Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Empreendedor varginhense ganha força com união: prazo de pagamento da guia sindical vence em 31 de janeiro

janeiro 17th, 2011 · Sem comentários

Em seu segundo ano atuante em Varginha, o Sindicato do Comércio Varejista – Sindvar – ainda tem como desafio a conscientização do empresário local sobre a importância em participar, e contribuir, com o sindicato patronal. “Sempre reforçamos que, quando o empreendedor paga a guia sindical ele ganha ‘voz e vez’ para melhorar sua classe, dentro do mercado. Buscando no diálogo o caminho para o desenvolvimento econômico de sua empresa, dentro do nosso município”, informa o presidente do Sindvar, Aureliano Zanon Alves.

Na fala do presidente nota-se o recorte: o desenvolvimento acontece dentro do “nosso município”. Isso porque com o sindicato, representando a classe patronal, as negociações de salário e horários especiais do comércio são realizadas em Varginha. Não mais como antes, quando essas conversas aconteciam em âmbito estadual pela Federação do Comércio. “Antes do sindicato, 75% do valor da contribuição sindical recolhida no município era destinados à Federação do Comércio. Hoje, 60% permanecem no município e apenas 15% vão para entidade em Belo Horizonte, que representa também todas as áreas, nas quais não existem sindicatos locais. Lembrando que, a Fecomércio é a Federação onde o Sindvar está conveniado, e tem nesta uma grande parceira para suas ações”, completa.

O Sindvar abrange todas as empresas do comércio varejista da cidade, excluindo apenas empresas dos segmentos de farmácias, concessionárias e distribuidoras de veículos. Dados da Fecomércio informam, atualmente, que existem mais de dois mil registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ – em Varginha. Porém, ainda não são todas as que conhecem os serviços e os benefícios do sindicato.

Toda a legalidade, por trás das funções do Sindvar, faz com que a entidade seja um importante representante do empresário varginhense. “Ele [o sindicato] ainda é recente no município, ainda estamos criando os cadastros de controle, não só para computarmos o desenvolvimento do comércio como também para analisar as fontes de evolução. Mas, um fato é que o empresário com visão deve procurar na coletividade e na sua representação o caminho para o seu crescimento”, finaliza o presidente do Sindvar.

Confira na tabela como é feita a distribuição do valor da Contribuição Sindical

 

Tags: Economia · Informe publicitário

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário