Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Prefeitura terá que assumir abrigo de animais abandonados

fevereiro 23rd, 2011 · 26 Comentários

Nas últimas semanas o leitor se deparou com uma cachorrada pelas ruas da cidade. O blog procurou saber o motivo do aumento no número dos animais abandonados em Varginha. E descobriu que o problema se arrasta há mais de dez anos. Durante muitos anos havia uma matança cruel, no antigo lixão. Os animais eram sacrificados com gás. Depois de várias denúncias, o sistema foi abandonado e teve início um trabalho correto de recolhimento de cães e gatos abandonados. Com o passar do tempo, o trabalho foi sendo transferido para a Associação Protetora de Animais de Varginha (APAV). Clique abaixo para ler mais.

A prefeitura transfere mensalmente R$ 13 mil para a instituição, que abriga os animais recolhidos. O problema é que o canil, em uma propriedade privada, tem capacidade para 150 animais, mas abriga 500. A APAV pede uma saída à prefeitura há vários anos. Como os pedidos não foram atendidos, o caso foi parar no Ministério Público. Foi firmado termo de ajustamento de conduta, em que a prefeitura se comprometeu a atender vários tópicos. Entre eles, não atrasar os repasses, obter outro local para abrigar os animais, promover uma campanha de castração de cães e gatos e elaborar projeto de lei que regulamente a adoção responsável de animais.

Pode parecer exagero, mas não é. Animais soltos em uma cidade do porte de Varginha no ano 2011 é algo impensável. É uma questão de saúde pública, que deve ser assumida pelo poder público.

Na terça-feira 15 venceu o prazo da prefeitura para prestar contas ao Ministério Público sobre as atitudes tomadas. A prefeitura explicou que está em processo de negociação amigável com a proprietária do sítio onde os animais estão abrigados atualmente. A intenção é adquirir a área e assumir de vez a ação, que é de competência do Município.

O secretário da Saúde, Dr. Faustinho Geraldelli, disse que a prefeitura tem duas propostas. Uma é transformar uma área perto do aeroporto em canis e gatis. A outra é adquirir o sítio onde os animais já estão. Parece que é isso que vai acontecer, já que o local já possui os abrigos para cães e gatos. Entretanto resta ver se a proprietária vai concordar em abrir mão de um imóvel da família.

O outro ponto que precisa ser cumprido pela prefeitura é o ínicio imediato de castrações. A APAV reformou um trailer com recursos próprios e vai iniciar o trabalho no bairro Padre Vítor. Estima-se que somente naquela região existam mais de 2.000 animais. Cadastrados são mil.

O segundo compromisso da prefeitura com o Ministério Público é construir um Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com dr. Faustinho, será na antiga sede da Escola Matheus Tavares, na Vargem. Licitação já foi aberta para reformar e adaptar o imóvel, diz o secretário. “Será um local para todos os 70 funcionários da Zoonoses, para treinamento, palestras e atividades do setor”. Além da reforma sair mais barato do que a construção de um centro, a escola fica perto do atual abrigo dos animais.

O caso continua sendo acompanhado pelo Ministério Público. “Vamos diligenciar e ver se a prefeitura vai realmente assumir o compromisso”, informa a promotora Eliane de Oliveira Claro.

A boa notícia: parece que a novela, finalmente, está caminhando para o fim.

A má notícia: ainda vamos assistir a muitos capítulos.

Enquanto isso, parece que cenas como esta ainda serão comuns em Varginha.

Tags: Saúde

26 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Jacson Afonso de Sousa // dez 21, 2013 at 7:02 PM

    ESSE NÃO É UM ABSURDO SÓ EM VARGINHA. MAIS UM EM TODO bRAZIL. QUANTO A ESSE, PRECISAMOS NOS POSICIONARMOS MESMOS E NÃO PERMITIR QUE A PREFEITURA, PELA ZOONOSE, NÃO TOME INICIATIVAS CABÍVEIS POR LEI QUE PROTEGE OS ANI+ POR ESTE MUNDO AFORA.

    VAMOS NOS UNIRMOS EXIGINDO POR LEI FEDERAL QUE SE FAÇA UMA POLÍTICA DECENTE PARA OS ANI+ EM TODO MUNICÍPIO E QUE NÃO SEJA, QUANDO HAJA, UMA MERA LEI.

  • 2 daniele // abr 8, 2011 at 12:45 PM

    os cachorros tbm sao seres vivos dignos de terem um lar ou algum lugar para q possam ficar e comer .o dia q o ser humano tiver um coraçao humilde e de vdd nao vai existir mais isso.As pessoas nao respeitam eles e pensam q sao lixos,mais é uma vidinha q ta ali q precisa de ajuda mais do q nois ,pois nao podem trabalhar para comer e hj em dia os carros nem desviam delis ja passam por cima e nem oferecem uma ajuda pros pobrezinhos eu fico revoltada com isso ,se eu tivesse dinheiro qria abrigar todos os animais na rua ,q elis nao merecem serem tratados como uma vida q ninguem ta ai nao ,se nao Deus nao tinha criado eles e merecem a vida e bons tratos como qualquer ser humano ,se alguem souber como posso ajudar ,pois agarro essa causa com unhas e dentes me falem .
    obs :Ao inves desses ricos comprarem animais tao caros pq nao adotam esses da rua ,pois elis sao bons companheiros ,amigos ,sabem brincar tbm como klker outro de raça
    email:[email protected]

