Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • Alpha-Blog-Madeira-970×140
  • banner-topo-fadiva-set-140-2021
  • covalub-topo-maio-2021
  • unis-vestibular-maio-2021-970×140
  • parlamento mulher
  • banner vai dar certo

Dívida da Fhomuv tranca ações

fevereiro 25th, 2013 · 34 Comentários

hbp

A Fundação Hospitalar do Município (Fhomuv) elaborou um relatório com 69 problemas que, segundo a Presidência da instituição (Hospital Bom Pastor, Centro de Oncologia, Pronto-atendimento do hospital e Laboratório Municipal), travam seu andamento. De acordo com a Fhomuv, o principal é a dívida, que seria a principal causa dos outros. “Há, ainda, indícios claros de má administração, que seriam outra causa decisiva de problemas, muitos deles óbvios e fáceis de resolver”, diz Luiz Fernando Alfredo, presidente da Fhomuv. Entre eles, aparelhos insuficientes, estragados ou ultrapassados, falta de projeto de segurança, falta de leitos, férias-prêmio acumuladas “há anos pela má administração”, serviços laboratoriais suspensos por falta de pagamento e até camas elétricas estragadas. De acordo com o presidente da Fhomuv, Luiz Fernando Alfredo não há nem combustível. “No mês de dezembro e começo de janeiro, as refeições servidas aos funcionários tinha ovo como guarnição. Os fornos da cozinha não funcionam desde sua inauguração”. O blog não conseguiu falar com o ex-diretor do hospital, Paulo Vítor Marques. Mas entrevistou Aniel Pereira Braga, que ocupou o cargo de diretor-geral durante três anos e meio e abandonou o cargo em 31 de março do ano passado, quando se candidatou a vereador. Aniel concordou com várias partes do relatório.

Veja aqui o relatório completo da Fhomuv.

Clique no título para ler a matéria na íntegra.

“O grande problema é bater o orçamento previsto com a arrecadação do hospital, em função da alta despesa do pronto-atendimento, que é de aproximadamente R$ 6 milhões por ano. A prefeitura nunca assumia essa despesa toda, sempre ficava alguma defasagem”.
Sobre obras de reforma inacabadas, Aniel disse que sempre havia manutenção permanente: “Uma equipe formada por 20 pedreiros, eletricistas, serventes, marceneiros etc. realizava obras permanentemente. Uma das principais foi a instalação de granito por todo o hospital”. Ele é informado de que esta é uma das críticas do relatório, alegando que o material é poroso e não indicado para hospitais. Aniel diz que o uso de granito não pode ocorrer em áreas críticas: “Utilizamos em corredores e locais de passagem, mas não em centro cirúrgico ou quartos, onde serão colocado porcelanato, que já foi comprado”.
Sobre a falta de controle no estacionamento, Aniel diz que foi tentado cobrar uma taxa para o estacionamento, antes de sua administração, “mas os médicos foram os primeiros a reclamar, por uma taxa mínima, acho que 20 reis por mês”. Sobre críticas ao sistema de segurança, ele rebate: “Inclusive os bombeiros sempre iam ao hospital para verificar o esquema de segurança, saídas de emergência”.
A atual administração da Fhomuv pretende “escalonar dívidas a curto prazo para voltar a ter crédito. E as dívidas maiores, a longo prazo, para evitar um colapso no funcionamento do hospital”, diz o presidente da Fundação Hospitalar. “Diante da situação caótica que encontramos, tivemos que resolver primeiro a situação financeira. Priorizamos o conserto de equipamentos que atentam contrta a integridade do paciente e que dê condições dignas de trabalho para os colaboradores. Todos os contratos venceram no final de dezembro ou começo de janeiro. Não havia planejamento, pois tiraram parte dos valores que mantinham parte do Bom Pastor. Pegamos a administração sem recursos orçamentários e financeiros”, disse Luiz Fernando Alfredo.
Veja aqui o relatório completo da Fhomuv.

Tags: Política · Saúde

34 Respostas Até Agora ↓

  • 1 CIDADÃO NÃO BOBO // fev 26, 2013 at 12:09

    Não pode falar do patrocinador?

