Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: inauguração da estrada de ferro

janeiro 12th, 2011 · 11 Comentários

1892- Inauguração da estrada de ferro. Acervo Museu Municipal de Varginha

1892- Inauguração da estrada de ferro. Acervo Museu Municipal de Varginha

 A foto é conhecida e muita gente possui réplicas. Mas, até agora, o blog nunca havia postado. Mostra o dia em que Varginha inaugurou a estrada de ferro, em 1892. A cidade ainda engatinhava, tinha apenas 10 anos de idade.


 Acabara de receber uma grande leva de imigrantes, 1.020 no total. Eram 806 italianos (toscanos, lombardos e venetos procedentes, em sua maioria, de campos e aldeias), mais portugueses, espanhóis, turcos e alemães. O funcionamento da linha férrea impulsionou o crecimento da cidade. O centro comercial girava em torno da estação ferroviária. Na Rua dos Comissários (atual rua Alves e Silva e praça Matheus Tavares) ficavam os bancos e armazéns de café.

Como trata-se de uma foto muito bonita (veja os detalhes das roupas das pessoas, a banda de música, os troncos de madeira que não foram utilizados na obra), decidi postá-la com resolução alta. Para abrir, pode demorar em alguns computadores. Mas vale a pena.

Tags: Memórias de Varginha

11 Respostas Até Agora ↓

  • 1 TIÃO // jan 14, 2011 at 12:54 PM

    Moçada, acho que o ET aí é o próprio trem! Trem no Brasil e extraterrestres non eczistem!!!

  • 2 Eucruski Rabané // jan 14, 2011 at 9:51 AM

    BAADER MEINHOF,

    Você tem toda a razão, aqueles dois pontos realmente são objetos voadores não identificados! Na foto, se observarmos com atenção, tem pessoas olhando em direção aos objetos. Desde épocas antigas Varginha é perseguida por alienigenas, a qualquer momento poderemos ser invadidos, abduzidos… será o fim.

  • 3 Professor // jan 13, 2011 at 9:56 AM

    A foto é bonita, mesmo. Lembro de trabalhos de escola com essa foto, quando era criança. Um barato esse resgate da história da nossa cidade

  • 4 BAADER MEINHOF // jan 13, 2011 at 9:03 AM

    Aqueles dois pontos pretos no “céu”, na foto, seriam discos voadores ???
    Meu Deus, fui dar a idéia…pronto….dxa eu ficar quieto….

  • 5 Jaks Tôtti Rhabano // jan 13, 2011 at 7:08 AM

    o progresso chegou parou e morreu
    varginha ja era

  • 6 Levado da breca // jan 12, 2011 at 10:27 PM

    MADEIRA ADORO FOTOS ANTIGAS E ESSA DO SÉCULO 19 É FANTÁSTICA, PARABÉNS ASSIM PODEMOS ADMIRAR O QUE NAQUELA ÉPOCA SE PASSAVA.

  • 7 ET de Varginha // jan 12, 2011 at 7:28 PM

    Valeu pela foto pessoal do blog. Fazendo um paralelo na história, a atual administração de Vga também está engatinhando como a cidade à 119 anos atrás.

  • 8 Carlos Cornwall // jan 12, 2011 at 6:50 PM

    Parabéns Madeira pela postagem. Mais uma demonstração de respeito do blog pela história de Varginha, que começou há muito tempo.Isso prova também que as novas gerações e as atuais,sejam elas detentoras de poderes públicos ou privados devem preservar o que ainda resta de nossa rica história. Estamos lutando com outros cidadãos em prol da memória ferroviária e ver agora pelo blog o inicio de tudo é muito salutar.Gratas homenagens aos desbravadores daquele tempo que enxergaram na ferrovia um marco forte e contínuo do inicio do progresso da região.Pena que Furnas inundou e levou parte da história,ao tirar o trecho da estrada de ferro muzambinho ou cruzeiro/juréia ,onde se podia chegar de trem até areado/monte belo e depois continuar pela mogiana atingindo Guaxupé e interior de São Paulo. Mas ao menos em Varginha,é mais que obrigação de todos zelarem pela conservação do que restou e que diga-se de passagem vive grande momento com um fluxo de carga semanal ,fazendo desse modal logistico um orgulho de nossa terra.

  • 9 Italo // jan 12, 2011 at 6:06 PM

    Sr. Madeira, muito interessante saber dos fatos de nossa cidade. O engraçado é que houve até uma banda para marcar este dia de inauguração. Abraços

  • 10 Raiva do ET // jan 12, 2011 at 6:02 PM

    Ainda nao consigo entender como a sofia teve coragem de pintar dois pontos brancos no papel azul e mandar pra o madeira e dizer que foi ET ..Eu nao mereço

    Mi Juda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 11 flavio vieira // jan 12, 2011 at 5:25 PM

    Parabéns pela retrospectiva, espero que os detentores de poder sobre a estrada de ferro, possam ver esta foto, e sentirem a decadência em que se encontra a estrada de ferro hoje,e mais, que possam tomar providências na sua recuperação; será que o passado de prosperidade e glórias tem que ficar no passado?
    Esta linha férrea realmente não serve para nada?
    Creio eu , na minha mais sinsera ignorância , que não.

Deixe um Comentário