Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

MEC aponta Unis como melhor centro universitário privado de Minas

janeiro 15th, 2011 · 21 Comentários

Uma boa notícia para a cidade: o Ministério da Educação divulgou esta semana o Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, e Varginha conquista, pela primeira vez na história, o posto de referência em qualidade devido à classificação obtida pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG).

A instituição foi criada há 10 anos por uma entidade com 45 anos de história. O Unis-MG obteve o melhor resultado entre os centros universitários privados mineiros, desbancando tradicionais instituições de Belo Horizonte e de outras grandes cidades. Destaque também para a evolução significante em apenas um ano, quando ocupava o nono lugar.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o IGC classifica as instituições superiores em três grupos distintos: universidades; centros universitários; e, faculdades e institutos. Os resultados possibilitam análises comparativas de desempenho por organização acadêmica, por estados e região geográfica e por categoria administrativa (públicas e privadas). Para calcular o IGC, o MEC avalia a Instituição como um todo, desde a qualidade dos cursos, o corpo docente, a infraestrutura, o programa pedagógico.

O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). As instituições que obtiverem notas 1 e 2 ficam sob supervisão do MEC e, caso não consigam sanar as deficiências, podem ter reduzido o número de vagas oferecidas ou, em último caso, ter suspenso o recredenciamento de seus cursos.

Em relação à graduação, são considerados os resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). Neste indicador, o Unis-MG está com notas máximas para os cursos de Administração (EAD), Administração (Comércio Exterior), Biomedicina, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão de Recursos Humanos.

O Centro Universitário é parte integrante do Grupo Educacional Unis, que também conta com a Faculdade de Três Pontas (Fateps), criada em 2002, e a Faculdade de Betim (Fabe), aberta em 2007. Dentro dos mesmos critérios descritos, a Fateps atingiu 235 pontos no IGC-Contínuo, fator este que a coloca como a quarta melhor faculdade privada do Sul de Minas.

O Grupo Unis é composto por mais de 6.000 alunos, 350 professores e 300 colaboradores técnico-administrativos em 30 cursos superiores, presenciais e a distância, oferecendo titulações de bacharelado, licenciatura e tecnologia. “No ano passado, tivemos nossa pós-graduação classificada entre os melhores MBA’s da revista Você S/A. Agora, neste contexto, o Unis-MG coloca Varginha definitivamente no mapa do Ensino Superior brasileiro, pois a cada momento em que a qualidade estiver em pauta, nossa instituição será lembrada como uma referência em Minas. Por isso, é importante agradecer a toda comunidade acadêmica, a cada aluno, professor e colaborador que contribuiu para que este momento chegasse”, destaca o professor Stefano Barra Gazzola, reitor do Unis-MG. Para ele, esses foram os melhores presentes que a instituição poderia ganhar. “Apesar das comemorações que apenas iniciam, não temos este como um ponto de chegada e sim uma meta alcançada, dentro de um objetivo maior”, afirma.

O resultado no IGC não veio por acaso. Na última década, a Instituição passou por profundas mudanças administrativas e pedagógicas, modernizou a gestão, abriu novos cursos, implantou a educação a distância, a graduação tecnológica e investiu em recursos humanos e materiais. O Unis-MG ensaia um salto ainda maior com a futura cidade universitária, um novo campus em construção em Varginha que vai garantir a melhor infraestrutura física para a comunidade acadêmica. O melhor centro universitário de Minas quer ser uma referência para o Brasil.

