Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Por que o PIB de Varginha é o maior na região?

fevereiro 29th, 2012 · 82 Comentários

 

Recentemente a Prefeitura de Varginha divulgou notícia informando que o PIB de Varginha era o “melhor” do Sul de Minas. O blog entrevistou várias fontes -inclusive ligadas à prefeitura- e publica uma análise sobre o assunto. O advogado varginhense Morvan Acayaba ocupou o cargo de senador durante seis meses do ano de 1985. Muitas pessoas referem-se ao fato de forma pejorativa, pois Morvan foi senador indicado (“biônico”) e não eleito pelo voto direto, fato previsto em lei à época. Entretanto, apesar da rápida passagem pelo Senado, Dr. Morvan criou o Porto Seco de Varginha, articulando com o então ministro da Indústria e Comércio, o falecido Murilo Badaró. Morvan já podia pegar o chapéu e voltar para casa. A iniciativa é a principal resposta para a pergunta que intitula este texto. Clique abaixo para continuar lendo.


O Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas) de Varginha, em 2009, foi de R$ 3,046 bilhões. O município ficou em 11º lugar entre as 853 cidades de Minas Gerais, avançando três posições em relação ao levantamento de 2008. O PIB dos Municípios Brasileiros foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pulo do gato
O motivo não é a produção de café na cidade. Apesar de ser chamada de Capital do Café, Varginha quase não produz o grão. O município tem área pequena (400 km), mas possui essa justa fama por centralizar a exportação do café produzido na região. Através do Porto Seco.
Uma empresa de Varginha avalia a estrutura econômica da cidade a cada dois anos, dentro de seu planejamento estratégico. A instituição observou, dentro deste estudo, que o pulo do gato sobre o PIB de Varginha fica justamente no Porto Seco. “O faturamento ali dentro é muito alto. Isso contribui para o Município na geração de impostos, apesar de não gerar riquezas nem empregos”, avalia o executivo.

Tags: Economia

82 Respostas Até Agora ↓

  • 1 O que o tatu entende de sol e vida cá fóra? // dez 23, 2018 at 9:27 PM

    Tatu… enterrado na terra… fora do ambiente aqui fora…, cá entre nós… o que entende daquilo que se passa fora dos buracos em que passa seus dias… hein? Venha para fora, sinta o sol gostoso e necessário para a vida de todo ser vivo no nosso planeta terra. Enterrado ai nesses buracos escuros e mal cheirosos, o que entende de vida cá fora, hein? Sem mais considerações, falou ?

  • 2 Varginhense feliz e de bem com a vida // dez 22, 2018 at 1:29 PM

    A mentira tem pernas curtas . Por que será que 3 Atacadões resolveram se instalar em Varginha, hein, blogueiro Teo…,blogueiro Analitico…, só está faltando a filó com suas observações sem pé nem cabeça… klkikiki… Quanto mais suas previsões contrárias às realidades insofismáveis de Varginha dão com os burros nágua…. kikiki…, mais vocês teimam em meter o páu na cidade que continua sendo a eterna Princesa do sul de Minas…. kikikiki….. Aceitem o que foi cristalizado no decorrer de décadas… não adianta… é pura perda de tempo continuarem sua política de combater as reais possibilidades que nossa eterna Princesa do sul de Minas tem hoje em dia e vai continuar aumentando daqui prá frente… kikikikiki… Mudem o tom… , parem de combater nossa cidade…, quem sabe, assim…, se passarem a falar bem as coisas possam se inverter, hein??? Será que é o gostoso ar das alterosas mineiras, a mais de 900 metros acima do nível do mar que infeitiça as pessoas e os visitantes… e trás as boas coisas que estão acontecendo e pelo jeito virão aos borbotões prá cá? Pensem melhor… ainda é tempo de mudarem suas táticas e… com isso possam mudar os bons eflúvios que não param de nos soprar…, hein ?… kikikikiki……

  • 3 Tatu-pe // dez 21, 2018 at 5:07 PM

    Em menos de 10 anos, a cidade de Varginha que tinha o maior PIB da região caiu do 1º para o 4º lugar.Nem é a 4ª colocação que incomoda,mas, sim, a diferença de praticamente 50% da 1ª colocada, se estivesse ali par e par…, ainda vá lá, e estes dados são do exercício de 2016, imagina quando for realizado o levantamento de 2017/18, e tudo isso pela falta de uma administração pública que esteja interessada em captar cada vez mais investimentos para a cidade, que não se contenta com pouco, e que seja visionária.Nosso atual prefeito se apresenta como o administrador que conseguiu recuperar o crédito da prefeitura, o pagamento dos servidores e fornecedores em dia e etc…; tudo isso é bom, mas é muito pouco, além de não ser mérito, é sim obrigação. Também… reclamar do quê? já que nosso atual prefeito não consegue abrir uma nova rua, ou, uma nova avenida que poderia desafogar o transito em alguma região da cidade, como àquela que passaria por detrás do mercado do produtor; sim, eu sei que está, se não estou equivocado, sub-judice, porém nosso prefeito se declara advogado, deverá então conhecer os atalhos da justiça e ser mais célere neste imbróglio. Nem vou citar o aeroporto que não se consegue dar destinação definitiva. Parece-me que além de vontade falta prestigio politico, tanto na esfera Estadual como federal. E, triste, muito triste, ainda temos pela frente dois longuíssimos anos desta administração.Deveria o sr. prefeito junto com seu vice ter uma atitude de nobreza, e renunciarem.

  • 4 analítico // dez 21, 2018 at 9:18 AM

    só relembrando…..

    ano 2010 vgh se vangloriava por ter maior PIB porém estagnou as outras cidades da região recebiam e recebem bovinos e grandes empreendimentos e os ou poucos varginhenses daqui do grupo esnobaram os menores

    2012 PA começa a despontar …….e grandes investimentos estão chegando ……2019

    2018 EXTREMA atém de ter o maior PIB , bemmmmmmm maior
    que o de vgh que aliás regrediu nas casa dos 4 extrema 6
    PA chega próximo a 7 e poços 6

    EXTREMA ahh tem a maior renda per capta do estado de MG Querem mais????????

    conclui-se que emprego e renda e riqueza estão em POUSO ALEGRE
    POÇOS e EXTREMA porque vgh parou e a mídia não vê isso
    porque parou ???parou porque????

    vgh não tem onde se desenvolver pois cidade acidentada e mal localizada estrategicamente frente à grandes corredores logísticos

    contem se com a cidade do ET …..ela não vai alugar nenhum mais …..

  • 5 teo // dez 20, 2018 at 9:29 AM

    https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2018/12/19/extrema-ultrapassa-pocos-de-caldas-e-assume-2a-posicao-entre-os-maiores-pibs-do-sul-de-minas.ghtml

  • 6 analítico // dez 19, 2018 at 8:30 PM

    Porquê o PIB de varginha era o maior da região????!!!

    ahahhahahhahahahhahahhahahhahhahahahhahahhahahhahhahahhahahhahhahahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahhahahhahahhahahhahahhahahhwhwhhwhwhhahhahahhahahahhahkkkkkakakjkkkkk

  • 7 PIBÃO // dez 18, 2017 at 2:40 PM

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/pouso-alegre/pesquisa/38/46996?tipo=grafico&localidade1=315180&localidade2=317070&indicador=46997

    Varginha ja era passado
    Agora Poços é passado
    POUSO ALEGRE GIGANTE

  • 8 ainda tenho dúvidas? // dez 16, 2017 at 7:14 AM

    será mesmo menor? acho que errram de novo não pode ser Tem algo errado nesses números VGA foi é e sempre será a princesa do sul queiram ou não
    a cidade do ET capital mundial da ufologia deve se maniafestar

    cadê as autoridades ?
    PA assumir de vez a liderança ? não concordo
    Poços até aceito
    agora Extrema crescer 5% e deixar a vagina pra traz
    nao
    nao
    não está acontecendo isso
    nao

  • 9 Iludidos e f....... // dez 22, 2016 at 12:02 PM

    Ahahhahahahhahahahahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahahahahhhahahahh

    Porquê?

