Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Profissionais explicam a obrigatoriedade da contribuição patronal

janeiro 26th, 2011 · 1 Comentário

O pagamento da contribuição sindical possibilita o fortalecimento do comércio

Através de um comunicado informativo, a Federação do Comércio de Minas Gerais – Fecomércio – instruiu sobre a obrigatoriedade das empresas ligadas ao comércio em pagar a guia de contribuição sindical. A necessidade dessa divulgação se deu por decisões recentes do poder judiciário que causou dúvida aos empresários desse setor. Houve algumas alterações nesse sentido, mas como informa a Federação “as micro e pequenas empresas continuam obrigadas a pagar a contribuição patronal. O que determina o pagamento é o Decreto 5.542/43 (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 578”. Clique abaixo para ler mais.

Que a constituição do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha – Sindvar – foi um grande avanço para a classe patronal isso já é um fato. Mas, atualmente a percepção do crescimento individual através das ações coletivas tem recebido atenção especial dos profissionais que trabalham diretamente com o empresariado varginhense.

“A representação do Sindvar é muito importante para o comércio local. É ele que representa o varejo junto aos órgãos da administração pública nos três níveis de governo. Um sindicato atuante, como o mencionado [Sindvar], com o apoio dos empresários pode implementar o desenvolvimento do comércio através de convênios para treinamentos, promoção de eventos e divulgação, e parcerias com outras entidades locais e nacionais”, afirma o contador, administrador e professor universitário, Fábio Luiz de Carvalho.

O município, um dos que mais se desenvolve em varejo na região, tem crescido também em conhecimento empresarial. Por ano, mais de 200 pessoas se habilitam em formação superior de cursos ligados ao empreendedorismo na cidade, como: Administração, Ciências Contábeis, ou Comércio Exterior. Sem contar aqueles que cursam tecnólogos ou estudam essa área fora, mas que exercem essas carreiras.

Além do melhoramento por meio da representação coletiva, o sindicato traz outros acréscimos ao desenvolvimento do empresário. Isso é o que explica o contador, Janilton Paiva: “É muito importante, não só o pagamento da associativa, para o empreendedor contribuir com a guia sindical. Pois, é com essa colaboração que o sindicato se fortalece para trabalhar em prol da classe. Trazendo cursos, aperfeiçoamento do conhecimento empresarial, e outros benefícios aos seus sindicalizados”.

O professor Fábio ainda ressalta que com o sindicato local, 60% do valor da contribuição permanecem no município. Ele completa: “Isso é fundamental. Porque com a representação patronal em Varginha, esses recursos, que antes eram direcionados para a capital, agora ficam em nossa cidade. Para serem distribuídos na economia local, podendo assim gerar empregos e mais renda ao nosso município”.

Mais do que garantir o desenvolvimento coletivo e fomentar a economia de Varginha, a participação e a contribuição com o sindicato é importante para que o varejo se solidifique. “A união faz a força, em todos os aspectos da vida. Inclusive na luta que os empresários enfrentam atualmente em várias áreas: carga tributária elevada – com o cumprimento de obrigações acessórias exageradas, necessidade de se manter atualizado em relação a tecnologia, entre outros. Unidos, os comerciantes podem ter acesso a assistência jurídica, programas de treinamento e capacitações, fatores que amenizam as suas necessidades”, finaliza Fábio. (Assessoria de Comunicação da ACIV)

Tags: Economia

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 jag // jan 26, 2011 at 4:57 PM

    O comercio no mundo todo é uma droga só: eles não pagam contribuição sindical , criada na ditadura Vargas , em 1943!!!!! Lula jurou que acabaria com ela, mas….

Deixe um Comentário