Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Palestra abre Rodada Internacional de Negócios

outubro 26th, 2011 · 4 Comentários

Uma palestra de pouco mais de uma hora do jornalista Caco Barcellos abriu a Rodada Internacional de Negócios, promovida pelo Sebrae e Associação Comercial de Varginha (ACIV). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do VTC, com bom público. No início, alunos……da ETFG (Escola Técnica de Formação Gerencial) apresentaram uma bela adaptação artística sobre o texto Navio Negreiro, de Castro Alves. O prefeito Eduardo Carvalho (PT) fez um reconhecimento entusiasmado ao presidente da ACIV, Aloysio Ribeiro de Almeida, prefeito de Varginha por duas vezes, pelo trabalho na industrialização de Varginha. E destacou o fato de Varginha sediar o evento. Ao falar da estrutura da cidade, lembrou que a Trip já atendeu mais de 36 mil passageiros em menos de um ano.

Compradores internacionais querem café, pedras e lingerie

O presidente da ACIV também ressaltou a “alegria por contribuir para que Varginha sediasse esse encontro, realizado pela primeira vez na região”. Aloysio Ribeiro de Almeida fez uma homenagem ao superintendente do Sebrae, Afonso Maria da Rocha. Que, por sua vez, disse que a primeira edição do evento em Varginha “já se inicia como um dos maiores do país”. Rocha destacou a ETFG. “Mesmo se o Sebrae de Minas não fizesse nenhuma atividade, apenas a Escola de Formação Gerencial, já valeria o investimento do Sebrae, pelo sucesso que os ex-alunos obtém no mercado de trabalho. Encontramos engenheiros, médicos, dentistas que, além de serem excelentes profissionais em seus ramos de atuação, ainda sabem administrar seu empreendimento”.

Minas tem a maior sobrevida em empresas com mais de dois anos

Em seguida o jornalista Caco Barcellos apresentou sua palestra. O tema, propriamente, não foi dentro do encontro, mas serviu como exemplo de vida para empresários, jornalista e estudantes. Caco Barcellos falou da oportunidade que surge para empresas com as classes sociais emergentes que ficaram “endinheiradas”. E contou histórias de sua profissão. A primeira oportunidade no jornalismo surgiu quando ele era taxista. A profissão foi decisiva para a primeira pauta: contar os macetes dos taxistas para engambelar os passageiros. O próprio programa criado por ele, Profissão Repórter, nasceu de uma oportunidade. “Era um sonho pessoal. E mostramos histórias que outros jornalistas, mais experientes, não contam”. Caco Barcellos soma mais de 20 prêmios por reportagens especiais. Entre os principais trabalhos, está uma reportagem sobre o juiz Nicolau dos Santos Neto, que embolsou R$ 169 milhões dos R$ 230 milhões utilizados na construção da sede do Tribunal Superior do Trabalho em São Paulo. Barcellos mostrou que um apartamento em Miami pertencia ao juiz -fato negado por Nicolau.

Tags: Economia

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Myriam Trolezi // out 26, 2011 at 3:48 PM

    O Caco Barcelos vai dar palestra no Campestre hoje também? Agradeço a informação.

  • 2 Otavio // out 26, 2011 at 12:02 PM

    Perguntar não ofende: em uma palestra para empresários, exportadores, enfim, homens de negócios, não seria mais interessante o palestrante ser um economista?

  • 3 Lula lá // out 26, 2011 at 11:15 AM

    Enfim um bom acontecimento em Varginha!!!

    Que essa rodada de negócios traga bons frutos a nossa cidade.

  • 4 Empresário // out 26, 2011 at 11:04 AM

    Madeira, não é por nada mas a palestra do Caco Barcelos estava interessante, mas não tinha absolutamente nada a ver com o encontro. Mas valeu por conhecer o sujeito e a história dele

Deixe um Comentário