Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Fiscalização: 30% dos açougues ainda não cumpriram normas sanitárias

outubro 6th, 2011 · 10 Comentários

Por outro lado, mais de 30 estabelecimentos já reformaram suas instalações, dentro do que o Ministério Público exigiu. Principais problemas eram deixar carne sem refrigeração e manipular alimentos sem luvas.  Donos têm 30 dias para adaptar açougues. Clique abaixo para ler mais.

Construir uma sala climatizada, instalar um lavatório, colocar proteção em lâmpadas. São algumas medidas solicitadas pela Vigilância Sanitária de Varginha aos donos de açougues. A medida foi tomada no final do ano passado, a pedido do Ministério Público. A promotora Eliane de Oliveira Claro pedia melhores condições de higiene. O matadouro acabara de passar por uma reforma, mas o produto não tinha a mesma qualidade na hora de vender ao consumidor. A Vigilância montou um projeto para que todos os açougues se adequassem. A até agora, dos 49 açougues, um foi fechado e 15 ainda não se adequaram. “Estamos sendo compreensivos, porque a ideia não é fechar açougues, mas adaptá-los às normas de higiene”, diz o coordenador da Vigilância Sanitária, Wagner Sanches. O único açougue fechado fica no bairro Corcetti. “O dono não cumpriu nenhum item exigido pela Vigilância”, diz.

Ao mesmo tempo em que anuncia tolerância, Wagner garante que os estabelecimentos que não realizarem as medidas exigidas levarão multa (R$ 242,00; triplicada em reincidência). “Continuando o problema, serão fechados”.

O que foi pedido

O lavatório é para instrumentos. Fica proibido lavar as mãos ali. “É preciso ter uma outra pia, para evitar a contaminação cruzada”, explica. A proteção na lâmpada de mercúrio é para o caso dela explodir. “Nesse caso sai um produto químico”. E a sala climatizada é para guardar a carne recém-chegada do matadouro. “Tinha açougue que deixava a carne em um local à temperatura ambiente. Agora, enquanto a carne não é cortada, fica armazenada corretamente”.

Também é proibido utilizar mesa de madeira. “O ideal é o polietileno, aquele plástico branco. A madeira armazena bactérias”, diz Wagner. Os funcionários devem usar jaleco de cor clara, calçado fechado, luva e touca, além de possuir atestado médico recente.

Opinião

Os donos de açougue resistiram à mudança no início. Hoje aprovam. “Fiquei desesperado, porque tinha prazo de 30 dias. Gastei quase R$ 8 mil, parcelei o ar condicionado. Mas ficou muito melhor, agora está top de linha, acho que vai melhorar as vendas”, diz Antônio Boareto, dono de um açougue na Presidente Tancredo Neves, no alto do Bom Pastor. O primeiro açougue a obedecer a todas as exigências da Vigilância Sanitária foi o Cardoso, para baixo da antiga Delegacia de Polícia. (fotos Jamerson Guimarães)

Tags: Folha de Varginha

10 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Vegetariano // out 9, 2011 at 10:52 AM

    Parabéns pelas adaptações, mas faltou a luva ai na foto!!!

  • 2 Jorge // out 7, 2011 at 6:26 PM

    O açougue do ZICO é o melhor mesmo. A limpeza do lugar e o atendimento. Sem comparação.

  • 3 Ju // out 7, 2011 at 9:11 AM

    Realmente alguns açougues cumpriram corretamente as normas da Vigilância Sanitária (e estão de parabéns!), porém não foram todos que se adequaram, agora basta a fiscalização, fazer valer pra TODOS os estabelecimentos essas normas de higiene. E é claro, nós consumidores também ficar de olho na higiene desses locais, pois somos os principais interessados neste aspecto.

  • 4 gilson // out 6, 2011 at 8:30 PM

    O AÇOUGUE SÃO MATHEUS DA RUA OSVALDO CRUZ TB FICOU TOP DE LINHA, PARABÉNS MATHEUS.

  • 5 Lu // out 6, 2011 at 1:01 PM

    Realmente o açougue o Zico é muito limpo, o atendimento é um dos melhores da cidade,Zico é cordial com todos.

  • 6 Parabéns // out 6, 2011 at 11:19 AM

    Boa notícia, parabéns para quem adequou o açougue, ferro em quem não arrumar

  • 7 corru PT os // out 6, 2011 at 11:17 AM

    E AS PADARIAS???
    Outro dia eu vi uma rosca sendo levada via aérea. Achei que era um quibe voador.
    E o pão que cai no chão e depois é colocado ali de lado embaixo do balcão?
    A gente ganha diploma de mané.
    RESPEITO COM O CONSUMIDOR!!!

  • 8 alguem // out 6, 2011 at 10:58 AM

    E verdade sim apoio o INDIGNADO, pq la e sujeira pura, tem carne velha e osso por la, a vigilancia deveria da uma passeada por la.

  • 9 TOTÓ // out 6, 2011 at 9:51 AM

    Se você quer uma carne boa por um preço justo, Acougue Santo Antonio (as fotos acima).
    O Zico é nota 10. O açougue mais limpo da cidade.
    O melhor atendimento. Tudo de bom………
    Experimente…..
    Compro lá há mais de 4 anos.

  • 10 indignado // out 6, 2011 at 9:04 AM

    Tem que pedir a vigilancia sanitária dar uma chegadinha no supermercado bueno que fica no Santa Maria, na Av. Zoroastro Franco de Carvalho, aquilo sim é frezzer sujo lá não tem a minima higiene.

Deixe um Comentário