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Varginhenses recorrem à ouvidoria

maio 29th, 2012 · 8 Comentários

A Ouvidoria Municipal, serviço regulamentado e informatizado pela Prefeitura de Varginha em 2010, atingiu 2 mil acessos pela internet, por meio do site www.varginha.mg.gov.br. Por meio da Ouvidoria, os varginhenses podem sugerir, solicitar, reclamar e denunciar. O pedido é encaminhado diretamente à secretaria competente. Clique abaixo para ler mais.De acordo com a ouvidora municipal, Myriam Sant’Ana, 75% dos acessos foram atendidos e tiverem respostas. “O objetivo é estreitar a relação da prefeitura com o cidadão. Há dois anos implantamos o serviço informatizado, através do Setor de Informática da prefeitura, o que fez com que a população tenha fácil acesso à Ouvidoria. A nossa meta é que as respostas sejam dadas com agilidade no menor espaço de tempo possível”, disse a ouvidora.
Myrian lembra que a Ouvidoria não recebe apenas reclamações, mas também sugestões e pedidos de informações úteis e dúvidas dos cidadãos. “Poucos municípios da nossa região possuem a Ouvidoria, mas aqui em Varginha estamos adiantados e com um serviço moderno”, ressaltou.

A Ouvidoria acompanha o desenrolar dos problemas, com sigilo e cobra sua solução. São quatro tipos de atendimento: denúncias (fatos graves contrários às leis municipais vigentes); solicitações (pedidos de serviços e de atendimentos); sugestões (para serem adotadas em qualquer setor da prefeitura); e reclamações (quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da PMV não forem atendidas).

Além do contato pela internet, o atendimento da Ouvidoria ainda pode ser feito por escrito, telefone ou fax, através do 3690-2045, e carta (rua Presidente Antônio Carlos, 356, Centro). (com informações Ascom PMV)

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8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 mauricio varginha // maio 30, 2012 at 11:49 AM

    fiz uma denuncia na ouvidoria da prefeitura em data de 05/03/2012, prot. nº 1500180 – (passo restante do numero para este jornalista ou para ouvidoria atraves de email, para preservar a minha integridade e de meus familiares), e ate o presente momento ainda nao me foi respondido nem tampouco dado algum tipo de informação, acho que esta ouvidoria e apenas balela.
    Nota do blog: favor encaminhar o protocolo para [email protected]. Obrigado.

  • 2 Pagador de impostos // maio 30, 2012 at 11:36 AM

    Ha 3 meses das eleições isto é marmelada para enganar os bobos, mas as coisas vão mudar se Deus quizer

  • 3 Juliana Paiva // maio 30, 2012 at 10:59 AM

    Para mim foi inútil não adiantou nada

  • 4 ZÉ DU BURACÃO // maio 30, 2012 at 10:58 AM

    BRASILEIRO TRABALHA 108 DIAS SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS:
    Campeão, mas perdedor
    São Paulo – Em nenhum país do mundo, uma empresa perde tanto tempo – e por conseguinte, gasta tanto – quanto no Brasil apenas para estar “ok” com a legislação tributária. São 2.600 horas – ou 108 dias corridos – para conseguir calcular e quitar impostos e contribuições.

    A comparação com qualquer outra nação é estarrecedora. Em relação aos BRICs, o país perde feio: na China, são necessárias 398 horas – seis vezes menos que o Brasil – na Rússia, 290.

    Os problemas disso para a economia são óbvios. “Os departamentos tributários são muito grandes no Brasil. Em um grande banco ou conglomerado industrial, são centenas de pessoas”, afirma Carlos Iacia, sócio da PwC e especialista em tributos.

    “Se você tem 300 pessoas, e pudesse ter só 100, a diferença dessas 200 poderia ser dispendida em inovação ou propriamente reduzindo custo e, portanto, aumentando a competitividade”, afirma o consultor. Um sistema complicado é também um convite à informalidade.

    Os dados a seguir são do estudo Paying Taxes, elaborado pelo Banco Mundial e pela PwC com informações de 183 países. A pesquisa parte da seguinte questão: quanto tempo demoraria para um profissional de uma empresa de vasos cerâmicos, com 60 funcionários, localizada na maior cidade de cada país, preencher e entregar todos os formulários, além de obter os documentos que a deixem legalizada dentro daquela nação?

    Além disso, são contabilizados quantos pagamentos diferentes esta pessoa terá que realizar em um ano.

    Países desenvolvidos, em geral, têm sistemas mais simples de tributação

  • 5 Palpiteiro // maio 30, 2012 at 10:35 AM

    Gente, mas a ouvidoria do Municipio de Varginha foi criada apenas com uma finalidade simples e nada justa. “abrigar companheiros macomunados com a ideia do partido no poder.O resto do povo que se dane, pois se voçê não fizer parte da turma de “companheiros” voçê , eu e todos os demais não estamos com nada.Resumindo, a ouvidoria existe para abrigar alguns indicados pelo PT e nada mais.Que me provem o contrario.

  • 6 CorruPTos // maio 30, 2012 at 9:10 AM

    Basta olhar para nossa cidade e tirar a conclusão se essa tal ouvidoria resolve alguma coisa mesmo ou não.
    O que parece estar resolvendo algumas coisas, como por exemplo: a buraqueira, o matagal, a falta de sinalização de trânsito é a chegada das eleições.
    Nos três meses anteriores aos pleitos esse pessoal vira um curisco só.
    Mas em relação a ouvidoria eu digo que se o próprio Ministério Público não toma uma atitude em nossa defesa, e eles podem mesmo sem reclamação expressa da população, que adianta essa outra aí.
    Pura conversa fiada.

  • 7 // maio 30, 2012 at 9:02 AM

    No começo a Ouvidoria via Internet até que funcinou. As últimas solicitações que fiz, demoraram em média 7 (sete) meses para serem respondidas. E a resposta infelizmente não nos satisfaz. No meu caso, uma delas pedindo iluminação pública para um determinado antigo ponto da cidade, disseram que não há recursos disponíveis para o serviço. Lamentável esse tipo de resposta e postura da Prefeitura, é testar a paciência e inteligência do cidadão!

  • 8 Revoltado // maio 30, 2012 at 8:10 AM

    Bom eu fui uma das 2 mil pessoas que fiz uma reclamação na ouvidoria, porém fiz a reclamação do dia 23 de Março e até hoje não tive retorno algum sobre minha solicitação. Agora pergunto: O que adianta disponibilizar uma ferramenta desse tipo sem prazo nenhum para retorno e sem ter + ninguem para reclamar ? Para mim foi inútil a Ouvidoria até o prezado momento…

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