Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Seminário discute aspectos legais e sociais do bullying

dezembro 3rd, 2010 · 3 Comentários

Advogados e uma psicanalista abordaram o tema bullying (agressão repetida a uma ou mais pessoas, mais comum em ambiente escolar) na manhã de hoje (3/12). O seminário foi realizado na Associação Médica de Varginha. O vereador Armando Fortunato (PSB) apresentou o projeto de lei que disciplina o assunto nas escolas públicas de Varginha. Clique nas fotos para ampliá-las. Entre os pontos, o projeto de lei obriga o Município a realizar ações preventivas como, por exemplo, participar de seminários como esse, para ampliar o conhecimento de seus educadores e aperfeiçoar o atendimento aos alunos. O projeto tramita na câmara e será votado no próximo ano.

O advogado Carlos Sérgio Cornwall elencou particularidades legais do bullying. Mas também falou de temas relativos ao assunto, como inteligência motivacional e um tema que vem sendo utilizado atualmente, a Felicidade Interna Bruta (FIB).

A psicanalista Maria de Fátima Monnerat Chaves abordou o assunto de uma forma inesperada. Além de analisar a condição da vítima, também abordou o que leva o agressor a praticar o bullying. Foi uma palestra extremamente rica em informações úteis para os educadores presentes.

Depois do intervalo, foi realizada uma mesa redonda em que todos falaram um pouco do trabalho realizado em sua escola/faculdade/empresa. E também fizeram perguntas para os palestrantes.

Ao final, ficou decidido que o blog vai criar um link para continuar a discussão sobre o assunto. O webdesigner Paulo Beneton, que teve a ideia de realizar o seminário, vai postar os vídeos no blog, para o público ter acesso. Participaram professores, supervisoras e educadoras de escolas públicas e particulares de Varginha, além de representantes da Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Saúde e a assessora de Imprensa da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), Daniela Cazelato Amorim. O seminário foi realizado pelo Blog do Madeira e Jornal Folha de Varginha, com apoio da Associação Médica de Varginha.

Leia amanhã a matéria completa da repórter Julliene Coelho.

Tags: Educação

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 jose bento souza vasconcellos dos santos // dez 10, 2010 at 8:43 AM

    segue o link para a leitura do novo livro de Ana Beatriz Barbosa (Mentes perigosas) sobre bullying :

    http://bit.ly/e4Cqx0

    abraços

  • 2 Flor // dez 3, 2010 at 10:51 PM

    Pode parecer estranho, mas o bullying não tão comum somente nas escolas. Em empresas também. Com o objetivo acelerado em superar metas a cada dia/mês, funcionarios estão sujeitos o tempo todo a este tipo de agressão. Inclusive, quem não cumpre as metas ou mesmo comete até pequenos erros, são acometidos desse tipo de agressão verbal, comportamental, uma vez que sofrem desprezos; sujeitos, inclusive a pagar com “prendas” idiotas por não concluir o relatório do mês.

  • 3 Boca no Trombone // dez 3, 2010 at 6:04 PM

    Estou completando 45 anos nos próximos dias e lembro-me que quando tinha 06 anos, na escola os demais colegas me chamavam de gordo, bolão, etc. Vamos usar a matemática. 45 – 6 = 39 , ou seja desde que o mundo e mundo ou pelo menos desde 39 anos atrás a sociedade já é assim. Por que somente agora se dá tanta atenção a esta situação, ou invés de se discutir novas formas de educação e principalmente, formas de se gerar emprego para toda esta população que esta entrando no mercado de trabalho.Não quero desmerecimento a iniciativa, mas perdão , acho que existem temas que merecem uma atenção maior da sociedade. Algum dos que estavam la presente ja discutiu sobre a incidência do crack na juventude e uma forma de minimizar esta situação? fica ai o meu alerta.

Deixe um Comentário