Varginha
Com cerca de 121 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do Sul de Minas, atrás apenas de Poços de Caldas (com 151 mil hab.) e Pouso Alegre (128 mil hab.). O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, sendo Varginha um centro de industrialização e comercialização desta produção para outros mercados de consumo. Junto com o café há o leite, que é também industrializado na cidade e região. O setor terciário ocupa 53,2% do total da população economicamente ativa, o setor secundário ocupa 34,3% e o setor primário 12,5%. Varginha é a terceira maior cidade em arrecadação de ICMS do Sul de Minas, perdendo apenas para Pouso Alegre (1º) e Poços de Caldas (2º). (Assessoria de Imprensa do Unis)

Tags: Cultura · Educação

21 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Prof. Ms. Marcelo Ribeiro // fev 17, 2011 at 5:40 PM

    NOTA DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO UNIS-MG
    Em atenção ao encaminhamento recebido desta coluna eletrônica, o Centro Universitário do Sul de Minas, através da Coordenação do Curso de Administração, linha de formação em Comércio Exterior, tece as considerações que julga pertinentes.

    1. Quanto à regularidade do curso junto ao Ministério da Educação:
    O curso de Bacharelado em Administração do UNIS-MG está regularmente protocolado junto ao Ministério da Educação, tramitando o processo de Renovação de Reconhecimento de Curso sob o nº. 200903208. Em 30/06/2010, o Processo recebeu o seguinte despacho:
    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    Coordenação Geral de Fluxos e Processos da Educação Superior – CGFP
    CGFP/DESUP/SESu/MEC
    Secretaria de Educação Superior – SESu
    Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – DESUP
    Brasília – DF, 29/06/2010

    Finalizadas as análises técnicas dos documentos apresentados pela Instituição interessada – Projeto Pedagógico do Curso e comprovação da disponibilidade do imóvel para a oferta do curso – conclui–se que o presente Processo atende satisfatoriamente as exigências de instrução processual estabelecidas para a fase de análise documental pelo Decreto n. 5.773/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto n. 6.303/2007, e a
    Portaria MEC n. 40/2007.

    A consulta pública pode ser realizada através do site http://emec.mec.gov.br/ (aba CONSULTAR CADASTRO).
    Como o Grupo Educacional UNIS oferta outros cursos de Administração (em EAD e na Faculdade Três Pontas) ao realizar a consulta, verifica-se mais de um registro. Nesse acesso, o curso recebeu o código 63344, como se vê abaixo:
    DETALHES DO CURSO – (63344) Bacharelado em ADMINISTRAÇÃO
    (Código) Grau: (63344) Bacharelado em ADMINISTRAÇÃO
    Modalidade: Educação Presencial
    Data de início do funcionamento do curso: 01/08/2001 Periodicidade (Integralização) Semestral (8)
    Carga horária mínima: 3000 horas Vagas Totais Anuais: Noturno:120
    Coordenador: MARCELO RIBEIRO SILVA

    O Curso foi reconhecido pelo Decreto Estadual s/n de 04/04/2005 (publicado no D.O.M.G em 05/04/2005) , por cinco anos.
    Em 2010, ano da renovação do reconhecimento, o UNIS-MG já havia migrado para o Sistema Federal de Ensino , razão pela qual a renovação ocorreria pelo Ministério da Educação.
    Nesse sentido, esclarecemos, de acordo com a Nova Nota Técnica postada no site do INEP, em substituição à primeira, do dia 18 de janeiro (abaixo), que o curso de Bacharelado em Administração do UNIS-MG dispensado de visita in loco, uma vez que obteve nota 5 no último ENADE.
    Nova Nota Técnica postada no site do INEP, em substituição à primeira, do dia 18 de janeiro, sem qualquer referência sobre tratar-se de outra Nota Técnica.

    NOTA TÉCNICA

    AVALIAÇÃO DE CURSOS E INSTITUIÇÕES NO CICLO AVALIATIVO, COMO REFERENCIAL PARA OS PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO E RECREDENCIAMENTO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES

    1. Introdução

    A presente Nota Técnica trata do prazo e procedimentos para a apresentação de justificativa no e-MEC e solicitação de avaliação in loco de Cursos de Graduação e Instituições de Educação Superior (IES) no ciclo avaliativo, conforme resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2009 e os resultados do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do ano de 2009 publicados no D.O.U. nº 22, Seção I, de 1º de fevereiro de 2011, como referencial para processos de renovação de reconhecimento e recredenciamento definidos na Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007(*), consolidada no D.O.U. nº 249, de 29 de dezembro de 2010.

