Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Morre Nico Vidal

janeiro 7th, 2011 · 27 Comentários

O mais conhecido historiador de Varginha, dono do maior acervo particular de fotos da cidade, morreu nesta quinta-feira, aos 99 anos de idade. Nico foi político (leia aqui) e encontrou a paixão pela história de Varginha ao trabalhar como tipógrafo nos jornais e Arauto do Sul (leia aqui).

Antonio Vidal de Carvalho, nascido em 28 de novembro de 1911, filho de Alfredo Braga Carvalho e de Maria Vidal de Carvalho, casado com Maria José Salles de Carvalho. Deixa 9 filhos, netos, bisnetos e 1 tetraneta.

Foi criador do PTB de Getúlio Vargas em Varginha, em 1934. Permanecendo no PTB até o golpe de 1964, quando passou para o MDB de Tancredo Neves.

Foi vereador e presidente da Câmara em Varginha. Presidente do MDB durante o regime militar. Encerrou suas atividades políticas no PDT, quando disputou a Prefeitura de Varginha ao lado de Mário Guido Miranda.

Nico Vidal era o mais conhecido historiador varginhense, contador e escritor; parte e deixa saudades nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, o carisma e a simplicidade que transparecia em sua face. Mas também deixa todos cheios de orgulho por ter compartilhado toda sua inteligência contribuindo sempre com o nosso município.

Seu velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Varginha. O sepultamento ainda não tem horário definido, será divulgado posteriormente.

Fica aqui nossos sentimentos aos familiares. (texto de Julliene Coelho com informações de Godofredo Braga de Carvalho Filho e Thayane Viana de Carvalho, sobrinha-neta de Nico Vidal)

Tags: Geral

27 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lydia Maria Braga Foresti // jan 23, 2011 at 1:09 PM

    Estou triste. ANTONIO VIDAL DE CARVALHO,
    o respeitadíssimo NICO VIDAL também partiu
    neste mês de Janeiro de 2011.
    Sempre disponível para receber as inúmeras
    Instituições. Órgãos de Imprensa, Professores,
    Alunos e cidadãos para desinteressadamamente
    repassar as fidedignas informações sobre todos
    os tempos de nossa Varginha.
    Abraço carinhosamente Dona Zezé, Mariângela, Alfredo, Ronei, Lourenço, netos, bisnetos e demais familiares lembrando que:
    ” Quanto mais frondosa uma árvore,
    mais profundas são suas raízes”.
    Seu NICO VIDAL continua existindo por
    intermédio de sua família e da imortal obra
    de Historiador.

  • 2 Leila Santos // jan 10, 2011 at 8:55 AM

    Meu pezar pelo falecimento à família. Agora, a família poderá doar ao Museu o acevo que ele guardou e todas as pessoas da cidade poderão ver.

  • 3 Marcos Valério Albinati Silva // jan 9, 2011 at 9:52 PM

    “O Homem que carrega a História”. Foi assim que o jornalista Targino intitulou a entrevista que fez com Seu Nico Vidal há alguns anos. E é verdade! Seu Nico carregou a Hitória não só pelo gosto humanista de guardá-la nos discretos escaninhos e caixas, mas registrá-la na memória. Sabia tudo de cor, do fundo do coração. E dali tirava as lembranças para partilhar com os que dele se aproximavam. Graças a ele, podemos tornar nossa história uma árvore carregada de bons, enlevados e engraçados fatos e fotos. O que mais encanta, entretanto, em Seu Nico não é o ser sabedor da História”, mas ter sido um pelejador pelo bem do outro, seja na vida política, seja no trabalho modesto. Um lutador aguerrido e lhano, bem-humorado, sincero e, sobremaneira, amigo. Um homem do bem! Isso basta!
    Para ele, brilhe a Luz eterna; à querida dona Zezé e aos muito estimados familiares, nosso abraço verdadeiramente solidário.

