Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • UNIFENAS_Vestibular_2022_Banner_970x140
  • 2021 – banner – fadiva novembro
  • 2021 – banner – prefeitura compromisso novembro
  • covalub-topo-maio-2021

Ouvidoria Municipal: prefeitura recebe denúncias

fevereiro 13th, 2013 · 31 Comentários

ouvidoriaA Prefeitura de Varginha divulgou a notícia de que retomou um canal de comunicação direta entre o cidadão e Município. No caso, a Ouvidoria Municipal, serviço que existe em Varginha desde 2001. O primeiro Ouvidor foi “Zé Roxinho”, que ocupou o cargo durante oito anos. De 2009 a 2012, quem ocupou a função foi Myriãm Sant’Anna. A atual chefe do Departamento de Ouvidoria do Município de Varginha é Rosalina Vale da Silva Reis. Clique no título para saber mais sobre os serviços prestados pela Ouvidoria Municipal.

blog_bonfim

Criado a partir da Lei nº 9.155, o setor tem o objetivo de identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las.Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Rosalina Vale da Silva Reis, chefe do Departamento de Ouvidoria do Município de Varginha conta que em poucos dias de funcionamento já recebeu uma grande demanda de ligações entre sugestões e reclamações, informações as quais são encaminhadas aos setores responsáveis. “Recebemos as informações, encaminhamos aos setores responsáveis e acompanhamos o desenvolvimento do trabalho. Vale lembrar que sempre mantemos o munícipe informado sobre o decorrer do serviço solicitado. Gostaria também de convidar a todos a estarem participando deste canal direto com o Poder Executivo. Tenho certeza de que juntos conseguiremos obter bons resultados para nossa querida cidade”, declarou a Chefe do Departamento de Ouvidoria.

A Ouvidoria do Município:

• Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;
• Presta informações;
• Cientifica às autoridades competentes das questões que lhe forem presentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;
• Acompanha as providências adotadas;
• Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;
• Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;
• Sugere medidas de aprimoramento das atividades técnicas e administrativas;
• Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;
• Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.

Como entrar em contato com a Ouvidoria:

A OMV funciona hoje no primeiro andar da Central de Integrada de Atendimento ao Munícipe localizada à Avenida Presidente Antônio Carlos, 364 no Centro de Varginha.

– Por telefone: Central de Atendimento Telefônico – Telefone 3690-2045;
– Correio eletrônico: [email protected];
– Por carta: Rua Presidente Antônio Carlos, 356 no Centro de Varginha – Cep: 37100-000
– Presencialmente: na Central de Integrada de Atendimento ao Munícipe localizada à Avenida Presidente Antônio Carlos, 356 no Centro de Varginha.

Tags: Utilidade pública

31 Respostas Até Agora ↓

  • 1 suziane Pereira Marques // jun 28, 2020 at 08:35

    Essa prefeitura vou te falar tdo pode não tem lei a cidade está virando roça criação de galos e galinhas não toma providência liga vigilância eles não vem retirar diz que pode criar sendo quem faz a lei o município cheio de andario na rua liga na guarda eles vem mais dpois eles volta às ruas estão com mau cheiro de sujeira de andario lixos em terrenos e sujeiras de cachorros sem contar que esses galos e galinhas transmitem doença eu só sei dizer que a cidade de varginha está uma vergonha não tem lei para nada a população faz o que quer daqui a pouco estão colocando vaca boi porco para criar no quintal de Csa que absurdo se eu gostasse de barulho de bicho ia morar na roça a cidade está uma vergonha está virando roça espero que tome as providências pq eu já tentei de tdo até a PM já veio e fez boletim de ocorrência mais como aqui na tem a lei que proíbe ai fica difícil.so para lembrar quem.faz a lei o município espero que a prefeitura tome providência quanto a isso que está uma vergonhaaaa

  • 2 SEMPRE VARGINHA // fev 15, 2013 at 12:27

    VOU DIZER UMA COISA, RENOVAR ERA RENATO PAIVA. O BRASIL RENOVOU O PAPA RENUNCIOU AQUI VAI CONTINUAR TUDO COMO SEMPRE.

  • 3 Marcus Madeira // fev 14, 2013 at 22:28

    Ao leitor Júnior: “Gostei do seu comentário, achei coerente e lhe escrevi um e-mail, mas voltou. Informe novo e-mail por gentileza. Atte, Marcus”

  • 4 Tico Tico // fev 14, 2013 at 13:38

    não é atoa que o apelido do atual prefeito é tico-tico

  • 5 Raul de Véras // fev 14, 2013 at 11:57

    Acabei de chegar em casa e entrei no Blog do Madeira, moro no Parque Boa Vista e concordo plenamente com o comentário do Sr. ou da Sra. Ponto e virgula. O que deveria ser um bosque virou lixão. Agora quem matou a cobra fui eu, e velhinho e a vovozinha.