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Despencou???????

    Adeus ano velho

    Feliz ano novo ……………….

  • 10 Resumo // dez 15, 2016 at 11:23 AM

    http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/grupo-paulista-vai-investir-r-43-milhoes-em-nova-fabrica-na-cidade-de-varginha

  • 11 Rubão // dez 15, 2016 at 7:43 AM

    Quero saber é da Aninha Lopes hoje em Varginha…

  • 12 Ilusão no ET // dez 14, 2016 at 3:37 PM

    http://www.valor.com.br/empresas/4804665/cimed-vai-investir-r-100-milhoes-em-nova-fabrica

  • 13 CHORA VARGINHA // dez 14, 2016 at 10:36 AM

    NOVOS DADOS DO IBGE

    PIB 2016 referente a 2014

    Poços de Caldas… 6.492.840
    Pouso Alegre… 5.930.552
    Extrema… 4.676.285
    Varginha… 4.581.570

  • 14 Cidadão debochado // maio 24, 2016 at 3:15 PM

    Quem se propõe a explicar alguma coisa…, mas fica só nas firulas e nas indagações sem sentido e desprovidas duma cabeça que pretende se apresentar evoluida (será ???) QUÁ-QUÁ-QUÁ….
    Vá pentear macaco… já que gosta de alisar à espera dalgum entumescimento…. problema seu …. não faz o meu genero….

  • 15 Explicações // maio 24, 2016 at 11:30 AM

    Cidadão do deboche

    Vc bate bem da cabeça ?

    Vc têm ensino fundamental ?

    Vc já viu algum ET?
    Vc mora na periferia ou em algum bairro de vgh?
    Vc tem certeza das suas convicções ?

    Vc espera algo melhor pra vc ou para o próximo?
    Vc tem miolo na sua caixa ?
    Vc tem poupança na caixa?!?cuidado com o confisco…..

  • 16 Cidadão debochado // maio 23, 2016 at 5:59 PM

    Prezado AL, você acertou na mosca…, ou melhor acertou em cheio com o pulo do gato. Para quem entende do riscado…, o Porto Seco é a explicação técnica e real para o PIB de Varginha ser o mais elevado no sul de Minas, acima de P.Alegre e P. de Caldas. . Segundo o executivo duma empresa de Varginha que avalia a estrutura econômica da cidade a cada dois anos, dentro de seu planejamento estratégico, observou que, dentro de seu planejamento estratégico, o pulo do gato sobre o PIB de Varginha fica justamente no Porto Seco.
    Os pouso tristinhos… ao lerem estas explicações, vão sentir o que é a SINDROME DO COTOVELO…. ou melhor, a dor irremediavel do cotovelo, que conforme os especialistas e experts dói prá xuxú e não tem cura…. QUÁ-QUÁ-QUÁ…….

  • 17 AL // maio 23, 2016 at 9:18 AM

    Explicações,

    voce sabe me explicar porque eu recebo dezenas de currículos de pessoas de PA todos os dias sendo que aí tem o maior PIB da região?

    Só pra constar, nao consegui selecionar nenhum ate agora, por absoluta falta de capacidade dos cidadãos da sua terra.

  • 18 Explicações // maio 22, 2016 at 7:07 PM

    Alguém sabe EXPLICAR porquê que o maior PIB 2013 divulgado dezembro 2015 da região é de POÇOS DE CALDAS quase 6 bi seguido por POUSO ALEGRE pouco mais de 5 bi e de EXTREMA 4 bi e VGA não está nos três maiores?

    Em José Geraldo !?!?
    Paulo Sérgio de lima ?
    Metrópole
    AL
    Cidadão já rebaixado e debochado
    Psicólogo
    Afins do ramo

    2016 sairá a lista nova
    Será que muda ou VGA vai de 3.8bi pular pra 7 ou 8? Ou será a tendência de crescimento industrial PA EXT e PC
    de vez Vgh vai com o BOA??????

    Ser pobrinho e ficar mais ou menos é uma coisa ……………..
    Agora achar que é riquinho e descobrir que é pobrinho mesmo e cheio de boletos!!!! Ah !!!!Isso dói….,

    Quá quá qua ..,,,,Aceita que dói menos …,,…..

  • 19 Atualidades // dez 19, 2015 at 4:58 AM

    Porque que o PIB de varginha era o maior da região ?????? Alguém sabe explicar porque um tempo limitado o PIB de vga era aclamado o maior do Sul de Minas??????? Por que José Geraldo ????? Por que Paulo Sérgio de LIma ????? Por que gente ?????? E agora o que muda no cenário político administrativo gestor capital dasprincipais economias de MG?????? Será que a EPTV vai divulgar todo dia ????? E a renda per capta como fica ??????? E as industrias ????? E o aeroporto Internacional de Cargas sairá finalmente ?..??????
    2016 acaba a crise?????? 2020 teremos grandes revoluções ?????? 2050 o finalmente acaba ??.

  • 20 BALANÇO ANUAL. Para José Geraldo // set 9, 2013 at 9:41 PM

    Por leia e entenda o tópico acima e vc vai descobrir o motivo porque debatemos com vc

    Como o PIB de vga crescer sem ter tido nenhum grande investimento ou aumento de produção

    Agora com o REDEX guaxupe e o café indo direto pra SANTOS como é que vão ficar as coisas

    Onde estão as obras da cidade?
    Onde esta a riqueza ?????

    Abra os olhos e veja, pois se somos vira-latas nos podemos andar ou melhor dirigir ate carros importados e se somos como pintos no lixo…. Nosso lixo vai gerar riqueza e vc olhando………….vai ter um ataque de cólera……

  • 21 Mokumbo Lê Lê // ago 11, 2012 at 8:38 PM

    Varginha tem que abrir os olhos, olha só Itajubá, sem as duas Siemens e a outra parte da Helibrás…

    ARRECADAÇÃO ICMS JULHO 2012

    EXTREMA 20.064.569,29
    POÇOS 16.770.793,55
    POUSO ALEGRE 15.961.643,76

    VARGINHA 10.923.468,01
    ITAJUBÁ 10.814.109,71
    TRÊS CORAÇÕES 6.141.159,95

    LAVRAS 5.218.456,29
    PASSOS 2.488.282,79

    ICMS MAIS OUTRAS RECEITAS – ACUMULADO NO ANO
    POÇOS 172.656.037,43
    POUSO 164.524.230,78
    EXTREMA 163.476.013,96

    VARGINHA 114.404.104,53
    ITAJUBÁ 85.905.341,15
    LAVRAS 63.350.528,87

    TC 57.255.329,97
    PASSOS 53.797.191,83

  • 22 José Geraldo // abr 29, 2012 at 5:31 PM

    Não interessa se o PIB é gerado por indústrias ou portos, o que importa é o PIB gerado. Santos tem a o maior porto do Brasil e talvez até da América Latina. E isto não é demérito nenhum para cidade.
    É imporvável que algum político louco mude o Porto de Santos para outro lugar, assim como é improvável que alguém tire o porto seco de Varginha e o transfira para outra cidade.
    É verdade que a cidade precisa se diversificar, e não por todos os ovos na mesma cesta.
    Mas, investir apenas em indústrias é ilusão.
    Muitas indústrias permanecem na cidade enquanto lhes convém. Ficam enquanto estão no período de isenção de impostos. Trazem mão de obra de fora para os principais cargos, incham a cidade com mão de obra barata das cidades vizinhas, e de repente, por qualquer crise abandonam a cidade e deixam muito mais desempregados do que quando se instalaram.
    Vocês se lembram da CBC não lembram?

