Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Dia do Médico: a maior homenagem

outubro 18th, 2011 · 12 Comentários

Dr. Luiz Henrique de Souza Pinto, conselheiro do CRMMG e do Blog do Madeira

A maior homenagem que um médico pode receber no seu dia, 18 de outubro, ou em qualquer outro dia do ano, é……o sorriso grato e amigo de seu paciente. Não são necessárias palavras nesse momento de consagração efetiva daquilo que mais deve interessar ao médico: a satisfação e o bem-estar de seu paciente.Nem sempre esse sorriso, ou um aperto de mão caloroso, ou ainda um abraço emocionado, virá. Mas cabe ao médico fazer tudo o que está ao seu alcance, dentro da ética e dos parâmetros morais, para merecer esse retorno que prescinde de palavras, que se completa plenamente com a linguagem universal dos gestos, dos olhares, dos sorrisos.Nesses tempos em que o trabalho médico sofre com políticas públicas que propõem uma medicina rasteira à grande maioria da população, aquela que depende unicamente do SUS, é cada vez mais difícil dedicar ao paciente toda a atenção que ele merece. Obrigado a acumular empregos para ter uma remuneração digna, o médico raramente consegue exercer sua atividade da forma como gostaria. E isso é comum nas unidades de saúde, nos hospitais públicos e, principalmente, nas emergências.A atual situação só irá mudar quando os médicos se derem conta de que a sua profissão, a mais nobre entre todas as profissões, está sendo corroída por uma série de ações que tem como objetivo reduzir sua importância. A mais emblemática é a intolerável resistência de outras profissões da saúde à regulamentação da medicina. Igualmente inaceitável, também, é a tentativa dos gestores de reduzir a importância do médico no contexto da saúde pública, a começar pela remuneração aviltante.Nós médicos devemos sempre lembrar que a nobreza da nossa profissão está em lutar por nossos pacientes, a razão do nosso trabalho.Um Feliz “Dia dos Médicos” a todos os colegas.

Tags: Opinião · Você repórter

12 Respostas Até Agora ↓

  • 1 timélo rego // out 19, 2011 at 8:19 PM

    concordo com o CIDADAO.

  • 2 Indignado // out 19, 2011 at 7:32 PM

    E profissao…rsrsrsrs…..tem um ditado assim ” Que 50% dos medicos pensam que sao Deus e os outros 50% a tem certeza que sao”…Nao estou menospresando a profissao nao, mas aqui em Varginha o que tem de medico que nao serviria nem pra limpar chao, isto tem…..Mas parabens e Deus abençoe vcs, e que sejam mais humanos e menos capitalistas….

  • 3 Jose Lemes de Paula // out 19, 2011 at 1:09 PM

    Eu tive o Previlégio de Trabalhar com esta pessoa tão humilde e humana como o Dr. Luiz Henrique,
    Parabéns por tudo que vem acontecendo em sua vida, um exemplo a ser seguido pelos demais colegas, e que DEUS o ilumine sempre, pelo Bem, que ele faz para as pessoas quando do seu trabalho exigido.

  • 4 nani // out 19, 2011 at 9:10 AM

    Sou paciente do Dr. Luiz Henrique e posso dizer que ele tem o que falta à muitos outros profissionais, não só médicos: um coração humano e muito, muito respeito aos pacientes e amor pela profissão. Outro que merece meu respeito é o Dr. Adilson Marciano Rosa que, como diz minha avó : “tem um coração que não cabe no peito”. Ah, e a “Dra.” Luciene, sua esposa.

  • 5 nani // out 19, 2011 at 9:02 AM

    CHEGUEIII!Vou devolver a pergunta: “Há realmente profissão mais nobre que outra, ou isso é discriminação?” (“Agora eu pergunto, e muitos podem não concordar: Qual é a profissão mais nobre entre todas as profissões?”)

  • 6 CHEGUEIII! // out 18, 2011 at 10:46 PM

    Gosto muito e admiro o Dr. Luiz Henrique, mas não concordo com um trecho: “A atual situação só irá mudar quando os médicos se derem conta de que a sua profissão, a mais nobre entre todas as profissões […]”. Há realmente profissão mais nobre que outra, ou isso é discriminação? Onde está o valor dos outros profissionais? Engenheiros, Contadores, Enfermeiros, Vendedores, e muitos outros que não citei? Será que os médicos teriam um ótimo e funcional consultório ou clínica, bem estruturado, se não fosse o trabalho do Engenheiro, do Arquiteto? Quem administraria todas as finanças do suposto consultório/clínica, de modo que atenda todas as exigências da Lei? Viveriam sem Enfermeiros em sua equipe profissional? De onde sairiam todos os seus instrumentos de trabalho, se não houvesse um vendedor competente para lhe atender? Sabe, sou uma pessoa jovem, porém muitas coisas me incomodam na atitude superior (de muitos e não todos) os Médicos. Vejo de perto todos os atritos gerados pelos egos inflados de alguns profissionais médicos, que não aceitam serem tratados como funcionários de uma instituição (pública ou privada), já que sua profissão “é a mais nobre de todas”. Medíocre! Diante de todos os problemas sociais existentes, vejo que o da saúde pública não é o pior. A maior carência do Brasil é na EDUCAÇÃO. Creio que bons profissionais – aqueles éticos, que sabem o que significa ‘equipe’ – dependem acima de tudo, de bons PROFESSORES. Será que já se nasce Médico? Engenheiro? Contador? Não! Todos, eu disse TODOS, precisam, dependem, necessitam, desejam, querem o trabalho do PROFESSOR. Agora eu pergunto, e muitos podem não concordar: Qual é a profissão mais nobre entre todas as profissões?
    Ainda creio que não, mas serve para refletir.

  • 7 Mirella Penha // out 18, 2011 at 9:50 PM

    Apesar de todos os problemas elencados, Dr. Luiz Henrique, consigo o ver satisfeito com sua profissão. Pois só uma pessoa que gosta realmente do que faz, consegue atuar da maneira tão brilhante quanto o senhor atua. Parabéns a você e aos seus colegas que seguem a árdua tarefa de cuidar dos outros como se cuidasse de si mesmo.

  • 8 TOTÒ // out 18, 2011 at 8:33 PM

    Relação de alguns médicos nota 10 de Varginha.
    Parabéns a todos

    Dr. Carlo de Lucca
    Dr. Jessé
    Dr. Marcos Vinicio
    Dr. Túlio Braga
    Dr. Adrian
    Dr. Lajara
    Dr. Joao Carlos Ottoni
    Dr. Justino Damasceno
    Dr. Giordano
    Dr. Eymard
    Dr. Paulo Regina

  • 9 Cidadão // out 18, 2011 at 6:13 PM

    Pena Madeira que em Varginha há poucos medicos que tratam seus pacientes (Ricos ou Pobres) com humanidade e Humildade. A maioria so pensa no dinheiro…

  • 10 José Ricardo de Araújo // out 18, 2011 at 5:49 PM

    Excelente Doutor. Parabéns e ponto.

  • 11 Bruzi // out 18, 2011 at 4:43 PM

    Parabens a todos os médicos e principalmente ao Dr. Luiz Henrique, que além de ótimo médico é uma pessoa espetacular. Abraços!

  • 12 Lúcio Massote Caldeira Filho // out 18, 2011 at 4:30 PM

    Um exemplo de pessoa e de profissional! Parabéns Dr. Luiz Henrique!

Deixe um Comentário