  • 2 Henrique José Penha // fev 25, 2013 at 18:33

    Fiz um trabalho de pesquisa independente e constatei que os sistemas eletricos dos hospitais Bom Pastor e regional estão um caos e se queserem enxergar é só primeiro ter conhecimento. Já faz anos e anos que entra administração e sai administração e nada se faz de concreto na saúde em varginha. Tudo que o outro faz o outro abandona e quando o outro entra começa a viajar em reuniões milaborantes que não leva a nada. Agora estão em reunião para fazer com que o comercio e Varginha vire milagre e só com empregos é que vamos ter um comercio forte e sustentavel. Chega de churrumelas senhores enganadores… Me ajuda ai ôôô… Enquanto não colocar um administrador que defenda os hospitais em Varginha qualquer um vai fazer o que quer na nossa cidade olha nossa nova administração de onde é. Que cidade é esta. Que falta de preocupação com nosso futuro é este?

  • 3 E? // fev 25, 2013 at 12:34

    Uai e vai ficar so nisso? Ninguém vai tomar uma providencia?

  • 4 CIDADÃO NÃO BOBO // fev 25, 2013 at 12:14

    Não adianta ficar chorando a má administração anterior e não fazer nada com essa desculpa. Tem que denunciar os antigos e bola pra frente. Vamos atender a população e deixar de ficar apenas reclamando.

  • 5 gilson // fev 23, 2013 at 15:58

    madeira porque vc nao deixou meu comentário sobro o ROUBO no hospital bom pastor, foi porque falei de politicos sem vergonha, falei do ministério publico.
    Nota do blog: atribuir crime a terceiros é calúnia. O blog publica somente se houver provas. Obrigado.

  • 6 Vovózinha // fev 23, 2013 at 12:46

    Parabéns, Sr. Luiz Fernando Alfredo por nos mostrar os problemas sérios que estavam acobertados da populacao. Sabemos que com sua sensibilidade e competencia o Hospital Bom Pastor voltará a prestar servicos de qualidade.

  • 7 Nostradamus // fev 22, 2013 at 14:05

    E simples façam levantamentos patrimoniais dos gestores e acharam algumas migalhas. AFF

  • 8 LULU // fev 22, 2013 at 11:13

    Má e desonesta administração. Vamos botar na cadeia os involvidos. A saúde publica exige. Prá fora os mercenarios.

  • 9 Estou de olho // fev 22, 2013 at 09:51

    culpar gestao e perda de tempo cade o verdi que na epoca era vice presidende da camera e nao veis nada no qual voces elegeram como vice prefeito falta de aviso nao foi todos tinha mas duas opcaos

  • 10 MASCOTE // fev 22, 2013 at 08:53

    AH SÓ UM CONSELHO AOS ATUAIS VEREADORES ELEITOS

    NÃO FAÇAM IGUAL AOS ANTIGOS VEREADORES , TIREM OS TRAZEIROS DO PLENARIO E VÃO DIRETO AS FONTES

    OU SEJA VISITEM AS COMUNIDADES

  • 11 MASCOTE // fev 22, 2013 at 08:51

    É LOUSADA A MAMATA ACABOU, AGORA JA ERA

  • 12 Zecão // fev 22, 2013 at 00:38

    Deveria o presidente do HBP assumir o Hospital Regional do Sul de Minas . Tenho certeza que ele iria tirar a mamadeira de muitos bebezão. Olha que eu não estou falando nem da maternidade e nem do banco de leite.

  • 13 chacal // fev 21, 2013 at 21:27

    É isto que a população não entende, porque o Antonio Silva insiste em manter e chamar ex secretários da gestão passada. É lógico e sabido que eles não trarão a tona as falcatruas existente em suas secretárias, protegendo a administração passada.

  • 14 augusto // fev 21, 2013 at 19:48

    concordo com o ex vereador Ronaldo Lousada, ele foi o unico a cobrar o antigo ParTido que dominou a cidade por longos 12 anos, os outro se aquietaram e deixaram a agua rolar, agora vendo o tamanho do rombo alguns tentar dar uma de santo.

