Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Codeva realiza terceira colônia de férias acessível

janeiro 20th, 2011 · 22 Comentários

Termina hoje (20) a 3ª Colônia de Férias Acessível do Codeva (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha). A colônia de férias é realizada no VTC e Pólo de Atendimento do Professor. Clique nas foto para ampliá-las e abaixo para ler mais.

Colônia de Férias do Codeva em 2010 - foto: divulgação

Colônia de Férias do Codeva em 2010 - foto: divulgação

Crianças com e sem deficiência realizam atividades como dança e brincadeiras com bolas, bambolês, colchonetes, cordas, peteca, tênis de mesa e sessão cine pipoca. O objetivo é oferecer mais diversão paras as férias das crianças. A 3ª Colônia de Férias tem apoio da Prefeitura de Varginha, Polo Regional de Atendimento ao Professor, UNIS-MG, Projeto Canto da Praça, WEspanha Comunicação Inteligente e CAS – Centro de Apoio ao Surdo. O patrocínio é da Plascar e Autotrans.

Tags: Lazer · Responsabilidade social · Saúde

22 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Anônimo // jul 17, 2011 at 5:31 PM

    Gente,eu sempre participo dessas colônias desde a segunda colônia de férias agora vai ter a quarta colônia de férias em varginha-mg dias 19,20,21 e 22(vai ser 4 dias eba)!

  • 2 Silvana // jan 21, 2011 at 5:17 PM

    Com certeza o trabalho do Codeva é muito bom, e poderia ser melhor se não deixasse certos politicos se tornarem donos do conselho, e ficarem tirando vantagem eleitoral, do que deveria ser atribuição natural.

  • 3 Para a Magna // jan 21, 2011 at 12:09 PM

    Concordo. O Eduardo Ottoni tem uma história já registrada em Varginha. Não precisa se arvorar no agrado a todos. Ele tem, na altura de sua trajetória política, a oportunidade de apontar o que acredita ser correto e errado em nossa cidade. Com sua experiência, poderia ajudar a mostrar soluções para os problemas de Varginha. E não ficar apenas (com o perdão da palavra) puxando o saco alheio.

  • 4 Milton // jan 21, 2011 at 12:07 PM

    Se existe um trabalho que deveria ser alvo apenas de elogios é o Codeva. Meus cumprimentos ao Bruzi e sua equipe. Não deixem a política mudar os rumos de sua atuação. Parabéns!

  • 5 Bruzi // jan 21, 2011 at 9:26 AM

    Para informação ao Mulan a Colônia de Férias foi realizada com a presença de “pessoas com deficiência” e “pessoas sem deficiência”. Isso é a verdadeira “INCLUSÂO”. Onde todos convivem sem distinção. O CODEVA nunca excluiu ninguém, inclusive temos diversos conselheiros e colaboradores que não são deficientes.

  • 6 Bruzi // jan 21, 2011 at 9:12 AM

    Desculpem o “LASER”: é “LAZER”.
    O CODEVA também é cultura…

  • 7 Bruzi // jan 21, 2011 at 8:50 AM

    Gostaria de informar que o VARGINHA ACESSIVEL não é apenas uma Colônia de Férias. Veja o que é:
    – Diversas vagas para veiculos
    – 15 onibus adaptados
    – Adaptação da Câmara Municipal
    – Elevador na Prefeitura
    – 3 Vans sistema porta-porta – mais de 150 pessoas atendidas por dia
    – Gratuidade em transporte coletivo
    O objetivo do CODEVA é conscientizar a população e tirar essas pessoas de casa e proporcionar a elas o “DIREITO” de uma vida normal, inclusive com laser.
    Isso é a verdadeira “INCLUSÂO”, onde todos ocupam o mesmo espaço, entram pela mesma porta e etc.
    Informo ainda que o projeto para tirar as mesas das calçadas já está na Câmara para votação.
    As nossas reuniões são abertas para toda população e estamos abertos, principalmente para criticas, desde que elas nos ajudem a melhorar a “qualidade de vida” das pessoas com deficiência.

