Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Passos vai ganhar 3 mil mudas de árvores

fevereiro 27th, 2012 · 6 Comentários

Nestes dias, a secretaria municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (Sohsu) em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Passos, vão plantar 3 mil mudas de árvores nas áreas verdes. Clique abaixo para ler mais.Na primeira etapa, além da Seapa, a Sohsu contou com parceiros como Furnas Centrais Elétricas, Cemig e algumas empresas da iniciativa privada. Nesta segunda etapa, a Sohsu e a Seapa dividem a responsabilidade pelo plantio e manutenção das mudas. As duas secretarias já estão mapeando os lugares que receberão as 3 mil mudas de árvores. Entre estes, estão áreas verdes e ruas nos bairros Jardim Itália, Aclimação, Serra das Brisas, Penha e Santa Luzia. comentou Osório, que solicita o apoio dos moradores para a manutenção das mudas plantadas. O engenheiro florestal da Seapa, Geraldo Donizete Pereira, disse que o objetivo do projeto é ocupar todas as áreas verdes da Prefeitura com espécies nativas da região, como ipê (amarelo, rosa, branco e roxo), acácia (amarela e rosa), oiti, chinus e resedá. “Temos um número considerável de mudas em nosso Horto Florestal. Além de fornecer para as áreas verdes, temos condições de atender os moradores interessados em plantar em suas calçadas, desde que haja espaço suficiente de pelo menos dois metros de largura”, disse Geraldo.

Segundo ele, o plantio de árvores nas calçadas depende de estudos. “Há algumas espécies que não coexistem harmonicamente com calçadas, redes elétrica e de esgotos, mesmo com a estrutura do imóvel. Portanto, árvores de grande porte devem ser plantadas em canteiros centrais, praças e áreas verdes”, disse Geraldo. Para as vias públicas, há espécies apropriadas como flamboyant mirim, ipê mirim e resedá. “São espécies que causam bem menos danos que outras, embelezam e oferecem sombreamento”, observa o engenheiro florestal.

“Solicitamos que a população seja a nossa parceira nesse projeto, ajudando a cuidar dessas mudas. Afinal, as árvores causarão um bem a toda a comunidade”, frisou Geraldo. Nas áreas verdes já ocupadas, a Prefeitura realiza um serviço de manutenção, que envolve o coroamento (capina em volta das mudas), o extermínio de pragas (principalmente, formigas) e a roçada mecânica (trator) e manual de ervas daninhas, tudo visando à saúde das plantas. Equipes da prefeitura fazem a roçada mecânica e manual e extermínio de pragas nas áreas verdes já plantadas.(com informações PMP/Sohsu / Seapa)

Tags: Sul de Minas

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 // fev 27, 2012 at 2:29 PM

    CorruPTos // fev 27, 2012 at 11:37 am

    EU DISCINCORDU COM TU, PURQUE VARGINHA TA UMA SELVA, SARGETAS SEM CAPINA, ARVORES NASCENDO NAS RUAS, EU FIZ O CONTRARIO E DESMATEI EM FRENTE A MINHA CASA, E OLHE SÓ COMO OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA NÃO TEM O MENOR COMPROMETIMENTO COM A CAUSA PÚBLICA, NAS MIMEDIAÇÕES DE MINHA CASA HÁ VÁARISO SERVIDORES PÚBLICOS INCLUSIVE SECRETARIOS, MAS A MINHA INDIGNAÇÃO FICOU POR CONTA DE ALGUNS FISCAIS QUE PASSARAM VISTORIANDO OBRAS E OLHARAM PARA A QUANTIDADE DE MATO QUE ESTAVA NO MEIO DA RUA, MAS COMO NÃO IRIA GERAR MULTA POR CONTA DO OCORRIDO, FORAM EMBORA, HOJE DIA 27-02-2011 PASSOU UM CAMINHAO DA PREFEITURA, ENTÃO ACHEI QUE O MESMO IRIA RETIRAR A BAGUNÇA, MAS SIMPLESMENTE OLHARAM E FORAM EMBORA (A PLACA DO COMINHÃO E GMM 2247). MORO O CANAA.

  • 2 FILIPE // fev 27, 2012 at 1:46 PM

    VARGINHA TAMBEM ESTA GANHANDO ARVORES MAS SO QUE NAS RUAS FORMANDO UMA VERDADEIRA SELVA DE MATOS NAS CALÇADAS E NOS BURACOS DOS ASFALTOS

  • 3 tá joinha!!! // fev 27, 2012 at 12:46 PM

    Estão de parabéns pela ótima iniciativa! De quebra dá pra usar os vagabundos que morreram como esterco!!!

  • 4 CorruPTos // fev 27, 2012 at 11:37 AM

    Varginha: uma cidade sem árvores.
    Varginha uma cidade verde de mato.
    Pelo menos nos novos bairros a administração municipao deveria primar por arborização.
    Chega de sol nos olhos no final da tarde!!!
    A cidade tem que se refrescar com sombras.
    Uma cidade que não tem calçadas não pode ter árvores.
    O plano diretor está começando a ficar ultrapassado e nem foi usado direito. Está na hora de repensá-lo.

  • 5 mandrake // fev 27, 2012 at 10:38 AM

    isso e noticia que o eduardo praçinha gosta.kkkkk

  • 6 EDUARDO OTTONI // fev 27, 2012 at 9:59 AM

    PARABENS PELA FELIZ INICIATIVA.

Deixe um Comentário