Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Câmara vai contratar consultoria para analisar caso do aterro

maio 24th, 2013 · 7 Comentários

Aterro sanitario Varginha 07 2012A Prefeitura de Varginha apresentou a opção de transferir a administração do aterro sanitário (depois da Vargem) para a Copasa. Muitos vereadores conheceram a forma de tratar o lixo em cidades vizinhas. Diretores da Copasa foram até a câmara apresentar a proposta. O vice-prefeito também foi ao Legislativo para tentar convencer os vereadores.
As comissões buscam uma solução para a destinação do lixo da cidade. A de Justiça vê a ótica das possibilidades legais; a de Saúde, o impacto ambiental e suas conseqüências. A Comissão de Obras analisa as condições do Município abrigar novas áreas . Já a de Finanças avalia a questão do custo e do orçamento do Município.
Depois de muita conversa, e sem nenhuma posição definida, a Câmara optou por contratar uma consultoria especializada para fundamentar a decisão: se assinam convênio com o governo estadual e transferem a adminsitração do aterro para a Copasa ou se autorizam a terceirização do aterro sanitário.

Tags: Meio ambiente

7 Respostas Até Agora ↓

  • 1 vovózinha // maio 26, 2013 at 6:15 PM

    Interessante o ponto de vista do Portuga de Varginha.
    Eu ainda acrescentaria: Quem é quanto vai custar a consultoria? Qual a finalidade: apenas para saber para quem entregar?

  • 2 Renato Silva // maio 25, 2013 at 7:12 PM

    Onde será que está a transparência e a ética dos governantes (executivo e legislativo )? Será que a população está preocupada e interessada com descarte do lixo que produz? Precisamos chegar ao consenso e resolver o problema do lixo da maneira correta com a participação de todos, ou será que os garis, as varredeiras de ruas, as empregadas domésticas vão continuar a limparem a sujeira que todos fazem em casa, na ruas ( aliás onde estão as lixeiras, nem no centro da cidade têm )? Ou será que todos vão continuar jogando a sujeira para debaixo do tapete e continuaram tagarelando ( graduados, pessoas de índole ) desenvolvimento sustentável.

  • 3 Municipe // maio 25, 2013 at 5:09 PM

    A discussão do lixo continua.
    Muitos dos vereadores vem do mandato passado,
    Eles mesmos já discutiram e muito sobre o LIXO e, todos sabem a quantia absurda que já foi colada lá e, nada resolveu e a discussão continua.
    Será que tem alguem maior solicitando que este projeto não vá a votação e emperrando todo um processo facil de ser resolvido? Tenho certeza que sim.
    Parem de olhar o seu próprio umbigo e, olhem o bem estar da população
    Precisamos urgente parar com politicagem.
    Existe algum vereador ou político que mora ao lado ou mesmo perto da vergonha de Varginha? O Lixão?

  • 4 indignada // maio 24, 2013 at 3:46 PM

    Vou deixar aqui o meu manifesto e alertar a populaçao, que os catadores de lixo, escafuncham o lixo da gente e ainda ligam pra gente pra dizer o que tem no lixo. Isso aconteceu comigo. Me ligaram e ainda me disseram o que tinha no lixo… Atençao populaçao, dilacerem seus papeis que contenham algo sigiloso e pessoal, porque existem pessoas más e que estao de prontidao pra te incomodar. Pelo amor né… a gente nao pode confiar nem no lixo que a gente coloca nas ruas… é muita falta de carater de alguem que tem coragem de perder o tempo olhando o que tem e o que nao tem em papeis do lixo. Se estao catando lixo pra reciclar, pra que ler o que tem e ainda incomodar com trotes ao telefone nos fazendo esquentar a cabeça com esses “LIXOS”… Isso aconteceu comigo essa semana…

  • 5 // maio 24, 2013 at 3:42 PM

    Perguntar não ofende: vai ter licitação?

  • 6 CIDADÃO NÃO BOBO // maio 24, 2013 at 11:26 AM

    Autorizar a terceirização do Aterro é como discutir sexo dos anjos, ou seja, claro que tem de ser terceirizado. O problema é que tem de ser através de processo licitatório e não dar de mão beijada para a Copasa só por interesses e compromissos políticos. Se a Copasa vencer, é indiscutível a competência, apesar de ser uma prestadora de serviços das mais caras do país. O Povo deve conhecer o projeto e ou convênio para saber que a Copasa só quer ganhar e não correr risco de nada. Notória especialização ela não tem em assunto de lixo. Então não justifica entregar para ela sem LICITAÇÃO. Se isso acontecer, o povo vai entrar com Ação Popular!

  • 7 Portuga de Varginha // maio 24, 2013 at 10:55 AM

    Uma sugestão pura e simples,coloquem o lixo na porta da casa dos senhores VEREADORES. Causa-me estranheza o Sr. Vereador vir a publico dizer :”se assinam convênio com o governo estadual e transferem a adminsitração do aterro para a Copasa ou se autorizam a terceirização do aterro sanitário.”Se acaso eu estiver sem conhecimento me corrijam, mas ate onde eu li o projeto do Sr. Prefeito era apenas para cessão do serviço do aterro para o Governo de Minas. Agora pergunto, por que tanta celeuma??? Acaso estão criando dificuldades para depois negociarem facilidades? Isto não está me cheirando bem, e com certeza não é o cheiro do lixo depositado no aterro sanitário.Parece mais uma briguinha de comadres a respeito de uma bola que caiu no quintal.Volto a dizer, coloquem o lixo na porta da casa dos senhores vereadores.

Deixe um Comentário