  • 15 nilson // fev 21, 2013 at 19:19

    Lembrando a todos que a frase que mais me chamou atenção na campanha do Toninho foi:”TUDO QUE ACONTECE NA CIDADE É CULPA DO PREFEITO”, portanto…

  • 16 EtVga // fev 21, 2013 at 17:15

    A população deveria fazer uma abaixo assinado e pedir no Ministério Público providências imediatas contra os maus politicos que administraram a Prefeitura, Hj ouvindo a Secretária de Educação, dizendo que o projeto original da escola no Fátima, a entrada seria para Av: do Contorno, isto é um absurdo, seria a mesma coisa q jogar as crianças para a frente dos veículos q ali trafegam diariamente….

  • 17 lORENA // fev 21, 2013 at 16:48

    VOTAMOS NESTE PREFEITO PARA NO MINIMO SABER ONDE ESTÃO O DINHEIRO E OS RESPONSAVEIS DE DENUNCIAS COMO TRÂNSITO, OBRAS DAS CAMERAS SUPERFATURADAS, OBRAS DE ESCOLAS INACABADAS, GASTO DE 3 MILHOES COM PROPAGANGAS, ALUGUEL DE 50 CARROS .
    E AI SENHORES NÃO DECEPCIONE A POPULAÇÃO QUER SABER NOMES E ONDE FOI PARAR O DINHEIRO.

  • 18 Guilherme // fev 21, 2013 at 16:40

    Concordo com Louzada…. alias o vice prefeito tem muita culpa no cartório, no minimo por quietar diante das denuncias que louzada fazia e ainda por trás criticava, como doido, desequilibrado.

  • 19 justiceiro // fev 21, 2013 at 16:36

    Primeiropara Robaldo Lousada, prezado senhor recolha se a sua insignificância, sua resposta foi dada nas urnas. Dito isto, espero que o grande “Jênio” presidente atual da Fhomuv para de se esconder atrás da incopetência alheia e ponha a se trabalhar, pois até o momento como toda a nova administração, muito discurso e pouca ação. Chegará em breve o momento em que você terão de parar de só culpar administrações passadas e mostrar sua propalada competência. Estamos esperando sentados…

  • 20 Paulinha // fev 21, 2013 at 16:13

    Senhor Ronaldo Lousada,
    Seu comentário não poderia ser mais infeliz ou inoportuno. Afinal o senhor é conivente como vereador que foi, com essa avalanche que passou por Varginha chamado PT. O snhor não teve aquilo roxo para fiscalizar como deveria na hora certa. Afinal o senhor e os demais né…

  • 21 Paullinha // fev 21, 2013 at 15:38

    Quer dizer que é só na Fundação Hospitalar que tem problema? ou os outros secretários não tem aquilo roxo pra abrir a caixa preta?

  • 22 ze ninguem // fev 21, 2013 at 14:50

    E ainda tem vereador querendo TELEFERICO NA CIDADE, estando trabalhando nesse hospital sera q ele nao enxerga isso tudo q ta faltando la ,é uma vergonha msmo viu
    …dai vemos q ele nao ta nem ai p populacao sendo um profissional da area de saude era p preocupar mais com o hospital nao acham?

  • 23 Ronaldo Lousada // fev 21, 2013 at 14:39

    Quando estava como vereador, cansei de falar sobre esse assunto, tanto o executivo, meus colegas vereadores e principalmente a população não deram confiança, fui criticado e taxado como encrenqueiro, mas todos os problemas colocados por mim hoje estão em evidencia e colocados em debate….cada povo tem o governo que merece, tem um ditado popular que diz….”quem não tem competência que não estabeleça”, então quem quis ser candidato a gestor publico sabia de todos os problemas, e tem a consciência da dificuldade que iria enfrentar, por isso não adianta reclamar.

  • 24 esoterico // fev 21, 2013 at 14:10

    CONCORDO COM O NILSON, EM VEZ DA POPULAÇÃO SO COBRAR A EX ADMINISTRAÇÃO DEVIA COBRAR O VICE PREFEITO . QUE ERA PAGO PARA FISCALIZAR

  • 25 Consumidora // fev 21, 2013 at 13:32

    Concordo plenamente, faltou fiscalização. Somente agora que vão botar a boca no trombone???? e antes, não tinha ninguem pra ver isso????? Vamos cobrar minha gente, vamos fiscalizar, exigir nossos direitos.!!!!

