Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Universitários participam de projeto interdisciplinar

dezembro 8th, 2010 · 2 Comentários

Os estudantes, Hugo e Lucas, da equipe SYNC Sistemas de Ensino Ltda., testam o software desenvolvido para a Clínica do UNIS-MG André Silva Rosa, especial para o blog.

Desde 2002 a Clínica do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), instalada em Varginha, funciona para complementar a vida acadêmica dos estudantes e contribui com a comunidade. O local é oportunidade para realização de estágios supervisionados e presta atendimento gratuito à população. Inicialmente, o projeto integrava estudantes dos cursos de Fisioterapia e Nutrição. Mas nos últimos anos ampliou seu leque e universitários de Enfermagem, Serviço Social, Biomedicina, Educação Física e Ciência da Computação também têm oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas na sala de aula.

E foi essa oportunidade que uma equipe do 6º período do curso de Ciência da Computação aproveitou. Eles se formam em 2011. E como exigência para conclusão do curso, todos devem realizar um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC). A partir disso, os estudantes Alan da Silva, Marlon Hugo Rodrigues, Wesley de Carvalho, Ericka Lucchesi e Tonia Dias, não perderam tempo. Montaram uma empresa fictícia e colocaram em prática a atividade que envolve pelo menos cinco disciplinas do curso.

Segundo Alan, um dos integrantes do grupo, “o PIC é um trabalho acadêmico que oportuniza aos estudantes a simulação da prática que o mercado vai exigir dos profissionais no futuro. Para isso, ele aplica todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula em um projeto concreto”. O trabalho desenvolvido pela equipe envolve as disciplinas de Fundamentos da Computação, Tecnologia da Computação, Matemática, Ciências Básicas, Eletrônica e Contexto Social e Profissional.

A empresa “SYNC Sistemas e Ensino Ltda.” entrou na clínica com a missão de colocar em funcionamento um software. O programa desenvolvido pelo grupo permite aos estudantes dos cursos da área de Saúde maior controle dos atendimentos prestados. Sua plataforma oferece opções para cadastro de pacientes, agendamento de dias e horários e controle da fila de espera. Opções disponibilizadas com objetivo de melhorar e tornar mais eficiente o desempenho da clínica.

A clínica modelo amplia sua capacidade a cada ano. Em 2008 foram realizados mais de 7.500 atendimentos e 2.373 pessoas foram vacinadas contra a Rubéola. No ano seguinte, os atendimentos passaram da casa dos 10 mil. E este ano, com a diversificação dos serviços prestados, o número de atendimentos deve aumentar ainda mais. Bom para estudantes interessados em vivenciar na prática os conteúdos, como os da equipe SYNC. Na opinião geral do grupo, “atividades curriculares contam muito. E o trabalho ajudou na interação entre os profissionais da área de Saúde e da área da Computação. Para eles, momentos assim é que proporcionam a aplicação do conhecimento teórico que recebem em sala e, ao mesmo, ajudam a comunidade”.

Tags: Educação

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lucas // dez 9, 2010 at 8:32 AM

    Queria agradecer, o 6º periodo Ciências da Computação, pelo fantastico software. Tenham certeza que muitas e muitas pessoas serão beneficiadas pelo trabalho de vocês. PARABENS

  • 2 Alan da Silva // dez 8, 2010 at 10:17 AM

    Queria agradecer em nome de toda a equipe, pela publicação dessa matéria, nesse conceituado Blog.
    Ficou ótima a matéria!
    Marcus Madeira, muito obrigado!

Deixe um Comentário