Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Alunos do Cefet reclamam da falta de professores

agosto 6th, 2011 · 8 Comentários

O Grêmio Estudantil Pró-Avanço dos alunos do Cefet MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), campus VIII, em Varginha, reuniu-se na manhã da última sexta (05/8) junto aos pais, professores e o diretor do Cefet, para esclarecimento sobre a falta de professores. A preocupação maior dos alunos é a conclusão dos estudos neste ano, principalmente dos alunos que prestarão vestibular. Clique abaixo para ler mais.

Segundo o diretor geral do Cefet em Varginha, professor Fernando Teixeira Filho, é necessária a liberação do MEC (Ministério da Educação) para a contratação de novos professores. Já que o número de professores substitutos, de todas as dez  instituições Cefet, está acima do exigido e por isso o MEC não libera mais. Foi realizado um edital de adiantamento para que assim que o MEC libere as vagas os professores substitutos posssam entrar o mais rápido possível.

Há 528 alunos nos dois turnos de aula. E pelo levantamento feito pelos alunos, no momento, as turmas do terceiro ano de informática estão mais defasadas pelo número maior de falta de professores. Os alunos não contestam a excelência de ensino que o Cefet oferece, mas temem pelo risco de que a instituição de mais de 100 anos corre por esse momento problemático. O Cefet atende alunos de Varginha e região: Três Corações, Três Pontas, Elói Mendes, Cambuquira, entre outras.  Oferecendo o curso técnico (Informática, Mecatrônica e Edificações) aliado ao ensino médio. O professor Fernando disse que espera resposta do MEC e que, em breve, irá se reunir com os pais dos alunos. Os pais se reuniram e logo mais às 10h estarão no Clube de Varginha para uma reunião com autoridades e o diretor do Cefet de Varginha.

Todos os envolvidos na situação pretendem realizar uma manifestação pacífica para a mostrar a indignação. Os alunos preferem esperar pela solução lutando e para isso se unirão a outros grêmios, pais e alunos. Integram o Grêmio Pró-Avanço: Rafael Paiva (presidente), Gabriel Souza (vice-presidente), Brenda Monteiro (secretária), Valkíria Hatada (tesoureira), Felipe Rezende (departamento de ciência e cultura), Anthony Scalioni (departamento de esporte) e André Caetano (departamento de comunicação).

Tags: Educação

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 duisahusdhusd // ago 23, 2011 at 1:56 PM

    MECATRÔNICA MANDA NO CEFET

  • 2 Olivia // ago 14, 2011 at 11:50 PM

    Vamos ver agora as respostas do MEC às manifestações realizadas. É realmente lamentável o ponto que o cefet chegou. E quem sofre as consequências maiores somos nós, os alunos, infelizmente.

  • 3 Tonem // ago 9, 2011 at 10:13 PM

    Varginha heim…..está numa fase!

  • 4 da beira da linha // ago 8, 2011 at 4:04 PM

    então não é só no Estado que faltam professores???

  • 5 OBSERVADOR // ago 7, 2011 at 1:29 AM

    É uma pena que uma escola tecnica tao importante como o Cefet sofra as consequencias da falta de planejamento de todos os diretores desde sua inauguração.É facil ficar colocando a culpa no superiores, pare com isso diretor va a luta com planejamenmto extrategico. E nao é so isso nao, os alunos estao sem estagios, voce nao consegue fazer convenios com as empresas pare receber os alunos, muitos se formam sem um mes de estagio nas empresas. E a infra estrutura, uma vergonha ja era para estar pronto ha anos, e o laboratortio prometido?? AS AUTORIDADES DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DEVERIAM LEVAR AO CONHECIMENTO DO MEC TUDO ISSO QUE ESTOU DENUNCIANDO

  • 6 Camila da Silva Ferreira // ago 6, 2011 at 7:33 PM

    Até que enfim alguma coisa foi feita, ja era hora de ser tomadaalguma providência, o curso de informática da intituição deixa muito a desejar.
    Que algo seja feito para o BEM DOS ALUNOS e não para os professores e diretoria.

  • 7 Felipe // ago 6, 2011 at 1:50 PM

    Pessoal, apenas duas correções. O campus de Varginha, além de Mecatrônica e Informática também oferece o curso de Edificações. E a tesoureira do Grêmio se chama Valkiria Hatada, e não Valquíria.

    Obrigado, bela reportagem!

  • 8 Sadallo // ago 6, 2011 at 11:38 AM

    Sugestão de correção: os cursos ofertados são Informática (não é Informática Industrial), Mecatrônica e Edificações.

Deixe um Comentário