    2. Prazo e procedimentos a serem observados pelas IES

    2.1. Prazo

    2.1.1. Os cursos já reconhecidos que realizaram o ENADE 2009 e ficaram sem Conceito Preliminar de Curso (CPC) deverão requerer renovação de reconhecimento no prazo de até 30 (trinta) dias da publicação no D.O.U. dos indicadores das grandes áreas correlatas do ENADE 2009, a partir de 1º de fevereiro de 2011.

    2.1.2. Os cursos já reconhecidos com CPC insatisfatório (1 ou 2), em qualquer dos anos do ciclo, deverão requerer no e-MEC, renovação de reconhecimento, no prazo de até 30 (trinta) dias da publicação no D.O.U. dos indicadores das grandes áreas correlatas do ENADE 2009, a partir de 1º de fevereiro de 2011.

    2.1.3. Os cursos já reconhecidos com CPC 3 ou 4 deverão requer renovação de reconhecimento no e-MEC. Os cursos já reconhecidos que optarem no e-MEC pela avaliação in loco, no prazo de até 30 (trinta) dias da publicação no D.O.U. dos indicadores das grandes áreas correlatas do ENADE 2009, a partir de 1º de fevereiro de 2011, serão avaliados.

    2.1.4. Os cursos já reconhecidos com CPC 5 estão dispensados da avaliação in loco, e terão o prazo de até 30 (trinta) dias da publicação no D.O.U. dos indicadores das grandes áreas correlatas do ENADE 2009 a partir de 1º de fevereiro de 2011, para a abertura de processo para o ato autorizativo a ser emitido pela respectiva Secretaria Reguladora.

    2.1.5 As instituições com IGC insatisfatório (1 ou 2), em qualquer dos anos do ciclo, deverão requerer no e-MEC, recredenciamento, no prazo de até 30 (trinta) dias da publicação no D.O.U. a partir de 1º de fevereiro de 2011.2.2.

    Procedimentos

    […]

    2.2.3 Cursos com CPC 5:

    * Os cursos que obtiveram CPC 5 terão os seus processos encaminhados à Secretaria Reguladora, para expedição da Portaria de renovação de reconhecimento.

    Brasília, 9 de fevereiro de 2011.

    2. Quanto à linha de formação, do Curso de Bacharelado em Administração do UNIS.

    A Resolução CNE/CES 04/2005 , que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, não permite a ocorrência de HABILITAÇÕES nos cursos de Administração. Todavia, estabelece orientações sobre a organização curricular, como se vê no art. 5º da citada norma:
    Art. 5º Os cursos de graduação em Administração deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos seguintes campos interligados de formação:
    I – Conteúdos de Formação Básica: […]
    II – Conteúdos de Formação Profissional:[…]

    III – Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias:[…]; e
    IV – Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter
    transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

    É com base na prerrogativa do inciso IV que o UNIS-MG permitiu uma linha de formação na área de Comércio Exterior divulgando esse aspecto como sendo um diferencial do curso (o que realmente o é).

    Não é obrigatório que a Instituição tenha esse acréscimo na Matriz: pode, pois, oferecer um curso de Administração apenas com conteúdos rasos e básicos. Essa, entretanto, não foi a opção do UNIS, que viu no Comércio Exterior uma área relevante para os alunos que se formam em Varginha.

    Sendo o que nos foi solicitado esclarecer, permanecemos à disposição.

    Cordialmente.