  • 8 Magna // jan 21, 2011 at 8:31 AM

    Sempre que posso acompanho as noticias e opiniões do blog, gostaria de colocar uma observação pessoal,respeito o senhor Eduardo Otoni muito inclusive já votei nele, mas acho estranho pois em todos os momentos que ele se manifesta somente elogia tudo. Se fala dos buracos na cidade ele elogia o secretario, se fala da fala da falta de medico ele elogia os médicos. Acredito que com a experiência que tem e sua capacidade poderia opinar de modo a contribuir mais com as manifestações neste blog e não somente falar: que o fulano é bom , inteligente, bonito etc.

  • 9 Laís // jan 21, 2011 at 12:17 AM

    Parabéns ao Matheus, Francisco, Paulo, Lucas… a galera que brincou a tarde inteira lá com a criançada!

  • 10 cidadao // jan 20, 2011 at 11:48 PM

    reforço o pacificador. Te conheço e sei que sua intenção não é ajudar, mas sim arrumar brechas para poder polemizar. Se bem que polemizar faz parte, criticar, mas conheço bem a raça de insatisfeito que não tem competência para conquistar seu espaço e fica por ai espalhando. E ai o CODEVA pode contar contigo???????????

  • 11 // jan 20, 2011 at 4:12 PM

    Olha nosso amigo Verdadeiro ai! tinha sumido!
    não esqueci de você não..PS!
    2010 Acabou, 2011 vem aê, depois vem 2012 e tudo termina em pizza.

    olha o link aê:
    http://www.blogdomadeira.com.br/voce-reporter/voce-reporter-zoologico-de-varginha-2/

  • 12 PACIFICADOR // jan 20, 2011 at 4:04 PM

    Gostaria de dar os parabéns ao CODEVA e dizer aos leitores do blog que deixaram seus comentários acima que toda opinião é válida e inclusive dizer especialmente ao MULAN que é de pessoas assim que o CODEVA também precisa, pessoa de idéias novas e acredito que o CODEVA está de portas esperando pela participação dele, perdendo um pouco de tempo em algumas reuniões e atividades que pessoas que fazem parte como o Bruzi, Dr Paulo do MIn.Trabalho, Serginho Japonês, Neide e etc….Porque o intuito de todos é com certeza ajudar e o trabalho é difícil. E então Mulan o CODEVA pode contar contigo?????

  • 13 // jan 20, 2011 at 12:56 PM

    Primeiramente, gostaria agradecer o pessoal pela idéia e dizer que pessoas portadores de necessidades especiais, saem as ruas todos os dias, não só quando estão de férias. Eu tive a maturidade e respeito de ler todos os comentários acima.
    Entendi a opinião de todos.
    Pelo contrario de nosso grande amigo cidadão, levei muito em conta o que a leitora (o) nunca se sabe né…. “Mulan” escreveu acima. Está coberta de razão, o projeto poderia se estender em: Motoristas, temos pedestre na rua, muitos deles portadores de necessidade, muitos deles não conseguem correr para atravessar a rua, pois os carros parecem que estão no circuito de corrida. Ou, donos de bares, por favor, tirem os bancos do passeio temos crianças, jovens e adultos querendo passar.
    Infelizmente, pessoas com justamente “Espírito de Porco” não sabem entender e interpretar os assuntos abordados aqui. Mais sentar no bar um sábado a noite, justamente naquelas cadeiras que dificultam o andar dos pedestres, todo mundo é “expert” ( perito, técnico, especialista), quando todos estão com seus amigos, familiares ou afins, a realidade é bem clara: Não estão nem aí!. Ou parar o carro no meio da rua, enquanto um (a) senhora está passando e começar a esbravejar querendo que saia da rua logo, todo mundo sabe. É muito fácil aportar os erros, os defeitos e falhas. Mais é muito mais feio, ficar “PS” em público. Aposto que esse leitorzinho intitulado “ Cidadão”, quis mostrar a todos que não tem escarpas na língua e decidiu xingar de mula o leitor(a) que lê o mesmo jornal que ele e tem coragem pra falar o que ele e muitos não tem coragem e falar, e assim vêem alguém dando opinião sobre um projeto sobre acessibilidade, ou respeito que temos que ter, ficou queimadinho. Cidadania se aprende em casa. Ser cidadão é respeitar a opinião dos outros. Saber Ouvir primeiramente ou ler, depois falar. Esse é o segredo daqueles que foram felizes.