  • 23 José Geraldo // abr 29, 2012 at 5:23 PM

    Quer saber qual a maior economia e PIB da região?
    É só entrar no site do IBGE e clicar na guia “Cidades”.
    O pessoal faz comentários sem nenhuma fonte confiável e se baseia apenas no achismo ou em seu ponto de vista pessoal.
    Eu moro em Varginha há 22 anos e desde que cheguei aqui ouço que “Pouso Alegre já passou Varginha”. Na verdade o que eu vi foi Varginha passar Poços de Caldas no crescimento do PIB.
    Os pousoalegrenses teimam que PA passou Varginha. Passou sim, em população. Pouso Alegre tem 7.000 habitantes a mais pelo fato de ter mais distritos na zona rural.
    Mas a economia, o que realmente importa, PIB e renda per carpita, é a de Varginha que mais cresceu e que se mantém hoje como a primeira do sul de Minas. São dados do IBGE.
    A arrecadação de impostos em Varginha também é maior.
    Esse negócio de indústria é ilusão. O setor que contribui mais para o crescimento do PIB e de empregos é setor de serviços. Indústria é importante, mas fica em segundo lugar na geração de riquezas, em 90% dos municípios.
    Então, antes de falar abobrinha, vamos consultar fontes sérias.
    E a aqualidade de vida de Pouso Alegre ser melhor que Varginha é outro papo furado. A renda per capita de PA é a terceira do sul de Minas. Para se ter qualidade vida é preciso ter renda. A cidade de Pouso Alegre é uma cidade mal situada no vale do Rio Mandu. O centro fica no lugar mais baixo da cidade. Cai uma chuva e a água que desce dos bairros em meia hora está saindo em jatos pelas tampas de bueiro e bocas de lobo. No centro da cidade circulam carroças até hoje, congestinando o trânsito e provocando acidentes.
    O comércido de Pouso Alegre é muito bom, disto não tenho dúvida porque até meu carro eu comprei lá por ser melhor atendido.
    Não tenho nada contra a cidade, mas vamos pesquisar antes de postar achismos aqui.

  • 24 AL - VGA // mar 7, 2012 at 12:00 PM

    Amigos Varginhenses.

    Precisamos mudar nossa conduta política.
    Não é possível que vamos continuar iludidos com uma cidade que se dá ao luxo de viver do Café e um porto seco que já deixou de ser estratégico para muitas indústrias e passou a ser dominado por café.
    Vamos seguir exemplos de Extrema, Pouso Alegre, Santa Rita, Itajubá e Três Corações…. precisamos de industrias, infraestrutura, incentivos fiscais, projetos sociais, educação e lazer.
    Chega de sermos enganados por um governo sem atititudes empreendedoras que, com propagandas de feitos medíocres, tenta enganar a sociedade com números que não influencia em nada a vida de nós Varginhenses.

    Vamos aproveitar a próxima eleição para mudar esta realidade.

    Estou de malas prontas para deixar a cidade que tanto amo (Varginha) onde vivi tantos momentos bons, para ir morar em Extrema. Cidade menor, mas grande em geração de emprego, renda e qualidade de vida!!!!

    Espero um dia voltar para viver aqui, mas numa condição bem melhor, mas nas eleições estarei aqui para fazer minha parte e mudar esta situação lamentável!

    abraço.

  • 25 VARGINHENSE // mar 6, 2012 at 3:36 PM

    MADEIRA POR FAVOR RETIFIQUE O COMENTARIO ACIMA , ONDE SE LE RECORDANDO POR FAVOR CONSIDERE BOB

  • 26 VARGINHENSE // mar 6, 2012 at 3:35 PM

    AO AMIGO RECORDANDO

    EMBORA VARGINHENSE QUE SOU MORO FORA DA CIDADE JA HA ALGUNS ANOS.
    QUANDO AI MORAVA TRABALHAVA NA GASBEL NO FINAL DA AV PRINCESA DO SUL.
    HOJE ESTOU EM SÃO PAULO E PELO QUE VEJO AS CIDADES DO SUL DE MINAS ESTÃO TODAS NO MESMO PATAMAR.
    ESTA HISTORIA QUE VARGINHA É A PRINCIPAL CIDADE DO SUL DE MINAS É COISA DO PASSADO.
    HAJA VISTA QUE OS MAIORES ICMS DA REGIÃO SÃO POÇOS DE CALDAS, POUSO ALEGRE, EXTREMA E DEPOIS VEM VARGINHA.
    ISSO SIGNIFICA O VOLUME DA INDUSTRIA E COMERCIO DESTAS CIDADES SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS.
    AQUI EM SÃO PAULO PASSAMOS POR CONSTRANGIMENTO A TODA HORA COM ESTA HISTORIA DE ET.
    TODO ESQUISITO É ET DE VARGINHA.
    QUANDO É MULHER É NAMORADA DO ET.
    ENTÃO SOMOS A TODO TEMPO RIDICULARIZADO.
    QUANDO FIZERAM AQUELE PROGRAMA DO PLANETA E CASSETA AI EM VARGINHA VOCE PENSA QUE NOS VARGINHENSE DE FORA FOMOS APLAUDIDO, MUITO PELO CONTRARIO FOMOS FOI VAIADO.
    GOSTARIA QUE PASSASSE UMA BORRACHA NESTA HISTORIA DE ET DE VARGINHA PARA QUE EU PUDESSE NOVAMENTE TER ORGULHO DE SER CHAMADO VARGINHENSE.

    SEM MAIS

  • 27 Recordando // mar 5, 2012 at 11:39 PM

    ENQUANTO ISSO,MINEIROS DO NORTE COMEM QUIETO:

    ANASTASIA ANUNCIA FABRICA DA FIAT:

    O governador Antonio Anastasia e o CEO da Fiat, Sergio Machionne, assinaram, nesta segunda-feira, em Turim, na Itália, protocolo de intenções formalizando a parceria entre o Governo de Minas e a Case New Holland (CNH), garantindo a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em Montes Claros, no Norte de Minas. Serão investidos R$ 600 milhões, entre 2012 e 2014, quando a unidade deverá entrar em operação, gerando cerca de 2,7 mil empregos, sendo 700 diretos e dois mil indiretos. O governador anunciou a instalação da fábrica durante visita ao município mineiro, no dia 29 de fevereiro.

    Também assinaram o protocolo o presidente da Fiat Mundial, John Elkamn, o presidente da Fiat Chrysler para América Latina, Cledorvino Belini, o presidente da Case New Holland (CNH), Valentino Rizzioli, e os secretários de Estado Dorothéa Werneck (Desenvolvimento Econômico) e Gil Pereira (Desenvolvimento dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e do Norte de Minas).

