sem chegar a lugar algum.

  • 5 Flávia // maio 16, 2013 at 9:26 PM

    Parabéns Varginha!
    Varginha mostrou que está evoluindo!
    Os animais merecem ter seus direitos respeitados.
    O rodeio é uma prática cruel, que nada tem de entretenimento. ver um animal sendo abusado, sentindo dor e chamar de “diversão” é doentio!
    Não é este o tipo de entretenimento que a cidade quer.

  • 6 Roberto // maio 16, 2013 at 6:30 PM

    Lei muito correta. Quem estiver achando ruim amarra uma corda nos orgãos genitais manda um cabuco “parrudo” muntar em cima e sai pulando!

  • 7 Luiz Antonio Nogueira // maio 16, 2013 at 5:26 PM

    Quando vai começar a nova administração???

  • 8 Lívia // maio 16, 2013 at 4:38 PM

    Parabéns para Prefeitura de Varginha!!!!Demonstrou agir dentro dos princípios de legalidade!!!Parabéns também aos protetores dos animais que lutaram tanto pela promulgação da referida lei, quanto pela sua aplicação.

  • 9 RODEIO NÃO!!!! // maio 16, 2013 at 4:34 PM

    Por acaso touro é animal doméstico????Porque se for, então leve um pra sua casa…Seria uma grande inovação: touro de estimação!!!kkkkkk…Só rindo mesmo…Perdeu a oportunidade de ficar calado!

  • 10 RODEIO NÃO!!!! // maio 16, 2013 at 4:34 PM

    Por acaso touro é animal doméstico????Porque se for, então leve um pra sua casa…Seria uma grande inovação: touro de estimação!!!kkkkkk…Só rindo mesmo..As pessoas querem tanto agregar valores $$$$ ao bolso que perdem a oportunidade de ficarem caladas…

  • 11 Jose Reis // maio 16, 2013 at 1:47 PM

    A lei permite somente eventos com animais domésticos. Tem gente que considera boi de rodeio animal doméstico, então pq não criam um na sua casa.

  • 12 Sïrius // maio 16, 2013 at 1:12 PM

    Desde quando covardia é considerada esporte e o praticante considerado um “esportista”?

    COVARDES!

  • 13 Marcos // maio 16, 2013 at 12:42 PM

    Deveria ser proibido rodeio em qualquer lugar, pois é uma judiação q fazem com os animais! existe um rodeio atrás do aeroporto q tem praticamente todos os fins d semana e até hj nao fizeram nda apesar d várias denuncias!

  • 14 EU COMENTO // maio 16, 2013 at 11:47 AM

    NO ANO PASSADO NA CAVALGADA DA INDEPENDENCIA EU ME LEMBRO UE HOUVE UM RODEO ,NAO PODIA?

  • 15 Opinião // maio 16, 2013 at 10:43 AM

    Com esses preços abusivos que o Barry cobrou desses três shows o ideal seria se ninguém fosse como forma de protesto a essa oligarquia que tem em Varginha. Não é só porque só tem ele praticamente que faz esses eventos grandes que pode colocar o preço – absurdo – que quiser … pesquisando encontra-se eventos de muito mais qualidade e com o preço acessível na região. Uma vergonha !!!

  • 16 É por isso que Varginha não vai pra frente... // maio 16, 2013 at 9:42 AM

    Sempre que tem algum evento bom para cidade, aparece mil empecilhos, rodeio é considerado esporte e pra variar mais uma lei que só serve para atrapalhar, verificar o que anda acontecendo na prefeitura não aparece um né?? Enquanto Poços e Pouso Alegre crescem e tem entretenimento aos munícipes, Varginha continua retrógada ou seja continua indo para trás…

  • 17 Tuany Fonseca // maio 16, 2013 at 9:33 AM

    Madeira,
    no anuncio vocês colocam que o show de Joao Lucas e Marcelo será domingo com entrada franca,
    porem esse show será sabado junto com a duplas Zé Ricardo e Thiago. No domingo será entrada franca com varias apresentações.
    Nota do blog: Obrigado, tuany, vamos corrigir!

  • 18 Patrícia // maio 16, 2013 at 9:03 AM

    Bois são animais domésticos? Não adianta tentar comparar um rodeio a uma exposição de cachorrinhos… As leis municipais são arbitrárias? Então por que existem leis municipais? Rodeio é musica ruim, bebedeira, comportamento medíocre e ainda maus tratos com animais. Como pode alguém tentar argumentar a favor disso? O entretenimento e a diversão não deve ofender às pessoas e animais. Foi proibido porque muitas pessoas em Varginha se organizaram e fizeram valer a lei que proibe.

Deixe um Comentário