  • 3 lucyinthesky // fev 25, 2011 at 1:48 AM

    E a história se repete over and over, ATÉ QUANDO?
    Aí vem gente dizer que “os animais racionais somos nós”. Quem foi que deixou o mundo desse jeito? Quem julga, age por ganância e mata uns aos outros? Não consigo ver raciocínio em dizer uma frase dessas, heim.
    E sim, é absurda a quantidade de cachorros na rua, em diversos bairros, na maioria das vezes andando em grupos… nas cidades e-vo-lu-í-das (((EVOLUÍDAS))) o número de cães abandonados é extremamente menor, chega até a ser raro ver algum na rua.
    O que as pessoas precisam entender é que a base de tudo está no próprio ser humano: os animais se reproduzem por instinto e está no proprietário o poder de controlar isso. Não deixar os bichos soltos na rua, passear somente com coleira e guia, promover a posse responsável, castrar, e se informar muito antes de adquirir uma vida, que vale tanto quanto qualquer outra.
    E nem precisa comentar a vergonha que essa prefeitura é, né? Já tá muito óbvio.

  • 4 Vuvuzela // fev 24, 2011 at 8:09 PM

    SENHOR “VARGINHENSE”,

    De acordo com a sua sugestão, o primeiro cachorro a ser solto na jaula do leão, deveria ser o senhor mesmo.

    AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF.

  • 5 GOVERNO // fev 24, 2011 at 1:15 PM

    caso serio msm tem q tomar uma providencia urgentemenete

  • 6 VGA DE VERDADE... // fev 24, 2011 at 9:37 AM

    A CURUJA, não conseguiu assumir nem a própia Prefeitura até hoje, agóra imaginem ter que assumir a Assossiação Protetora dos Animais.
    Agóra, dinheiro para assumir o BOA a Prefeitura tem né!!! É um absurdo, a Prefeitura entregou de mão beijada o nósso querido Estádio RUBRO NEGRO, que até hoje ninguem sabe a situação que se encontra o Estádio, pois a desapropiação foi feita na marra e até hoje não teve desfeixo nennhum da JUSIÇA. E ja foi entregue ao forasteiros da cidade de ITUIUTABA. Isto é uma VERGONHA PARA A NOSSA CIDADE, pois demonstra a incapacidade de nossos governantes na area de ESPORTE. Principalmente no FUTEBOL…

  • 7 zeus // fev 24, 2011 at 8:19 AM

    tem mais interesse nisso do que a materia mostra.

  • 8 André // fev 24, 2011 at 8:06 AM

    Está precisando do MINISTERIO PUBLICO de Três Corações fazer o mesmo por lá. Trabalho em Três Corações e ficamos sabendo que por lá a Prefeitura continua sacrificando os animais aos montes toda semana, sem nenhum critério.

  • 9 varginhense // fev 24, 2011 at 7:18 AM

    Solta os cachorros no jardim zoologico na jaula do leão devagar o leão da jeito ou soltem no melão e deixem os comendo grama, assim vão economizar a poda.
    auauau

  • 10 vitor // fev 23, 2011 at 11:07 PM

    prefeito terreno tem e de sobra pois é só liberar o terreno e contratar veterinarios e funcionarios para tomar conta desses animais q os donos acham eles bonitos so quando nascem e certo tempo abandonam, e se eu tivesse condições cuidaria deles todos mas infelismente n tenho, mas a prefeitura tem……………………

  • 11 Indignada // fev 23, 2011 at 8:26 PM

    Perto do Hospital Bom Pastor, a cachorrada corre atrás de motoqueiros e ciclistas, quase derrubando todo o mundo…eu me pergunto sempre..onde está o pessoal do controle de zoonoze?

  • 12 Andrielle // fev 23, 2011 at 7:59 PM

    -Ótima noticia..
    .Hoje mesmo…passando pelo colégio marista avistei varios animais ali deitados..lamentavel…eram lindos..

  • 13 Ricardo // fev 23, 2011 at 7:42 PM

    Acho que não e só comprar o sítio da dona Maria José a prefeitura deve pagar pelos anos que essa senhora dedica aos animais o que sei esta mulher há muitos anos cuidou destes animais sem ajuda agora a prefeitura contribui. Dona Maria que Deus lhe de forças e saúde para continuar cuidando dos animais. Ainda bem que são cachorros que estão soltos pela cidade já pensou se ao invés de cachorros a cidade se infeste de corujas Deus me livre.