    O governador expressou, durante pronunciamento, a importância da instalação da CNH em Montes Claros. “A Fiat está levando para o Norte de Minas o mesmo desenvolvimento que, há 35 anos, trouxe para o Estado e o país. Por isso, este investimento da CNH é muito importante. No Brasil, a Fiat é mineira”, disse.

  • 28 Bob // mar 4, 2012 at 1:05 PM

    Concordo com o “Varginhense”, quanto mais se tenta provar para si mesmo que somos os melhores em tudo, mais nos afundamos em uma lama que nós mesmos criamos. Então, melhor ficarmos calmos. Assim como não devemos nos irritar quando uma pessoa de pouso alegre ou outra cidade vem tentar nos provocar no blog dizendo que eles são melhores. Eles têm o dia a dia deles e nós temos o nosso, que, apesar de estar na mesma região, acabam sendo bastante independentes. Afinal, quando uma pessoa tenta te provocar na vida, a melhor atitude é ficar dando corda a ela? não.. então por que ficar dando uma corda coletiva a eles? deixa eles fazerem o que quiserem por lá, e sejam felizes. com isso não precisamos guardar rancor ou hostilidade, e se a recíproca não for verdadeira, paciência. é importante isso, pois precisamos usar a razão para decidir, e não a emoção, que tem predominado. feito isso, agora que estamos sozinhos podemos conversar só entre nós da região, e então questionarmos, “o que há de errado?”, “o que podemos fazer para consertar?”, “quais são as nossas potencialidades?”, “que tipo de investimentos a curto, médio e longo prazo podemos realizar na economia e no bem estar da população?”, entre outros. Uma pessoa que se ilude com facilidade e perde tempo e energia dedicados à atividade errada não irão prosperar, e com uma cidade inteira, que é um conjunto de pessoas, não será diferente. Vamos mudar a forma de pensar e discutir, e gastar a nossa energia da forma certa?

    p.s. um comentário sobre a matéria em si: foi bom criar o porto seco, pois mesmo que não gere várias coisas que citaram, ainda assim arrecada um importante dinheiro para os cofres públicos do município. Se temos o dinheiro, o que fazer com ele? (Depois de quitar as dívidas que os últimos governos deixaram…)
    Educação, Infraestrutura e Inovação são as palavras-chave para o desenvolvimento pleno de uma região, segundo o próprio Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e isso é bastante lógico. Então, essas áreas merecem uma atenção especial.
    O que observamos atualmente é que Varginha está avançando, embora muito menos que o seu potencial, pois mesmo com a morosidade da prefeitura, a dificuldade e burocracia em se investir e abrir empresas, etc, investimentos acabam acontecendo. Na minha opinião, falta para Varginha um plano consistente e abrangente, com metas de investimentos principalmente nas áreas citadas acima. Ele deve ter metas no curto, médio e longo prazo, ou seja, com visão de futuro, e ao ser elaborado deve ter em mente a busca pela diversificação e fortalecimento da economia (os setores da economia já consolidados são uma base a ser protegida e novos setores trazem maior dinamismo à região), e também o bem-estar da população e melhoria dos serviços públicos. Sem esse plano é como se estivéssemos navegando sem rumo. Porque se a gente quiser melhorar a cidade e ser um pouco diferente do que acontece em geral por esse Brasil afora, teremos que tomar medidas e atitudes também diferenciadas.

  • 29 Poisé // mar 4, 2012 at 10:56 AM

    Pouso Alegre: Crescimento industrial acelerado

    Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), base estatística do Ministério do Trabalho, revelaram que em 2011 a indústria ultrapassou o setor de serviços e tornou-se o segmento da economia que mais emprega na cidade. Com um saldo de 1.537 novas vagas geradas em 2011, a indústria local registrou o impressionante crescimento de 71,9% em ofertas de postos de trabalho na comparação com 2010. O resultado é reflexo da leva de empresas que se instalaram na cidade em 2011 e daquelas, que já operando no município, resolveram ampliar sua produção. Tanto num caso como noutro, os exemplos são numerosos.

    Ampliação
    Os números relativos a 2011 foram inflados em grande parte pela expansão do parque produtivo de gigantes da indústria já instalados no município. Cerca de R$ 140 milhões já foram investidos somente na ampliação dessas fábricas. Foi o caso da Usiminas e da Tigre, que ampliaram suas instalações e voltaram a contratar; da Yoki e da Unilever que também aumentaram a produção e, em conseqüência, seu quadro de funcionários, além da Rexam (antiga Latasa) que depois de retornar para Pouso Alegre, ainda no final de 2010, já deu início às atividades de sua segunda linha de produção.

    Novas empresas
    Diversas empresas anunciaram sua chegada a Pouso Alegre em 2011. Os mais expressivos investimentos foram anunciados pelas empresas Biobase, Cardiotech, Embracon, Engemetal, Isofilme (segunda unidade), Rexam, Shopping SerraSul, e XCMG. Apenas os três maiores investimentos, a instalação da nova unidade da Isofilme, da empresa chinesa de máquinas pesadas XCMG e do novo Shopping Center somam juntos cerca de R$ 650 milhões em investimentos. Sendo que os investimentos direcionados para estes dois últimos empreendimentos serão feitos ao longo de 2012.

    Até o final de 2012, a economia de Pouso Alegre deve receber uma injeção de cerca R$ 1,55 bilhão em investimentos privados para novos empreendimentos. Os vertiginosos investimentos devem gerar cerca de 5,1 mil empregos diretos até 8 mil indiretos.

    http://pousoalegre.mg.gov.br/default…&p=309&mat=526

  • 30 comunista // mar 3, 2012 at 8:14 PM

    Á guerra é muito importante pra ficar com políticos

  • 31 NALLATTA // mar 2, 2012 at 9:47 PM

    NUNCA VI, NEM COMI…

  • 32 VARGINHENSE // mar 2, 2012 at 11:51 AM

    CORREÇÃO

    QUANTO AO LOXA NÃO VAMOS ATRAPALHA-LO ELE ESTA MUITO OCUPADO NESTE MOMENTO.

    MADEIRA (JA QUE VOCE DIVULGOU A RESPOSTA DOLOXA) NÃO BLOQUEIE A NOSSA.

  • 33 VARGINHENSE // mar 2, 2012 at 11:50 AM

    AOS AMIGOS DESTE BLOG

    VOCES NÃO ESTÃO SENTINDO A FALTA DE NOSSO AMIGO AMERICANO JONNY (SEI LA O SOBRENOME ) DEVE SER YUMA.

    QUANTO AO LOXA
    COITADO DEVE ESTAR PERDIDO NO MEIO DE ALGUMA COXA POR AI.
    NÃO ATRAPALHA-LO ELE DEVE ESTAR MUITO OCUPADO.

  • 34 VARGINHENSE // mar 2, 2012 at 11:48 AM

    AOS AMIGOS DESTE BLOG

    VOCES NÃO ESTÃO SENTINDO A FALTA DE NOSSO AMIGO AMERICANO JONNY (SEI LA O SOBRENOME ) DEVE SER YUMA.

  • 35 jutala // mar 1, 2012 at 9:47 PM

    Zé, onde está escrito “sobre a Decreto da gratuidade” Eu quiz falar: sobre o Decreto da Gratuidade. Desculpe a nossa falha. Saudações petista.

  • 36 jutala // mar 1, 2012 at 9:38 PM

    Zé, os erros chamaram sua atenção, será porque? Houve uma reunião na Câmara em que os vereadores questionavam o poder público sobre a Decreto da Gratuidade. Quem apareceu parar se defender foi o Virgilio, gerente da Autotrans. Porque foi Ele? Vossa senhoria é um destes patrulheiros ideologicos de plantão? Preste atenção na campanha do Ministério da Saúde alertando que falar mentira causa cancer de garganta. Escrevi certo?

