Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Projeto em Guapé troca lixo por alimento

fevereiro 4th, 2012 · 3 Comentários

Em Guapé, a população troca lixo reciclável por alimentos através do Projeto Barriga Cheia.  O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da Associação dos Agricultores Familiares de Guapé com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), integrado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – uma das ações do Fome Zero, do Governo Federal. Clique abaixo para ler mais.A distribuição de alimentos atende creches, escolas e instituições filantrópicas de dez municípios da região com uma mobilização que ajuda a população a combater a fome, preservar o meio ambiente e diminuir a desigualdade social.

Os moradores trocam lixo reciclável por vale-alimento que pode ser utilizado no Armazém Municipal de Guapé para compra de arroz, feijão, carne, peixe, verduras, legumes, doces entre outros, pela horta comunitária do programa e também é servido o almoço que pode ser consumido com o vale.

Na horta do projeto são colhidos por mês cerca de vinte toneladas de verduras e legumes destinados ao programa. O volume de alimentos é tão grande que, além de Guapé, o Barriga Cheia atende outras dez cidades, com doações para asilos, creches, escolas e instituições filantrópicas.

O vale alimento virou moeda de troca na cidade. Farmácias, supermercados e outros estabelecimentos aceitam o benefício como se fosse dinheiro. O projeto também oferece oportunidade de emprego na horta comunitária, com jornadas de trabalho de três dias por semana. O projeto é uma referência de programa social e a cidade recebe visita de representantes e prefeitos de diversas cidades do estado para “importar” a idéia. (com informações PMG)

Tags: Sul de Minas

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lais // fev 10, 2012 at 3:54 AM

    Atitude.

  • 2 mandrake // fev 5, 2012 at 7:56 AM

    nada se cria tudo se copia, porque a prefeitura de varginha nao segue esse exemplo??????? ja sei, porque os varginhense sao muito ricos.

  • 3 :) Mutuca // fev 4, 2012 at 12:24 PM

    Tá ai..que sirva de exemplo para outras administrações
    Projeto maravilhoso e que merece ser estendido para muitos municipios…
    Parabens aos responsáveis pelo projeto

Deixe um Comentário