Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Focos de dengue aumentam 500% em Varginha

fevereiro 3rd, 2011 · 9 Comentários


Chuvas são principal motivo; Zoonoses faz mutirão para eliminar focos

O índice de focos de dengue na cidade aumentou cinco vezes na cidade no mês de dezembro em relação a outubro. A média de 0,4% de imóveis com focos de dengue passou para 2% em toda a área urbana. Em alguns locais a situação é mais grave, como em construções e imóveis abandonados. Na antiga sede da Camig, perto da estação ferroviária, foram encontrados vários focos de mosquito da dengue. Clique abaixo para ler a matéria completa.

“O centro de Varginha, de uma forma geral, está bem infectado”, confirma o coordenador do setor de Zonoses da Secretaria Municipal de Saúde, José Eduardo Balieiro. Ele explica que, com as chuvas, infelizmente é comum os índices aumentarem. “Resultado da característica climática, nos últimos meses as chuvas não deram trégua”. A água acaba tirando o ânimo das pessoas em seguir as dicas básicas, como tapar caixas d’água, limpar vasos e evitar água parada no quintal de casa.

Reunião

O secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldelli, preside reunião nessa semana sobre o assunto. Ele vai reunir as equipes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, mas todos os colaboradores que possam atuar no caso. O objetivo é traçar um planejamento para reduzir o número de focos de dengue.

Tags: Saúde · Utilidade pública

9 Respostas Até Agora ↓

  • 1 vitor // fev 15, 2011 at 10:57 AM

    o certo é eles fazerem um contrato com pessoas que querem trabalhar e pagar um salario e meio e mais beneficios,pois perguto pra eles quase todos os dias se irá ter concursos e eles sempre me ingnoram acho q quando tem vagas é por indicação, madeira vcs podem me indicar pelo cargo de agente de epdemias rsrs….

  • 2 Cont(ato) // fev 7, 2011 at 7:17 PM

    Dias desse reclamei aqui no blog sobre os perigos que somam 500% os casos de dengue na cidade. Fiquei pasmo com o descaso dos órgãos responsáveis que atendem aqui em Varginha. Tudo por causa de um terreno abandonado do lado da minha casa, ele tem proprietário e estava cheio de matos, copos, latas e garrafas pet cheios de água verde, proviniente das chuvas há mais de 3 meses. Algumas vezes invadi o terreno para desvirar garrafas mas os vizinhos sujos continuaram a jogar lixo e proliferar tudo de novo. Bem, ninguém sabe quem é o dono e então recorri ao órgãos, guarda municipal, prefeitura, codema, EPTV e ninguém tomou providência nenhuma. Por fim, fui a secretaria de Saude e disseram que viriam imediatamente e pasmem, não vieram. Um vizinho resolveu podar o matagal e eu tirei as latas e garrafas, mas infelizmente já estão jogando lixo de novo. Minha filha teve febre e pôs sangue pelo nariz e muito me preocupou. Como faço para que a terrível ameça não entre na minha casa. É Lógico que foco da Dengue está na faixa de 500% porque estamos a pé de responsáveis quando a questão da saúde. Está aqui o meu protesto: Se eu e minha familia vier a ter um caso de Dengue quem irá nos defender?Ah, colhi algumas larvas que guardei bem fechadas num pote que era pra mostrar se eram contaminadas ou não, mas ninguém deu atenção.

  • 3 // fev 7, 2011 at 2:25 PM

    A chuva pessoal, nós conhecemos desde que nascemos, é um fenômeno natural, que tem que acontecer mais certas pessoas que nem de ignorante pode chamar, que contribuem para maximizar os focos da doença. Já presencie pessoas tirando bancos de carros de dentro da caçamba, pra jogar no mato, depois que adverti e falei que o mato não comia este tipo de coisa ainda tiveram a coragem de perguntar: Mais não pode? E Assim que virei às costas e estavam lá, os bancos no mato. Então falta é vergonha na cara das pessoas, e uma penalidade pra quem faz esse tipo de coisas.

  • 4 Eu // fev 4, 2011 at 5:48 PM

    Alguem viu o play ground que tem ali em baixo da Boate azul, no contorno??? é uma vergonha aquela agua parada lá. Que moral a prefeitura tem em cbrar alguma coisa??? e o pior de tudo é que a população que sofre com isso!! APOSTO que ali tem um foco de dengue.

  • 5 Mohhamed // fev 4, 2011 at 3:50 PM

    (Chuvas são principal motivo; Zoonose faz mutirão para eliminar focos…) é o principal motivo os moradores que muitas vezes por falta do que fazer joga lixo nas matas em volta da cidade, em terrenos baldios… a Chuva está presente em novas vidas desde os primórdios, já a doença não. Se todas as pessoas fizer sua parte como pessoas civilizadas vamos conter a doença. Muitas vezes, já presenciei e já cheguei chamar atenção, de pessoas maldosas jogando lixo na reserva do Parque São Francisco uma semana depois da limpeza dos agentes, e depois olham na maior cara dura, dizendo: Não pode? E depois de advertir e explicar jogam o lixo assim mesmo, Isso é falta de Vergonha na Cara, falta de compromisso com o Meio Ambiente e com a Sociedade, depois quem sai prejudicado somos nós…. Aliás, poderia dar cadeia para civilizar esse povo tosco.

  • 6 Thiago Rodrigues // fev 3, 2011 at 1:49 PM

    Faz o seguinte, pega essas casas que estão fechadas e arrebentem tudo pois se o dono não se mexe é porque não se importa

  • 7 flavio vieira // fev 3, 2011 at 1:38 PM

    Passou da hora dos donos de terreno baldio fazerem a manutenção dos mesmos, é muito mato, e a população mal educada acha que é lixão. A linha férrea na vila Floresta tá tomada por mato, e muito lixo é jogado por moradores e transeuntes.

  • 8 lola // fev 3, 2011 at 1:24 PM

    nós fazemos tudo que é possivél,mas a própria prefeitura mantém seus terrenos num matagal ´de dar tristeza,e se agente liga pra lá,eles tratam mal,e dizem que estão sabendo,vê se isso é resposta pra um contribuinte;por isso que digo,por favor,esquecem do pt nas próximas eleições

  • 9 IN OFF // fev 3, 2011 at 12:30 PM

    Não adianta a gente fazer a nossa parte se o vizinho não fizer a parte dele…!!!!
    Mas que tá um “treco” ou “trem esquisito”.. tá!!
    Eu hein!!

Deixe um Comentário