  • 37 VARGINHENSE // mar 1, 2012 at 4:07 PM

    EU DESISTO.

    VARGINHENSES CONTERRANEOS NOS VIVEMOS DE ILUSÃO.
    MAIOR ISSO, MAIOR AQUILO E MAIOR AQUILO OUTRO.
    E NO FIM O QUE REALMENTE É MAIOR POR AQUI É NOSSA ILUSÃO.
    VIVEMOS DE UM PASSADO.
    VIVEMOS DE UM ET QUE SUPOSTAMENTE APARECEU POR AQUI E NA VERDADE SO NOS RIDICULARIZOU.
    OUTRO DIA ESTA EU PASSEANDO NO RIO DE JANEIRO QUANTO DISSE QUE ERA DE VARGINHA (NEM SEQUER ESCONDERAM O RISO) E ME TAXARAM DE ET.
    ENFIM SO ILUSÃO.
    ESTAMOS VENDO NOSSA CIDADE SEM FUTURO E FICAMOS AQUI DISCUTINDO PIB.
    PIB QUE NÃO É NOSSO.
    AEROPORTO DE INTERIOR.
    TIME DE ITUIUTABA.
    PRINCESA QUE SE BRINCAR (PRINCIPE VIRA SAPO) PRINCESA DEVE VIRAR PERERECA.
    AGORA AINDA HA TEMPO. VAMOS LUTAR .
    LOGICO DENTRO DAS POSSIBILIDADES.
    NOSSA CIDADE ESTA FORA DO EIXO FERNÃO DIAS, PORTANTO NÃO É DE ESTRANHAR OS INVESTIMENTOS ESTAREM MAIS PROXIMOS AS MARGENS DA BR 381 QUE LIGA NÃO SO SP A BH COMO AO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO.

    NÃO É CULPA DO CURUJINHA COMO TODOS ACREDITAM.
    NÃO GOSTARIA DE ESTAR NA PELE DELE , ATE PARECE QUE FOI ELE QUE TROUXE A CIDADE A VINTE KMS DA BR.

    MESMO ASSIM VAMOS VALORIZAR NOSSA CIDADE E PARAR COM ESSA BABAQUICE DE MAIOR ISSO MAIOR AQUILO E ACEITAR A REALIDADE.

  • 38 Aquele Mário // mar 1, 2012 at 3:40 PM

    Tendo em vista o elogioso comentário da Sra. Raimunda – Vga sobre o LOXA VGA, não me resta outra escolha a não ser lançar mão do anonimato do colega e identificá-lo em atendimento à questão pela estimada senhora apresentada:

    Mas Loxa, quem é você?

    O Loxa é aquele que te colocou no meio das coxas!!!!

  • 39 Poisé // mar 1, 2012 at 2:31 PM

    E outra:

    Sabem por que Pouso Alegre é a cidade que mais cresce no sul de minas?

    R- Porque PA é a cidade com maior crscimento econômico REAL.
    É a cidade que mais atrai empresas industriais e comerciais , como as recentes Isofilme (108 milhões de reais), XCMG(330 milhões de reais) , SerraSul Shopping(100 milhões de reais), REXAN (150 milhões de reais), e muitos outros investimentos que geraram e geram milhares de empregos, atraindo migrantes que fazem PA crescer cada vez mais.

    Pouso Alegre já é a segunda maior cidade da região sul de minas (atrás apenas de Poços). Até 2020 será a maior cidade da região, e tudo isso com um IDH (índice de desenvolvimento humano melhor que o de Varginha).

    Quer dizer, esse PIB de Varginha é falso mesmo.
    É só pensar…….. como se explica o aumento do PIB de 2008 para 2009 sem a cidade de VRG receber a instalação de alguma empresa de porte? O PIB aumentou porque cresceram o valor do comércio e das exportações de café pelo porto seco. E Varginha produz pouco café.

  • 40 Poisé // mar 1, 2012 at 2:16 PM

    Cidade que gera empregos é aquela que possui maior atividade econômica (maior atividade econômica = maior geração de empregos)

    Cidades que mais geraram empregos no sul de minas.
    Saldo : Janeiro 2012 (CAGED):

    POUSO ALEGRE
    Admissões: 2.596
    Desligamentos: 2.133
    Saldo: 463

    POÇOS DE CALDAS
    Admissões: 2.249
    Desligamentos: 1.910
    Saldo: 339

    VARGINHA
    Admissões: 1.654
    Desligamentos: 1.560
    Saldo: 94

  • 41 Antonio Francisco Martins Kiko // mar 1, 2012 at 1:11 PM

    Acho que devemos parar com essa falação e troca de acusações. Varginha tem deixar de ser p império das Casas Grandes dos Politicos tradicionais e se tornar uma democracia de fato! Não vamos mais entregar nossas carteiras com o suado dinheiros de nossos impostos nas mãos dos politicos ! Vamos votar bem esse ano! Mas não vamos parar por ai! Depois da eleição vamos cobrar o executivo, o legislativo e judiciário que são nossos servidores e não senhores da verdade ! Chega do manda quem pode e obedece quem tem juizo! Vamos dialogar com respeito e fazer valer nossos direitos!

  • 42 // mar 1, 2012 at 10:14 AM

    Jutala, não quero desviar o assunto da matéria, mas você tem que se informar melhor sobre os assuntos que posta pois você escreveu abobrinha do início ao fim, sem contar os erros de português.

    Já o nosso PIB que é sim o maior do Sul de Minas e não adianta querer descaracterizar isso. Na minha opinião a oposição em Varginha erra de mais em querer pautar a política local usando da estratégia de que a cidade está um caos, pois primeiro que não está e segundo que os resultados começam a aparecer e daí ficam tentando achar pelo em ovo justificando o injustificável ao invés de se preocupar em apresentar propostas utilizam do plenário da câmara transformando a sessão em circo e multiplicando na mídia.

  • 43 Joaquim // mar 1, 2012 at 10:06 AM

    Bonita a atitude do ex-Deputado e ex-Prefeito Eduardo Ottoni de reconhecer e valorizar o trabalho do ex-Deputado e ex-Senador Morvan Acayaba.

  • 44 Poisé // mar 1, 2012 at 9:46 AM

    A atividade no porto seco (que exporta quase que só café) de Varginha “turbina” falsamente seu PIB. As exportações de café da região são contabilizadas como se fosse da cidade aumentando artificialmente seu PIB (Varginha não está entre os maiores produtores de café do estado).
    Em São Paulo ocorre o mesmo, Santos e São José dos Campos possuem o mesmo PIB. Santos tem o PIB turbinado pelo movimento do porto e possui PIB equivalente ao de SJC que possue atividade econômica muito maior (EMBRAER, Fábrica de carros, Refinaria Petrobrás, etc).

    Melhor utilizar o VAF para mostrar como está o dinamismo econômico de uma cidade.

    VAF, Valor Adicionado Fiscal, indica a movimentação econômica das cidades.

    O VAF é um indicador econômico-contábil e corresponde ao valor que se acrescentou nas operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transportes interestaduais e intermunicipais e de comunicação realizadas em cada município, durante um determinado ano civil.

    Esse valor espelha o movimento econômico e, consequentemente, o potencial que o município tem para gerar receitas públicas. Assim, quanto maior é o movimento econômico e, portanto, mais elevado é o VAF do município, maior o seu índice de participação no repasse de receitas efetivadas pelo Estado oriundas da arrecadação de ICMS e IPI Exportação.