    Prof. Ms. Marcelo Ribeiro
    Coordenador do Curso de Administração
    (Linha de formação em Comércio Exterior)

  • 2 Mulan // jan 20, 2011 at 9:57 AM

    Isso que dá usar blusa da Coca… Fazer propaganda de graça… sai fora!
    Pior que nem é de graça! Tenho certeza que o Fernado pagou pra usar akilo.
    Nussss

  • 3 // jan 19, 2011 at 4:23 PM

    Olha o Famoso Fernandinho COCA-COLA ai na foto!

  • 4 Mohhamed // jan 19, 2011 at 4:16 PM

    Madeira,
    Fiquei sabendo que o Curso de ADM COMEX do unis, não está sendo aprovado pelo MEC.
    O que está acontecendo é que os alunos estão saindo com reconhecimento somente com o bacharelado em ADM, e não com ênfase em COMEX. Fiquei sabendo pela 5ª pessoa já, mais o unis não soube falar sobre isso. uma vez, que não seria jogo para eles divulgarem isso. Pois o Curso de ADM da Faceca está 100%, e até mais barato que o do UNIS.
    Por favor, esclareça para todos.

  • 5 cidadão - o verdadeiro // jan 19, 2011 at 8:55 AM

    o que? UNINCOR melhor do que UNIFENAS e FADIVA????????????????? kkkkkkkk
    piada, ne?

  • 6 Afonso Henrique // jan 18, 2011 at 11:42 PM

    Depois de olhar o ranking eu não resisto em fazer uma observação.
    A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora de Sion, da vizinha cidade de Campanha, ocupa o 117º lugar no ranking, bem a frente do Unis. Parabéns a eles também!
    Quem diria heim prof. Gazzola?
    Para aqueles que não entenderam nada, ou seja, todo mundo, a referida faculdade era o “patinho feio” dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais e durante um período ficou sob “intervenção” da Fepesmig.
    É… os tempos mudam!

  • 7 Afonso Henrique // jan 18, 2011 at 11:05 PM

    O Unis (nome fantasia) só tem 10 anos. A Mantenedora, Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, tem 45 anos, salvo engano.
    Parabéns a todos, na pessoa do Magnífico Reitor prof. Stéfano Barra Gazzola.
    E que não sejam esquecidos aqueles que mourejaram por lá em épocas remotas e mantiveram a Instituição de pé, permitindo que o prof. Gazzola fizesse seu fantástico trabalho.
    A memoria costuma ser curta e as novas gerações não fazem idéia do que já se passou por lá. Um dia ainda vou escrever um livro sobre isso.

  • 8 Vuvuzela // jan 18, 2011 at 9:18 PM

    Como sou da época q ainda era FAFI, posso dizer q tive excelentes mestres lá: Stefanno, Monsenhor Domingos, João Carlos entre tantos outros …( até o Italo era muito bom…rsrs)
    Se a instituição melhorou como dizem, é resultado de toda uma equipe.
    Agora… ao coleguinha aí de cima q estuda na instituição, está no ultimo período e não sabe quem é o Stefanno, pergunto:

    Tem certeza q vai se formar no UNIS???rsrsrsrs Não errou de faculdade não???rsrsrs
    Na boa coleguinha…acho q tu ta dormindo no ponto viu…

  • 9 Vitor // jan 18, 2011 at 11:01 AM

    Pessoal,
    pelo link que vc enviou, nesta classificação proposta pelo IG incluindo as Universidades, Centros Universitários e Faculdades de todo Brasil, a classificação da nossa região seria:
    1º Unis
    2º Fateps (Faculdade Três Pontas)
    3º Faceca
    4º Univas
    5º Unincor
    6º Unifenas
    7º Fadiva.

    Ixi, e olha que esse Unis só tem dez anos.

