Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

PIG – o Partido da Imprensa Golpista

dezembro 11th, 2010 · 15 Comentários

Otaviano Lage falou da alcunha imposta pelo Partido dos Trabalhadores à imprensa que criticava o governo. “Foi uma forma pejorativa com que foi alcunhada a chamada ‘imprensa burguesa’. Quando a Veja falava da Dilma, a revista não prestava. Mas quando era lembrada pelas capas contra FHC, era absolutamente correta. Pau que bate em Chico, também bate em Francisco”.

O governo, ao reclamar da “PIG”, se esqueceu de que: “a coesão de uma classe é resultante de interesses comunis evidentes e não de acordos secretos ou de conspiradores” (Enzensberger).

Otaviano também contou uma passagem curiosa que ele vivenciou, durante a ditadura. “Quando descobrimos que o censor lia só o primeiro e o último parágrafo, colocávamos a notícia que interessava no meio do texto´”.

Tags: Geral

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 José Leonel // dez 13, 2010 at 11:44 PM

    Madeira, você não publicou o meu comentário.
    E o jornalismo, aonde fica?

  • 2 José Leonel // dez 13, 2010 at 3:27 PM

    Meu caro Otaviano, o termo PIG, como atestam o Duardão e o Leandro, não foi criado pelo Partido dos Trabalhadores. Grave equívoco, companheiro! Foi criado mesmo, pelo grande, corajoso e insubmisso jornalista Paulo Henrique Amorim, embora eu não tenha certeza de que foi ele mesmo que cunhou o termo.
    Depois da última campanha eleitoral, nobre companheiro, só não viu quem não quis, o golpismo da “velha mídia”, incomodada com a democratização dos meios de comunicação, dominados no Brasil até hoje, por quatro famílias, a saber: os Mesquita, os Civita, os Frias e os Marinho.
    Como diz o PHA, ‘lei de los medios’ neles. Vamos acabar com a farra, gente!

  • 3 Leandro/Campinas // dez 13, 2010 at 3:02 PM

    Para entenderem melhor sobre esta manipulação vejam o documentário feito pela BBC – Muito alem do Cidadao KANE (1993) sobre uma emissora brasileira no link abaixo.

    Vale a pena ver!!!

    Link: http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

  • 4 Verdadeiro // dez 13, 2010 at 9:07 AM

    Uma pequena demonstração do que é o PIG

    http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/folha-quem-reduziu-a-pobreza-mesmo-foi-o-regime-militar.html

    princípios e ética passam longe dessas redações

  • 5 Cidadão // dez 13, 2010 at 8:37 AM

    Leandro/Campinas // Dec 11, 2010 at 6:00 pm

    Eu gosto mais desse blog aqui Leandro. Será que eu tenho algum interesse escuso de algum partido ou sou membro da imprensa golpista por causa disso?

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

  • 6 Cidadão // dez 13, 2010 at 8:37 AM

    Leandro/Campinas // Dec 11, 2010 at 6:00 pm

    Eu gosto mais desse blog aqui Leandra. Será que eu tenho algum interesse escuso de algum partido ou sou membro da imprensa golpista por causa disso?

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

  • 7 Verdadeiro // dez 13, 2010 at 7:26 AM

    Otaviano é um ferrenho defensor do PIG, o PIG não é o partido que critica o PT, é o partido golpista mesmo, o governo mais criticado e difamado e disstorcido pelo PIG na era democrática foi o governo do presedente Lula, o PIG não critica o PIG mente inventa atribui fatos ao PT da era FHC e por aí vai…

    Muita gente acha que senso critico é meramente criticar, mas o que ocorre com uma parte da imprensa brasileira é que eles não criticam, eles usam os meios de comunicação para defender seus interesses, interesses esses que são contrário aos intereses do povo.

    O grupo Abril e organizações globo, os principais representantes do PIG tem gigantesco negócios sem licitações firmado do o governo de SP tanto na esfera estadual e municipal, não admitem terem perdido tanto dinheiro na esfera federal pelo fato de Lula de diversificado os gastos em publicidade, antes o que era só da Abril e globo hoje serve a diversos veiículos, enfim, Otaviano tenta defender seus chefinhos mas o fatos falam por si…

    sem contar que a Folha de SP ajudou a dar o golpe em 64, o Estado de SP tb estava macunado com as forças totalitárias assim como hoje ainda estão.
    A liberdasde de imprensa que ese povo prega é só pra eles defenderem seus interesse, aí de alguem que critica-los, serão considerados sensores.

    O bom é que esse povo não forma mais opinião no Brasil, o povo não está nem aí pra que essa corja de lesa-pátriarelincha em seus factóides mentirosos, e isso é o que mais deixa esse povo “P” da vida.

    Viva os blogs sujos!!!
    Abaixo o monopólio da informação!!!

  • 8 Vuvuzela // dez 12, 2010 at 12:10 PM

    Estou pagando para ver a bondade prometida pela nossa presidente eleita no q tange à imprensa brasileira.
    Depois da campanha paralela q a Revista Veja fez durante a corrida presidencial, duvido q a presidente perdoará essa dívida…rsrs

  • 9 hatshepsut // dez 12, 2010 at 6:42 AM

    Eu tambem recomendo o CONVERSA AFIADA

  • 10 jose bento souza vasconcellos dos santos // dez 11, 2010 at 7:56 PM

    para enriquecer as informações: quem criou o termo PIG foi o deputado federal Fernando Ferro (PT/PE), num pronunciamento no Congresso, sobre a cobertura do acidente da TAM. Paulo Henrique Amorim repercutiu e adotou o termo em seu blog.

  • 11 Pé de mesa // dez 11, 2010 at 6:27 PM

    Estive lendo sobre o vôo dos irmãos Wright, ocorrido no seculo passado. Consta que eles levaram como testemunha um famoso jornalista de N. York para testemunhar o fato. Como os jornalistas, à época, eram estramamente corruptos, ele deve ter noticiado o que eles queriam. Parece que pouca coisa mudou na imprensa mundial desde aquela época. Ou alguém aqui acredita em alguma coisa que a Veja edita?

  • 12 Zé Brasil // dez 11, 2010 at 6:22 PM

    Depois das eleições o tom mudou. O grande chefe até defendeu o fundador do wikileaks.

  • 13 Leandro/Campinas // dez 11, 2010 at 6:16 PM

    O PIG não se resume a um único veículo de comunicação e sim um elenco que vai desde uma emissora de TV a jornais e revistas.
    Os PIGs formam uma rede de interesses onde se enxerga somente o nariz deles, ou seja, somente seus interesses. Não dão as noticias como realmente ocorrerem e sim de forma a manipular a população.
    Assistam o documentário feito pela BBC – Muito alem do Cidadao KANE (1993) no link abaixo e todos vão entender um pouco mais do que é manipulação.

    Link: http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

  • 14 Leandro/Campinas // dez 11, 2010 at 6:00 PM

    No blog “conversa afiada” do jornalista Paulo Henrique Amirim você encontra muitas matérias que ele salienta ser dos PIGs. O blog dele é muito bom e serve pra gente ter um pouco mais de noção das corjas políticas existentes entre um partido e alguns veículos de comunicações no nosso país. Vou postar o link pra quem quiser. Eu recomendo!!!

    Link: http://www.conversaafiada.com.br/

  • 15 duardao // dez 11, 2010 at 3:22 PM

    Se nãome engano o termo PIG foi criado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e não pelo PT, que o nobre jornalista me corrija.

Deixe um Comentário