Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Bombeiros orientam cidades da região sobre o período chuvoso

outubro 26th, 2011 · 2 Comentários

Começou agora, no Sest Senat de Varginha, uma palestra de prevenção sobre o período chuvoso, ministrada pelo Corpo de Bombeiros para os prefeitos das cidades vizinhas. A palestra prossegue até ao meio-dia…

Antes do período de chuvas começar, os bombeiros orientam as pessoas para que façam limpeza dos telhados, das calhas, mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; retire entulhos dos quintais, providencie a poda ou corte de árvores com risco de queda; reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis. E durante chuvas intensas, aconselha que mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; armazene água potável; mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; desligue a energia elétrica; procure abrigo em local alto e seco. Caso esteja no veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar; não pare o carro próximo de postes ou árvores; ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; dirija devagar, ficando longe do carro da frente e evite locais baixos.
Sob risco de inundações ou desabamento, além de quem mora as margens de rios e próximo a encostas,  havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos abandone sua casa; procure manter a calma acima de tudo; transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; se for levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar. Lembrando que o número dos Bombeiros em caso de emergência é o 193. (com informações Corpo de Bombeiros)

Tags: Segurança · Sul de Minas

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 dom jeronimo // out 26, 2011 at 9:09 PM

    Os bombeiros deviam fazer uma chamada geral para a questão do risco de vazamento de botijão de gás. Há poucos dias no Rio de Janeiro a explosão num restaurante matou muita gente. Aqui em Varginha =- predios residenciais ainda tem botijão dentro dos apartamentos; restaurantes, hoteis etc… sem qualquer orientação e SEM QUALQUER FISCALIZAÇAO. Fica a sugestão aos valorososo e queridos BOMBEIROS.

  • 2 jag // out 26, 2011 at 11:45 AM

    Para o governo estadual, é muito mais barato que fazer as obras necessárias…

Deixe um Comentário