  • 14 Mulan // jan 20, 2011 at 12:33 PM

    perdão pelos “maravilhoso (a)” tão repetitivos

  • 15 eduardo ottoni // jan 20, 2011 at 12:09 PM

    Esse BRUZIGUESI é demais … Grande de coração, de inteligência de determinação, de amor ao próximo, de vivência efetiva e real dos ensinamentos do nosso Cristo, de cidadania, enfim, se fosse aqui registrar o quanto essa pessoa – BRUZI – possui de grandeza ocuparia todo esse blog. Exemplo de vida e de superação das dificuldades é um lutador incansável por todos nós que temos alguma deficiência. Parabéns por mais essa colonia de ferias organizada com tanto esmero e carinho. DEUS continue a lhe dar e aumentar o seu ânimo, Bruzi. Grande e respeitoso abraço.

  • 16 Mulan // jan 20, 2011 at 11:47 AM

    Querido cidadão,
    Não estava falando mal do trabalho do CODEVA, mas se a prefeitura dessa nossa maravilhosa cidade não acolher essas pessoas como deviam vai ser isso mesmo. Caso não saiba, o UNIS em parceria com a prefeitura, elaborou alguns projetos nessas áreas citadas acima. Você certamente viu várias dessas obras feitas, né? Te deram um óculos maravilhoso para ver esses projetos prontos. Vai falar que não é verdade que “Varginha Acessível deveria significar INCLUSÃO” e isso que aconteceu não foi uma exclusão????
    A intensão é maravilhosa, apenas critico a falta de atenção dada a esses portadores de necessidades especiais. Por acaso eles só vivem em época de férias?
    P. S. do Coruja

  • 17 cidadao // jan 20, 2011 at 11:24 AM

    O senhor do comentário acima, será mula? Valeu Senhor Maioral de certo você deve ser um cidadão bastante atuante na cidade de Varginha, deve estar muito oculpado em atividades sociais, por isso parabéns pelos seus feitos. Agora esses serviço do CODEVA deve ser bem pequeno perto do que você faz. Sempre tem os espiritos de porco, ou então alguns de mal com a vida, para querer criticar, mas é bom saber que tem gente incomodada, pois que é assim é porque não dá conta de fazer igual e então precisa rebaixar o trabalho dos outros. Parabéns Bruzi, eu sei que você e os demais membros fazem muito mais que gincana.

  • 18 Mulan // jan 20, 2011 at 10:59 AM

    Muito bem, mas pensei que ” Varginha acesível” seria para deixar a cidade de Varginha Acessível e não fazer atividades exclusivas para eles.
    A Acessibilidade deve estar presente em todos os momentos da vida dessas pessoas, ou seja, ao passear na praça, ao pegar um ônibus, ao ir ao teatro, rodoviária, ao precisar ir a um prédio público (não somente a câmara de vereadores), enfim, ela precisa se sentir integrante da comunidade varginhense.
    Agora, pelo visto, o Varginha acessível é só para unir essas pessoas com atividades próprias… já pensaram se elas se sentem mais diferentes assim?
    Varginha Acessível deveria significar INCLUSÃO

  • 19 Verdadeiro // jan 20, 2011 at 10:11 AM

    Louvável a iniciativa, parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho, temos sempre que reconhecer esse tipo de trabalho.

  • 20 Parabéns // jan 20, 2011 at 9:15 AM

    Bruzi, você é o Bruguizessi presidente do Codeva? Se for, meus parabéns pela condução do conselho e pelas atividades realizadas. Acompanho sempre aqui no blog. A cidade precisa apoiar ONG’s, para a realização correta de eventos que atendam as comunidades assistidas por essas instituições.

  • 21 Critiane Souza // jan 20, 2011 at 8:49 AM

    Mais uma vez o CODEVA está de parabéns pela iniciativa e por trabalhar com tanta garra e amor para promover a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência! Parabéns Bruzi!

  • 22 Bruzi // jan 20, 2011 at 8:20 AM

    Essa Colônia de Férias Acessivel já faz parte do projeto “IV Varginha Acessivel” e é um exemplo vivo da verdadeira “inclusão e melhoria da qualidade de vida” das pessoas com deficiência de Varginha. A luta pelos direitos das pessoas com deficiência continua mais forte ainda em 2011 e necessitamos do apoio de todos para ampliarmos esse trabalho em favor dessa classe.

Deixe um Comentário