Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Museu Municipal abre temporada da exposição “Retratos da infância”

outubro 5th, 2011 · 4 Comentários

Reportagem: Lilia Carvalho

Aberta na manhã desta quarta-feira (5) nova exposição no Museu Municipal. Desta vez, enfocando fotos e brinquedos que contam a história de alguns pequenos varginhenses dos séculos 19 e 20. As  roupas, as poses, os olhares, o cenário, tudo fazendo o visitante viajar no tempo. Clique abaixo para ler mais.

A técnica do Conselho do Patrimônio Cultural, Dulcinéa Santos Carvalho lembra ter brincado com lança perfume (um dos objetos expostos), quando era criança. “A exposição está excelente. Muito bem organizada, resgatando a história de Varginha através das fotos de familiares e de momentos históricos importantes como a inauguração do Capitólio. Um trabalho que merece os parabéns!”, disse.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, lembrou que antigamente poucas pessoas tinham oportunidades de serem fotografadas (“Eram, no máximo, de 3 a 5 fotos durante uma vida”). Ele ainda pediu que as pessoas sejam multiplicadoras da mostra, visitando e convidando mais pessoas para conhecerem a exposição e um pouco da história de Varginha. “Um momento ímpar que conta com a participação das famílias que contribuíram não só com as fotos, mas com o resgate da tradição e da rotina que forma e nortea o que somos e a sociedade em que vivemos”, disse Corujinha.

A conselheira do Patrimônio Cultural Raquel Nogueira entregou ao prefeito uma brochura com 60 histórias da população. Durante um mês, foram coletadas histórias de pessoas de 11 a 94 anos de idade para editar este volume. “São memórias captadas da ótica popular”, diz Raquel. A brochura se tornará um livro e será distribuído para a população.

“O passado se torna presente e orienta o futuro”, disse o diretor do Museu Municipal Cláudio Henrique Martins. “Ser criança durava um estalar de dedos para alguns e para outros existiam o tempo de brincar e ser fotografadas”, ressaltou Cláudio.

Algumas pessoas que participaram da abertura da mostra, aproveitaram para visitar a sala com objetos pessoais do cantor Sílvio Brito, também no Museu Municipal. O endereço é Praça Matheus Tavares, 178, perto da estação ferroviária. A exposição Retratos da Infância pode ser vista até agosto de 2012. Nesse período, a mostra será apresentada aos alunos das redes pública e privada.

Tags: Cultura · Educação · Memórias de Varginha · Responsabilidade social · Utilidade pública

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Pensador // out 5, 2011 at 7:01 PM

    Eu acho que deveria abrir tambem no domingo de manhã,´pois temos as pessoas que vem de fora e aproveita apenas o sabado a noite e fica sem opção dediversão no domingo.

  • 2 Fui e adorei. // out 5, 2011 at 2:14 PM

    Que otimo ter uma exposição assim tão bem feita. Adorei ver as fotos e os brinquedos.

  • 3 Parabens! // out 5, 2011 at 2:12 PM

    Muito bem montada a exposição. Vale a pena conferir.

  • 4 Cara Lavada Dele // out 5, 2011 at 1:24 PM

    É!

Deixe um Comentário