    VAF 2009:

    1- BETIM… 24.735.534.832
    2- BELO HORIZONTE… 24.518.079.808
    3- UBERLÂNDIA… 11.847.811.666
    4- CONTAGEM… 11.414.858.688
    5- IPATINGA… 4.888.197.444
    6- UBERABA… 4.795.279.436
    7- JUIZ DE FORA… 4.325.954.662
    8- SETE LAGOAS… 3.570.259.766
    9- CONGONHAS… 3.019.700.934
    10- OURO PRETO… 3.010.042.742
    11- NOVA LIMA… 2.985.459.575
    12- MARIANA… 2.984.022.436
    13- ITABIRA… 2.955.360.872
    14- ARAXÁ… 2.695.675.711
    15- TIMÓTEO… 2.537.444.142
    16- POUSO ALEGRE… 2.355.520.468
    17- SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO… 2.059.134.955
    18- MONTES CLAROS… 2.016.526.809
    19- VARGINHA… 1.902.759.310
    20- DIVINÓPOLIS… 1.876.946.911

    http://www.fazenda.mg.gov.br/governo…/vaf/valorvaf/

  • 45 varginhense de coração // mar 1, 2012 at 9:39 AM

    Não sou a favor da atual administração,acho até que deixa a desejar ,mas verdade seja dita o Varginhense é lutador e se varginha se destaca hoje é pelo nosso trabalho,não vamos só esperar do poder público vamos continuar trabalhando e fazendo nossa parte pelo crescimento da cidade

  • 46 João Paulo // mar 1, 2012 at 9:33 AM

    parabéns cornetas, vocês contribuem muito para história de Varginha com esses comentários!

  • 47 Raimunda de VGA // mar 1, 2012 at 8:54 AM

    Parabéns ao comentarista Loxa de VGA, demostra ser uma pessoa culta e conhecedor de Varginha. Mas Loxa, quem é você?

  • 48 pao velho // mar 1, 2012 at 8:09 AM

    vou dizer uma coisa: o morvan nem sabe que eu existo, mas eh o seguinte: eu trabalhei nos correios na epoca que nao era tao popular o computador. como eu era da area telegrafica, todos os telegramas que saia daqui de varginha ou chegava, tinha que ser lido pra classificar a urgencia. vcs nao sabem o que os politicos do brasil inteiro tomava bençao do morvan. vou citar um aqui: francelino pereira, o morvan nao mandava nele, mas ele fazia tudo que o morvan pedia. isso 99,99% dos varginhense nao sabem. o cara eh fera ate hoje.

  • 49 EDUARDO OTTONI // fev 29, 2012 at 11:01 PM

    Não só péla criação e instalação do Porto Seco, mas por muitas outras realizações, iniciativas e serviços, prestados ao longo da sua vida publica, merece o Dr. Morvan Acayaba o respeito, o reconhecimento e a gratidão da nossa cidade.

  • 50 Loxa - Vga // fev 29, 2012 at 11:01 PM

    Muito bom o complemento histórico de nosso companheiro Antigo corretor de café, até que enfim um leitor atento e com fatos de relevância para este debate, desta forma reforço a admiração por nosso Senador.

    Certamente muitos participaram para o modelo atual de Porto Seco, porém ninguém até então destacou a fundamental importância da empresa que desde o início faz a gestão do Porto Seco de forma brilhante, que através de sua equipe atuante tem prestado grande trabalho não apenas para o desenvolvimento de Varginha mas de todo Sul de Minas, e certamente se faz necessário um destaque mais do que especial para a família Marques de Paiva pela lisura de seu trabalho, empreendedorismo, visão de futuro e crença no potência de nossa região.

    Devemos apoiar e destacar sempre todos aqueles que trabalham para o desenvolvimento, sem interesse partidário ou bairrismos, apenas visando o bem estar de nossa terra.

    Parabéns também pelo comentário do Leitor “Simples” que demonstrou em suas indagações sua inteligência e sobretudo atenção ao real desenvolvimento proporcionado pelo Porto Seco Sul de Minas, seus parceiros e sobretudo colaboradores.

  • 51 jutala // fev 29, 2012 at 10:55 PM

    Enquanto isso o prefeito edita um Decreto INCONSTITUCIONAL, modificando o sitema da gratuidade no transporte coletivo, ditando normas SOCIO- ECONOMICAS burlando ou desrespeitanto a Constituição brasileira no seu art; 196, que diz claramente que a saúde é um direito de todos de forma UNIVERSAL, IQUALITÁRIA E COM IQUIDADE usando como argumento espúrio o Decreto Federal 5296/04 que reza somente sobre a acessibilidade. Como pode a maior autoridade do municipio legislar a favor de uma empresa concessionária prejudicando os portadores de limitações fisicas, visuais, mental , auditivas ou multiplas, ainda os que realizam tratamento como oncologicos, hemodiálise, o pessoal da Fuvae e Caps, porque a renda familiar ultrapassa o salário minimo? Sendo que nosso prefeito é um médico?. O unico beneficiário neste ato é a Autotrans. Agora penso tristemente que talvêz seria melhor que o gerente da empresa fosse nosso prefeito. Quero deixar claro que na minha opinião a Empresa não tém culpa alguma neste espisódio pois com certeza, só o prefeito tem autoridade para públicar decretos. Portanto ou o prefeito não lê o que assina ou está sendo induzido ao erro. Eu estou falando sobre o decreto nº 5390/2010, sem maiores ilações. Quero tambem lembrar que a gratuidade para os com dificuldades de locomoção foi instituida pelo” saudoso” ex Mauro Texeira pelo decreto nº 2780/2002.

  • 52 antigo corretor de café // fev 29, 2012 at 9:15 PM

    O comentarista Loxa Vga, se for varginhense deve se lembrar que em 1985 quando o Dr. Morvan foi Senador, por sugestão do Dr. Rui Barreto do Café Soluvel, apresentou como Senador um Projeto de Lei, lutou por esse projeto, convenceu o Presidente da época, Figueiredo e com o apoio do Ministro Murilo Badaro, conseguiu que seu Projeto virasse Lei, e pudesse se tornar realidade. Na epoca a imprensa nacional, rede Globo, Jornal de São Paulo, chegaram até criticar, “Senador Mineiro quer criar Porto onde não tem agua, e ainda mais em sua cidade, Varginha” por isso é importante valorizar a história, Dr. Morvan, Dr. Ruy Barreto, Presidente Figueiredo, Ministro Murilo Badaro. Se o Porto Seco começou a operar em 1993 foi graças a Lei que o criou em 1985 do Dr. Morvan.

  • 53 LULU // fev 29, 2012 at 7:26 PM

    A única entidade em condições de calcular o PIB de Varginha ou de outra cidade qualquer é o IBGE.Atualmente já se fala no IDH, que associa o PIB às condições sociais e ambientais. O IBGE pode fornecer esses índices por solicitação de órgãos publicos ou privados, de qualquer cidade brasileira.