  • 6 Ponto e Virgula // fev 14, 2013 at 09:32

    Quero aproveitar que agora foi de fato criada a Ouvidoria Municipal; e convidar a Sra.ouvidora; O Prefeito Municipal; O Vice; Vereadores; e a reportagem para dar uma passadinha no bairro Parque Boa Vista; Onde era para ser talvez uma praça; virou LIXÃO; agora ali e deposito de cama velha; sofá velho; Pneu; fogão quebrado; ali ta parecendo o Haiti pos terremoto; Bem em frente o tal LIXÃO; outro dia um senhor velhinho e um menino matou uma cobra urutú bem em frente a casa do vereador que mora em frente o LIXÃO; la perto do referido LIXÃO tambem mora outro vereador a ambos são do nosso lado; Sra. Ouvidora aquele lugar é entrada e saida das pessoas que vem de outras cidades fazer tratamento no Hospital Bom Pastor; Portanto nos estamos pedindo prioridade.

  • 7 marco aurelio // fev 13, 2013 at 21:13

    pura balela, não vai adiantar nada, vc liga e eles dizem que vão tomar providencias, mas quando vão resolver já está acabando o mandato, ai fica na mesma.

  • 8 Professor Rolando o Melão // fev 13, 2013 at 16:52

    mas eles irão nos ouvir mesmo?tem áquela gravação que diz ” você cidadão Varginhense é muito importante para nós, aguarde alguns minutos que vc será atendido, ai vem um Bethoven, ou um Bach, ou pode ser um Tiririca, ou a Ivete Sangalo, ou tecle as opção desejada disque 1 para buracos,2 para atraso do circular,3 para capina de terreno, 4 para limpar a sujeira das praças de Varginha, 5 para trânsito ” nesse caso aperte botão de pânico”, enfim irei ligar sim, é só não fazerem igual na AutoTrans, que você liga lá, e a atendente quer saber sobre o paredão do BBB, Deus nos ajude.

  • 9 Vovózinha // fev 13, 2013 at 16:07

    Gostei do seu relato ” historiadoss”
    Pelo que vejo apenas o nome foi trocado pela administração anterior : de SIM, passou para Ouvidoria Municipal.
    Ou seja, o Dr. Antonio Silva esta resgatando o serviço criado em sua administração e com humildade esta mantendo o nome atual.
    Certamente agora vai funcionar. Deixará de ser trampolim eleitoreiro.

  • 10 Pereira // fev 13, 2013 at 14:34

    Se para o bem da população… abra o coração!

  • 11 Antonio Carlos // fev 13, 2013 at 12:33

    Precisei da ouvidoria e da corregedoria nos tempos do curujinha, digo que fui bem tratado poreém não resolveram nada pois eram corporativistas, e com influencias do secretario GUILHERME que acordava tudo. vamos ver se agora funciona.

  • 12 Gisele Sampaio // fev 13, 2013 at 12:11

    Concordo com o Sweeney todd …Não basta ouvir…tem que fazer!!! Indiferente se já havia o serviço ou não..

    Que Rosalina Reis faça um bom trabalho pela população de Varginha !!

    Boa Sorte a todos nós!!!

  • 13 nota da assessoria // fev 12, 2013 at 09:37

    ouvidoria comandada por ptistas era como se nao existisse agora com uma pessoa proba como a dr. rosalina e como se criada fosse agora.

  • 14 simplinho // fev 12, 2013 at 01:27

    OVIDORIA PRAQUE?? NA GUARDA MUNICIPAL O MILITAR CHEFE DE LÁ NÃO DA OUVIDO PARA OS INTEGRANTES DA INSTITUIÇÃO,SO ESCUTA QUANDO AGUEM FALA MAL DO GCM …É DESSE JEITO MENTIROSO????????

  • 15 Estou de olho // fev 11, 2013 at 15:31

    gente nao se ilude com esse prefeito eu vivi os dois mamdados voces reclamavom do pt nao viram nada e so ilusao ele so governa para ricos

  • 16 OLHEIRO // fev 11, 2013 at 14:21

    Lembram do Zé Roxinho?? E da Myriãm Santana?
    Eles eram ouvidores da administração Petista, Mauro Teixeira e Corujinha, respectivamente.
    Portanto, quem criou foi a administração petista.
    Estamos de olho !!!!!

  • 17 Varginhense com vergonha // fev 11, 2013 at 08:31

    Há muito tempo a ouvidoria existe.Eu falei mtas.vezes com Mirian Santana,que atendia antigamente na ouvidoria,mas ela só ouvia.kkkkk

