Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Donos de ranchos reclamam que usina não abriu comporta

fevereiro 3rd, 2011 · 4 Comentários

Proprietários de ranchos às margens do Rio Verde pretendem processar a empresa Agropecuária Barreto, que administra a Ilha Grande. Eles reclamam que a empresa não abriu uma comporta na barragem da antiga usina, administrada pela empresa. Para os donos de ranchos, a abertura da comporta poderia atenuar o prejuízo das dezenas de moradores dos ranchos perto do Clube Olímpico Rio Verde, no começo desse ano. Clique abaixo para ler a matéria completa e nas fotos para ampliá-las.



Parte das casas ficou alagada. Em uma delas, faltou meio metro para a água cobrir o imóvel. O empresário Adelgício Monteiro registrou boletim de ocorrência. “Não por mim, que não moro no rancho, mas pelas pessoas que residem ali. Acredito que um simples ato de abrir uma comporta poderia ter diminuído o sofrimento de muita gente ali”, diz.

O engenheiro consultor da Agropecuária Barreto, Sílvio Botrel, disse que a comporta sempre foi fechada. “Para abrir, precisaríamos de autorização ambiental. Mesmo se tivéssemos essa autorização, não faria muita diferença, pois a vazão da comporta é de 7 metros cúbicos por segundo. A vazão do rio é de 300 m³/segundo”, afirma.Sílvio diz que a comporta foi aberta uma vez, há 15 anos. “Foi na época da seca, quando Dr. Ruy Barreto [proprietário da Ilha Grande] determinou uma manutenção no local”. Sílvio sugere ao Corpo de Bombeiros que realize uma limpeza na barragem do outro lado do rio onde, segundo ele, há muitos pedaços de madeira e sujeira.

Tags: Geral

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Babi // maio 11, 2015 at 3:01 PM

    Morei durante minha infância na Ilha Grande, ficava andando pelas comportas e mesmo se as abrissem não iria adiantar nada pois a usina esta desativada a muito tempo e não se abre esse tipo de comporta de uma hora para outra.

  • 2 Carlos // fev 5, 2011 at 3:05 PM

    A parte de cima da barragem ta toda assoreada pelos muitos anos que a usina esta desativada,já virou terra firme,com muitas árvores,mesmo que as comportas ainda funcionassem,não iriam adiantar de nada

  • 3 fort // fev 5, 2011 at 9:10 AM

    passei toda a minha, adolecencia e parte da juventude, por queles pedaços e ate onde sei, o mecanismo de abertura e fechamento das comportas nao funcionam a muito e muito tempo!!

    daqui a pouco, vao querer que a antiga usina fique mantendo o nivel da agua entre a seca e a estação chuvosa…

  • 4 duardao // fev 3, 2011 at 4:32 PM

    E a situação do lago de furnas, notícias?

Deixe um Comentário