  • 14 Vuvuzela // fev 23, 2011 at 6:07 PM

    Pois é…depois o meu comentário é moderado. Eu falei q a prefeitura tinha q assumir, falei sobre o MP, falei sobre as verbas, falei q a prefeitura não estava se importando em cuidar de gente, quanto mais de animais e fui moderada.
    Eu só não falei que se eu souber q UM, unzinho desses animais foi sacrificado por falta de adoção, eu faço um auê…faço mesmo. Não sou defensora de animais, não pertenço a ONG nenhuma, mas estou cansada de ver meus impostos pagos jogados fora ou mal administrados. Eu também posso exigir onde quero q esses recursos sejam empregados. E se tem dinheiro para arcar com o cabidaço de empregos e as obras inacabadas, também tem dinheiro para cuidar dos animais em estado de abandono.
    Affffffffffffffffffffffffff para a prefeitura.

  • 15 MADRINHA // fev 23, 2011 at 5:56 PM

    Oh sr ROUGH BOY (OLA) , cão sarnento são vcs q adoram incomodar os outros. Com certeza vc um desses babacas q anda com o som carro na maior das alturas achando q todo mundo é obrigado ouvir essas músicas horríveis. Ou vc é um desses loucos q anda a pé gritando na rua em plena madrugada?

  • 16 Rough Boy // fev 23, 2011 at 4:09 PM

    Madrinha então coloca o seu marido pra dormir na varanda, e cuide das sarnas dele., hehehehe

  • 17 Nani // fev 23, 2011 at 3:57 PM

    Ao menos deveríamos ser né ‘duardao’?

  • 18 cidadão - o verdadeiro // fev 23, 2011 at 2:20 PM

    espero que não façam o que uma certa pessoa disse em entrevista para uma radio local: “os animais serão recolhidos no centro de controle de zoonoses, receberam atendimento completo e ficarão aptos para adoção. Se após 90 de recolhimento, o animal não for adotado, o mesmo será sacrificado”.
    ????????????????????
    gasta-se $$$$$ para deixar o animal apto para adoção, e depois mata o bicho? sabemos que será impossível direcionar 100% desses animais para algum lar. e aí? o que farão?

    por favor, a solução é realmente a castração.

    Madeira, temos que ficar de olho nessa situação, pois sabemos que malandro consegue tirar $$$ até de uma pedra……

  • 19 MADRINHA // fev 23, 2011 at 2:11 PM

    Pois é, tbém tenho um sério problema com cachorros vira-lata sarnento q ñ nos deixa dormir… Moro na Major Venâncio e constantemente acordo no meio da noite… as vezes com som de carro na maior da alturas e outras vezes cachorros sarnentos q saem gritando pela rua como c fosse loucos… cachorros de perna, braços e raciocínio de humano, mas um raciocínio podre, pois sabe q incomoda os outros mas insiste em incomodar…
    Cachorro de verdade, aqle q tem patas, companherismo e fidelidade , este sim merece ser agraciado…

  • 20 Cinthia // fev 23, 2011 at 1:34 PM

    De acordo com a OMS a matança de cães não adianta, pois os que ficam na rua se tornam mais fortes e procriam mais, se vc não gosta de cães ou gatos, é mais um motivo para abraçar essa causa, com os animais nos seus devidos lugares, seja em casa ou abrigo, vc evita ficar cruzando com eles por aí…esta novela ainda vai longe, mas acredito que é um progresso o Ministério Público na causa. E lembrem- se cada um é responsável pelo seu animal, se vc possui um cuide dele, não deixe- o solto na rua e providencie a castração, pratique a posse responsável, além de ser questão de saúde pública é mto bom contar com a fidelidade de um peludinho! bjo a todos

  • 21 Faa // fev 23, 2011 at 12:24 PM

    Não acredito que vou poder andar pelas ruas da minha cidade sem ter que presenciar animais largados, judiados e sem atendimento. Certo dia achei que tivesse 1 animal solto para cada habitante da cidade, pois a quantidade de animais abandonados era imensa.
    MADEIRA, PARABÉNS PELA MATÉRIA….SUPER COMPLETA!

  • 22 Bolinha // fev 23, 2011 at 11:43 AM

    kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    A prefeitura nao ta dano conta nem dos moradores imagina dos animais.

  • 23 duardao // fev 23, 2011 at 11:13 AM

    Pois é a prefeitura que cuide dos cães de rua, mas é bom que as pessoas sejam responsáveis por seus bichos. Não leve pra sua casa um animal que voce não terá disposição para cuidar, porque senão o destino dele certamente será a rua. LEMBREM-SE, OS ANIMAIS RACIONAIS SOMOS NÓS.

  • 24 Cansado // fev 23, 2011 at 10:46 AM

    E o que a prefeitura vai fazer com os cachorros largados na rua? na rua da minha casa é um inferno, hj de madrugada eu tive que espantar uns 6 cachorros na porta da minha casa. Depois aparece cachorro morto, vai ter os defensores dos animais reclamando

  • 25 // fev 23, 2011 at 10:46 AM

    REALMENTE A PREFEITURA REPASSA ESSE VALOR?

  • 26 Morador // fev 23, 2011 at 10:38 AM

    Espero que os animais sejam tratados com a dignidade que merecem.

Deixe um Comentário