  • 18 historiadoss // fev 11, 2013 at 00:07

    Se lei nova nao sei.Mas este serviço pioneiro nas admistrações passadas de Antonio Silva chama-se SIM-SERVIÇO DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL, e tinha ate um numero156,que vc ligava ate gratis naquela epoca ate por orelhoes.E olha que o serviço na época funcionava bem.E dava muito suporte tanto para aquela epoca e principalmente quando Antonio Silva atraves daquelas reclamações do antigo SIM,despachava direto com os secretariado.O mesmo aconteceu com sucesso com SAM- serviço de advocacia municipal, no antiga sebes,ou semad-secretaria do bem estar social.Serviço pioneiro que contava com varios advogados a disposição da população,a epoca dentre elas a servidora e advogada municipal aposentada Dra.Olivia e equipe que ajudou e muito a população carente de serviços advogados.Ainda na historia de prestação de serviços dando certos estes atendimentos,foi criado no inicio da decada de 90 o procon municipal.Alias o procon de varginha,foi pioneiro a poços pouso alegre,tres coraçoes.etc.Serviu de modelo a muitas cidades.Mesmo a epoca em lugar precario na rodoviaria,com o fim de um curso noturno no antigo camilo tavares,3 advogados escreveram a historia com cursos idas e vindas a bh,assembleia etc.E justo lembrar pioneiros Dr. Jose Lazaro(ja falecido), Dr.Sebastiao e drCarlos.As vezes muitos criticam..mas a historia tem que ser justa, podem ate mudar alguns titulos ou rotulos, mas existem meritos que a historia nao apaga..

  • 19 Observador // fev 10, 2013 at 20:10

    Publio pelo comentário e petista e um otário ,nossa cidade vai dar a volta por vima de vocês …idiota….

  • 20 GUIDO // fev 10, 2013 at 13:34

    O CUMPADI ZÉ , SE VIU , ELES AGORA TAO FAZENDO OS SERVIÇOS DA PREFEITURA FUNCIONA, PORQUE QI NÕS NAO FIZEMOS ISSO CUMPADI ? TIVEMOS 12 ANOS LA E SO AGORA SABEMOS QUE ISSO JA EXISTIA? É CUMPADI PRAMODI QUE NOS IA FAZER ISSO , NAO PODIA ATRAPAIA OS CUMPANHEIROS , AGORA FERRÔ , OS HOMEM TAO A FIM DE TRABAIA .TOMARA QUE ELES NAO MEXE CUM NOIS NÉ CUMPADI . HEHEHEHEHEHEHE

  • 21 José Dantas Silva... // fev 10, 2013 at 11:00

    Só falta o Toninho “”Sirva”” chamar o “”ZÉ ROXINHO “” para ser o chefe da OUVIDORIA semi criada pelo atual Prefeito né!!! SÓ FALTAVA ESTA NÉ CRIAR O QUE JÁ ESTAVA CRIADO A MUITO TEMPO. Kakakakakkakakakaka, Risos e mais Risos…

  • 22 Funcionario Publico // fev 10, 2013 at 06:43

    O que existia anteriormente era usado como Trampolim por uma certa candidata a Vereadora, que tentava ganhar votos dos munícipes, abraçando tudo quanto é questão que não era de Competência da Prefeitura.

  • 23 Cláudia // fev 9, 2013 at 20:41

    Engraçado falar em “criar” o serviço de Ouvidoria, pois ele já existia. Não sei se funcionava, mas que existia, existia.

  • 24 Sweeney todd // fev 9, 2013 at 18:25

    Tinha que ser nao só OUVIdoria mas tambem FAZEdoria!

  • 25 CorruPTos // fev 9, 2013 at 18:20

    Eu já vi essa novela.
    Ouvidoria é muito legal, mas com o tempo gasta e ai vai mirrando até sumir. Depois fica um telefone que toca até cair ou fica fora do gancho o dia todo.
    Bom mesmo é uma administração que vê um buraco, vai e tampa; vê mato, vai e capina; vê ausência de calçadas, lixo em terrenos baldios, material de construção nas calçadas, comunica e depois multa.
    São milhares de funcionários na prefeitura e se cada um fizer a sua parte essa cidade vai entrar de novo nos eixos.
    Todo cidadão faça a sua parte, mas nós temos família, empregos e mais coisas o que fazer. Ouvidoria é para casos de corrupção. Administrar uma cidade é como cuidar de uma casa: onde está bagunçado, arruma-se; onde está sujo, se limpa; se não tem mantimentos, compra-se; não tem dinheiro, economiza-se.

  • 26 Davis // fev 9, 2013 at 17:59

    Ouvidoria, quero ver os resultados, porque até agora, tudo que se cobra é culpa da administração anterior, falaram da limpeza nas praças, a praça aqui do Bom Pastor ta uma beleza, mato pra todo lado, mas, se nem a porta da secretaria de obras não foi limpa, quem dirá os bairros.

  • 27 Juju // fev 9, 2013 at 15:17

    Mas funciona? tem alguém pra ouvir, mas tem alguém pra agir?
    No papel parece bonito, mas a realidade é outra.

  • 28 Maurinho // fev 9, 2013 at 14:49

    De que adianta ouvir? Tem que agir

  • 29 MANDIOCA BRAVA // fev 9, 2013 at 13:48

    Tem um terreno , Bairro Eldorado, com mais de 1700mts, já foi apelidado de Park Dinossauros. O dono mora em Lavras, e nunca foi mutado pela má conservação…. Espero que o Antonio Silva, tome providencias.

  • 30 Públio // fev 9, 2013 at 13:09

    Gozado, no governo anterior havia até uma ouvidora, como é que a ouvidoria foi criada agora?

  • 31 // fev 9, 2013 at 11:37

    Criaram um serviço que já existia? Ou vão fazer ele realmente funcionar daqui pra frente? Espero que agora funcione de verdade!

Deixe um Comentário