Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Você repórter: escorpiões pelas ruas

março 30th, 2012 · 15 Comentários

O Jornal Folha de Varginha publicou, semana passada, reclamação de leitora. Ela mora perto do Cemitério Municipal enviou foto de um escorpião. O aracnídeo estava na parede, ao lado da cama dela. Outra leitora que mora perto da linha do trem diz que, há duas semanas, encontrou escorpiões pela rua, quando ia para casa. “Pisei em alguns. Meu vizinho encontrou mais de 10 escorpiões na casa dele”. Depois que a reportagem foi publicada, a prefeitura anunciou que não vai mais jogar veneno para combater os escorpiões, já que eles não morrem, apenas fogem. A partir de agora eles serão recolhidos e enviados para o Instituto Butantan, que fará antídoto com o veneno.

Tags: Você repórter

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Ariam // abr 17, 2012 at 4:13 PM

    Esta frase “…já que eles não morrem, apenas fogem…” mostra infelizmente a desinformação de quem publicou. Possuem produtos eficientes no controle desses aracnídeos, registrados pela ANVISA.

  • 2 Mariane // abr 3, 2012 at 10:53 AM

    Essa história de que escorpião suicida, como contado por uma pessoa acima, é mentira. Palavra de bióloga…..
    E o uso de galinhas é a melhor solução mesmo.

  • 3 Simples Simplício da Simplicidade // abr 2, 2012 at 11:14 AM

    É bom ter escorpiões dentro de casa que naõ ajunta baratas, baratas são presas dos escorpiões, faz uma economiza grande de inceticida.

  • 4 Anna // abr 2, 2012 at 8:32 AM

    Tambem morava perto do cemiterio e realmente havia muitos, uma forma que diminuiu e bastante estes bichos foi quando alguem deixou algumas galinhas la dentro; elas se alimentavam deles e pra elas lá era uma fartura kkkk, só que infelizmente depois que começaram a contruir o novo velorio estas galinhas sumiram..

  • 5 vitor // abr 1, 2012 at 8:01 AM

    é so colocar galinhas dentro do cemiterio, pois na minha casa eu e minha esposa achamos cinco filhotes de escorpiões

  • 6 censurado // mar 31, 2012 at 9:08 PM

    A alternativa de criar galinhas já foi sugerido em várias cidades com o mesmo problema e deu certo. Será que não seria essa uma boa ideia para o cemitério?

  • 7 mandrake // mar 31, 2012 at 4:58 PM

    mas coruja nao come escorpiao?

  • 8 zé da silva // mar 31, 2012 at 9:24 AM

    outra solução é guardar os escorpiões num pote e depois soltar tudo em volta da prefeitura. Talvez eles se passem a esforçar mais para resolver o problema.

  • 9 SUGESTOR // mar 31, 2012 at 12:36 AM

    Esse aracnídio prolifera todas as cidades, vivem principalmente em cemitérios, rede de esgôto de preferência nos bairros mais antigos, lugares com muita pedra, madeiras velhas, por isso aparecem nas proximidades de linhas férreas. Mas onde também estão infestados por este invertebrado são as galerias subterrâneas que cortam os centros das cidades conduzindo fios e cabos eletro/eletrônicos em geral. Hoje a legislação ambiental não permite mais a aplicação de produtos químicos que realmente combata o escorpião, que apesar de ser considerado muito atrasado, quase não evoluiu, a prova disso são seus habitat naturais, sua alimentação, (em geral, baratas e restos mortais), além de cometer suicídio ao se sentir acuado. Mas sua picada provoca dor intensa e seu peçonho é muito perigoso se não tratado com antídoto próprio sem demora.

    A nós cidadãos resta manter nossas casas e quintais limpos e livres de objetos que possam abrigá-los, utilizar telas finas nos ralos cujas tubulações vão direto á rede de esgoto, além de cobrarmos das autoridades cuidados especiais com a manutenção de cemitérios, áreas públicas etc. e porque não exigir, (no caso deVarginha), a retirada da linha férrea que corta a cidade, pois a final ela só serve para criatório natural desses aracnídios.

  • 10 blogueira // mar 30, 2012 at 6:01 PM

    Deviam acabar com as corujas também….

  • 11 Ana // mar 30, 2012 at 6:00 PM

    Eu tbm moro perto da linha e já matei 6 escorpiões na minha casa inclusive dentro do quarto, a vigilância até veio na minha casa mas disse que nada pode fazer, todos os dias faço vistoria debaixo das camas, armários, etc de medo de ter algum escondido, aqui em Vga tá facil não.

  • 12 CorruPTos // mar 30, 2012 at 5:51 PM

    Compra um veneno que preste.
    Tudo que esse pessoal compra é de 3ª qualidade. Ta parecendo a tinta que eles pintam a sinalização de trânsito. Sai com água.
    Economia porca dá nisso.
    Para vencer uma licitação não basta ter o melhor preço, tem que se cumprir o edital.

  • 13 josé ricardo de araújo // mar 30, 2012 at 5:18 PM

    Talvez uma solução seria usar um predador natural dos escorpiões. Quem sabe um galo e umas galinhas não resolveria o problema!?

  • 14 Dri // mar 30, 2012 at 3:59 PM

    Eu ja estou criando galinha garnizé , de estimação, pois se aparecerem la em casa , elas comem !!!

  • 15 gisa // mar 30, 2012 at 3:54 PM

    se por acaso faltarem escorpioes me avisem,na casa do meu pai que e proximo ao cemiterio tem um vidro de maionese cheio….
    Não e de agora que o pessoal reclama….mas bom trabalho pra aqueles que vao a caça…

Deixe um Comentário