  • 4 Honorinho Ottoni // jan 9, 2011 at 7:10 PM

    Meus sinceros sentimentos à família do sr. Nico Vidal , pessoa simples e muito comprometida com os destinos da nossa cidade , sempre disponibilizando seu nome à apreciação da população , seja como candidato a Vereador , Prefeito ou vice-Prefeito . Foi Vereador dos mais atuantes e comprometido com as boas causas . Com o seu passamento fica uma lacuna tanto na nossa política , tão carente de bons nomes , quanto no estudo da nossa história , sendo ele um dos maiores , senão o maior , dos nossos historiadores e conhecedores de Varginha. Um abraço aos seus familiares , em especial á Mariangela e Celeste , antigas colegas de trabalho do meu saudoso pai.

  • 5 JOSÉ ALOISIO PAIONE // jan 9, 2011 at 7:39 AM

    Meus sentimentos a família de Nico Vidal.Foi que grande amigo de meu pai e um varginhense que honrou a sua terra. Sempre será lembrado.

  • 6 duardao // jan 8, 2011 at 3:28 PM

    Fazer busto pro seu Nico, para os vandalos picharem? Negativo. Ele merece ser nome de alguma instituição que exista ou a ser criada que preserve a memória de nossa cidade. Memórias de Varginha, grande paixão de seu Nico.

  • 7 ENIGMATICO // jan 8, 2011 at 12:38 PM

    TUDO BEM, ERA BOA PESSOA,MAIS 99 ANOS, JA TAVA NA HORA TBEM, NE

  • 8 bras cubas // jan 8, 2011 at 11:24 AM

    Com muito pesar fiquei sabendo,um dia depois,da morte do “Seu Nico Vidal”.
    Amicíssimo de minha família,homem inteligente,varginhense apaixonado por sua cidade,historiador…íamos procurá-lo,meus filhos também o fizeram,para fazer nossos trabalhos de escola na época do aniversário da cidade!
    `Pêsames á família.
    Saudades da época,longos anos,em que ele
    e a família moravam na Rua Silva Bittencourt,aliás naquele pedaço moraram a vida toda os Vidal(senhor João,senhor Nem,
    dona Madalena,dona Teresa,dona Judith)
    Saudades….

  • 9 Marcelo Varginha // jan 8, 2011 at 10:48 AM

    Meus sentimentos à familia.
    É isso aí Madeira… obrigado por informar os cidadãos varginhenses pelo mundo afora. Como lhe sugeri algum tempo atrás…… quando é mostrada a foto da pessoa referida ( obituário por exemplo ) fica muito melhor… Abraços.Parabéns.

  • 10 Nova Visão // jan 8, 2011 at 10:38 AM

    Deixou um acervo de jornais e revistas que enriquece qualquer museu, principalmente o de Varginha. A família enlutada , os meus sinceros pêsames.

  • 11 Nova Visão // jan 8, 2011 at 10:34 AM

    Senhor Nico Vidal, falece aos 99 anos de idade. Um cidadão simples, humilde e de uma memória invejável no bom sentido.

  • 12 Myriam Trolezi // jan 7, 2011 at 8:17 PM

    Eu taambem acho que Varginha merece receber um busto do Sr. Nico Vital.

  • 13 Myriam Trolezi // jan 7, 2011 at 8:16 PM

    Perdemos um grande HOMEM, Sr. Nico realmente era inteligentissimo, sabia defender seus ideais e com muita classe foi um politico muito marcante em sua época. Fica aqui um abraço para famiia.

  • 14 Laís Beneton // jan 7, 2011 at 6:42 PM

    Que a família sinta-se abraçada.. Dona Zezé.. Tereza…

  • 15 O Caipirinha // jan 7, 2011 at 4:39 PM

    É com profundo pesar que acabo de ler esta triste noticia, o falecimento deste grande varginhese Sr. Nico Vidal. Varginha hoje esta de luto, pois perde um dos ultimos grandes homens. meus sentimentos a familia do Sr. Nico. Agora êle mudou-se para o Céu, foi morar com Deus.

  • 16 flavio garcia // jan 7, 2011 at 2:30 PM

    VALEU TIO NICO PELO EXEMPLO DE VIDA DEIXADO …
    SAUDADES ETERNAS DESCANSE EM PAZ.

  • 17 Gilberto Lemes // jan 7, 2011 at 12:59 PM

    Só o conhecia de vista. Eu observei que ele gostava da memória fotográfica ao passar pela rua do seu escritório na Rua S.Paulo . As fotos na parede condenavam isso. E, eu como apaixonado por fotos antigas cheguei até a cogitar um visita ao local para pedir sua permissão para fotografar algumas.