  • 26 o loco // fev 21, 2013 at 13:10

    o que importa e sair com os bolsos cheios . que se vire agora a patota do prefeito para arrumar a casa

  • 27 Paulo // fev 21, 2013 at 13:07

    A justiça está aí para penalizar os safados que criaram a situação.

    Cadê a denuncia.

  • 28 Cristiane // fev 21, 2013 at 12:55

    CONCORDO PARABENS….. NILSON

    Se está nessas condições porque os vereadores da gestão passado (pagos para fiscalizar o prefeito) teem a dizer sobre isso? Concordando ou não com o relatório pq os antigos responsáveis se calaram e não foram a imprensa, seria mais ético, e falaram sobre a situação? O que o Sr. Vérdi ex presidente da câmara de vereadores tem a dizer sobre isso sendo que a principal função de um vereador é FISCALIZAR o EXECUTIVO?… Eu não consigo entender isso, se o executivo suas secretarias não funcionaram direito é porque também não foram bem FISCALIZADOS, o que os leitores tem a dizer…

  • 29 eliane // fev 21, 2013 at 11:39

    Trabalhei nesta fundação por 2 anos e sou testemunha que todo o conteúdo deste relatorio é real. Éramos obrigados a aspirar o pac (tecnica onde se deve usar sempre materiais estereis) com o mesmo material varias vezes (ou seja, introduzíamos no pac uma sonda já suja de secreção); qdo não tinha soro fisiologico tinha q usar agua no lugar; médicos q ficavam até 3 dias sem ver o pac; falta de luvas, mascaras (que preservam não só o profissional, mas tb o pac). falta d medicamentos basicos (ouvi dizer uma vez q até diluição de remedios era feita para durar mais)…enfim, era um ambiente sujo, com profissionais desmotivados, falta de incentivo (a responsavel pelo RH tratava os funcionarios com regime militar – vc tinha q trabalhar morrendo para não perder o ticket), falta de equipamentos e estrutura fisica adequada…etc, etc, etc. Ainda bem que o PT saiu pois assim trocou a diretoria. Tomara q esta realidade mude para o bem de toda cidade e região!

  • 30 VOTO LIMPO // fev 21, 2013 at 10:02

    este hospital esta muito horrível e sujo tudo quebrado pela ma administração tem que colocar pessoa para ser chefe pessoa EDUCADAS E HONESTA para administrar cada setor como cozinha,onco, laboratório e outros setor

  • 31 Helton // fev 21, 2013 at 10:00

    Sobre o relatório FHOMUV, Parabéns pela estratégia estabelecida de CONTENÇÃO para salvar a instituição, porem doravante deve ter o PLANO DE AÇÂO, afim de evitar reincidência, e não tenhamos surpresas no futuro! Fica aí mais uma LIÇÃO APRENDIDA – Lesson Learnt!!
    Precisa fazer um B.O. – URGENTE – pois está caracterizado falha na administração feita até então!!!

  • 32 // fev 21, 2013 at 09:55

    Acho muito questionável essa MANIA da extinta gestão PT em querer colocar granito em tudo, até onde não se deve. Me lembro de debates acalourados entre o falecido Mauro contra vereadores da época a respeito desse assunto. Talvez agora fosse hora de realmente questionar essas aplicações!

  • 33 nilson // fev 21, 2013 at 09:35

    Se está nessas condições porque os vereadores da gestão passado (pagos para fiscalizar o prefeito) teem a dizer sobre isso? Concordando ou não com o relatório pq os antigos responsáveis se calaram e não foram a imprensa, seria mais ético, e falaram sobre a situação? O que o Sr. Vérdi ex presidente da câmara de vereadores tem a dizer sobre isso sendo que a principal função de um vereador é FISCALIZAR o EXECUTIVO?… Eu não consigo entender isso, se o executivo suas secretarias não funcionaram direito é porque também não foram bem FISCALIZADOS, o que os leitores tem a dizer…

  • 34 Almeida // fev 21, 2013 at 09:04

    Que os administradores responsáveis pela má gestão da coisa publica, sejam penalizados na esfera civil e ou criminal. Eles foram colocados lá para a boa administração e não por serem amigos dos governantes da época. Cabe a atual administração acionar o ministério público.

Deixe um Comentário