Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Opinião – Cabelos: alisantes ou possibilidades poéticas?

fevereiro 6th, 2012 · 4 Comentários

Jamu Minka

Quem ridicularizava os prováveis efeitos cancerígenos provocados pelos alisantes de cabelos tem a oportunidade de mudar suas atitudes a partir da denúncia e das entrevistas mostradas na edição de 29/01/2012 do programa do Fantástico, da TV Globo. Clique abaixo para ler mais.Muito antes de começar a circular esse tipo de notícia, eu já não simpatizava com a exigência de cabelos alisados imposta (e aceita) pela maioria das afro-brasileiras para que se ajustem ao que costuma ser definido e anunciado como o máximo da beleza. Para mim, esse pavor do naturalmente crespo ou pixaim é um dos efeitos mais nocivos da ditadura da imitação da brancura, uma mania em tal quantidade que parece epidemia e provoca estragos profundos na saúde emocional de tantas brasileirinhas.
Desde o tempo em que eu era um jovem universitário inspirado pelas ideias e personagens do Black Power, preocupo-me com os aspectos políticos e culturais da identidade afro e aproveito esse momento de informações mais detalhadas sobre os perigos do alisamento para demonstrar as possibilidades poéticas que o tema oferece. Para mim e para tantos outros poetas e contistas crespo, pixaim, crespitude, crespixaim são palavras inspiradoras. Com elas reforçamos a identidade afro e semeamos equilíbrio emocional.

Jamu é pseudônimo afro-literário do varginhense José Carlos de Andrade. Ele viveu em Varginha até os 8 anos de idade. Publica trabalhos desde 1978 em Cadernos Negros, série que divulga contos e poemas de autores afro-brasileiros. Na Biblioteca Municipal de Varginha existem exemplares dos Cadernos Negros.

Cabelos com ou sem poesia
Artesãos do detalhe
sabemos da magia da autenticidade
e celebramos a crespitude
essa atitude de renascimento azeviche da beleza
esse charma disponível no encaracolar-se
como se fosse bênção dos búzios
Mas, aqui no Sul de Minas, quanta jabuticabice
afro-mestiças nem aí com poesia negra
e, inimigas da natureza crespa,
preferem disputar vaga na fila do espelho mágico
um suposto paraíso sem nenhum resquício pixaim
porém, provisório
e frágil sob chuva.

(foto: QuilomHoje)

Tags: Opinião

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 ROSALI VALE // fev 6, 2012 at 6:04 PM

    eu acho que tudo que for prejudicial a saude, deveria sair fora do mercado

  • 2 Fato! // fev 6, 2012 at 4:53 PM

    Pois é….Na realidade há muitas cabelereiras tã descendo formol em tudo…sem choro nem vela…Mas é fácil detectar se tem ou não formol…..incialmente te dá uma dor de cabeça que parece que a cabeça vai cair….mal estar e outra quando você penteia…vai embaraçando….e outra o cabelo nao fica com cheiro de gostoso não…fica sem cheiro e parece cabelo de boneca….fora q as pontas ficam ralas…È fácil de perceber …e outra….desconfie quando a cabelereira vai la dentro, fora do salão buscar o shampoo/condicionador…..Acreditem expériência própria….DETONA O CABELO TODO, fizeram comigo….resultado….CABELO CAINDO,PONTAS RALAS,E OUTRA O CABELO QUE JÁ NÃO ERA MUITO BOM FICA UMA PORCARIA!!!!

  • 3 WALLACE // fev 6, 2012 at 12:09 PM

    É MAIS DO QUE SABIDO QUE OS PROFISSIONAIS DA BELEZA E QUIMICOS INVENTAM NOVAS NOMENCLATURAS PARA ESCONDER QUE PROGRESSIVAS TEM FORMOL, E AINDA FRISAM QUE ESTE OU AQUELE PRODUTO NÃO O CONTÊM.
    CABE AOS CLIENTES TEREM DISCERNIMENTO NÃO DO PRODUTO QUE ESTÁ SENDO USADO E SIM DO PROFISSIONAL QUE O ESTÁ APLICANDO.
    SE TODOS SABEMOS QUE EXISTE SIM O FORMOL E QUE SEM ELE O ALISAMENTO NÃO ACONTECERIA, PRA QUÊ FICAR ENGANANDO AS CLIENTES PRA SE GANHE DINHEIRO MAIS FÁCIL…
    O JEITO ENTÃO É MUDAR OS SEUS CONCEITOS USUÁRIOS…RESPEITE O TEMPO DE APLICAÇÃO E NÃO FIQUE DANDO UMA DE QUE NÃO SABIA QUE CONTINHA FORMOL, POIS A TV ANUNCIA SEMPRE ISSO E NÃO É HOJE…
    OUTRA OPÇÃO, É ASSUMIR SEU CABELO DO JEITO QUE ELE É APROVEITAR O MÁXIMO DAS INÚMERAS POSSIBILIDADES PRA USAR O SEU CABELO COM PROPRIEDADE.
    CUIDAR DOS CABELOS COM HIDRATAÇÕES SEMANAIS AJUDAM BASTANTE PARA QUE OS CACHOS NÃO FIQUEM TÃO REBELDES…
    E A PROPÓSITO, UM CABELO AFRO BEM CUIDADO E BEM ARRUMADO, É A COISA MAIS LINDA QUE TEM! EXPERIMENTE! ASSUMA-SE!

  • 4 eu // fev 6, 2012 at 11:27 AM

    Toda escova progressiva contém formol, mesmo que em pequena quantidade e futuramente prejudica sim a nossa saúde. Fica a critério da pessoa usar a escova progressiva e saber dos riscos q ela corre.

Deixe um Comentário