  • 54 MARCOS ROBERTO ORTIZ // fev 29, 2012 at 7:18 PM

    ESTA MATÉRIA ESTÁ IGUAL A QUE SAIU NA REVISTA VEJA. TEM ISSO, TEM AQUILO, É ASSIM, É ASSADO, MAS NINGUÉM CONSEGUE VER NADA, NÃO SABE ONDE ESTÁ O TUDO O QUE ESTA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE DIVULGA. A UNICA COISA QUE EU SEI É QUE PERTO DA MINHA CASA TEM MUITO DINHEIRO ENTERRADO (JOGADO FORA), EM UM TAL DE GINASIO MUNICIPAL (MELÃOZINHO), UM TAL PARQUE DOS DINOSSAUROS, QUE SERVE COMO CRIADOURO DE MOSQUITO DA DENGUE, EM UM MONTE DE MANILHAS ENORMES QUE DEVERIAM TER SIDO UTILIZADAS NA CANALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO DO SANTA MARIA, SEM FALAR NO PATRIMÔNIO PÚBLICO ABANDONADO, DEIXADO AS TRAÇAS (QUADRAS, PRÉDIOS DE CONSELHO COMUNITÁRIO, PRAÇAS, POLICLINICAS……
    É OU NÃO É DESCASO E INCOMPETÊNCIA PURA?

    CADÊ TODO O DINHEIRO QUE A CIDADE ARRECADA?

    RESPOSTA: O PT COMEU.

    JA FALEI E REPITO ATÉ ENJOAR:

    DIGA NÃÃÃÃOOOOO A REELEIÇÃO!!!!
    DIGA NÃÃÃÃOOOOO A REELEIÇÃO!!!!
    DIGA NÃÃÃÃOOOOO A REELEIÇÃO!!!!

  • 55 VARGINHENSE // fev 29, 2012 at 5:55 PM

    NOSSO PIB É TÃO REAL QUANTO O ET.

    PAREM COM TANTA ILUSÃO GENTE.

    DAQUI A POUCO VÃO MUDAR O NOME DE NOSSA CIDADE DE VARGINHA PARA DAVID COOPERFIELD

  • 56 AFONSO LIMA // fev 29, 2012 at 4:44 PM

    PIB – Palhaçada Inventada pros Bobos. Já cansei de explicar aqui essa estorinha de Pib maior do Sul de Minas. O Porto Seco movimenta exportações e importações, sendo a maior receita oriunda do café, do qual Varginha apenas centraliza o comércio, visto que nosso município é pequeno e produz pouco se comparado a Campos Gerais e T. Pontas por exemplo. Resumindo o Produto INTERNO daqui vem de outras cidades menores, produtores de café. Portanto Varginha não é, nunca foi e da maneira que vai nunca será o maior Pib do Sul de Minas, porque aqui tem pouca indústria, produz pouco café e o comércio tá uma baba. Espero ter conseguido explicar essa bagaça. Se alguém aí ainda não entendeu da próxima vez eu desenho.

  • 57 Simples // fev 29, 2012 at 3:44 PM

    Não sei que estudo este “INexecutivo” fez, mas afirmar que o Porto Seco não gera riquezas nem empregos, Tá enganado! E os funcionários do Porto Seco? Por acaso lá trabalha fantasmas???? E as diversas comissárias de despachantes que se instalaram em Varginha, gerendo diversos empregos especializados? Não é devido ao Porto Seco? E o crescimento das transportadoras? Os veículos transportadores que vem trazer cargas para o Porto Seco, executivos, etc, abastecem, se alimentam, hospedam e gastam em nossa cidade??? Isto não gera empregos e nem renda??? E a atratividade de empresas não só para Varginha, mas para toda a região devido ao Porto Seco, isto não é riqueza e geração de empregos??? Madeira, informe o nome deste executivo e desta empresa, para que eu nunca contrate os seus serviços. Aproveito para PARABENIZAR A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA A INSTALAÇÃO DO PORTO SECO EM NOSSA CIDADE.

  • 58 Loxa - Vga // fev 29, 2012 at 3:43 PM

    Com todo respeito a nosso glorioso “senador biônico”, a questão do Porto Seco e sobretudo de seu sucesso vai muito além de influência política, basta notar que o mandato do Dr. Morvan se deu em 1985 e o Porto Seco foi instalado em nosso município, diga-se de passagem como primeiro do país, em 1993.

    Dados históricos e verdades a parte, mais uma vez é imprecionante o baixo nível dos comentaristas deste blog, pseudo entendedores de todos os assuntos possíveis, peço apenas que antes de postar comentários, analisem o tema e abordem de forma mais clara e com informações verdadeiras.

    À “prestigiosa” e bem informada equipe do blog, peço que atentem a suas fontes de informação, pois análise como a citada na referida matéria onde diz o apócrifo empresário: ” A instituição observou, dentro deste estudo, que o pulo do gato sobre o PIB de Varginha fica justamente no Porto Seco. “O faturamento ali dentro é muito alto. Isso contribui para o Município na geração de impostos, apesar de não gerar riquezas nem empregos”, avalia o executivo.

    O fato de movimentar grande quantidade de mercadorias de empresas importadoras e exportadoras de toda região não significa grandeza do faturamento da empresa mas sim grande valor movimentado, o que em nada influencia a variação do PIB de nosso Município.

    Agradeço a atenção e deixo saudações a todos os leitores.

  • 59 joselito // fev 29, 2012 at 3:37 PM

    adianta nada ter a maior renda mais a cidade ser a mais precária da região, tem dinheiro mais nao tem que o administre!!!! fora pt

  • 60 WILLIAN // fev 29, 2012 at 3:35 PM

    Caro Gilberto Lemes, Pouso Alegre já nos passou faz muito tempo, precisamos mudar esta administração. Se Deus quizer esse ano vai mudar tudo, o prefeito fica iludindo o povo com esse PIB que não é verdadeiro, são 12 anos de engano e frustações, faça uma comparação com varginha e pa, e veja quantos investimentos as duas cidades tiveram, pa dá um banho de investimentos em varginha. Nosso povo precisa acordar, não viver de fantasias, de propagandas enganosas.

  • 61 CLÔ // fev 29, 2012 at 3:19 PM

    PÔ PARA TUDO… SABE PORQUE TEM MUITO PARA TIRAR UMA CASAQUINHA AI ´PIB VAI LÁ E CIMA…….

  • 62 VARGINHENSE // fev 29, 2012 at 3:02 PM

    LULU

    COM ESTE NOME REALMENTE NÃO SABE O QUE FALA

  • 63 LULU // fev 29, 2012 at 2:48 PM

    O PIB de Varginha é sem dúvida o maior do Sul de Minas, oque significa: é a cidade mais rica da região.Ou ainda: tem a maior Renda Per Capita do Sul de Minas.Louvemos aqueles varginhenses que tornaram a nossa cidade um exemplo para Minas e para o Brasil. O resto é conversa fiada.

  • 64 sempre atenta? SÓ SE FOR NAS NOVELAS!!! // fev 29, 2012 at 2:42 PM

    Tem gente que acredita em tudo o que lê! Se colocarem uma matéria aqui dizendo: ” UM DOS ASSISTENTES DO PAPAI NOEL PEGOU O TRENÓ SEM AUTORIZAÇÃO PRA DAR UM ROLÊ, ATROPELOU, MATOU O ET DE VARGINHA E FOI PRESO POR FALTA DE CNH E SINTOMAS DE TER INGERIDO CALDO DE CANA”, com certeza ainda aparece comentário deixando “pêsames” à familia do et falando que é absurda a falta de fiscalização da aeronáutica!!!

