Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

O orçamento de Varginha para 2011

dezembro 22nd, 2010 · 13 Comentários

Uma novidade na estrutura administrativa da Prefeitura de Varginha, em 2011, será a Secretaria do Meio Ambiente. A pasta (cujo titular ainda não foi revelado pelo prefeito Eduardo Carvalho), que começa o ano com um orçamento de R$ 2.246.000,00. A verba equivale ao orçamento das secretarias de Planejamento e Habitação e Promoção Social, juntas.
Outra autarquia recém-nascida terá verba maior do que o orçamento previsto para as secretarias da Indústria e Controle Interno. O Serviço Funerário terá R$ 1.120.000,00. Veja quem vai ganhar mais e quem terá orçamento reduzido, em 2001.
Quem ganha mais
A Controladoria (gerida por Bertonlúcio Mendonça Macedo, do PT) é o setor que terá proporcionalmente mais recursos em 2011: 44%. Curiosamente, dentro da proposta de reforma administrativa, a Controladoria vai perder o status de secretaria. Se a reforma passar na câmara, o setor será administrado pelo controlador, Sérgio Hitoshi Yano (do PT).
A segunda secretaria que terá mais recursos em 2011 também é adminstrada pelo PT: Governo (secretário Zé Dobrada): 26,3%. Em terceiro lugar, a Fundação Cultural, com 23,5% (a diretora-superintendente, Paula Andréa, também é do PT).
A Saúde terá 25% a mais de recursos em 2001. É administrada pelo médico Faustinho Geraldelli. A Educação terá 18% a mais de recursos. A secretária é a professora Heliana Vinhas Ferreira. Ambas obedecem lei federal que obriga prefeituras a investir índices mínimos de 25% e 15% respectivamente nos dois setores.
Quem perde
A secretaria que mais vai perder é o Esporte, com queda de 29%. O secretário é Alex Peloso (ex-PRTB, atualmente sem partido).
Se a Controladoria leva 44%, a Secretaria da Fazenda perde 23,4% -mas nesse caso é preciso lembrar da estratégia de fundir as duas pastas, o que resultaria, ainda assim, em um acréscimo de 20,6%.
A secretaria da Administração terá 7,8% a menos de recursos em 2011. A pasta é dirigida pelo empresário Jordálio Florêncio de Oliveira (presidente do PV).
E a pasta do Turismo (Henrique lemes, PSL) terá 4% a menos de recursos no próximo ano.

Câmara
O Poder Legislativo terá orçamento menor em 2011. Vai cair 13%. O presidente da casa, vereador Leonardo Ciacci (PP) diz que é uma queda acentuada. “Mas acredito que, pelo fato da câmara ser uma das mais enxutas do Estado, conseguiremos atravessar o ano sem nenhum problema mais grave”.

Café
Enquanto entidades de classe como Centro do Comércio de Café e Sindicato dos Produtores Rurais se movimentam para tentar reconquistar o status que Varginha perdeu como Capital do Café, a prefeitura quer fechar a secretaria da Agricultura. A proposta precisa ainda do aval dos vereadores.

Meio ambiente
Ainda não se sabe quem será o titular da pasta. O presidente do PR, Dr. Vismário Camargos, nega que a esposa dele, Cléia Andrade, tenha recebido convite do prefeito para ser secretária do Meio Ambiente. “Nos parece, a mim, Cléia e Diego Andrade, que não passa de boato. Pode ser motivado pelo destaque que nosso partido obteve nas eleições, mas acredito que ainda é cedo para uma participação nossa no governo. O grupo político que realizar obras e resolver questões básicas da nossa cidade, sem dúvidas, tgerá espaço no governo municipal. Mas ainda é cedo para discutir isso”, afirmou.

Tags: Economia · Política

13 Respostas Até Agora ↓

  • 1 ET II // jan 18, 2011 at 9:48 PM

    Parte do orçamento vai bancar um monte de time ruim que vai usar e abusar dos cofres municipais no mineiro, brasileirão e copa do mundo.

  • 2 ET II // jan 18, 2011 at 9:45 PM

    Ué, Varginha já foi a capital do café? Que café, que os outros plantam? Eta mídia que só fez mal e ainda via fazer muito mais para a cidade….