  • 10 Francisco Pereira // jan 18, 2011 at 10:55 AM

    Somente para esclarecimento das dúvidas dos leitores deste blog, conforme está detalhado na matéria, o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC classifica as instituições de ensino superior (IES) em três categorias: 1º – universidades; 2º – centros universitários; e, 3º – faculdades e institutos. Não é uma divisão que separa melhores de piores e sim modelos de IES. As IES também são classificadas em públicas e privadas. Na categoria CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO e na unidade federativa de MINAS GERAIS, o Unis-MG obteve o melhor IGC. Isso é um fato. Contra fatos, não há argumentos. No ano passado, por exemplo, o Unis-MG divulgou que obteve o nono lugar entre os centros universitários privados mineiros, sendo o segundo do sul do estado. À época, ninguém criticou o desempenho da Instituição. Sou ex-aluno de graduação e pós-graduação, acompanho a evolução do Unis-MG há 12 anos e posso afirmar que, hoje, o Grupo Educacional Unis é uma referência de qualidade. Parabéns a todos!

  • 11 Aff // jan 17, 2011 at 9:56 PM

    Parabéns ao Unis, só quem estudou lá como eu sabe o quanto é uma ótima instituição. Só acho que esta na hora de melhorar o processo seletivo pois tive muitos colegas que não sabia fazer um simples calculo de multiplicação!

  • 12 . // jan 17, 2011 at 7:11 PM

    Eu acho melhor agradecer os alunos, eles sim sao responsaveis por istona minha sala pr exemplo eu nem sei quem e este tal de Estefano e Guedes. e olha que eu formo este ano teve foi pressao dos cordenadores pra nos respondermos os questionarios do mec verdade seja dita doa a quem doer.

  • 13 Maria G.M. // jan 17, 2011 at 5:32 PM

    IGC 258, IGC Faixa 3. 309º lugar

    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/consulte+o+ranking+das+instituicoes+de+ensino+superior/n1237951159723.html

    Ah, entendi!! É o melhor Centro Universitário.
    Antes vem as faculdades, aos universidades, tudo uma questão de nomenclatura e redação.

  • 14 Euzinha // jan 17, 2011 at 2:43 PM

    Como ficamos sabendo as notas das demais faculdades de Varginha??

  • 15 Varginhense // jan 17, 2011 at 12:41 PM

    Concordo contigo Jorge Miranda

  • 16 jorge miranda // jan 16, 2011 at 11:19 AM

    imagina a outras entao… é o fim da educação no brasil!!!!!!!

  • 17 juca pitanga // jan 16, 2011 at 12:27 AM

    Isto é fruto de um trabalho arduo, incessante e comprometido com a qualidade.
    Parabéns.

  • 18 duardao // jan 15, 2011 at 4:14 PM

    O prof. Stefano foi meu companheiro de escola quando ainda andávamos de calças curtas, depois de muito tempo foi meu professor na FAFI. Um dia me recebeu em sua sala no UNIS, demonstrou também ser humilde. Quando questionei a quantidade de homenagens afixada na parede, me respondeu: Acho que não mereci metade delas. Parabéns. Quanto a ser candidato a prefeito, espero que se lembre o seu “passado politico” e tudo que passou e decline desta possibilidade.

  • 19 ET de Varginha // jan 15, 2011 at 2:03 PM

    No que não depende da nossa prefeitura e de sua atual administração, Varginha e seus empresários são perfeitos!!! Òtimo, ótimo, ótimo. Parabéns aos dirigentes e todos da UNIS.

  • 20 Regis // jan 15, 2011 at 11:36 AM

    Quero aqui Parabenizar o Mgnifico Reitor e toda sua Equipe, pelo exemplar trabalho frente ao Unis, e tambem fazer um Apelo ao Magno, por favor salve Varginha, saindo candidato a Prefeito de Varginha, desde já conte com meu apoio.Mostre ao povo oque é Administrar com seriedade e Competência.

  • 21 VC // jan 15, 2011 at 10:07 AM

    Está na hora do Unis ampliar seus horizontes aqui para as bandas de Pouso Alegre, seria muito bem vinda, juntando se a Univás, FDSM, Católica, Inapós, Faculdades COC e ASMEC.

Deixe um Comentário