    Guruman

  • 65 Peão de Rodeio // fev 29, 2012 at 2:35 PM

    Gente, com PT ou sem PT. Com Dr. Marvam ou sem Morvam. Com Aloysio ou sem Aloysio, com Antonio Silva ou sem Antonio Silva, com Dilson ou sem Dilsom, com PSDB ou sem PSDB, com Eduardo ou sem Eduardo, muitos varginhasses ja estão na caso do Pai. como Zé Paiva, Zé Adelio, Zé Doutor, Zé Pintinho, Mariangela Calil, João Miranda, Milem Azze, Carlinho Tip Top, Dra. Zelma, e tantos outros, mais Varginha é grande e vai crecer ainda mais. sabe porque Varginha é o maior PIB do sul de Minas? É porque nós somos a melhor cidade do sul do Estado de Minas. Ama com fé e orgulho a terra em que nasceu, seja Varginha, Pouso Alegre, Eloi Mendes, Carmo do Rio Claro, Boca do Acre, Botelhos, Garanhuns, Alfenas, Etc. Etc. Etc. a melhor cidade do mundo é a sua, onde voce nasceu. segggguuura Peãoooo.

  • 66 VARGINHENSE // fev 29, 2012 at 1:47 PM

    GILBERTO

    QUEM LOGO ESTARA NOS DEIXANDO PARA TRAZ É A CIDADE LAVRAS.
    E NO FUTURO SE NÃO REAGIRMOS É SANTA RITA DO SAPUCAI E EXTREMA.

    INFELIZMENTE NOSSO TEMPO JA PASSOU.
    E A CULPA NÃO DOS ADMINISTRADORES DA CIDADE NÃO.
    É A LOCALIZAÇÃO DE NOSSA CIDADE QUE ESTA FORA DO EIXO FERNÃO DIAS.
    EIXO DO PROGRESSO.

    NÃO ADIANTA FICARMOS CRITICANDO NOSSOS POLITICOS.
    A MINHA UNICA CRITICA É ESSA MANIA DE FICARMOS GASTANDO DINHEIRO COM O TAL DO BOA ESPORTE.
    PODERIAMOS ESTA INVESTINDO EM NOSSOS TRADICIONAIS TIMES,
    VEC – FLAMENGO.

  • 67 VARGINHENSE // fev 29, 2012 at 1:38 PM

    GRANDE GILBERTO

    ACORDA PARA VIDA

    POUSO JA NOS PASSOU FAZ TEMPO.

    LOGO PODERIA DIZER HA DEZ ANOS ATRAZ,

  • 68 sempre atenta // fev 29, 2012 at 1:28 PM

    Parabenizo ao Dr Morvan,e todos que contribui para o desenvolvimento de nossa cidade.Precisamos valorizar as peesoas que se dispoe a trabalhar… Essa cidade e boa demais…

  • 69 Tico Tico no Fubá // fev 29, 2012 at 1:02 PM

    E a UNECOM como entro nessa???

  • 70 marcos ks // fev 29, 2012 at 12:54 PM

    acredito que a pesquisa tenha sido feito com os funcionario da prefitura, e depois feito uma media salarial…

  • 71 Gilberto Lemes // fev 29, 2012 at 12:53 PM

    Varginha tem esse PIB e cresceu com a ajuda direta da maioria das pequenas cidades desta região. O café, como cita a reportagem, que varginha produz muito pouco, vem de fora e daqui ele é exportado. Aí entra o Porto Seco. A ajuda política também teve papel importante nisso no passado. Mas, a cidade parou, se acomodou e começa a perder o prestígio para outras cidades. Pouso Alegre, pela localização e pela força dos seus políticos, logo logo passa esse município.

  • 72 Conversa Afiada // fev 29, 2012 at 12:52 PM

    Enquanto isso a prefeitura vai divulgando notícias como essa como se fosse uma conquista da atual Administração…….

  • 73 eu // fev 29, 2012 at 12:38 PM

    TUDO ISSO PRA MIM E PRA MAIORIA DA POPULAÇÃO “NASCIDA NA CIDADE NÃO É NOVIDADE”, AGORA QUE ESSES POLITICOS SÓ QUEREM SER SEUS NOMES LEMBRADOS, AHHHHHHHHH, ISSO SIM, PESSOAS QUE DEVERIAM SER LEMBRADAS, NA REALIDADE SÃO ESQUECIDAS…….

  • 74 ADMINISTRADOR // fev 29, 2012 at 12:17 PM

    A questao nao é exatamente as cargas passarem pelo Porto Seco e sim a UNIDADE de EMISSAO DE NOTA FISCAL das empresas exportadoras de café estarem localizadas em Varginha, terem aqui seu DOMICILIO FISCAL……nada a ver com o PORTO SECO que é apenas UNIDADE DE PASSAGEM de cargas, nao afeta nada em relacao ao PIB da CIDADE. Cabe correçao…..Forte Abraço a todos

  • 75 hatchepsut // fev 29, 2012 at 11:54 AM

    quá…quá….quá……………isto é que é piada de PiG

  • 76 .. // fev 29, 2012 at 11:44 AM

    Filho Bonito aparece muiiiiiiitos Pais….e os filhos feios que tem por ai????….tudo sem Pai…rsrsr

  • 77 Nicolau // fev 29, 2012 at 11:22 AM

    Enquanto isso a moçada da beira da Fernão Dias vai somando um monte de investimentos e geração expressiva de empregos. Extrema e Pouso Alegre que o digam….

  • 78 Recordando // fev 29, 2012 at 11:21 AM

    No caso de Varginha,PIB podia ter outros significados:
    PIB- Poeira Incha Buraco
    PIB- Partido Invade Boquinha
    PIB- Passamos Invisiveis Bananas
    PIB-Pusemos Irmãos Babacas.
    PIB-Põ Ignora Base
    PIB-Pilantras Iventam Bobos.

  • 79 Cidadão // fev 29, 2012 at 11:01 AM

    Como cidadão varginhense, pelo muito que representou e representa para minha cidade o Porto Seco, parabenizo o ilustre Dr. Man R.Acayaba pela instalação de tal importante iniciativa, que cada ano que passa mais beneficios trás para a cidade. Agora, quanto aos petistas de plantão, espero que façam alguma coisa em beneficio da cidade. Até hoje, lá se vão 12 anos, nada fizeram de util para a coletividade, muito pelo contrário, só atrapalharam o desenvolvimento de Varginha !!!

  • 80 PAULO GONÇALVES // fev 29, 2012 at 10:43 AM

    ENTÃO COMO VOCES MESMO PODEM VER NA REPORTAGEM ACIMA.

    VARGINHA É UMA CIDADE COMO QUALQUER OUTRA DO SUL DE MINAS.
    CIDADE DE PORTE MEDIO COM GRANDES POSSIBILIDADES DE CRESCER, MAS NADA DE EXCEPCIONAL COMO PENSA ALGUNS VARGINHENSES QUE SE ACHAM O REI DA COCADA.

    NÃO DESMERECENDO E DESRESPEITANDO OS DEMAIS.

  • 81 Jung // fev 29, 2012 at 10:39 AM

    Uma correção histórica. Pela primeira vez vejo alguém falar sobre isso. Parece que o nome do Acayaba é proibido de ser dito em Varginha……

  • 82 Rodrigo // fev 29, 2012 at 10:35 AM

    Isso só vem reforçar a ineficiência dessa administração, creio eu que Varginha tem muito potencial para ter um dos maiores PIB’s do Brasil mas não pelo Porto mas sim pela estrutura que nossa cidade pode oferecer, basta termos um administrador sério e competente coisa que infelizmente não temos, quem sabe nas próximas eleições nossos munícipes não mudam essa história, e Varginha retome o posto de princesa do sul.

Deixe um Comentário