    Que descanse em Paz!

  • 18 CHACAL O VERDADEIRO // jan 7, 2011 at 12:29 PM

    memoria viva assim quiz eu dizer

  • 19 CHACAL O VERDADEIRO // jan 7, 2011 at 12:29 PM

    Grande Nico Vidal a mamória viva de Varginha,ele aqui quando esteve honrou a cidade com sua inteligência e palavras fortes,vá em paz Nico e peça á Deus para dar um pouco de paz e inteligência aos que aqui ficam.

  • 20 Luiza Helena de Paiva // jan 7, 2011 at 12:11 PM

    Sr. Nico vidal, fez parte da historia na politica, viu e acompanhou o crescimento de Varginha. Conhece-lo pessoalmente e ouvido algumas dessas historias e ver as fotos antigas foi uma experiencia pessoal muito significativa que jamais esquecerei. A toda familia , filhos (as) netos a minha solidariedade nesse momento. Estou triste.

  • 21 eduardo ottoni // jan 7, 2011 at 11:06 AM

    Fiquei sabendo agora do falecimento do Sr. Nico Vidal. Talvez fosse ele dos poucos remanescentes do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – de GetúlioVargas. Idealista, inteligente, historiador, político (foi vereador, execendo o mandato com dignidade e altivez), foi um cidadão que se dedicou muito às questões da cidade, participando, ativamente, ao longo de decadas dos embates políticos locais.
    Tinha por ele muito apreço e respeito. Deixo aqui o meu abraço de pesar aos seus familiares.

  • 22 Glauber Vieira // jan 7, 2011 at 11:04 AM

    Realmente é uma grande perda para Varginha; seu Nico era uma pessoa que realmente merece ser homenageada com uma estátua em praça pública!

  • 23 Lucas // jan 7, 2011 at 11:01 AM

    Madeira, fique sabendo da morte do seu Nico Vidal através do blog. Moro fora do Brasil há muitos anos, desde criança sempre ouvia falar do seu Nico Vidal. Era em trabalho de escola no Pio XII, ou em textos sobre a história de Varginha. Fiquei triste, sem conhecê-lo. Obrigado pelas notícias, é através do blog que fico sabendo o que se passa (de verdade, debaixo dos panos rsrsrs) na minha querida Varginha!

  • 24 Dri // jan 7, 2011 at 10:42 AM

    Grande Historiador , Varginha acaba de perder um dos mais altos ícones da cultura. politico nato ; amigo e devoto das causas públicas. Nico Vidal, sua historia ficará para sempre registrada na alma dos Varginhenses.

  • 25 Leitor // jan 7, 2011 at 10:41 AM

    A algum tempo o seu Nico estava já com a memória abalada. Não se lembrava de coisas corriqueiras, mas tinha uma memória incrível para lembrar de acontecimentos de cinquenta anos atrás. Uma grande perda para a cidade.

  • 26 Carlos Cornwall // jan 7, 2011 at 10:18 AM

    Uma grande perda para a nossa cidade.Sr.Nico narrou como ninguém a história de Varginha e região.Seus registros e sua fantástica memória e capacidade de anotar o cotidiano de nossa gente é inigualável. Meus sentimentos a toda familia,Dona Zezé,Alfredo,Ronei,Lourenço,Mariangela ,as demais filhas,netos,sobrinhos,bisnetos.

  • 27 Varginhense @ O Original // jan 7, 2011 at 8:56 AM

    É com grande pezares que fiquei sabendo do Falecimento deste grande Historiador, Politico Varginhense, o nosso “Nico Vidal”.
    Fez sua História em Varginha, acreditou nas mudanças, uma dos Politicos Fieis e Trabalhador.

    Tenho Orgulho de ser Parente, mesmo distante do Sr. Nico Vidal, onde seu irmão (já falecido) é meu Avô!

    Descanse em Paz e Obrigado por Tudo que fizeste para nossa População, onde poucos que acessam o Site, sabem que é, e quem foi “Nico Vidal”.

    Deus o abençõe e a Familia, meus Sentimentos.

    Varginha perde um Grande Homem, um Grande Politico, um Grande Escritor!!!

Deixe um Comentário