  • 3 Vuvuzela // dez 26, 2010 at 2:11 PM

    De novo fui moderada…affff…
    mas ó…resumo da ópera:
    é muito ladrão pra pouco dinheiro! Haja visto que de saúde não tem nada, de educação não tem nada e de cultura…as vezes uma meia boca “grátis de graça” na antiga estação.
    E tem gente esperando valorização do funcionário municipal…os robozinhos teleguiados dos secretários em cargo de confiança.
    Melhor seria promover a campanha de humanização do servidor público. Né não???

    Não sei pra q esse auê todo para destinar essa verba…se é q tem destino!

  • 4 Nilton // dez 24, 2010 at 1:01 AM

    Outra coisa!

    Quem falar que a saúde tá péssima, vou dar o troféu pinochio, pq tem até desvio de verbas!!

    Lembra do Regional???rsrsrsr

  • 5 Nilton // dez 24, 2010 at 12:42 AM

    ENGRAÇADO NÉ!!??
    A cultura só foi feita pra quê??

    se tiver alguma adversidade, deixe seu recado e seu nome, pelo menos pra honrar o nome, viu?

    Ah, desculpe!! Mas nem orçamento de prefeitura honra o nome!!!kkkkkkkk

  • 6 Municipe // dez 23, 2010 at 8:06 PM

    Espero que com este orçamento para 2011 o Prefeito comece um ano de governança bem estruturado.

    Para a saúde que tudo melhore e para

    os funcionários que seja um ano de melhores salários e valorização dos mesmos.

    A valorização que me refiro não é somente dos salarios mas, da pessoa do funcionário, o ser humano que o funcionário é.

    Vamos esperar e torcer para que 2011 seja um ano promissor para nossa cidade.

    FELIZ NATAL E ANO NOVO A TODOS

  • 7 Realidade // dez 23, 2010 at 12:16 PM

    A única secretaria que trabalha direito, a de esporte, vai ter seu orçamento reduzido. Provavelmente, porque era a única que não repassava dinheiro via caixa dois para o PT.

  • 8 JOSÉ ALOISIO PAIONE // dez 23, 2010 at 10:42 AM

    O Meio Ambiente tem que receber muito dinheiro para ser bem empregado no nosso ATERRO SANITÁRIO, obra indispensável e prioritária para o futuro de nossa cidade.

  • 9 Saulo // dez 23, 2010 at 9:25 AM

    Digo ao prefeito que…..Com diz um velho amigo, a maior parte de tudo na nossa vida ,somos nos que escolhemos e no entanto responsaveis pela escolha. Ser prefeito , é ser gestor, ter voz ativa,firmeza…não é ser mandado. Ainda esta em tempo e mostrar pra que veio…….ouça Padre Fabio de Melo, vire a pagina e escreva uma nova pagina para Varginha….qualidade nos serviços de saude,limpeza e muito mais…

  • 10 Silas Simplesmente // dez 23, 2010 at 8:18 AM

    Nessa cidade já não tinha nada de esporte. Se tinha alguma grana lá, essa era repassada ao VEC, agora então………já era.

  • 11 george // dez 22, 2010 at 11:33 AM

    Faz bem o Prefeito em instalar a Secretaria do Meio Am,biente. Já vai para um ano que ela foi criada por lei municipal. Acho interessante que, enquanto se apregoa que a reforma administrativa vai fundir vairas secretarias, visando economia para o erário, agora se fala em instalar essa secretaria com um super orçamento. Muito legal. Quanto ao nome do futuro secretario é até jocoso se ouvir o médico Vismário sobre o assunto. Quem tem de ser ouvido é o vice-prefeito Marquinho Foresti, pois pelos entendimentos da época, caberá ou caberia a ele indicar o seu titular. Sei que o nome por ele indicado é do Eng. Bernardo – da casa do fazendeiro. Ele tem formação profissional para ser um ótimo secretário e já houve (em fevereiro deste ano) a indicação formal do seu nome.

  • 12 george // dez 22, 2010 at 11:28 AM

    Comemoramos o centenário de nwascimento ede Noel Rosa e Adoniran Barbosaa. O que se ferá na Fundação Cultural?

  • 13 JO // dez 22, 2010 at 9:30 AM

    Cade a reforma administrativa …acorda Coruja eles já mamaram demais…

Deixe um Comentário