Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: avenida Rio Branco em 1950

janeiro 24th, 2011 · 6 Comentários

A foto, do acervo do Museu Municipal, mostra parte da avenida Rio Branco. O ano era 1950. Em primeiro plano, a praça em frente ao Cine Rio Branco, onde ficava a estátua da Deusa Vênus e o espelho d’água. Era o local do “footing”, onde as pessoas caminhavam nos finais de semana, entre uma sessão e outra de cinema. Nas décadas seguintes o espelho d’água foi transformado em “laguinho” azulejado com uma pequena ponte ligando os dois lados da praça. Era o local preferido dos estudantes para comemorar a passagem de ano letivo (a moçada literalmente tomava um banho, de uniforme e tudo). A estátua foi tombada pelo patrimônio histórico e está na Fundação Cultural (estação ferroviária). Clique na foto para ampliá-la.

Tags: Memórias de Varginha

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Celme // jan 25, 2011 at 12:19 AM

    Madeira, aquele lago, como era antigamente, com as bordas em cimento rústico, mas imitando tronco de árvore, com as estátuas da Vênus, do menininho (era Cupido?) e do pássaro, com os peixinhos vermelhos, traz lembranças antigas, de uma Varginha que não existe mais… Só nas nossas saudades!

  • 2 Mohhamed // jan 24, 2011 at 2:21 PM

    Era bem melhor do que se tornou HJ!

  • 3 MárciaM // jan 24, 2011 at 1:43 PM

    Oh, Maadeira! Por que colocar as datas em Inglês?

  • 4 Nova Visão // jan 24, 2011 at 12:25 PM

    O saudoso lago era um verdadeiro espelho ao ar livre. Quando as recatadas mocinhas estudantes dos Santos Anjos ou não, com as suas saias rodadas e frisadas, se aproximavam do lago para ver os peixinhos , os planntões de ‘cuecas’ ficavam de olho no espelho do lago para mirar os peixinhos… Bons tempos àqueles quando os “peixinhos” eram valorizados … 1 9 5 0.

  • 5 Luiz // jan 24, 2011 at 12:01 PM

    E o outro acidente com a Hornet que aconteceu na mesma rodovia meia hora depois, não tem nada sobre ele?

  • 6 Varginha antiga // jan 24, 2011 at 11:35 AM

    Parabéns por este espaço, com a recordação da nossa cidade. Me lembro da avenida Rio Branco, quando haviam aquelas árvores antigas, de copa redonda. Saudades

Deixe um Comentário